Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há um tempo atrás eu inventei de construir um gabinete com um alto falante de 12"para tocar baixo, guitarra entre outros instrumentos. Depois de construir o gabinete por completo só faltava liga-lo ao amplificador e depois ao baixo (no caso o instrumento que tenho atualmente), o amplificador usado foi do "cubo" de aprendizagem de contrabaixo o "famoso" Meteoro Demolidor 60w.

No caso este:

62320f6b92.webp.a9e53611e06199f3961fd0e617ba5764.webp

Este amplificador quando viramos e olhamos a parte traseira dele mostra que o mesmo tem 60w de potencia, ele é equipado com um falante de 8" e toca extremamente bem... Vi uma vez um senhor no Youtube ligando este mesmo amplificador a um alto-falante automotivo e tocando muito bem o falante. Vídeo usando o amplificador para tocar em falante de 12"

Até ai tudo certo! Liguei o gabinete neste falante e o resultado foi catastrófico! O falante começo a dar "SOCOS" mesmo quando estava sem som, sendo que TUDO estava batendo inclusive o falante era de 4ohms o mesmo que o Gabinete pedia.

Gravei um vídeo desse triste resultado: Meu vídeo testando (Se eu diminuísse o volume do amplificador ele até tocava mas fica extremamente baixo... Bem mais baixo que se ligasse no falante de 8")

Depois deste resultado terrível comecei a pensar no que poderia estar acontecendo, foi então que pensei que o problema poderia ser de fabrica do falante ente liguei ele numa aparelhagem de som que tenho em casa e ele tocou maravilhosamente BEM!

Então minha mente apontou o problema no ampliador e não me restou escolha sem ser abrir o mesmo e ver o circuito e nada...

Como posso resolver isso? Compro um outro amplificador ou faço um amplificador simples novo para testar? 

Postado

@Pedroga É só um "palpite" mas o fato é que esses alto falantes automotivos tem a suspensão muito dura e pesada comparado a um alto falante bem projetado, fazem isso pra que o alto falante aguente as potencias de 200W com conjunto magnético que mal suportaria 50W, talvez essa suspensão esteja fazendo acionar a proteção de sobre corrente do CI, ou da fonte chaveada, se houver.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Parece que a fonte está desarmando... parece que está indo dc pro a.f.

13 horas atrás, Pedroga disse:

abrir o mesmo e ver o circuito

... me parece uma boa opção.

Postado

Desde o inicio, ia dizer que a fonte é fraca. Pois sou acostumado com amplificadores Analógicos como esse seu aí. 

O amplificador parece ser bom, mas a fonte é minúscula, sub dimensionada. 

Dá conta no limite para um Alto-falante de 8R, mas não suporta um Alto-falante de 4R

Postado

Não sei se ajuda mas... uma vez tive um par de caixas dessas para PC, dessas aqui

41YPQQKYT9L._AC_SX425_.jpg

que do nada passou a dar "soquinhos" parecidos com os do vídeo, só que eram mais rápidos. Encontrei esse vídeo aqui

e descobri um capacitor que estava marcado com 1000uF mas que, medido, mal dava 12uF. Troquei esse capacitor e ela voltou a funcionar beleza. Detalhe: o capacitor não estava nem estufado, acho que foi na sorte, mesmo...

• Membro VIP
Postado

Perguntar não ofende... mas por acaso não está chaveado pra 220 e sua rede é 127 ?

16 horas atrás, Renato.88 disse:

fonte é minúscula, sub dimensionada

12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

1000uF mas que, medido, mal dava 12uF.

tdav... Pensei mas não registrei

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

ok...

Talvez RV5 controle a corrente de polarização da saída. Mal ajustado provoca um dc que mencionei lem cima.

WhatsApp Image 2023-10-15 at 14.13.21.jpeg

Pra testar a teoria, dê um curto na entrada do som e meça a V nestes R de fio 0.33R na escala 200mVdc. Tem que ser quase zero. .. ou aguarde a opinião de alguém de verdade do ramo sonorização... que não é o meu 🤪

Postado
6 horas atrás, .if disse:

ok...

