Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudação! Temos aterrado aqui no quintal da casa a dezessete anos, uma barra de ferro de 1,20 m para proteger o computado e acessórios de sobrecargas elétricas. Uma barra de ferro maior com 2,20 m seria indicada para melhor proteger o computador e acessórios, ou este tamanho seria recomendável apenas se fosse servir de fio terra/aterramento para toda a casa? 😐

Postado

1,2 m é muito curto, independentemente de qualquer coisa, e depois de 17 anos já deve estar muito oxidada. Se não me engano a norma exige 1,5 m, e é bom optar por mais que isso. O ideal vai depender das características do solo da tua região. Se for um solo muito seco e/ou orgânico (isolante), podem ser necessárias até várias hastes, enquanto se for solo úmido e mineral (mais condutivo), uma única haste pode servir. Pra saber com certeza se ficou bom, só testando com um terrômetro.

• Curtir 1
Postado

@Brainiac019 A função do aterramento é proteger o usuário, e não o equipamento. Para proteção de equipamento há soluções melhores como filtros de linha DPS.

• Membro VIP
Postado

Quanto maior e mais profundo melhor... 🤔

Uma haste de aterramento galvanizada dura mais que a de ferro e mais barato que a de cobre. Carvão e sal umedecidos enterrado ao redor da haste melhora o contato com a terra seca.

Pra melhor eficiência do filtro protetor mencionado acima, há de se possuir um bom aterramento.

• Curtir 1
Postado

@Gui GC Olá. Eu pensava que o aterramento servia para proteger o equipamento...kkkk. Mas não é meio difícil uma descarga elétrica atingir a pessoa, uma vez que as partes do teclado e mouse que entram em contato com a pele, são de plástico? Filtro de linha eu comprei dois da I Clamper que já estou para instalar. Estou pensando se mando colocar uma haste de ferro maior enterrada no chão. Eu uso o computador a 17 anos e nunca levei um choque elétrico. Tenho um loro que muitas vezes fica no meu ombro enquanto estou no PC. Acredito que seria mais perigoso para o loro do que para mim. Desculpe qualquer coisa...não entendo nada de eletricidade. 👍

@.if Sim...mas eu entendi que o aterramento serve apenas para proteger o usuário e não a maquina. Como assim para melhor eficiência do filtro protetor mencionado acima, há de se possuir um bom aterramento? Eu comprei dois filtros de linha da I Clamper. Mas no caso o filtro vai proteger só a maquina. Obrigado e vai desculpando qualquer coisa ai. 👍

Postado

O objetivo maior do aterramento é proteger as pessoas e animais domésticos. É obrigatório o uso de tomadas aterradas em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas há mais de 30 anos, mas infelizmente no Brasil essas normas não são seguidas como deveriam. Os eletrodomésticos com estrutura metálica como geladeiras, fornos e lavadoras oferecem risco ao usuário, por isso a preocupação da norma com o aterramento e o IDR.

• Curtir 1
Postado

@Brainiac019 Em casos de computadores por exemplo, por mais que os periféricos sejam de matérias com pouca condução. Ainda existe alguns riscos, como por exemplo o gabinete, que dá choque quando se encosta atrás sem aterramento - e não é porque a fonte é ruim, mas é por questões de segurança mesmo, que a fonte não pode ser 100% selada, aumenta a radiação produzida e o barulho produzido pela fonte.

Quanto a colocar outra haste, acho que você teria que verificar com um profissional se o seu aterramento ainda funciona bem.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Brainiac019 disse:

o aterramento serve apenas para proteger o usuário e não a maquina

Sim mas de uma certa forma ele protege a máquina também. P.ex. se você deixa ligado na tomada e sai de casa, vem uma alta tensão pela tomada provocada por um raio por perto, e caso tenha o aterramento + filtro com proteção (tal dps - que não deixa de ser um simples varistor anabolizado), a a.t. vai ir por terra ou para a terra. Bem.. pelo menos vai tentar.  Na falta de terra a a.t. (preguiça de escrever alta tensão) pode ficar entre fases facilmente fazendo fezes fatais.

2 horas atrás, Brainiac019 disse:

comprei dois filtros de linha da I Clamper

Clamper é uma expressão que o fabricante sequestrou pra ele. Algo como um grampeador ou limitador... Pra limitar legal há de se possuir o terra...  algo como eu tentei explicar lá em cima... tentei né 😁

• Curtir 1
Postado

Meu primeiro computador foi um de 8 bits, rodava com o Basic embutido, usava tv comum como monitor e gravador de som (fita cassete) para gravar dados e programas. Alguns anos depois comprei um PC XT e desde então nunca fiquei sem computador.

Nunca usei o terra neles.

Nunca usei o pino de terra que vinha embutido no cabo de PCs e impressoras.

O pino de terra atrapalhava o uso, sempre o arranquei.

Nunca tive problemas com isso.

Sempre usei o aterramento no chuveiro.

Com exceção do uso industrial o aterramento dos PCs é besteira.

O uso de um filtro de linha para proteger seu eletrônico de picos de tensão é sempre interessante.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O pino de terra atrapalhava o uso, sempre o arranquei

Aqui eu arrancava o da régua que ia na tomada, afinal as tomadas dos computadores até pouco tempo eram do tipo Nema e as tomadas daqui eram de 2 pinos padrão antigo. 

Nunca tive problemas com isso.

Comigo também não, até um dia que resolvi ligar o PC numa TV de tubo 29" pra assistir filmes com a imagem maior, eram arquivos que não rodavam em DVD (eu estava com preguiça de converter) e as Smart TVs não existiam. 

A imagem ficava chuviscando e logo percebi que era falta de terra porque o chuvisco sumia um pouco ao segurar a mão nas partes metálicas do computador. 

Faz uns 6 anos que minha casa passou por uma reforma, eu refiz a instalação e coloquei as tomadas padrão novo e liguei o terra. 

Atualmente se tornou obsoleto ligar a TV de tubo no PC, mas liguei por curiosidade e não chuvisca mais, ficou do jeito que tem que ser. 

Outra coisa, é que tem uns tipos de fonte que além das bobinas usam capacitores ligados entre fase, neutro e terra para agir como filtro de linha (aliás, um assunto bem batido aqui no fórum) sem o terra, esses capacitores deixam passar uma pequena quantidade de energia para o gabinete e dependendo da situação pode dar pequenos choques.

É justamente isso que causa o ruído que citei acima. 

Inclusive, já vi aqui mesmo no fórum muita gente com problemas causados por esses ruídos, seja chiado em caixa acústica ou problemas de conexão entre mouse e teclado sem fio. 

Portanto.... 

o aterramento dos PCs é besteira.

Nem sempre isso pode ser verdade, vai depender da situação, tipo de uso e também qualidade do produto. 

Pois em muitos casos a fonte sendo meia boca vai causar problemas. 

Aqui comigo por exemplo, é como diz o ditado "casa de ferreiro, o espeto é de pau". Só coloquei um filtro de linha em um dos PCs recentemente, o outro continua com régua de tomadas e as fontes são aquelas mais "sem vergonha" que o pessoal daqui chama de fonte bomba. Tirando o chuvisco da TV lá em 2007 nunca tive problema com elas. 

Em 23/10/2023 às 13:01, Brainiac019 disse:

Uma barra de ferro maior com 2,20 m seria indicada para melhor proteger o computador e acessórios, ou este tamanho seria recomendável apenas se fosse servir de fio terra/aterramento para toda a casa? 

As barras padrão, são revestidas de cobre e tem um tamanho de 2,5m.

E pode se usar para casa toda sim. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...