Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 12700K esquentando muito sem fans adicionais e sem watercooler


Ir à solução Resolvido por lucasBFAN,

Posts recomendados

Comprei essa i7 12700k ( https://www.kabum.com.br/produto/241049/processador-intel-core-i7-12700kf-3-6ghz-5-0ghz-max-turbo-cache-25mb-12-núcleos-20-threads-LGA-1700-bx8071512700kf ) e fiz uns testes com o PC seguinte:

 

Placa de Vídeo: Placa de Vídeo RTX 4060 Ti Eagle Gigabyte

placa-mãe: placa-mãe B760M AORUS ELITE (rev. 1.0)

Memória: Memória Kingston Fury Beast para Intel XMP, 16GB, 5600MHz, DDR5

Gabinete (se ajuda): Gabinete Gamer Redragon Wideload Lite Ca604b1

 

Fora o cooler da i7, não possuo mais nada de refrigeração (pois como sou iniciante imaginei que no basicão o produto deveria suportar sem gambiarra. Mas a temperatura foi a ~100° até pra download do jogo. Jogando mantem 90°-99° alguns jogos. Parado, normal 35°-40°.

 

Isso é normal, ou mando pra garantia? 

 

Pretendo CASO isso seja padrão pegar esse watercooler (https://www.kabum.com.br/produto/447750/water-cooler-gamer-rise-mode-aura-ice-argb-360mm-intel-e-amd-branco-rm-wai-03-argb), mas se isso não é normal, vou mandar devolver. porque tenho medo de ele queimar e ainda ferrar a placa-mãe, sei la. 

 

Desde já agradeço. 

2023-10-30 02_12_33-.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Core i7 12700K esquentando muito sem fans adicionais e sem watercooler
  • Coordenador

@puuunnk Qual cooler você está usando? Esse processador não acompanha um cooler box. Isso não ocorre apenas por corte de custos, mas porque qualquer cooler padrão da Intel seria insuficiente.

 

Não é necessário comprar um water cooler, um bom air cooler já atenderia. Mas é necessário comprar. Estamos falando de um processador com TDP de 125W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@puuunnk Tem alguma coisa estranha aí. O cooler box da plataforma LGA 1700 (que não é enviado com o Core i7 12700K) jamais deveria ser instalado, porque não suportaria esse processador. Mas esse daí nem é o cooler box dessa plataforma, e sim uma versão bem mais antiga (LGA 1200 para baixo), que nem sequer encaixaria no LGA 1700. Este seria o cooler box da plataforma LGA 1700:

 

image.png

 

Você tem certeza que esse é o hardware que você comprou? Essa placa-mãe não tem compatibilidade com coolers LGA 1200, nem sei como isso foi encaixado aí. Ou pode ter sido forçado e sequer deve estar encostando direito no processador.

 

Faça o download do HW Monitor e envie um print dos sensores, mostrando a parte referente ao processador: https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

 

De qualquer forma, a pessoa/empresa que montou esse computador não é confiável e você jamais deve contratar novamente.

 

P.S.: observe inclusive a sujeira presa no cooler...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara pior que você tem razão. Eu não perguntei e acho que ele botou um cooler qualquer. No caso o que eu faço agora então? Compro uns fans pro gabinete, ou um cooler especifico pra esse i7? porque o watercooler eu vou demorar uns dias pra conseguir comprar. Agora fiquei com medo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@puuunnk Faz quanto tempo que você pagou pelo serviço de montagem? Serviços também têm garantia... A primeira coisa que eu faria é colocar o cara "contra a parede" e questionar essa gambiarra. Eu não faço a menor ideia de como ele conseguiu "encaixar" isso aí.

 

Apenas fans não vão resolver o seu problema, precisa de um cooler adequado. Mas terá que adicionar pelo menos dois fans (um de 120 mm na frente e outro atrás) também. Até resolver isso, eu evitaria qualquer atividade pesada (como jogos) no computador, porque vai superaquecer muito.

 

O @1lokos tem grande conhecimento sobre coolers e creio que poderá fornecer indicações mais precisas. Mas uma coisa é certa: você não precisará de um water cooler de quase R$ 500,00. 😉

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não eu quero esse de 500 por pura frescura, porque ele tem o visor de temp e eu somo sou meio ansioso é bom pra cuidar (se não fosse o rivatuner eu nem saberia que tava esquentando. 

