Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de motor bifásico c/ com controle remoto


Posts recomendados

Estou querendo montar um motor bifásico com espia para puxar um "carrinho" para frente e para trás. Entretanto estou encontrando dificuldades para me comunicar com técnicos para me ajudar encontrar as peças que busco.

 

Quero utilizar um motor bifásico para puxar uma espia para frente e para trás. Esse precisa mudar a direção para frente e para trás através de um controle remoto.  Entretanto não sei quais peças e o nomes delas para fazer isso funcionar.

 

Alguém saberia me ajudar com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O básico do que precisa são:

Controle remoto e receptor (deve ser comprado junto para operar na mesma frequência). 

Fonte de alimentação para o receptor, porém alguns tipos já vêm com ela. 

Relés ou contatores para fazer o circuito de inversão (não sei a quantidade, pois depende do tipo de motor que será usado). 

Circuitos de proteção (disjuntores, fusível, etc). 

 

Algumas considerações:

 

Obviamente, os itens devem ser comprados de acordo com a tensão de sua rede. 

Você tem um motor bifasico, não é todo tipo deles que permitem a reversão. 

O receptor deve ser de pelo menos dois canais com relés de no mínimo um contato normalmente aberto (NA). Existem alguns tipos com saídas somente transistorizadas, é possível usar mas complica um pouco a instalação. 

Desconheço sua máquina, portanto tem que ver se o receptor será do tipo pulso (liga somente com o botão apertado) ou retenção (liga ou desliga a cada aperto no botão). 

Os receptores mais simples têm somente a função pulso, os mais completos as duas funções são configuraveis. 

Para um motor pequeno, de baixa potência (menos de 10A) pode usar relés. 

Caso contrário são utilizados contatores. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 05/01/2024 às 14:13, Guilherme Remus disse:

motor bifásico

Em 05/01/2024 às 14:13, Guilherme Remus disse:

puxar um "carrinho" para frente e para trás

Em 05/01/2024 às 14:13, Guilherme Remus disse:

peças e o nomes delas para fazer isso funcionar.

De fato são muitas opções. A mais desafiadora -  mas nem tanto - é achar um motor que inverte a rotação... ... os de ventilador de teto geralmente tem esta opção. O que precisa é achar um que atenda a demanda de torque, força, velocidade e etc inerentes ao teu projeto semi misterioso (tive que googlar espia)

 

Após vencer a etapa acima com testes de bancada e etc - o mais simples é trocar um fio pelo outro - chega a etapa do controle que de novo são muitas opções. Uma delas p.ex. é controlar pelo celular com simples interruptor(es) sonoff.

Permiti-me também teorizar que um motor dc - p.ex. de uma esteira - pode se inverter a rotação com relativa facilidade com uma ponte h (clique)

Dica: fale + e publique fotos de teu projeto. Uma imagem vale mais que mil palavras... 🙂

 

edit

Obs semi off... qual a diferença entre motor monofásico e bifásico se ambos são só 2 fios? 🤔 🙃

http://www.camacho.prof.ufu.br/dissertacao_lindolfo.pdf

Lá pela página 23 percebi o desafio do autor e quase entendi as diferenças e funcionamento entre um mono e um bi

Também li isso...

https://www.solerpalau.com.br/blog/sustentabilidade-e-eficiencia-energetica/196/o-que-e-um-motor-monofasico/

após o quê me veio a mente a lembrança de um anel - um grosso fio de cobre - num motorzinho de tocadiscos a válvula que vi na infância.

Shaded_pole_motor.jpg

Jamais saberia que era a tal espira de frager cuja ideia é criar um campo magnético defasado pra formar um campo magnético girante... agora (e sem beber 😜) quase consigo ver as ondas se entrelaçando e criando tal campo 😁

4b429c7ef664eff8ad457a4706851ef6.gif

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Montagem de motor bifásico c/ com controle remoto

@.if O objetivo é reproduzir esse vídeo:

www.youtube.com/watch?v=UpL813JKKwU&ab_channel=MatheusBugs

 

Vou estar utilizando um motor bifasico ou trifasico. Motor grande. Minha duvida é quais placas e peças preciso utilizar para que esse motor atraves do controle remoto mude a direção de rotação. 

 

Sei que consigo montar, entretanto encontrei a dificuldade de saber as peças ideias para isso. O conceito é como se fosse um portão eletrônico de garagem, entretanto são motores bem diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal... tem uma corda puxando a vaca? Tipo um teleférico?

 

1 hora atrás, Guilherme Remus disse:

quais placas e peças preciso utilizar para que esse motor atraves do controle remoto mude a direção de rotação

Acho que não existe resposta tão direta assim como a dúvida. Tem que ir por partes. A 1a penso ser definir o motor..p.ex. um de máquina de lavar é trisimples a reversão: 3 fios: um comum e +2: cada um gira prum lado. Basta um relé reversível.

