Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador fazendo o falante dar "SOCOS" Como posso arrumar isso?


Pedroga

Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 15/10/2023 às 14:46, Renato.88 disse:

ia dizer que a fonte é fraca. Pois sou acostumado com amplificadores Analógicos como esse seu aí. 

 

O amplificador parece ser bom, mas a fonte é minúscula, sub dimensionada. 

Sinistro os cara subdimensionar a fonte. De novo, não sou do ramo mas não sei se baixa R dos a.f. causaria o efeito do Vídeo. Dizem que 2R é uma impedância mínima pra a.f.

1.mpg>1k.jpg>1M.txt = um Vídeo vale mais de um milhão de palavras... aff que engraçado 😒 🤪

Eu iria inicialmente de ...

Em 15/10/2023 às 18:34, rmlazzari58 disse:

um capacitor que estava marcado com 1000uF mas que, medido, mal dava 12uF

.. da fonte. Mas antes, meça a vdc dela... nos caps maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Sinistro os cara subdimensionar a fonte.

Pois é... trafo subdimensionado não "soluça". Esquenta até queimar, até romper geralmente o fio de cobre mais fino, do lado do primário.

 

E em se tratando de áudio, só hobista coloca trafo suficiente para o máximo de potência teórica. Comercialmente se corre o risco, baseando-se em que o amplificador não vai ficar soando um único acorde no volume máximo, sem parar e o tempo todo. O pessoal conta com o fato de que música é feita de sons alternando maior ou menor intensidade e inclusive com silêncios.

 

Como sem sinal o circuito fica dando esses soquinhos em intervalos regulares, a impressão que dá é que tem algo carregando e descarregando o tempo todo. Se o trafo é 18-0-18, depois da ponte vai dar um tiquinho a mais que 25-0-25 (se fosse 18v cravados, daria exatos 25,455844123v), e os capacitores da retificação são para 25v. Como tem espaço na PCB, de cara eu trocaria esses caps por uns para 35v, e mais: se forem para 1000uF, colocava logo 2k2uF se forem 2k2uF, punha 4k7uF. Resolveu? Ótimo. Não resolveu? Bem, então é procurar outro problema mas pelo menos agora com um problema resolvido, com uma fonte (trafo + ponte + caps) adequados. 18vac com caps para 25vcc é ruim...

 

Há bem pouco tempo, com a ajuda do mestre @Renato.88, sanei um problema idêntico: o trafo é 18-0-18v. Na minha inexperiência prática, tinha posto caps para 25v. E o som começou a perder volume. Olhei os caps e eles não tinham estourado mas, segundo a orientação do Xará, troquei por caps para 35v e o som voltou a ficar perfeito.

 

Ó lá:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Sinistro os cara subdimensionar a fonte. De novo, não sou do ramo mas não sei se baixa R dos a.f. causaria o efeito do Vídeo

Não tem baixa R nos AF, ambos são de 4R. O problema é o tamanho. 

 

O amplificador tem muito corte de custos, deixaram tudo no limite. 

Só ali deu pra ver que economizaram também nos capacitores, com tensão de 25V. Se o trafo for de 16VAC fica em cima, e se for de 18 passa. 

Em outro post já avisei que se trocar o trafo tem que trocar os capacitores também, 4700uf por 35V creio ser um valor ideal. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Pois é... trafo subdimensionado não "soluça". Esquenta até queimar, até romper geralmente o fio de cobre mais fino, do lado do primário

Depende do conjunto da obra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem baixa R nos AF, ambos são de 4R. O problema é o tamanho. 

Não sei se entendi direito (se é que entendo alguma coisa) mas sei que a eletro-eletrônica tá nem aí pra dimensões físicas mas só pra V=R/I 😁

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

O amplificador tem muito corte de custos, deixaram tudo no limite. 

Aí sim... falamos a mesma língua 🤪

 

6 horas atrás, Pedroga disse:

mais vantajoso montar um amplificador

Desistir é pros fracos mas não deixa de ser uma opção porém sugiro que analise as sugestões lidas... ou releia ou refaça novas perguntas baseado nos experimentos que fizeste.

Sucessos! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Pedroga disse:

@Renato.88 @rmlazzari58 @.if Pelo que estou percebendo penso eu que sairia bem mais vantajoso montar um amplificador...

Comprar o amp, pré-amp, fonte... coisa e tal 

Por conta de algo que provavelmente dá para arrumar? Pessoalmente não conheço ninguém para indicar mas tenho certeza de que aqui, no fórum, o pessoal pode indicar gente excelente, dentre os mestres, dependendo de onde você mora.

