Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento de fio terra para proteger o computador.


Brainiac019

Posts recomendados

Saudação! Temos aterrado aqui no quintal da casa a dezessete anos, uma barra de ferro de 1,20 m para proteger o computado e acessórios de sobrecargas elétricas. Uma barra de ferro maior com 2,20 m seria indicada para melhor proteger o computador e acessórios, ou este tamanho seria recomendável apenas se fosse servir de fio terra/aterramento para toda a casa? 😐

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1,2 m é muito curto, independentemente de qualquer coisa, e depois de 17 anos já deve estar muito oxidada. Se não me engano a norma exige 1,5 m, e é bom optar por mais que isso. O ideal vai depender das características do solo da tua região. Se for um solo muito seco e/ou orgânico (isolante), podem ser necessárias até várias hastes, enquanto se for solo úmido e mineral (mais condutivo), uma única haste pode servir. Pra saber com certeza se ficou bom, só testando com um terrômetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto maior e mais profundo melhor... 🤔

Uma haste de aterramento galvanizada dura mais que a de ferro e mais barato que a de cobre. Carvão e sal umedecidos enterrado ao redor da haste melhora o contato com a terra seca.

Pra melhor eficiência do filtro protetor mencionado acima, há de se possuir um bom aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Olá. Eu pensava que o aterramento servia para proteger o equipamento...kkkk. Mas não é meio difícil uma descarga elétrica atingir a pessoa, uma vez que as partes do teclado e mouse que entram em contato com a pele, são de plástico? Filtro de linha eu comprei dois da I Clamper que já estou para instalar. Estou pensando se mando colocar uma haste de ferro maior enterrada no chão. Eu uso o computador a 17 anos e nunca levei um choque elétrico. Tenho um loro que muitas vezes fica no meu ombro enquanto estou no PC. Acredito que seria mais perigoso para o loro do que para mim. Desculpe qualquer coisa...não entendo nada de eletricidade. 👍

@.if Sim...mas eu entendi que o aterramento serve apenas para proteger o usuário e não a maquina. Como assim para melhor eficiência do filtro protetor mencionado acima, há de se possuir um bom aterramento? Eu comprei dois filtros de linha da I Clamper. Mas no caso o filtro vai proteger só a maquina. Obrigado e vai desculpando qualquer coisa ai. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O objetivo maior do aterramento é proteger as pessoas e animais domésticos. É obrigatório o uso de tomadas aterradas em cozinhas, banheiros, áreas de serviço e áreas externas há mais de 30 anos, mas infelizmente no Brasil essas normas não são seguidas como deveriam. Os eletrodomésticos com estrutura metálica como geladeiras, fornos e lavadoras oferecem risco ao usuário, por isso a preocupação da norma com o aterramento e o IDR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brainiac019 Em casos de computadores por exemplo, por mais que os periféricos sejam de matérias com pouca condução. Ainda existe alguns riscos, como por exemplo o gabinete, que dá choque quando se encosta atrás sem aterramento - e não é porque a fonte é ruim, mas é por questões de segurança mesmo, que a fonte não pode ser 100% selada, aumenta a radiação produzida e o barulho produzido pela fonte.

 

Quanto a colocar outra haste, acho que você teria que verificar com um profissional se o seu aterramento ainda funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Brainiac019 disse:

o aterramento serve apenas para proteger o usuário e não a maquina

Sim mas de uma certa forma ele protege a máquina também. P.ex. se você deixa ligado na tomada e sai de casa, vem uma alta tensão pela tomada provocada por um raio por perto, e caso tenha o aterramento + filtro com proteção (tal dps - que não deixa de ser um simples varistor anabolizado), a a.t. vai ir por terra ou para a terra. Bem.. pelo menos vai tentar.  Na falta de terra a a.t. (preguiça de escrever alta tensão) pode ficar entre fases facilmente fazendo fezes fatais.

 

2 horas atrás, Brainiac019 disse:

comprei dois filtros de linha da I Clamper

Clamper é uma expressão que o fabricante sequestrou pra ele. Algo como um grampeador ou limitador... Pra limitar legal há de se possuir o terra...  algo como eu tentei explicar lá em cima... tentei né 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro computador foi um de 8 bits, rodava com o Basic embutido, usava tv comum como monitor e gravador de som (fita cassete) para gravar dados e programas. Alguns anos depois comprei um PC XT e desde então nunca fiquei sem computador.

Nunca usei o terra neles.

Nunca usei o pino de terra que vinha embutido no cabo de PCs e impressoras.

O pino de terra atrapalhava o uso, sempre o arranquei.

Nunca tive problemas com isso.

Sempre usei o aterramento no chuveiro.

Com exceção do uso industrial o aterramento dos PCs é besteira.

O uso de um filtro de linha para proteger seu eletrônico de picos de tensão é sempre interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O pino de terra atrapalhava o uso, sempre o arranquei

Aqui eu arrancava o da régua que ia na tomada, afinal as tomadas dos computadores até pouco tempo eram do tipo Nema e as tomadas daqui eram de 2 pinos padrão antigo. 

16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Nunca tive problemas com isso.

Comigo também não, até um dia que resolvi ligar o PC numa TV de tubo 29" pra assistir filmes com a imagem maior, eram arquivos que não rodavam em DVD (eu estava com preguiça de converter) e as Smart TVs não existiam. 

A imagem ficava chuviscando e logo percebi que era falta de terra porque o chuvisco sumia um pouco ao segurar a mão nas partes metálicas do computador. 

Faz uns 6 anos que minha casa passou por uma reforma, eu refiz a instalação e coloquei as tomadas padrão novo e liguei o terra. 

Atualmente se tornou obsoleto ligar a TV de tubo no PC, mas liguei por curiosidade e não chuvisca mais, ficou do jeito que tem que ser. 

Outra coisa, é que tem uns tipos de fonte que além das bobinas usam capacitores ligados entre fase, neutro e terra para agir como filtro de linha (aliás, um assunto bem batido aqui no fórum) sem o terra, esses capacitores deixam passar uma pequena quantidade de energia para o gabinete e dependendo da situação pode dar pequenos choques.

É justamente isso que causa o ruído que citei acima. 

Inclusive, já vi aqui mesmo no fórum muita gente com problemas causados por esses ruídos, seja chiado em caixa acústica ou problemas de conexão entre mouse e teclado sem fio. 

Portanto.... 

16 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o aterramento dos PCs é besteira.

Nem sempre isso pode ser verdade, vai depender da situação, tipo de uso e também qualidade do produto. 

Pois em muitos casos a fonte sendo meia boca vai causar problemas. 

Aqui comigo por exemplo, é como diz o ditado "casa de ferreiro, o espeto é de pau". Só coloquei um filtro de linha em um dos PCs recentemente, o outro continua com régua de tomadas e as fontes são aquelas mais "sem vergonha" que o pessoal daqui chama de fonte bomba. Tirando o chuvisco da TV lá em 2007 nunca tive problema com elas. 

Em 23/10/2023 às 13:01, Brainiac019 disse:

Uma barra de ferro maior com 2,20 m seria indicada para melhor proteger o computador e acessórios, ou este tamanho seria recomendável apenas se fosse servir de fio terra/aterramento para toda a casa? 

As barras padrão, são revestidas de cobre e tem um tamanho de 2,5m.

E pode se usar para casa toda sim. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!