Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença prática da velocidade de um SSD?


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Estou interessado em comprar um SSD, mas entrei em um impasse frente a tantas opções. Ouvi dizer que o preço dos SSDs irão aumentar, mas nem é apenas por isso, o meu sistema só tem um SSD NVMe de 512gb, 284gb livres, então uma hora ou outra terei que adquirir (embora eu também precise de uma placa de vídeo. Uso um Ryzen 5 5600g, só que sem armazenamento é *****, vou ter a placa mas não ter espaço para os jogos, rs). O slot NVMe de minha placa-mãe já está ocupado, então pensei em comprar um SSD sata. O problema é que o preço do SSD sata e do NVMe está tão próximo que compensa comprar um adaptador pci-e x4 e comprar um SSD NVMe. Enfim, encontrei esses modelos:

 

https://www.pichau.com.br/SSD-team-group-mp33-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-1800mb-s-gravação-1500mb-s-tm8fp6002t0c101

A opção mais barata, mais coerente dado o meu orçamento curto.

 

https://www.kabum.com.br/produto/110251/SSD-xpg-gammix-s11-pro-2tb-m-2-pcie-NVMe-leitura-3500mb-s-e-gravação-3000mb-s-agammixs11p-2tt-c

Por ele já vir com dissipador, ser consideravelmente mais rápido que o anterior, foi o meio-termo, mas o de baixo parece ainda mais interessante pela velocidade.

https://www.pichau.com.br/SSD-team-group-mp44l-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-4800mb-s-gravação-4400mb-s-tm8fpk002t0c101

 

https://www.amazon.com.br/XPG-GAMMIX-Blade-interno-AGAMMIXS70B-2T-CS/dp/B093DNV47J?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&smid=A1OKZQ5DW35UBE&th=1

Esse é um que eu nem sei se pretendo gastar, só se o ganho for justificável.

 

Quero a confirmação. Existe alguma tecnologia que realmente use todo o desempenho do SSD, ou apenas tarefas onde há grande manipulação de dados? Só encontrei sobre o RTX IO, só que ele parece bem simplório, digo, o de 1800mb já parece o suficiente, ou estou errado? Enfim, qual seria o movimento mais coerente a se fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EXT disse:

Existe alguma tecnologia que realmente use todo o desempenho do SSD, ou apenas tarefas onde há grande manipulação de dados?

 

existir, existe, mas no dia-a-dia a diferenca é imperceptivel

 

2 horas atrás, EXT disse:

Enfim, qual seria o movimento mais coerente a se fazer?

 

qualquer SSD vai se propor ao q você quer.. vá no mais barato, ja q você quer usar ele apenas como armazenamento de dados.. eu faco o mesmo aqui, preferi pegar um SSD M.2 NVMe e colocar num adaptador na unica pci-e q sobrou na minha placa-mãe.. apesar dele rodar na metade da velocidade já q o slot livre é apenas x4, a velocidade q ele tem é mais q o dobro do que qualquer SSD sata comum do mercado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, EXT disse:

Estou interessado em comprar um SSD, mas entrei em um impasse frente a tantas opções. Ouvi dizer que o preço dos SSDs irão aumentar, mas nem é apenas por isso, o meu sistema só tem um SSD NVMe de 512gb, 284gb livres, então uma hora ou outra terei que adquirir (embora eu também precise de uma placa de vídeo. Uso um Ryzen 5 5600g, só que sem armazenamento é *****, vou ter a placa mas não ter espaço para os jogos, rs). O slot NVMe de minha placa-mãe já está ocupado, então pensei em comprar um SSD sata. O problema é que o preço do SSD sata e do NVMe está tão próximo que compensa comprar um adaptador pci-e x4 e comprar um SSD NVMe. Enfim, encontrei esses modelos:

 

https://www.pichau.com.br/SSD-team-group-mp33-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-1800mb-s-gravação-1500mb-s-tm8fp6002t0c101

A opção mais barata, mais coerente dado o meu orçamento curto.

 

https://www.kabum.com.br/produto/110251/SSD-xpg-gammix-s11-pro-2tb-m-2-pcie-NVMe-leitura-3500mb-s-e-gravação-3000mb-s-agammixs11p-2tt-c

Por ele já vir com dissipador, ser consideravelmente mais rápido que o anterior, foi o meio-termo, mas o de baixo parece ainda mais interessante pela velocidade.

https://www.pichau.com.br/SSD-team-group-mp44l-2tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-4800mb-s-gravação-4400mb-s-tm8fpk002t0c101

 

https://www.amazon.com.br/XPG-GAMMIX-Blade-interno-AGAMMIXS70B-2T-CS/dp/B093DNV47J?source=ps-sl-shoppingads-lpcontext&ref_=fplfs&smid=A1OKZQ5DW35UBE&th=1

Esse é um que eu nem sei se pretendo gastar, só se o ganho for justificável.