 

Agora, o desafio de montar um amplificador, com pré e tudo, por si mesmo, pode resultar em momentos de muita satisfação e de aprendizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Pedroga disse:

aqueles chineses mesmo sabe? colocar pré amp e tal e colocar para funcionar no baixo ou na guitarra

Eu apoio 100% sua ideia amigo. Entre os motivos destaco que pode ficar mais barato que o conserto, classe d vai ficar mais eficiente, e pro propósito mencionado além da alta potência, são poucos (ou nenhum) ouvidos que hão de perceber qualidade mensurável.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Pedroga disse:

amplificadores valvulados e a tão inalcançável qualidade deles é falsa?

Média pergunta amigo. Os valvulados são lineares e os classe d são chaveados. Portanto seus princípios de operação são diferentes. Não tem como explicar direito mas o linear - como o nome diz - meio que dá pra sentir a "envoltória" da onda. Já o chaveado - apesar de inaudível - tem um ziiiimmm de dezenas de Khz "por trás"... de fato não são meros mortais que sentem isso... mas se você consegue sentir a 'qualidade' de um funk a 500W você é um semideus 😁

 

1 hora atrás, Pedroga disse:

a fonte que vem no amp que havia mandado daria conta do recado para 500w?

Não conheço a fonte se ela der uns 10A a 65V, sim tem chance do ampl d aproveitar sua potência... até que ela não tem cara muito feia não...

Placa-do-amplificador-de-pot-ncia-digita

Ela é chaveada e o ampl. também... sei lá o que vai dar isso no som...

 

 Toca de boa sim amigo...Apesar que ainda não definiu se seu "soco" é defeito ou não. Mas por gentileza não tuxe o volume no máximo, ok? Som alto incomoda minha sensibilidade musical

11 minutos atrás, Pedroga disse:

tocar um contrabaixo sem dar os "SOCOS"???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroga disse:

Sendo assim aquela historia de amplificadores valvulados e a tão inalcançável qualidade deles é falsa?

E a fonte que vem no amp que havia mandado daria conta do recado para 500w?

 

É aqui que a onça bebe água, meu amigo ....

 

Os antigos amplificadores valvulados não tinham excesso de ganho em cada estágio, as válvulas possuem um ganho menor que os transistores, então o projetista usava as válvulas necessárias até atingir o ganho previsto, e usava muito pouca realimentação negativa na estabilização.

 

Já os transistorizados apresentam excesso de ganho  em quase todos os estágios, e ao final aplicam uma baita realimentação negativa, a qual não elimina as distorções que ocorrem nas etapas iniciais, e assim o som apresentava uma certa sujeira, principalmente onde ocorriam grandes variações de volume instantâneo.

 

Essa era a norma dos projetos até os anos 80.

 

Porém sempre existiram projetos muito bem elaborados que apresentavam uma qualidade superior aos valvulados, principalmente nos graves, onde o uso de transformadores de saída que são obrigatórios nos valvulados possuem uma distorção maior conforme a frequência abaixa. Mas a turma OLD Fashion sempre defendeu os valvulados kkkkk !

 

Agora vivemos a época dos modernos classe D e suas variantes, e com fabricantes de CIs especiais como os da IR Aúdio e a TRIPATH , que permitem obter qualidades altíssimas a um custo muito baixo, e que permitem que usemos fontes chaveadas de baixa tensão e alta corrente a um custo baixíssimo, ao invés de usarmos transformadores enormes , com capacitores de filtros gigantes.

 

Portanto, respondendo à sua pergunta :

 

Compre um desses módulos amplificadores classe D que tem no Mercado Livre, e mais uma ou duas fontes chaveadas dessas de 12 ou 24V com correntes de até 30a, e você terá um baita dum amplificador de mais de 500W Rms sem gastar muito....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Pedroga disse:

a qualidade dos equipamentos (falantes e tal) interfere bem mais

Sim amigo mas eu removeria o "bem mais". De fato, sim. Se serve um comentário óbvio, tudo interfere... microfone, captador, cabos, ambiente e tal .. bem como a qualidade do seu "estilo musical".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroga ,

 

Esse amplificador é baseado num excelente CI, o IRS2092 é o mesmo que eu uso em casa.

Mas você vai sofrer com a fonte de alimentação ..... precisa de uns 60V positivo e negativo !