 

Eu vou comprar então uns 4 fans. 3 pra puxar ar e um atrás pra dissipar. Até ter um watercooler, mas o ideal era eu achar algo pra substituir esse cooler e que coubesse ali. 

Como eu disse, mantendo aberto ajuda muito então um ventilador vai quebrar o galho até vir. 

 

Mas graças que vcs tu me alertou disso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ideal era você comprar um air cooler, essas 3 ou 5 fans não vão diminuir assim a temperatura. Se com o vidro aberto está em 90 ºC, com essas fans adicionais vai baixar pouca coisa se não tiver um com air cooler ou water cooler.

 

Esses gabinetes áquario não tem os melhores fluxos de ar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, puuunnk disse:

Fora o cooler da i7,

 

Um Air cooler capaz é o DeepCool AG620 - R$ 315,00 

 

WC considere o DeepCool LE500, Cooler Master ML240L.

 

Destas marcas genéricas pegue um de 360mm - se o gabinete suportar; exemplo:

 

SuperFrame Isengard 360mm - R$ 339,00

Ao invés de 5 fans genéricos de baixa qualidade tipo Rise Mode, compre 3 fans PWM com bom CFM (mais de 60) e instale um debaixo da VGA e dois na lateral direita, colocando ar para dentro. Com o WC no topo fazendo exaustão não precisa colocar fan exaustor na traseira - vai "roubar" ar que chegaria no WC.

 

O fan Cooler Master SickleFlow 120 tem modelo "reverse",*  que é o ideal para esta posição lateral dos gabinetes, mas não sei onde tem por aqui.

 

* As pas são invertidas, assim o cubo fica para frente. Fans convencionais ficam com a traseira para dentro quando colocados na lateral.

 

sickleflow-120-argb-reverse-edition-gall

 

  • Fluxo de Ar da Ventoinha: 62 CFM (Max)
  • Pressão de Ar da Ventoinha: 2.5 mmH2O (Max)
  • Ruído da Ventoinha - 27 dBA
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, puuunnk disse:

Comprei essa i7 12700k ( https://www.kabum.com.br/produto/241049/processador-intel-core-i7-12700kf-3-6ghz-5-0ghz-max-turbo-cache-25mb-12-núcleos-20-threads-LGA-1700-bx8071512700kf ) e fiz uns testes com o PC seguinte:

 

Placa de Vídeo: Placa de Vídeo RTX 4060 Ti Eagle Gigabyte

placa-mãe: placa-mãe B760M AORUS ELITE (rev. 1.0)

Memória: Memória Kingston Fury Beast para Intel XMP, 16GB, 5600MHz, DDR5

Gabinete (se ajuda): Gabinete Gamer Redragon Wideload Lite Ca604b1

 

Fora o cooler da i7, não possuo mais nada de refrigeração (pois como sou iniciante imaginei que no basicão o produto deveria suportar sem gambiarra. Mas a temperatura foi a ~100° até pra download do jogo. Jogando mantem 90°-99° alguns jogos. Parado, normal 35°-40°.

 

Isso é normal, ou mando pra garantia? 

 

Pretendo CASO isso seja padrão pegar esse watercooler (https://www.kabum.com.br/produto/447750/water-cooler-gamer-rise-mode-aura-ice-argb-360mm-intel-e-amd-branco-rm-wai-03-argb), mas se isso não é normal, vou mandar devolver. porque tenho medo de ele queimar e ainda ferrar a placa-mãe, sei la. 

 

Desde já agradeço. 

2023-10-30 02_12_33-.png

 

4 horas atrás, puuunnk disse:

@KairanD pois é, eu nem abri a caixa, mas montaram ele pra mim e ta com esse cooler (se é do processador ou o cara por pra mim um dele ainda não sei, sou bem iniciante nisso). 

Acho que o aircooler realmente ajuda porque com ele aberto baixou. 

IMG_20231030_052607530.jpg

Bom dia

 

Esse cooler padrão só deve ser usado no i3 12100, i5 12400, i3 13100, i5 12400, i3 14100 e i5 14400, acima disso esse cooler não da conta do recado.

Primeira coisa a fazer é trocar esse cooler original da intel por AG620 ou algum WC, undervolt e frame (esse cara da foto).

frame_pasta_termica.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Esse cooler padrão só deve ser usado no i3 12100, i5 12400, i3 13100, i5 12400, i3 14100 e i5 14400, acima disso esse cooler não da conta do recado.