Já o trifásico basta inverter duas fases pra inverter a rotação.

Permita-me opinar - sem ofensas, claro - que não tem como te fazer um projeto completo com esquemas, lista de material, fornecedores, cotações e etc. O que você vai ler - pelo menos neste forum e de minha pessoa - são fortes nortes objetivando incentivar sua imaginação e criatividade... p.ex. pro controle pode lançar mão de um módulo 433Mhz e adaptar relés. A dica é colocar um de + de 1 canal pra fazer além da reversão, a importante função liga desliga.

Se achar que deve, fale + sobre si: o que sabe, o que fez, sucessos e insucessos e etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Sim, eu entendo. Não estou pedindo um projeto, queria apenas saber o nome das peças que são necessarias para realizar meu projeto. 

 

Por exemplo para montar um computador precisamos de uma placa-mãe LGA 1155 DDR4 - Logo, precisarei de um processador LGA 1155 e uma memória DDR4. Entende o que quero dizer? 

 

O mesmo para o meu projeto. Para que eu ligue ele através de uma controle remoto, qual placa eu devo utilizar? Essa placa é capaz de mudar a direção de rotação sem algum outro equipamento ou é necessario reversor? Para mudar as velocidades, é necessário que tipo de equipamento? Sou bem cru em elétrica hehe. 

 

Acredito que você conseguira me ajudar. Desde já agradeço. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Guilherme Remus disse:

saber o nome das peças que são necessarias para realizar meu projeto. 

controlar o motor...

5 horas atrás, Guilherme Remus disse:

qual placa eu devo utilizar? Essa placa é capaz de mudar a direção de rotação sem algum outro equipamento ou é necessario reversor? Para mudar as velocidades, é necessário que tipo de equipamento?

Neste caso te recomendo um inversor de frequência (clique). Tem tipo que pode ser controlado remotamente não necessariamente sem fio. Pode até existir algum tipo com controle wireless mas não vou pesquisar pra você ok?  Suponho ser o ideal pro seu projeto pois controla absolutamente tudo no seu motor: velocidade, direção, torque e um monte de etc que só mesmo quem é do ramo sabe. O que não te impede de dar uma bela leitura no seu manual pra ajustar os complexos parâmetros. Não tenho como te recomendar modelo e marca, ok? Não sou do ramo.

5 horas atrás, Guilherme Remus disse:

Sou bem cru em elétrica hehe. 

2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2024 às 17:21, .if disse:

achar um motor que inverte a rotação.

Precisa ser trifásico. A lista de peças abaixo fica condicionada a potência do motor e a outros fatores de acionamento. Quanto à parte do controle remoto, @Renato.88 e @.if são os mestres.

 

2 contactoras de potência (medida em ampéres);

1 relé térmico;

1 DSJ ou DSJ-motor ou

3 fusíveis tipo NH retard tipo faca (com respectivo suporte e tampa de proteção. Sugiro comprar sacador junto), pode usar em paralelo com DSJ conforme esquema anexo;

1 temporizador para evitar reversão instantânea (evita superaquecimento e queima do motor. Não está no esquema);

1 botão de emergência;

1 botoeira dupla NA/NF;

1 chave knob 3 posições para acionamento manual/automático (controle remoto)/desligado;

1 quadro de comando 40 X 60 cm (plástico ou metal). Talvez precise ser maior para acomodar o porta fusível, caso opte pelos 2 dispositívos de segurança e a parte do controle remoto.

30 cm de trilho DIN;

Opcional: LEDs indicativos para Energizado, Ligado, Inversão, relé desarmado, manual/automático.

 

Dá para fazer sem controle remoto com funcionamento automático temporizado. Se quiser infinito, 2 temporizadores, por tempo determinado precisa 3. Neste caso, a velocidade é fixa. Para alterar velocidade o esquema muda e precisará de um inversor de freqüência.

 

Se lembrar de algo, posto mais adiante. Foto do fusível meramente ilustrativa.

Partida direta com reversão.jpg

20A.jpg

 

CFW com inversão.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2024 às 14:13, Guilherme Remus disse:

Estou querendo montar um motor bifásico com espia para puxar um "carrinho" para frente e para trás. Entretanto estou encontrando dificuldades para me comunicar com técnicos para me ajudar encontrar as peças que busco.

 

Quero utilizar um motor bifásico para puxar uma espia para frente e para trás. Esse precisa mudar a direção para frente e para trás através de um controle remoto.  Entretanto não sei quais peças e o nomes delas para fazer isso funcionar.

 

Alguém saberia me ajudar com isso?

 

 

 

 

O segundo vídeo é perfeito pro que você quer. 

Não adianta usar relés. Nunca que vai ficar bom. 

 

É melhor usar um inversor de frequência e um motor trifásico.

Esses inversores tem várias programações para fazer automações  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!