Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa de vídeo AMD Radeon até R$ 3.000,00


Posts recomendados

  • Coordenador

Bom dia, pessoal!

 

Esta é a configuração da minha máquina atualmente:

 

  • Processador: AMD Ryzen 7 5700X (8C/16T) @ 4.65 GHz
  • Cooler: Zalman CNPS9900 MAX Blue
  • Placa-mãe: MSI MAG B550 Tomahawk
  • Memória: 32GB (2x16GB) Team Group T-Force Dark Z DDR4 3600 MHz
  • Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 1070Ti 8GB SC Black Edition @ 1911 MHz
  • Armazenamento: SSD Corsair MP600 Pro XT 2TB + 2x HDD 1TB Seagate Barracuda 7200rpm
  • Fonte: MSI MAG A650BN 650W
  • Gabinete: PCYes! Horse Blue Edition
  • Sistema operacional: Zorin OS Pro (x64)

 

O desempenho da placa de vídeo ainda me agrada. Contudo, estou cansado de ter inúmeros problemas, dos mais diversos tipos, com os drivers de péssima qualidade da Nvidia. Primeiramente, porque só uso Linux, e os drivers proprietários da Nvidia são conhecidamente problemáticos nesse cenário. E, além disso, porque existe um claro overhead desses drivers em comparação com os drivers da AMD (o que ocorre em qualquer sistema, inclusive o Windows).

 

Desejo trocar a placa de vídeo para ficar livre das dores de cabeça. Dado o exposto, precisa ser uma placa AMD (já que os drivers open source são excelentes no Linux). Eu uso a máquina para jogar (em 2560x1080p 75 Hz) e trabalhar (o que envolve edição de documentos, processamento de imagens, programação e alguns trabalhos de modelagem com Inteligência Artificial). Uma das limitações é o gabinete (a versão que tenho não permite remover as baias de HDDs e o tamanho máximo suportado da placa de vídeo gira em torno de 28 cm), que não estou disposto a trocar.

 

Eu havia pensado inicialmente na RX 7700XT, mas vi recentemente que a RX 7600XT foi lançada por preço muito menor e com mais VRAM. Sei que os 16GB dessa placa ainda não fazem sentido para jogos diante do poder de processamento da GPU, mas podem ser úteis para trabalhar com programas de processamento de dados ou deep learning.

 

Considerando o limite de tamanho da placa, pensei nestes modelos da ASRock: RX 7600XT e RX 7700XT. Me parece que a RX 7600XT está cara, então pensei em aguardar algum tempo para ver se o valor fica mais próximo dos R$ 2.000,00. Ou vale a pena investir um pouco mais e pegar a RX 7700XT?

 

Agradeço desde já. 🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, KairanD disse:

Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 1070Ti 8GB SC Black Edition @ 1911 MHz

Uso essa mesma placa de vídeo no Linux Debian e não tenho nenhum problema, deve ser por isso que falam que o Debian é o rei da estabilidade.

 

 Nunca consegui instalar os drivers proprietários baixando diretamente do site da nvidia, sempre dá erro, sempre instalo usando os tutoriais que tem na internet via linha de comando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD se voce não precisa de 16gb de vram, esquece a 7600xt, ela é identica a 7600, mesma gpu, mesmo chip. penas um clock um pouco superior e mais vram

 

 

portanto, o desempenho dela é coisa de 1-5% superior a 7600.

 

recomendo a 7700xt, que ja tem bem mais desempenho

 

mas lembre se que possivelmente ainda vai ter alguns problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Tiberio disse:

Uso essa mesma placa de vídeo no Linux Debian e não tenho nenhum problema, deve ser por isso que falam que o Debian é o rei da estabilidade.

O Debian tende a ter menos problemas graves com o driver proprietário porque não atualiza o kernel tão frequentemente. Porém, mesmo assim problemas ocorrem.

 

Debian é minha distro favorita e a que usei por mais tempo. Recentemente, migrei para o Zorin OS justamente porque tive problemas com a Nvidia no Debian. O maior problema no caso do Debian Stable é o driver muito antigo. O Counter Strike 2, por exemplo, que é um jogo que adoro jogar competitivamente com amigos, deixou de funcionar com o driver 525. Essa versão é a única disponível nos repositórios do Debian (mesmo no Testing ou Sid), o que impossibilitava a atualização para as versões 535 (que também está apresentando problemas em alguns jogos) ou 545 (que tem problemas até no GDM). Ou seja, nem a possibilidade de trocar um bug por outro existia.

 

E havia também o bug no login das contas Google via GNOME Accounts: com o driver da Nvidia instalado no Debian 12, não era possível fazer login, já que a interface travava. Eu precisava desinstalar o driver da Nvidia, reiniciar com o driver Nouveau, fazer login, instalar o driver e reiniciar novamente. Se trocasse a senha ou a conta desconectasse por qualquer motivo, precisava repetir todo o processo... Como eu uso o Google Drive para trabalhar, isso me fez MUITA raiva. Esse erro ficou ocorrendo por muito tempo e nem sei se já foi corrigido.

