Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem Claro e roteador tplink com redes diferentes e funcionando como servidor d


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Buenas,

 

No meu antigo endereço,  eu tinha o seguinte setup:

 

Modem da claro:

 

IP: 10.10.10.1

Mascara: 255.255.255.224

SSID: sala

 

Roteador TPLINK Archer C50:

 

IP: 10.10.11.1

Mascara: 255.255.255.224

SSID: quartos

 

Tanto o roteador da Claro quanto o TPLINK eram servidores dhcp, cada um da sua rede.

 

Eu conectava o TPLINK ao Modem da Claro de alguma forma que tudo funcionava lindamente

 

Eu falo "de alguma forma" pois ambos podiam ser usados via cabo de rede como via wifi e forma ... "independente ".

 

Mudei de endereço e por ser outro estado, fizeram uma instalação toda nova. Como "brickei" o meu C50, comprei um AX1500 (AX12).

 

E agora não lembro como fiz o setup original.

 

Pensei em colocar o Modem da claro em bridge, mas aí não justifica meu setup original ter dois dhcp server.

 

O tplink como access point exige ele na mesma rede.

 

Tentei configurar eles normalmente,  pluguei a WAN do TPLINK na LAN da claro e nas configurações de Internet do tplink mandei identificar. Até funciona mas por algum motivo a wifi da claro deixa de funcionar (não testei a conexão cabeada).

 

Enfim, alguém consegue teorizar em como eu consegui meu setup original ? 😄

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@giulianisanches Tarde

 

Eu faço dessa forma essa ligação.

Verifico a classe de IP do roteador principal, exemplo:

192.168.0.1

Depois ligo roteador secundário e altero seu endereço para 192.168.0.2, e altero o modo de operação de roteador para ponto de acesso (access point) e por ultimo só desligar o DHCP do roteador secundário e está tudo pronto.

Só ligar por LAN com porta LAN se conecta em qualquer um dos roteadores.

https://static.tp-link.com/upload/faq/image_20220510033951g.png

 

router.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, era isso que eu não queria fazer nesse momento. Queria ter duas redes isoladas, como sempre usei.

 

Curiosamente,  atualizei o firmware do meu tplink,  e refiz o setup que eu estava acostumado, e agora não deu mais problema.

 

Tenho o modem da claro como servidor dhcp de uma rede e o tplink da outra outra.

 

Conectei a wan do tplink na lan do modem/roteador da Claro e nas configurações de Internet do tplink, mandei identificar a Internet automaticamente.

 

Esse foi exatamente o setup que fiz anteriormente e estava derrubando a wifi da claro,  porém agora estabilizou. (Pode até ter dado a coincidência do sinal da claro ter oscilado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, giulianisanches disse:

IP: 10.10.10.1

Mascara: 255.255.255.224

SSID: sala

 

Roteador TPLINK Archer C50:

 

IP: 10.10.11.1

Mascara: 255.255.255.224

SSID: quartos

 

Tanto o roteador da Claro quanto o TPLINK eram servidores dhcp, cada um da sua rede

 

Não há nada de especial nesse caso, mas é curioso no mínimo:

  • qual a razão de usar tal máscara /27? .224 limita a rede a 32 endereços.
  • são redes distintas para sala e quartos. Isso quer dizer que coisas simples como transferir mídia --- como um filme --- de um celular ligado no wifi numa rede para a outra pode ser complicado ou impossível
  • vai ter uma perda grande de banda na segund rede por causa do múltiplo NAT. Pode chegar a uns 40%
  • claro que vai precisar de DHCP na segunda rede.
  • comparilhamento de impressoras ou arquivos é um inferno
  • automação outro pesadelo
2 horas atrás, giulianisanches disse:

Eu falo "de alguma forma" pois ambos podiam ser usados via cabo de rede como via wifi e forma ... "independente ".

 

com as limitações de que falei, mas funciona.

 

2 horas atrás, giulianisanches disse:

Pensei em colocar o Modem da claro em bridge, mas aí não justifica meu setup original ter dois dhcp server.

 

bridge é isso: ponte. Só vai perder. Perder portas ethernet, antenas, cobertura wifi, banda wifi.

 

2 horas atrás, giulianisanches disse:

O tplink como access point exige ele na mesma rede.

 

Rede IP é uma coisa, rede ethernet é outra. Wifi é outra. wifi também é ethernet mas é um subconjunto da rede ethernet

 

No geral você quer uma única rede IP, com um único gateway padrão, o modem da operadora. E pode ter tantas redes wifi quanto precise.

 

2 horas atrás, giulianisanches disse:

Tentei configurar eles normalmente,  pluguei a WAN do TPLINK na LAN da claro e nas configurações de Internet do tplink mandei identificar. Até funciona mas por algum motivo a wifi da claro deixa de funcionar (não testei a conexão cabeada).

 

Isso não mexe no wifi da claro de modo algum.  

 

Não deve usar roteadores ligados via WAN no roteador principal. Algumas das razões eu já expliquei acima. É comum fazer isso, a ponto de ser visto como normal, mas não é adequado.

 

 

8 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Eu faço dessa forma essa ligação.

Verifico a classe de IP do roteador principal, exemplo:

192.168.0.1

Depois ligo roteador secundário e altero seu endereço para 192.168.0.2, e altero o modo de operação de roteador para ponto de acesso (access point) e por ultimo só desligar o DHCP do roteador secundário e está tudo pronto.