 

5 horas atrás, KairanD disse:

Esse processador não acompanha um cooler box.

Nem deve ser usado, esse coler box parace o LGA1200 (que eu tenho), e os processadores citado são LGA 1700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos valeu a dica, eu realmente não sei sabia onde por o que.

@Edvaldo J. Frederico A questão é que eu NÃO SEI se esse cooler da foto é o original. Ele ta claramente usado. Como eu disse, eu mandei montar ele. 

 

Mas agora rolou algo meio estranho. Eu fui na loja e o cara me disse que esse processador deveria vir outro modelo mais atual de cooler (não esse da foto). O cara que montou pra mim COMPROU um novo pra substituir (na foto abaixo).

 

MAS, não adiantou, MESMO com esse cooler ai novo. O jogo pula pra 100. 

O cara que montou disse que é erro do programa que mostra a temperatura, porque ele não teria como esquentar assim tão rápido e botando a mao no pc não se sente essa temperatura. Mas mesmo que a temp. seja "fake". O processador não deveria mostrar isso. Afinal assim eu nunca vou poder testar e saber se to forçando ou não.

OU SEJA, meu dilema é esse, SE o i7 ta bichado eu teria que devolver, mas agora não sei como devolver se o cooler não é esse, como devolverei pra garantia? 

Como alguns já falaram aqui essa i7 NÃO VEM com cooler. Mas ele me disse que veio o da pra primeira foto. E o cara da loja me disse que são outros modelos que tão vindo. 

 

Enfim, to f*dido. 

IMG_20231030_111203053.jpg

IMG_20231030_111506812.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, puuunnk disse:

@1lokos valeu a dica, eu realmente não sei sabia onde por o que.

@Edvaldo J. Frederico A questão é que eu NÃO SEI se esse cooler da foto é o original. Ele ta claramente usado. Como eu disse, eu mandei montar ele. 

 

Mas agora rolou algo meio estranho. Eu fui na loja e o cara me disse que esse processador deveria vir outro modelo mais atual de cooler (não esse da foto). O cara que montou pra mim COMPROU um novo pra substituir (na foto abaixo).

 

MAS, não adiantou, MESMO com esse cooler ai novo. O jogo pula pra 100. 

O cara que montou disse que é erro do programa que mostra a temperatura, porque ele não teria como esquentar assim tão rápido e botando a mao no pc não se sente essa temperatura. Mas mesmo que a temp. seja "fake". O processador não deveria mostrar isso. Afinal assim eu nunca vou poder testar e saber se to forçando ou não.

OU SEJA, meu dilema é esse, SE o i7 ta bichado eu teria que devolver, mas agora não sei como devolver se o cooler não é esse, como devolverei pra garantia? 

Como alguns já falaram aqui essa i7 NÃO VEM com cooler. Mas ele me disse que veio o da pra primeira foto. E o cara da loja me disse que são outros modelos que tão vindo. 

 

Enfim, to f*dido. 

IMG_20231030_111203053.jpg

IMG_20231030_111506812.jpg

O seu 12700KF não está bichado, ele esquenta bastante mesmo.

Esse cooler que foi instalado é muito pequeno pra esse processador, o cara que montou esse computador já deveria ter te aviso sobre isso.

Compre o cooler ou WC que o @1lokos indicou e faça o undervolt (pesquise no google como se faz na sua placa-mãe) que você vai ter um bela melhoria nesse temperatura.

.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Baixa outro programa para monitorar a temperatura e veja o que aparece. Preferencialmente, baixe o software da placa-mãe no site, ele permite controlar rotação das fans e ver a temperatura do processador.

 

Esse air cooler air cooler PCYES Zefiros tem um TDP de 95W, é basicamente a mesma coisa que você estava usando, só que com LED. Na prática, trocou 6 por meia dúzia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Mas aí que ta. Esse cooler é o certo ou o cara me passou a perna e botou um outro (o que acho impossível porque confio meu pc com ele a anos). Eu não acri a caixa então não sei nem se veio cooler. Ele disse que veio esse, mas esse tava claramente sujo. 

 

@Pedroou eu não paguei, foi ele quem comprou. Ele disse que vende depois que eu trocar pro WC. Mas realmente não mudou nada e é 100 reais na loja aqui.

Quais programas tu recomenda? Eu uso o rivaturner.

 

EDIT: usei o programa da placa-mãe, mas realmente esse cooler não mudou NADA. 