 

A existência de versão única do driver (525) prejudica também computadores mais antigos como o meu laptop, onde é necessário desabilitar o chip gráfico Nvidia via ACPI Call, tendo em vista que não existe driver proprietário compatível nos repositórios do Debian 12 e o Nouveau causa superaquecimento (já que não consegue controlar a alimentação do chip corretamente).

 

Recentemente, um update no kernel do Debian Stable também causou uma incompatibilidade com o driver da Nvidia que deixou diversos computadores impossibilitados de dar boot: https://plus.diolinux.com.br/t/atencao-debian-com-problemas-no-ultimo-kernel-nvidia/60037.

 

Teve uma época em que eu usei Arch Linux. Tinha que manter dois kernels instalados, um oficial (rolling) e outro LTS, por conta das já previsíveis quebras de compilação com o driver proprietário. Não era questão de "se", era questão de "quando".

 

O Zorin OS, assim como o Ubuntu, tem inúmeras versões do driver proprietário da Nvidia disponíveis nos repositórios oficiais. Isso facilita bastante, mas mesmo assim tive uma longa cota de problemas ao longo dos anos. Para quem gosta de jogar títulos atuais e/ou competitivos e tem um setup mais específico (por exemplo, usando G-Sync), Nvidia é sinônimo de sofrimento. Até hoje o suporte a Wayland e a funções simples como luz noturna não funcionam direito com o driver proprietário da Nvidia, inclusive. As coisas estão melhorando, mas ainda há "buracos".

 

Estou nisso faz tempo e a paciência realmente chegou ao limite... Quando comprei essa GeForce em 2018, eu mal sabia o que era Linux. Se soubesse que ia usar Linux, teria optado por uma AMD na época... O desempenho da placa em si ainda é ótimo, mas estou realmente exausto.

 

2 horas atrás, Tiberio disse:

Nunca consegui instalar os drivers proprietários baixando diretamente do site da nvidia, sempre dá erro, sempre instalo usando os tutoriais que tem na internet via linha de comando.

O driver nunca deve ser instalado a partir do site da Nvidia mesmo. Fazer isso no Linux não é boa prática. Primeiramente, porque erros de compilação são comuns (como o que você deve ter presenciado). Mas, quando a instalação funciona, a situação pode ficar ainda pior: bibliotecas do sistema podem acabar sendo sobrescritas pelo instalador e o driver não vai atualizar junto com o sistema, o que tende a trazer mais erros de compilação em atualizações de kernel.

 

Inclusive, as wikis de diversas distros alertam quanto a nunca baixar o driver diretamente do site da Nvidia. A maneira correta de instalar é pelo terminal mesmo, usando os repositórios oficiais do sistema. Por isso eu nem tentei instalar alguma versão mais atual do driver manualmente no Debian Stable: se os desenvolvedores não dão suporte oficial, é porque há motivos...

 

39 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

se voce não precisa de 16gb de vram, esquece a 7600xt, ela é identica a 7600, mesma gpu, mesmo chip. penas um clock um pouco superior e mais vram

Não é que eu especificamente precise (ao menos em primeiro momento) dos 16GB, mas penso que poderia ser bom. Algo como o Stable Diffusion, por exemplo, se beneficia bastante de mais VRAM, e alguns modelos de deep learning tratam 8GB como o mínimo para funcionar.

 

A minha dúvida acaba sendo essa: a RX 7600XT tem 4GB de VRAM extras em comparação com a RX 7700XT e é mais barata (penso que após o hype do lançamento deva cair para uns R$ 2.100,00, mais ou menos), mas o chip é bem mais fraco...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD entendo, ainda assim, no atual momento a 7600xt não compensa, ou espere uma boa promoção ou vá na 7700xt, em mas minha opinião, quando a 7600xt cair de valor as outras da serie 7000 tambem vão cair, fazendo com que a melhor opção seja a 7800xt, que atualmente sai  a partir de 3800

 

lembrando que a 7800xt tambem foi recentemente lançada, e até o momento não teve boa queda no valor

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Pedro Vinicius G. C. Parece que a RX 7700XT acabou de sofrer um corte de valor no exterior. Acho que vou esperar mesmo... Capaz de refletir aqui nos próximos meses. Obrigado pela ajuda. 🙂

 

@Tiberio Eu uso só o Linux mesmo... É meu sistema para jogar e trabalhar. Por conta disso, esses problemas com os drivers da Nvidia acabam sendo mais comuns (e chatos). Ter hardware Nvidia ainda prejudica muito a experiência de quem deseja usar Linux como único sistema.

