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Adaptador Wi-Fi de 5 GHz não alcança os 400Mbps contratados


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

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oi galera. estou com um problema de alcance de megas, tenho uma internet de 400 megas, e to usando um adaptador pra pegar a internet de 5g, fica variando entre velocidades ja chegou antes a 400 600 300 etc mas nunca firma os que mais fica eh esse de 200 e pouco. tipo constantemente quase toda vez que eu tento o teste a maioria das vezes fica nos 200. nas fotos ai tem mais informaçoes do meu adaptador. ja tentei fazer tudo que pude. meu pc não fica longe do modem fica do lado. ja mudei as configuraçoes de rede de acordo com tutoriais e nada. (meu não tem speed e duplex pra mudar acho q por ser um adaptador? não sei kk) ja tirei tudo que limita internet etc. não sou muito leigo com informatica então fiz tudo ao meu alcance. so ainda não entrei em contato com o suporte mas acredito que pelo sinal ta ok pelo celular nos testes acho que eles não vão poder fazer muito por mim. o que vocês acham que pode ser? tenho acesso ao modem eh um HG8245W5-6T da huawei!  

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  • Solução

Você deve saber que o sinal 5GHz compromete o alcance em troca de mais velocidade, enquanto no 2.4GHz você precisa ficar muito longe do roteador para começar a perder velocidade, no 5GHz isso acontece com uma distância menor. Fora que além da distância e dos obstáculos, também depende da potência do roteador e da qualidade desse seu adaptador aí, que talvez não seja muito dos bons. Em casa de vez em quando eu uso um adaptador comprado na China de R$40,00, fico a uns 10-15 metros do roteador, tem duas paredes de alvenaria e um guarda roupas grande entre o local que eu uso e o roteador, a minha internet chega com 150-200Mbps dos 400Mbps, mas é melhor que o sinal de 2.4GHz que fica abaixo dos 100Mbps.

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Bom dia o teste da velocidade de internet é extremamente importante ser realizado em outro aparelho como o celular sim, A menos que o seu aparelho celular não tenha a frequência de 5 gigahertz para ser testada.

 

Pesquisei sobre seu roteador e vi que pertence à operadora que tem mais mistérios do que um antigo Egito sim aqui no fórum clube do hardware é onde tem mais reclamação sobre a operadora net virtua que é a operadora da Claro mesmo dano. Coisas fantasmagóricas acontecem nas redes da Claro de maneira a não ser ironia e sim uma realidade de pegar no celular o Wi-Fi perfeitamente e no notebook não pegar, via cabo no notebook e Wi-Fi pegar e no celular não pegar de jeito nenhum feito teste em 3 celulares da casa. 

2 recomendações: Se em teste sua velocidade estiver batendo corretamente 600 MB a primeira seria você trocar esse adaptador por um de 2 antenas que tem mais estabilidade a segunda é você se livrar desse fantasma de internet e colocar aquelas estilo clandestinas mas que são legalizadas que você vê passar pelos postes na rua as fibras cada um com o nome diferente são mais flexíveis de melhor atendimento e muito mais práticas que essas da operadora Claro e vivo.

Tem como você testar a velocidade dessa internet no celular para ver se está batendo de fato a velocidade contratada?

Só peço que responda essas perguntas para ter uma resolução do problema mas desde já se optar em comprar um adaptador de 2 antenas que tem uma estabilidade maior na recepção de dados/sinal a marca não importa se for chingling também não importa funcionando vai fazer o trabalho dele se não fizer é só trocar.

Mais uma questão já desligou o modem roteador por 5 minutos e depois ligou novamente?

 

 

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  • Membro VIP

@trevethetrimitch O que eu posso dizer é que o wifi não vai entregar a mesma velocidade da internet cabeada. Vários fatores colaboram para que isso não ocorra, como distância, tipo de hardware, interferência, etc.

Agradeça que seu adaptador de 20 reais está entregando 200MBps.

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  • J.Augusto F alterou o título para Adaptador Wi-Fi de 5 GHz não alcança os 400Mbps contratados
14 horas atrás, trevethetrimitch disse:

oi galera. estou com um problema de alcance de megas, tenho uma internet de 400 megas, e to usando um adaptador pra pegar a internet de 5g, fica variando entre velocidades ja chegou antes a 400 600 300 etc mas nunca firma os que mais fica eh esse de 200 e pouco. tipo constantemente quase toda vez que eu tento o teste a maioria das vezes fica nos 200

 

Imagino que se refira a faixa de wifi de 5Ghz no caso, e não a um chip de telefonia 5G

 

Considere que mesmo 200mbps seja algo que não se recebe toda hora e algo que nem sempre uim dispositivo consiga consumir.

 

Adaptadores USB modernos podem passar fácil de 1000 mbps desde que do outro lado o AP tenha banda suficiente para entregar. Mas em geral os dispositivos não conseguem consumir isso se eventualmente chegar.

 

14 horas atrás, trevethetrimitch disse:

ja mudei as configuraçoes de rede de acordo com tutoriais e nada. (meu não tem speed e duplex pra mudar acho q por ser um adaptador? não sei kk) ja tirei tudo que limita internet etc.

