Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Retorno aos estudos + dica para projeto


Posts recomendados

Salve galera. há vários anos eu larguei todos meus estudos em programação por causa da depressão. Aos poucos estou tentando retomar minhas atividades e voltar a estudar. O problema, é que por causa dessa condição eu não tenho tido animo para mais nada, então pensei: Velho, vou utilizar algo que eu gosto para me motivar com os estudos. Então por este motivo decidi criar um pequeno projeto envolvendo minha mesa de RPG que eu narro. A minha ideia é simples: Tentar montar um sistema que me permita guardar e organizar as minhas informações e anotações com mais facilidade. Tenho bastante coisa em word e pastas, mas as vezes sou obrigado a ficar procurando e tal. Então queria usar isso como forma de me motivar.

 

A ideia é simples no inicio: Uma interface que eu possa guardar textos com uma barra de pesquisa que me permita encontrar coisas através do texto. Talvez um sistema parental que eu possa linkar um texto/descrição de um personagem a outro, mas isso ainda preciso saber como vou fazer.

 

Dito isso o que eu preciso: Alguma dica para iniciar meu projeto. Uma linguagem que não seja complexa para quem está começando, alguma orientação, conselho, sei lá. Eu realmente estou tentando me animar, mas não faço ideia de por onde começar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rsm_rlb

Já passei por problemas de depressão e por duvidas na área, então vou tentar explicar bastante aqui, se prepara para o textão, espero ter ajudado, não sou o melhor para isso até porque não trabalho como dev, faço por hobby e amar TI.

Pelo que entendi seu objetivo é aprender a programar. Para fazer isso de forma não massima, você quer criar um sistema para guardar e consultar informações de RPG e ter um HUD para mostrar esses dados, correto?

Depende do quanto quer aprender e quão complexo quer que seja, poderá fazer isso de uma forma bem simples para aprender uma linguagem, ou pode fazer o mais complexo quanto você imaginar para poder desenvolver várias tecnologias, por exemplo, do mais simples a algo um pouco mais complexo:

  1. python + pysimplegui + bloco de notas para guardar dados.
  2. BD + html + css + javascript
  3. BD + python + django + html + css + javascript
  4. BD noSQL em nuvem + python + django + API + autenticação + node + react + html + css + typescript + etc.. 


Vou lhe passar um exemplo para aprender muitas coisas, cada nome em negrito você pode ir buscando significados no google:

 

  • se você for desenvolver em python, pode tentar fazer uma arquitetura WEB completa, assim você aprende varias coisas enquanto se diverte.
    • Primeiro você deve pensar em como a tela do HUD vai ser, e para isso você deve saber como os dados vão ser posicionados e interagir na tela.
      • nesse ponto, você vai estudar Banco de dados, não é para fazer o banco de dados, deve apenas tentar fazer o esquema de banco de dados, ou seja, fazer o modelo de entidade e relacionamento e seguir as 4 normalizações básicas de otimização dos dados, para poder fixar de forma lógica como tudo está relacionado, no final você vai ter um esquema lindo e documentado de como todos os dados do seu RPG estão relacionados e terá adquirido a primeira skill.
      • agora você vai por seu projeto em um diagrama, por exemplo, um diagrama UML, um documento que mostra como os dados se relacionam ao longo do seu software, seja com o usuário, seja com os processos, aqui você terá adquirido a segunda skill.
      • depois de ter a estrutura do banco de dados feita e ter o UML mostrando como tudo interage entre sí, seguindo esses dados agora você vai fazer o design do HUD. Vai aprender a usar programas para design, por exemplo o figma, opcionalmente você pode se aprofundar e pegar um curso de princípios de design de software. aqui você terá aprendido a terceira skill.
    • Agora que você já sabe como vai ser o software todo (não como criar e sim como vai ser!) é hora criar a lógica do back-end.
      • existe várias formas de fazer isso, por exemplo usando um framework web, os frameworks normalmente seguem um design pattern , para python, o mais famoso é o framework django, se for estudar ele, vai aprender uma arquitetura chamada MTV, o bom de aprender isso é que você sempre verá algo proximo disso em outras linguagens e frameworks, como a arquitetura MVC, aprendendo um framework você terá a quarta e mais importante skill, um padrão pré-definido de como criar um tipo de aplicação.
      • enquanto aprende o framework, por exemplo, o django, você vai notar que terá que dar pausas para aprender coisas como html, css, javascript e finalmente adotar um banco de dados. Se for usar django, ele te dará um bd sqlite3 já de início, mas você não vai ficar nele para sempre, terá que fazer de forma profissional depois e entender quando ele serve e quando não serve, e você entenderá a diferença pois estudou a base lá na etapa 1. Aqui você terá adquirido pelo menos 6 skills
    • Agora o front end
      • você provavelmente nem vai chegar nessa parte pois já vai ter aprendido o suficiente para terminar seu projeto enquanto estuda o framework web e passa ódio e alegrias, mas se quiser ir além, procure sobre node, react, typescript, autenticação, tokens, redirecionamento, django rest framework, etc..
  • assuntos paralelos:
    • Há coisas que é obrigatório aprender também mas você pode deixar para auto-estudo, como arquitetura de redes, API's, boas práticas, redis, virtualização, balanceamento, failover, nuvem, etc..


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Swalls Eu li seu comentário e confesso que me deu uma dor de cabeça. Realmente eu quero começar por algo simples e aos poucos ir ampliando. Trabalhei muito com HTML e estudei JAVA/C# quando estava na faculdade. Infelizmente parei com tudo isso por causa do motivo citado. Eu to vendo uns videos no youtube para tentar começar. Conheço um canal lá chamado "Curso em vídeo" que to usando como base para começar. Infelizmente fui obrigado a viajar e por isso só consegui começar ontem os estudos. To vendo do básico (Hello World). Peguei um curso de Python mesmo. 

 

 

 

 

 

@ricardo_br @relity Muito obrigado pela recomendação. Peguei uns vídeo de Python e instalei o programa direto pelo site deles. Estou começando minha jornada. 

 

@John Frusciante Meu irmão trabalha com javascript e não parece a coisa mais fácil do mundo pra mim. E nunca tinha ouvido falar deste tal Ruby. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!