Talvez RV5 controle a corrente de polarização da saída. Mal ajustado provoca um dc que mencionei lem cima.

WhatsApp Image 2023-10-15 at 14.13.21.jpeg

Pra testar a teoria, dê um curto na entrada do som e meça a V nestes R de fio 0.33R na escala 200mVdc. Tem que ser quase zero. .. ou aguarde a opinião de alguém de verdade do ramo sonorização... que não é o meu 🤪

@Renato.88 O que vocÊ acha disto?

• Haha 1
Postado
4 horas atrás, Pedroga disse:

@Renato.88 O que vocÊ acha disto?

Se você disse que com o outro alto falante funciona, então não há motivos pra ter DC na saída. 

Agora, ali em cima Acabei confundindo o tamanho dos seus alto-falantes com a impedância... 

Mas de qualquer forma existe diferença neles. 

Esse alto-falante maior precisa de mais energia pra funcionar dado ao seu tamanho, o cone, o imã e a bobina são maiores que o outro. 

Embora a impedância seja a mesma, na hora do amplificador fazer funcionar a coisa muda. 

O jeito é colocar uma fonte com mais corrente ou deixar o alto falante menor. 

Postado
16 minutos atrás, Pedroga disse:

@Renato.88 Mas seu eu aumentar a corrente não corre o risco de queimar? 

Não.

Quem queima as coisas é a tensão alta.

Se quiser continuar com o projeto, deve procurar um trafo de mesma tensão, mas com o dobro ou o triplo da corrente atual.

Os capacitores da fonte também devem ser trocados por outros de maior capacitância.

Medir corrente em transformadores é difícil, mas podemos estimar o valor fazendo contas matemáticas ou analisando tabelas.

Postado
5 minutos atrás, Pedroga disse:

@Renato.88 hmmmm pelo modelos do trafo não dá para saber? 

Só tem o código da meteoro ali, para nós não vale de nada.

Uma coisa que me passou pela cabeça agora....

O alto falante maior de 12" está bom? Já mediu ele com o multímetro pra ver se marca 4R ou próximo disso?! Já testou ele em outro som?

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Pedroga disse:

pelo modelos do trafo não dá para saber? 

Quem é do ramo - agora dos trafos - só de olhar pra ele dá pra ter uma noção da potência. Este daí ta parecendo 35W ou seja, se 12V...3A. E não .. não sou do ramo.. é apenas Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa com base em conhecimentos empíricos.

5 minutos atrás, Pedroga disse:

um email para a empresa meteoro perguntando sobre este trafo em especifico

Não te esqueças de compartilhar a resposta 🙂

• Curtir 1
Postado

@.if @Renato.88 Então entrei em  contato com a Meteoro e obtive um total de ZERO resposta especifica... 

Então comecei a pesquisar sobre o que estava descrito no trafo que já tenho em casa e as informações que obtive são essas: 

Transformador Amplificador Meteoro Código 09

transformador-amplificador-meteoro-v-10.webp.2aece73f68da923f4779596d60cd8184.webp]

Especificações:

Tensões de entrada: 120v + 120v

Tensões de saída: 16,3v + 16,3v

Potência máxima suportada: 20w

Frequência: 60 Hz

Medidas:

Comprimento: 7.8 cm

Largura: 4.6 cm

Altura: 4.2 cm

• Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, Pedroga disse:

Tensões de saída: 16,3v + 16,3v

Potência máxima suportada: 20w

Ou seja, tá longe do amplificador fornecer os 60W que descreveu lá em cima. 

O trafo tem 1,25A (basta dividir potência pela tensão). 

Talvez não encontre trafo de 16V, mas de 15 serve. 

Um trafo de 4 amperes e chegará nos 60W. 

E para ter certeza, meça a tensão AC ali nos fios amarelos, deve encontrar 32V. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!