 

Quero a confirmação. Existe alguma tecnologia que realmente use todo o desempenho do SSD, ou apenas tarefas onde há grande manipulação de dados? Só encontrei sobre o RTX IO, só que ele parece bem simplório, digo, o de 1800mb já parece o suficiente, ou estou errado? Enfim, qual seria o movimento mais coerente a se fazer?

 

Uso e recomendo instalação de sistemas e programas no SSD principal (link abaixo).

O HD externo (4 ou 8TB sata3), é pra salvar todos os tipos de arquivos.

 

Por você precisar de espaço, esse de 2tb está de bom tamanho link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EXT

Hoje para o sistema operacional e jogos, um SSD SATA 3.0 de qualidade mediana já é mais que o suficiente.

NVMe em prática nestas aplicações difere pouca coisa em termos de velocidade de acesso, logo um NVMe só seria mais indicado em situação de uso profissional.

Siga a dica do amigo acima, de pegar aquele que estiver mais barato, sendo um extra a dica de ao menos pegar um modelo com seja ao menos TLC. (evite se possível os QLC, pois tendem a durar menos no tempo de vida útil)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lost Byte disse:

@EXT

Hoje para o sistema operacional e jogos, um SSD SATA 3.0 de qualidade mediana já é mais que o suficiente.

NVMe em prática nestas aplicações difere pouca coisa em termos de velocidade de acesso, logo um NVMe só seria mais indicado em situação de uso profissional.

Siga a dica do amigo acima, de pegar aquele que estiver mais barato, sendo um extra a dica de ao menos pegar um modelo com seja ao menos TLC. (evite se possível os QLC, pois tendem a durar menos no tempo de vida útil)

Pode ser só impressão minha, mas depois que passei a utilizar SSD NVMe no lugar de um SSD SATA a diferença de desempenho foi absurda, tempo de boot, de loading, transferência de arquivos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Erso disse:

Pode ser só impressão minha, mas depois que passei a utilizar SSD NVMe no lugar de um SSD SATA a diferença de desempenho foi absurda, tempo de boot, de loading, transferência de arquivos...

No meu caso não senti tanta diferença, talvez uns 10% a mais de velocidade no máximo em relação ao sistema operacional.

Contudo, meu PC possui um NVMe apenas para o sistema, 2 SSD e 2 HD, logo qualquer acesso aos arquivos nas outras unidades irão se limitar a velocidade delas.

Até onde sei, pode variar também devido a velocidade de memória RAM, assim como o processador usado, afinal uma unidade de armazenamento mais rápido irá ajudar a reduzir gargalos de componentes mais lentos no processo de escrita/leitura quando se usado arquivo de paginação nesta unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira @xlemes @Lost Byte @Erso Muito obrigado pelas sugestões. Acredito que eu vou pegar esse SSD ADATA e um adaptador pci-e. Gostei dessa sugestão do SSD KINGSTON NV2, só que como é um terceiro que vende, o frete e o tempo de envio acabam sendo demasiados, além de eu não conseguir aplicar o cupom de desconto da kabum, ficando em precificação semelhante ao adata (diferença de 20 reais). Eu iria pegar esse SSD Team Group, só que o adata possui 60 meses de garantia. Acredito que seja o movimento correto, além de torná-lo um SSD NVMe reserva (substituindo o meu atual de 512gb caso dê problema futuramente). Muito obrigado, novamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, EXT disse:

@rodrigo.dcvieira @xlemes @Lost Byte @Erso Muito obrigado pelas sugestões. Acredito que eu vou pegar esse SSD ADATA e um adaptador pci-e. Gostei dessa sugestão do SSD KINGSTON NV2, só que como é um terceiro que vende, o frete e o tempo de envio acabam sendo demasiados, além de eu não conseguir aplicar o cupom de desconto da kabum, ficando em precificação semelhante ao adata (diferença de 20 reais). Eu iria pegar esse SSD Team Group, só que o adata possui 60 meses de garantia. Acredito que seja o movimento correto, além de torná-lo um SSD NVMe reserva (substituindo o meu atual de 512gb caso dê problema futuramente). Muito obrigado, novamente.

 

Vá por qualidade...

Não vá por preço 🤦‍♂️

Enfim...

 

O dinheiro é seu então..., boa sorte 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Está dizendo que o NV2 é superior? Eu acredito que o que eu citei, por ter preço semelhante e 5 anos de garantia, embora seja um pci-e gen3x4 seria uma opção bem mais interessante este: link. Ele tem até dissipador próprio. Se fosse para ir em qualidade ao invés de preço, eu não pegaria nenhum destes, mas este: SSD XPG. Ele é pci-e 4.0, então tem uma taxa maior tanto em tecnologia quanto transferência, só que a diferença de 100 reais não parece ser tão convidativa.