 

Essas coisas não são configurações como aparecem nesses tutoriais malucos. São só limites e servem um propósito bem diferente, E como está usando wifi não faria sentido ter duplex configurável: wi-fi é half-duplex por definição: ou transmite ou recebe numa dada conexão.

 

13 horas atrás, alissomrex disse:

pertence à operadora que tem mais mistérios do que um antigo Egito sim aqui no fórum clube do hardware é onde tem mais reclamação sobre a operadora net virtua que é a operadora da Claro mesmo dano. Coisas fantasmagóricas acontecem nas redes da Claro de maneira a não ser ironia e sim uma realidade de pegar no celular o Wi-Fi perfeitamente e no notebook não pegar, via cabo no notebook e Wi-Fi pegar e no celular não pegar de jeito nenhum feito teste em 3 celulares da casa. 

 

13 horas atrás, alissomrex disse:

estilo clandestinas mas que são legalizadas que você vê passar pelos postes na rua as fibras cada um com o nome diferente são mais flexíveis de melhor atendimento e muito mais práticas que essas da operadora Claro e vivo

 

Essas são afirmações curiosas. Uma coisa é ou não é legalizada. E provedores pequenos em geral tem menor flexibilidade e suporte bem modesto, se algum. 

 

Em relação a CLARO e VIVO, não posso discutir a experiência de todo mundo. Posso dizer da minha com múltiplas instalações: CLARO e VIVO são estáveis pra caramba. O suporte é modesto, bem modesto.

 

Em relação a CLARO/NET

  • na época das chuvas a CLARO é problemática. Tenho uma instalação no litoral que já parou duas vezes esse ano, porque agora é essa estação, a das chuvas,  e chove toda hora.
  • tenho até um log salvo que sugere que a CLARO pode e manda um comando de RESET que volta o aparelho para as configurações de fábrica, o que não é um problema para muitos, mas é o diabo para quem tem configurações importantes na rede, como acesso remoto, automação e câmeras. Inacreditável, mas nunca consegui uma posição definitiva sobre isso, mas aconteceu já duas vezes esse ano. Escrevi um trem que monitora esse fato e reprograma o roteador quando acontece, mas nem é assim uma solução porque a claro muda a interface toda hora. E precisa ter um computador na rede interna rodando isso.
  • o software é bem bobinho e tem um mínimo de funções. Sequer é possível por exemplo salvar todas as configurações em arquivo, até onde eu sei em 2024. O roteador é tão lerdo que pode levar até 8s para responder a um simples login.
  • O upload em geral dá uns 10% do download só. Se for importante isso então é melhor esquecer esse provedor
  • cabos coaxiais são claro um desastre em termos de flexibilidade e configuração
  • o DNS é rápido e bem estável.

Em relação a VIVO

  • a velocidade é quase simétrica
  • os aparelhos são compatíveis com TR069, o que pode ser uma "mão na roda" para suporte
  • os pontos de TV podem finalmente ser conectados via ethernet, retirando todos os infelizes cabos coaxiais das paredes
  • a "nova tecnologia" como a VIVO chama traz alguns aplicativos de streaming para a rede e é um completo desastre: passou a ser comum por exemplo ver uma mensagem na tela dizendo de um certo canal não pertence ao seu pacote, só que para canais abertos, que a lei obriga a provedora a oferecer em todos os pacotes. Claro, isso afeta só os usuários que tem TV no pacote E que usam ethernet para conectar os set-top boxes.
  • Aplicativos como o Amazon Prime Vídeo são sempre uma surpresa, e nunca se sabe se vai conectar ou não.
  • O suporte é modesto. Raramente um técnico sabe sequer diagnosticar o problema, Em geral a primeira coisa que o consultor da VIVO já adianta é que não tem pessoal para dar suporte nessa área. Só que vem o problema e o usuário recebe uns caras com uniforme e tal, sem conhecimento algum e cheios de receitas copiadas de não sei onde. Pedem as senhas de roteadores e querem mexer em coisas que desconhecem completamente.
  • A VIVO usa VLAN para separar o tráfego de rede entre telefone internet e TV, e como em geral não se tem roteadores com essa capacidade em redes domésticas acontecem problemas de toda sorte
  • o software é bem melhor, e tem opções para controlar vários aspectos do funcionamento, além de ser TR-069 compatível.
  • o DNS é rápido e bem estável. Mas já deve uma pane histórica anos atrás, e que foi parar na justiça comum.

 

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10 horas atrás, arfneto disse:

Adaptadores USB modernos podem passar fácil de 1000 mbps desde que do outro lado o AP tenha banda suficiente para entregar.

Isso me fez lembrar de uma questão que não havia lembrado antes, se o usuário estiver usando o adaptador WiFi numa porta USB 2.0, a velocidade também vai ficar limitada, mesmo com sinal forte. É importante observar que a velocidade máxima teórica do USB 2.0 é de até 480Mbps, na prática acaba sendo menos. O ideal é utilizar esses adaptadores pelo menos numa porta USB 3.0, que entrega teoricamente até 5Gbps. Como está chegando apenas 280Mbps, significativamente abaixo do limite da porta USB 2.0, pode não ser limitação da porta, mas fica a dica para futuras consultas no tópico.

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