Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sei que a Avell e a Positivo são montadoras brasileiras... mas parece que o hardware vem de empresas extrangeiras como Intel e etc...

Onde posso encontrar um Notebook onde até o CHIP é nacional como da CEITEC por exemplo??

Poxa, a gente nem precisa de um PC que seja excelente para jogo, apenas de um funcional...

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Até onde sei, você não consegue comprar nada 100% brasileiro. A CEITEC não fabrica processadores.

2 minutos atrás, W46n3r disse:

basicamente porque o que seria entregue ninguém iria querer comprar.

Vai ser absurdamente caro e defasado.

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

brasil é no maximo, montadora de tudo q vem la de fora

Se não me engano tem uma lei ou incentivo fiscal para usar uma % de peças produzidas no brasil (cabe consultar e pesquisar). Mas geralmente acaba sendo parafusos e plásticos... o principal é importado.

22 minutos atrás, Crasus disse:

Eu teria interesse em comprar mesmo assim por coleção e coisas do tipo...

Você pode colecionar processadores antigos ou algo similar, mas do mercado brasileiro não vai ser possível.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Crasus disse:

Eu sei que a Avell e a Positivo são montadoras brasileiras

Nem chegam a montar... Importam o equipamento completo da China e serigrafam a marca deles, apenas.

1 hora atrás, Crasus disse:

Onde posso encontrar um Notebook onde até o CHIP é nacional como da CEITEC por exemplo??

Não existe. A CEITEC nunca teve capacidade minimamente próxima de produzir um processador de computador convencional moderno. Do próprio site deles: "A CEITEC não foi criada para, e nunca teve em seus objetivos, ser uma indústria do ramo de processadores e memórias de última geração, que hoje requerem uso de tecnologias disruptivas, da ordem de 18 nm ou menores.". Chega a ser engraçado, porque os processadores de 18 nm já tem uma década e a essas alturas estamos quase em 1,8 nm...

• Curtir 1
  • Administrador
Postado

@Crasus Não existe. E a própria CEITEC não fabrica nada. Apenas desenvolveu um chip para controle de cabeças de gado que é importado ainda por cima.

Você deve estar com a impressão de que "fábrica de chip" é tudo a mesma coisa... "Chip" é um termo genérico e impreciso. Um processador tem uma complexidade infinitvamente superior à de um chip para controle de cabeça de gado. Fazendo uma analogia muito "doida", seria como se existisse "fábrica de órgãos humanos" que fabrica apenas ossos artificiais e você achar que ela tem capacidade de fabricar cérebros só por causa da classificação que dão à empresa.

E mesmo que um processador fosse fabricado no Brasil, o know-how não seria brasileiro. Pois quem inventou o padrão x86 foi a Intel e na melhor das hipóteses, um chip desenvolvido e fabricado no Brasil teria de pagar roylaties à Intel (A AMD comprou o direito de usar as instruções x86, não é de graça) caso você quisesse rodar o Windows e programas compatíveis. Ademais, pesquise quanto custa montar uma fábrica de processadores. Isso só as instalações, pois o principal, que é a mão de obra especializada, o Brasil não tem.

Você deve ser novo e talvez não saiba das tentativas que já foram feitas nesse sentido.

Essa sua ideia já existiu essa ideia no passado, foi chamada Reserva de Mercado, que durou até 1992, onde todos os computadores precisavam ser obrigatoriamente fabricados no Brasil. O resultado foi que tínhamos computadores "fabricados" no Brasil defasados, copiados de equipamentos estrangeiros (muitas vezes pirataria mesmo) e muito mais caros do que os gringos, o que só estimulou o mercado do contrabando. E apenas os chips mais simples eram fabricados no Brasil (ex: circuitos integrados TTL da série 7400), os maiores (como processadores) eram todos importados.

Isso valia para todos os eletrônicos. Pesquise pela (má) fama dos produtos da CCE, que ganhou vários apelidos como Começou Comprando Errado, Comprei, Comprei e Estragou etc.

E depois teve algumas marcas nacionais que fizeram computadores baratos com processadores ruins só para "ser funcional" como você diz, utilizando processadores Atom, por exemplo. Foram apelidados de "PC da Xuxa" e foram um fiasco, todos muito ruins. Foi daí que a Positivo ganhou a fama que tem.

Aliás, você que quer apenas um PC funcional, você usa um notebook da Positivo? Pois você citou a Avell, que até onde eu sei é marca de produtos mais elaborados...

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...