2023-10-30 12_27_52-Window.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, puuunnk disse:

@Edvaldo J. Frederico Mas aí que ta. Esse cooler é o certo ou o cara me passou a perna e botou um outro (o que acho impossível porque confio meu pc com ele a anos). Eu não acri a caixa então não sei nem se veio cooler. Ele disse que veio esse, mas esse tava claramente sujo. 

 

Não, não é o certo - o i7-12700KF não vem com cooler, porque o cooler box da Intel é fraco para ele. Estão de enrolando.

 

Quando o CPU vem com o cooler box Intel tem consta na descrição, exemplo i5-12400F

 

Citação

 

Conteúdo da Embalagem:

- Processador Intel Core i5-12400F

- Cooler

 

 

Descrição do i7-12700KF

 

Citação

Conteúdo da embalagem:

- 1 x Processador Intel Core i7-12700KF

 

Pelo histórico se você deixou para eles comprarem WC, vai ser como no caso do air cooler, vão comprar coisa ruim como os genéricos (white label) Rise Mode, TGT e outros baratos. 

 

Compre você mesmo, um DeepCool LE500, LS 520, Cooler Master ML240L... e leve para eles instalar.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos boa dica, mas eu ainda to procurando um com visor indicando a temp. No caso o que citei é o que pretendo comprar (https://www.kabum.com.br/produto/447750/water-cooler-gamer-rise-mode-aura-ice-argb-360mm-intel-e-amd-branco-rm-wai-03-argb). Mas meu medo é por e continuar 0 a 100° em 3 segundos. kkkkk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, 1lokos disse:

vão comprar coisa ruim como os genéricos (white label) Rise Mode, TGT e outros baratos.

4 horas atrás, puuunnk disse:

 

Você está comprando um produto por estética e não qualidade. Sim, esse water cooler de 360mm vai ser suficiente, mas a qualidade (durabilidade) ou chance dar problemas são maiores.

 

Compre um bom water cooler e depois compra um painel, por exemplo: Mini monitor USB ou Liani Monitoir LCD 3,5"

 

O mini monitores são só a título de exemplo, não sei se são bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou realmente, mas esse visor e a iluminação na placa me serão bem uteis (eu acho ele feio na real).

Mas outro ponto levantado pelo cara que montou ele é se essa temp. exagerada estaria errada, como um bug. porque o PC não aparenta estar a 100° e nem o desempenho dele muda. Eu joguei por horas com 90 -100° parecia estar quente no padrão. 

Se for algo visual isso ainda assim seria motivo de garantia, agora só spotar qual o culpado, se é o processador, ou a placa-mãe, que ta me dando a info errada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Você pode pedir algum processador emprestado ou levar lá na assitência e acompanhar eles testando, ou até mesmo testanto seu processador em outro computador e ver o que acontece. Mas pelo air cooler que está instalado, não é incomum estar entre 90-00 graus.

 

Se quiser tentar tirar um prova o que pode tentar é: remova o vidro lateral, coloque o gabinete no chão e vire um ventilador ligado para ele. Se a temperatura diminuir, não tem defeito em nada.

24 minutos atrás, Pedroou disse:

Compre um bom water cooler e deopis compra um painel, por exemplo: Mini monitor USB ou Liani Monitoir LCD 3,5"

Tem até alguns aplicativos (como o Xtreme Tuner da GALAX) você baixa e monitora as temperaturas pelo smartphone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Pedroou disse:

Se quiser tentar tirar um prova o que pode tentar é: remova o vidro lateral, coloque o gabinete no chão e vire um ventilador ligado para ele. Se a temperatura diminuir, não tem defeito em nada.

Tem até alguns aplicativos (como o Xtreme Tuner da GALAX) você baixa e monitora as temperaturas pelo smartphone.

 

Cara, foi exatamente o que acabaram de me falar. E faz total sentido. Quando eu joguei com ele aberto baixou uns 10° na hora. 

 

23 minutos atrás, Pedroou disse:

Tem até alguns aplicativos (como o Xtreme Tuner da GALAX) você baixa e monitora as temperaturas pelo smartphone.

 

Eu nem sabia que isso existia! É eu acho que vcs tem razão mesmo. Vou pesquisar outras marcas de WC. Mas o ideal é que seja tripla pelo menos e que eu tenha controle das luzes pra manter desligado e só ligar quando precisar ver mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!