Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tuf gaming A520m Plus II suporta uma GeForce RTX 3060 12gb?


Posts recomendados

Estou pensando em comprar uma placa-mãe Tuf gaming A520m plus II para fazer um upgrade de placa-mãe, mas não sei se ela suporta uma RTX 3060 12gb. Ou se teria uma outra placa-mãe para indicar. Mais mesmo so queria saber se ela suporta, Minha config ia ser um Ryzen 5 5500, RTX 3060 12gb, 32gb ram 3200mhz, fonte 650w, e a placa-mãe que estou em duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leigo aqui, um profissional que confirme o que eu diga, mas, pelo que vejo na internet, GPUs são limitadas apenas pela versão do PCIe, no meu caso, por exemplo, minha GPU é de PCIe 3.0, mas minha placa-mãe suporta até PCIe 2.0, então a GPU trabalha em PCIe 2.0 e não em 3.0, pouco mais lento, mas trabalha.

Aparentemente sua fonte suporta o kit tranquilamente (Aparentemente o kit chega em 400w ~ 500w), então, na minha visão de um leigo, acredito que não há problema independente da placa-mãe que escolher, seja de fonte ou GPU, lembrando que sou leigo, favor um profissional me confirme.

E, infelizmente, não consigo recomendar nenhuma placa-mãe já que não tenho tanta experiência ou conhecimento em kits atuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá qualquer placa-mãe com slot x16 suporta as placas de vídeo atuais .

Lembrando que o 5500 também é pci 3.0 , pra ter 4.0 precisa de três coisas cpu r5 5600 , b550 e gpu com 4.0 mas para placas de vídeo .

Mas aproveitando que o fórum é um local de constante aprendizado , tenho algumas questões a levantar sobre o seu caso .

 

A tuf A520M II Plus seria a top de linha das placas com chipset A520 , porém note que o chipset A520 não permite overclock , assim caso o objetivo seja algo casual sem configurações avançadas e específicas essa seria a melhor escolha. 

 

Agora trocar o seu Ryzen 5 3600 pelo 5 5500 seria ineficiente , pois por mais que haja um aumento de clock entre eles , o cache l3 do 5500 é a metade do 3600 (16mb vs 32mb) e isso afeta o desempenho , mas caso tenha interesse em pesquisar e aprender mais sobre overclock usando uma B450 é possível tornar o desempenho do 3600 semelhante ou superior ao 5500 , porém isso exclui a possibilidade de continuar usando cooler box sendo necessário um ag 400 ou superior. 

 

A rx 6600 teria um desempenho semelhante a RTX 3060 custando menos , ter 12gb de vram ao invés de 8gb não trás uma grande diferença em full HD para essas placas exceto em jogos mal otimizados etc .

E essa fonte de 650w seria qual exatamente ?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Entendi, caso eu queira ter mais desempenho nos jogos eu precisaria fazer um overclock no meu Ryzen 5 5500. mas ja pra fazer esse overclock, o ideial seria pegar uma B450 certo?!, eu questão do cooler, eu ja ia troca, penso em pegar um water cooler. Ja na fonte eu estava na dúvida da P650B gigabyte ou na CV650 Corsair. Mas não sei se ha marcas melhores.

@STAR ALPHAJa em questão da placa de vídeo prefiro pagar um tiquin mais caro na 3060, por que prefiro Nvidia em questão da placa gráfica 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, noturnoblack12 disse:

Ja na fonte eu estava na dúvida da P650B gigabyte ou na CV650 Corsair. Mas não sei se ha marcas melhores.

A Nidus 650l seria melhor que ambas , também tem a gamemax gx 600 .

25 minutos atrás, noturnoblack12 disse:

mas ja pra fazer esse overclock, o ideial seria pegar uma B450 certo?!

Isso se pegar a A520 ela não permite overclock , porém fazer overclock é apenas opcional se não tiver interesse não precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Tuf gaming A520m Plus II suporta uma GeForce RTX 3060 12gb?
2 horas atrás, noturnoblack12 disse:

Ja na fonte eu estava na dúvida da P650B gigabyte ou na CV650 Corsair. Mas não sei se ha marcas melhores.

Evitaria esses dois modelos, a Gigabyte P650B foi testada recentemente pelo TecLab e apresensou uma temperatura elevadissima, está mais pra forno micro ondas do que pra fonte de PC, já a Corsair CV650 apresentou ripple elevado.

 

Recomendo que pegue a Cooler Master MWE v2 Bronze 600w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo TecLab.

 

PSU Tier List

 

 

 

 

 

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, noturnoblack12 disse:

A biostar é uma marca bem ruim , as melhores seriam msi , gigabyte , ASUS , ASRock etc

Por 700 você encontra a Msi B550m pro-vdh wifi que possui o chipset B550 pci 4.0 e de brinde ainda possui wifi e Bluetooth inclusos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!