 

Se fosse por conta de desempenho, eu nem trocava a placa, porque já acho a GTX 1070Ti muito potente para o meu uso. Eu não pretendia trocar, a ideia era segurar por mais alguns anos. A questão é ter perdido a paciência com os drivers mesmo... Eu tive muitas dores de cabeça com isso. 😞

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Neto_SCruz Eu sabia desse vídeo antes dele sair, rs. Até ajudei um pouco na elaboração da parte técnica conversando com o Eddie. 🙂

 

Inclusive, estou devendo um tutorial atualizado de instalação e configuração do Debian (aquele meu tópico já está beeeeem antigo e com práticas que hoje eu não adotaria). A ideia é fazer em texto e vídeo... Agora talvez eu consiga ter tempo para investir nisso.

 

Mas, é... Já usei quase todas as distribuições Linux mais comuns que você imaginar, com diversas versões diferentes do driver proprietário. Esse meu descontentamento não é de hoje. É algo acumulado após anos de uso. A ideia era manter a placa por mais tempo, mas sempre surge mais algum problema de driver que me faz perder a paciência.

 

Sendo bem sincero, hoje em dia é difícil eu recomendar hardware Nvidia mesmo para quem usa Windows:

 

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, KairanD disse:

Até ajudei um pouco na elaboração da parte técnica conversando com o Eddie. 🙂

Eita, que gafe a minha rsrs mas tudo bem

 

21 minutos atrás, KairanD disse:

Inclusive, estou devendo um tutorial atualizado de instalação e configuração do Debian (aquele meu tópico já está beeeeem antigo e com práticas que hoje eu não adotaria). A ideia é fazer

Estamos no aguardo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Coordenador

Boa tarde, pessoal!

 

Boletei uma RX 7600 XT Gaming OC da Gigabyte por R$ 2.250,00 na Terabyte. Pelo visto, a compra da placa permite o resgate de um cartão digital Steam de R$ 200,00, então a placa sairia por R$ 2.050,00. Era a única unidade restante, assim que apareceu eu peguei: https://www.terabyteshop.com.br/produto/27710/placa-de-Vídeo-gigabyte-amd-radeon-rx-7600-xt-gaming-oc-16gb-gddr6-fsr-ray-tracing-gv-r76xtgaming-oc-16gd

 

Vai ser a continha de caber no gabinete, rs.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Meio atrasado no tópico. Há boas notícias para o driver proprietário da Nvidia em relação ao Wayland:

 

https://zamundaaa.github.io/wayland/2024/04/05/explicit-sync.html

 

Requererá versões novíssimas dos ambientes, kernel, etc. Lembro de ter olhado por cima, sem entender quase nada, pull requests longuíssimos sobre isso no Mutter, no Xwayland e em outros lugares. Esse trabalho veio majoritariamente de engenheiros da Nvidia e levou anos para ficar pronto. Antes tarde do que nunca.

 

Mesmo você, @KairanD , tendo comprado AMD, fica o link para referência. Talvez o futuro seja mais fácil para GPUs Nvidia no Linux.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Recebi a placa na terça-feira passada. Dessa vez instalei o Debian Testing, já que tem o kernel mais atual e vai receber atualizações do GNOME bem antes do Zorin OS. Ainda é cedo para avaliar, mas está sendo a melhor experiência que já tive no Linux!

 

Estou usando o Debian com Secure Boot e TPM habilitados - sem precisar passar por nenhum tipo de dor de cabeça -, além do Wayland estar funcionando liso. Adeus, X11! Abri jogos que tinham problemas com a GTX 1070Ti e, dessa vez, eles simplesmente funcionaram, sem precisar de nenhuma gambiarra. E, é claro, nem precisei instalar driver de vídeo, já que os drivers abertos da AMD estão incluídos no kernel. Por sinal, meu sistema também consegue suspender e retornar todas as vezes, sem perder o vídeo e precisar ser reiniciado "na marra". Uau!

 

Sinceramente, a experiência que estou tendo com a placa AMD confere com o que dizem por aí: se você quer ter a verdadeira experiência de usar Linux como único sistema, não dá para fazer isso com hardware Nvidia... Meu único arrependimento é não ter migrado antes.

 

Ainda irei montar um compilado de todos os infindáveis problemas que a "praga verde" me causou nos últimos 4 anos. Torço para que as coisas melhorem para o hardware da Nvidia no Linux, mas nunca mais eu compro. 🙂

 

A GTX 1070Ti da EVGA passará seus anos seguintes em outro computador. E quem a recebeu ficou bem contente, rs. Não deve ter maiores problemas, já que usa apenas Windows e o driver da Nvidia não é problemático lá como é no Linux.

 

Até então, só vejo três razões para um usuário de Linux ter hardware Nvidia:

  • Deu azar. Migrou para o Linux após ter comprado o hardware e nem sabia onde estava se metendo.
  • Depende diretamente da tecnologia CUDA para realizar algum trabalho onde é requerida e indispensável.
  • Usa o Linux apenas como sistema secundário, para tarefas básicas, e em distros mega estáveis. A chance de sofrer, nesse cenário, é menor.

Enfim, é isso. Agradeço pelas respostas, pessoal.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!