Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha máquina não habilita dual-channel


tev0

Posts recomendados

Olá, espero que estejam bem.

 

Preciso de uma ajuda, comprei a pouco um kit para fazer upgrade na minha máquina, o kit se consiste nos seguintes itens:

 

Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 3000MHz Black (x2)

placa-mãe Biostar B450MHP, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Processador AMD Ryzen 5 4600G

 

Após alguns dias, decidi trocar essa placa-mãe pela placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 

para conseguir utilizar um SSD M.2 que tinha parado lá em casa.

 

Após a troca da placa-mãe, juntamente com a melhoria de SSD comum para um M.2 NVMe, notei que ao invés do meu desempenho

melhorar, ele ficou mais instável e com uma taxa de quadros menor do que utilizando as configurações iniciais.

(Eu já fiz o upgrade não esperando uma melhora gigantesca de performance, mas esperei que ao menos não diminuísse, sou sincero

em dizer que até perdi o tesão de início).

 

Enfim, após algumas semanas decidi entender o que estava havendo e notei o seguinte, rodando o programa CPU-Z vi que minhas 

memórias estavam rodando em single-channel, então fui e testei as memórias rams em outros slots, testei todas combinações possíveis

(até as que não rolariam dual-channel) e atualmente está no slot 1 e 3.
Atualizei a BIOS da placa-mãe para a mais recente, mexi no que dava nas configurações, habilitei o XMP mas acredito que isso não

interfere diretamente na questão de dual-channel mas tentei isso também.

 

Alguém consegue me dar uma luz sobre isso? Estou esperando um amigo meu voltar de viagem para testar as memórias dele na minha

máquina e ver se não é as memórias que por algum motivo não rodam em dual-channel na minha placa-mãe, mas até lá, caso alguém

consiga me dar algumas dicas ficarei agradecido.

 

Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeira coisa, coloque a RAM nos slots corretos (2 e 4, da esquerda para a direita).

 

Depois, tire print do CPUZ, por favor.

Olá,

 

Eu já tentei utilizando esses slots e constou single-channel ainda, mas vou refazer o teste assim que chegar do trabalho

e enviar o print do CPUZ.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa Tevo! 🙂

uma pergunta, você formatou seu SO windows para o setup novo?

segue o manual da placa e a forma correta de instação -->

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_b450m-ds3h-v2_e_1101.pdf?v=4734b9491c9b4f98546c41fd3c8773d8

 

2.png.52c86cf0e1e04eff16da803014d08684.png1.png.4c0d77295420d41af6dcfe96c901b259.png

 

responde a questão, e tenta novamente, da uns prints ai da BIOS e da sua maquina,

abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!