@rodrigo.dcvieira @xlemes @Lost Byte @Erso Uma pergunta final, antes de fechar o tópico. Este aqui: SSD Kootion, vale a pena?

 

5 anos de garantia, vendido no brasil na loja oficial da Kootion pela aliexpress. Dentre todos os citados, este realmente é o melhor?

 

Obs: estava aparecendo que tinha estoque do 2tb no Brasil, mas sumiu agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, EXT disse:

@xlemes Está dizendo que o NV2 é superior? Eu acredito que o que eu citei, por ter preço semelhante e 5 anos de garantia, embora seja um pci-e gen3x4 seria uma opção bem mais interessante este: link. Ele tem até dissipador próprio. Se fosse para ir em qualidade ao invés de preço, eu não pegaria nenhum destes, mas este: SSD XPG. Ele é pci-e 4.0, então tem uma taxa maior tanto em tecnologia quanto transferência, só que a diferença de 100 reais não parece ser tão convidativa.

 

Se você tá podendo gastar..., esse é muito melhor do que aquele baratinho que citei lá em cima.

Os dois são 4.0

Porém..., se quiser ver testes no youtube (como eu fiz)..., a diferença é quase imperceptível (3.0 x 4.0).

 

OBS: sobre esse xpg..., nem de graça eu aceito.

E sobre dissipador..., existem vários para comprar.

Existe até modelo com ventoinha 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, EXT disse:

Uma pergunta final, antes de fechar o tópico. Este aqui: SSD Kootion, vale a pena?

 

não conheco essa marca.. eu prefiro ir nas marcas tradicionais mesmo, como foi com os 2 samsungs q comprei tb no aliexpress, porém no comeco do ano, antes das taxas.. hj fica meio inviavel trazer os mesmo

 

eu gosto de crucial e samsung, pra mim, sao as primeiras marcas q uso.. em seguida podem vir as demais como adata, lexar, a propria xpg, etc, etc, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Eu não entendo a razão para o não estar de acordo com o xpg. Se não há diferença entre 3.0 e 4.0 de forma perceptível, e o da xpg está com melhor taxa de transferência, preço e garantia? O que justifica o kc3000 acima de ambos os xpg citados, se ambos são iguais segundo você. O ponto é que, pode até existir ssds com ventoinha, mas isto não vem ao caso, pois nenhum nessa faixa de preço que estamos discutindo possuem esta feature. O fato é que o xpg possui dissipador em ambos e 2 anos a mais de garantia + custo-benefício. Eu realmente gostaria de entender.

 

Obs: Correção, o KC3000 tem 5 anos de garantia também, mas o ponto do custo-benefício do xpg ser melhor ainda continua relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, EXT disse:

@xlemes Eu não entendo a razão para o não estar de acordo com o xpg. Se não há diferença entre 3.0 e 4.0 de forma perceptível, e o da xpg está com melhor taxa de transferência, preço e garantia? O que justifica o kc3000 acima de ambos os xpg citados, se ambos são iguais segundo você. O ponto é que, pode até existir ssds com ventoinha, mas isto não vem ao caso, pois nenhum nessa faixa de preço que estamos discutindo possuem esta feature. O fato é que o xpg possui dissipador em ambos e 2 anos a mais de garantia + custo-benefício. Eu realmente gostaria de entender.

 

Obs: Correção, o KC3000 tem 5 anos de garantia também, mas o ponto do custo-benefício do xpg ser melhor ainda continua relevante.

 

É que você não acompanha os tópicos aqui do CDH.

Maioria dos usuários que compram NVMe lexar, adata, entre outros..., reclamam da qualidade.

Kingston, samsung, e wd..., você quase não vê reclamações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@EXT

Se quiser apenas uma unidade SSD para ter mais armazenamento reserva, acho mais em conta pegar um padrão SATA 3.0 mesmo.

Este por exemplo: LINK: Adata SU650 960GB

3 anos de garantia.

 

14 horas atrás, EXT disse:

O slot NVMe de minha placa-mãe já está ocupado, então pensei em comprar um SSD sata

E tem um detalhe. Dependendo da placa-mãe, usar o slot M.2 pode invalidar o uso ao mesmo tempo de certas portas SATA. No meu caso minha placa-mãe possui 6 portas SATA, mas se eu usar os 2 slots M.2, eu só irei poder utilizar apenas 2 portas SATA.

(Cada slot M.2 compartilha com 2 portas SATA)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!