Você precisa mesmo de 500W ?????? 

Creio que seus alto-falantes não aguentam nem metade dessa potência....

 

Quanto ao pré, esse é um pré comum, não é otimizado para contra-baixo.

Procure algo mais adequado para você.....

 

Para começar, um amplificador de potência de uns 120W Rms sobre 4 ohms está perfeito...... algo deste tipo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-992508894-placa-amplificador-modulo-120w-rms-potencia-diy-caixa-ativa-_JM#position=38&search_layout=stack&type=item&tracking_id=1ecc3c59-e576-446b-bc52-810dcd21450e

 

E use uma fonte de 24V por 15A para garantir , algo deste tipo :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1694894904-fonte-chaveada-15-amperes-estabilizad-360w-24v-fita-cftv-som-_JM#position=22&search_layout=grid&type=item&tracking_id=325ed748-0339-488d-b958-5a6d7723b409

 

Vai gastar pouco e terá uma boa potência.

 

Quanto ao pré para contrabaixo, deixo para você escolher ....

 

Paulo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Se esse projeto der certo pretendo montar uma caixa com 4 falantes de 120w RMS e eu tenho exatamente esta fonte que eu usava no meu som antigo e sempre que batia os graves ela desarmava... Isso pode acontecer com o amp focado no Baixo?

Esse pré que eu escolhi tem justamente as mesma funções do amp que Já tenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Pedroga disse:

@aphawk Para ser bem sincero dos dois KKKKKK a vantagem do amp que você me mandou é que ele tem dois canais... Ai posso colocar mais uma caixa nele, me despertou muita atenção isso!

Agora preciso saber como escolher um pré amp, não sei se tem que casar algo ou não com o amp

 

O que você precisa procurar é um pré-amp para CONTRABAIXO, a saída dele servirá para qualquer amplificador !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pedroga disse:

@aphawk Mas Paulo, as configurações daquele pré amp são as mesma que existem no meu amplificador de contra baixo.

Agudo, medio, grave e volume.

Pode dar algo errado?

 

Me passe as especificações desse seu pré, tipo impedância de entrada, tipo de captador que ele aceita, resposta em frequência e ganho nos graves, médios e agudos, e aí eu te direi kkkkkkkk !

 

Não confunda um pré de uso geral com um pré de instrumentos musicais. Contra-baixo não precisa de agudos altos, mas precisa de graves baixos.

 

Complementando : o pré que você escolheu é um pré de uso geral, com resposta teórica de 20 Hz a 20 Khz, e pouca amplificação, pois ele é para entrada de médio e alto nível.

Não vai sair nada se ligar o captador de seu contrabaixo na entrada dele .....  , e os controles de médios e agudos vão ficar bem fora das frequências geradas pelo contrabaixo.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Nas minhas pesquisas deu isso Paulo: A impedância de entrada de um amplificador de guitarra pode variar dependendo do design e da finalidade do amplificador. No entanto, amplificadores de guitarra comuns geralmente têm uma impedância de entrada de 1 megaohm (1 MΩ) ou mais. Esta alta impedância de entrada é projetada para corresponder à impedância de saída dos captadores de guitarra magnéticos, que normalmente variam de 5 kΩ a 20 kΩ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroga ,

 

Ok, já é um começo.... só que temos um problema : guitarra elétrica é totalmente outra coisa do que um contrabaixo .......  até o captador pode ser bem diferente. Só estou desconfiando MUTO da impedância de entrada desse pré que você citou, se fosse assim alta ele captaria uma enormidade de ruídos, pois o ruído elétrico gerado depende do valor da resistência e variação de frequência existente na entrada. E não achou nada sobre a resposta em frequência ?

 

Agora vou escrever como um engenheiro :  qual o nível de saída, resposta em frequência e impedância do captador que está sendo usado em seu contrabaixo ?

 

Reparou como a coisa pode ser técnica ? A partir disto é que se projeta um pré-amplificador.....

 

Por exemplo, aqui tem um link de um design completo de pre-amp para uso geral, buscando o melhor possível em todos os quesitos : ruído, distorção, resposta em frequência .

 

Para quem quiser aprender muito, sugiro que faça o download do pacote completo , cujo link  está dentro do artigo :

 

https://linearaudio.net/douglas-self-preamp-linear-audio-vol-5

 

Olhe quanta coisa você tem a aprender, meu amigo !

 

Por este motivo é que sugeri você comprar algo existente e apropriado....

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!