 

Não precisa desligar DHCP no segundo e é melhor mesmo não fazer isso, no mínimo por redundância e menor latência no DHCP. Deve excluir esse endereço .2 da faixa de DHCP de todo modo. 

 

Não é preciso configurar como AP. E dependendo do roteador em uso não deve mesmo, porque alguns desabilitam as portas ethernet quando assim configurados, e esperam uma simples conexão pela WAN com o sinal para o wifi.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ,  a ideia era mais repetir a configuração e deixar funcionando. Funcionou heheheh.

 

Uso redes pequenas porque sei lá. Acho que comecei a fazer isso no passado por conta de conflitos com umas vps antigas de uma empresa que trabalhei e so sigo repetindo. A minha do roteador da Claro e maior com 128.

 

Admito que nunca tinha pensado na performance com esse setup, e faz bastante sentido. O restante realmente não é algo que me impacta agora.

 

Vou avaliar colocar ele em modo AP. Eu só tenho uma dúvida nesse caso: Consigo usar o meu roteador AP cabeado ainda ou ele passa a apenas entregar wifi ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, giulianisanches disse:

Uso redes pequenas porque sei lá. Acho que comecei a fazer isso no passado por conta de conflitos com umas vps antigas de uma empresa que trabalhei e so sigo repetindo. A minha do roteador da Claro e maior com 128.

 

Isso não faz a menor diferença nesse contexto. Você usa isso quando subdivide a sua rede para por exemplo controlar broadcasts ou por segurança. E aí usa por exemplo tipo 8 subnets .224 para dividir sua rede em subnets de 0 a 7...

 

Isso não torna a rede pequena. Apenas limita o número de hosts

 

12 minutos atrás, giulianisanches disse:

Vou avaliar colocar ele em modo AP. Eu só tenho uma dúvida nesse caso: Consigo usar o meu roteador AP cabeado ainda ou ele passa a apenas entregar wifi ?

 

Como eu disse, precisa ver em particular o que seu roteador faz ou deixa de fazer nesse modo. Mas se precisa de um AP poderia ter comprado um. Se tem um roteador provavelmente estaria melhor servido usando o roteador como.... roteador. E não como ponto de acesso.

 

24 minutos atrás, arfneto disse:

Não é preciso configurar como AP. E dependendo do roteador em uso não deve mesmo, porque alguns desabilitam as portas ethernet quando assim configurados, e esperam uma simples conexão pela WAN com o sinal para o wifi.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de validar, as portas ethernet continuar funcionando, que era um dos objetivos.

 

Como falei, o motivo de eu usar essas máscaras de rede, não lembro. Comecei fazendo isso lá por volta de 2011/2012 por algum motivo e só segui. Sempre funcionou e nunca afetou o que eu esperava então ta de boas.

 

Sobre um roteador e não um access point especificamente, eu gosto de jogar em rede cabeada e parti do pressuposto que um roteador não iria desabilita-las, mas admito que só me questionei isso hoje, depois que passou o prazo de retorno do roteador. Se ele desabilitasse não poderia devolver/trocar. Deveria ter pesquisado um pouco mais antes.

 

Acredito incusive que tenham soluções mais adequadas, mas agora que configurei o AP E a conexão cabeada ta funcionando, o custo beneficio esta bom.

 

Em 25 anos trabalando com TI, eu ODEIO redes então quando alguma coisa funciona nas minhas coisas pessoas, eu vou só repetindo. Deixo a energia que esse conhecimento me custa pro trabalho (e sempre procuro ter um engenheiro de redes apoiando).

 

Obrigado por toda a teoria @arfneto e @Edvaldo J. Frederico

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, giulianisanches disse:

Como falei, o motivo de eu usar essas máscaras de rede, não lembro. Comecei fazendo isso lá por volta de 2011/2012 por algum motivo e só segui. Sempre funcionou e nunca afetou o que eu esperava então ta de boas

 

Sempre vai "funcionar".  Acontece apenas que limita isso sem razão. Se começar a usar automação por exemplo logo vai ver que o número de endereços é muito pequeno.  E se usar um Lease Time grande no DHCP pode ficar sem endereços a toa, como acontece em quase todo comércio que oferece wifi grátis para clientes...

 

13 minutos atrás, giulianisanches disse:

Sobre um roteador e não um access point especificamente, eu gosto de jogar em rede cabeada e parti do pressuposto que um roteador não iria desabilita-las, mas admito que só me questionei isso hoje, depois que passou o prazo de retorno do roteador. Se ele desabilitasse não poderia devolver/trocar. Deveria ter pesquisado um pouco mais antes.

 

 

Um roteador pode desabilitar se você o configrar como AP porque... porque você mesmo o configurou como AP. Se você quer um roteador e comprou um então está tudo certo. Não há o que pesquisar. Se precisa apenas de um AP compre um, foi o que eu disse.

 

Se usar como roteador não faz diferença. O fato do wifi estar ativo quer diver que ele é um Access Point. Mas é um roteador. Se não ligar nada na WAN ainda será um roteador, um switch, um servidor DHCP, um firewall e tal.

 

16 minutos atrás, giulianisanches disse:

Em 25 anos trabalando com TI, eu ODEIO redes então quando alguma coisa funciona nas minhas coisas pessoas, eu vou só repetindo. Deixo a energia que esse conhecimento me custa pro trabalho (e sempre procuro ter um engenheiro de redes apoiando).

 

Em geral em redes domésticas quase nada é configurado. E na maioria dos casos não deveria mesmo ser. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!