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Compressor de geladeira e placa


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Pessoal,

 

Na verdade estou com uma dúvida/curiosidade sobre o funcionamento dos compressores de geladeira + placa e ligação do compressor sozinho.

 

Explicando:

Tenho uma geladeira brm50nbana brastemp. Velha já, enfim. Mas está funcionando bem até hoje, porém nesse meio tempo, tive que trocar os alguns capacitores na placa.

Quando ela fica reiniciando o tempo todo, normalmente é o capacitor de 220uf-35v na placa. A primeira vez, simplesmente comprei os capacitores e troquei e funcionou por uns 4 anos e o capacitor deu problema novamente.

Porém dessa vez aconteceu no fim de semana e infelizmente não conseguia comprar os capacitores e infelizmente não conseguir achar um substituto nas placas ou fontes que tinha aqui pra substituir.

 

Pelo que vi o compressor usa o protetor térmico + ptc. Na placa tem a entrada da rede e saída para o compressor.

Então liguei os dos fios da rede diretamente no compressor para poder manter a geladeira resfriada até comprar os capacitores.

 

Já comprei os capacitores e já resolvi, porém estou com curiosidade/dúvida. Qual o motivo do compressor sem a placa não funcionar 100% ou não partir 100%?

Veja o gráfico abaixo, tenho um power meter e veja as diferenças entre o compressor ligado direto e ele ligado na placa.

Ligado direto: compressor normalmente parte de 135w e ia caindo até chegar nos 74w e se deixasse ligado, continuaria caindo.

Ligado na placa: o compressor parte as vezes por volta de 1000w/600w e depois estabiliza em 142w/135w. Na especificações fala que o compressor é de 135w, então, com placa ele funciona corretamente.

Obviamente, ligando direito, o máximo que conseguir foi manter a temperatura por volta de 3,5 ºC. Enquanto que na placa "rapidamente" consegue chegar a -18 ºC. Ligando direto, nunca ia, conseguir chegar a -18 ºC, por isso programei pra ligar por 12 minutos e desligar por 20 minutos, só pra manter mesmo.

Então o que a placa de potência tem que altera o comportamento do compressor? Ou o degelo interfere na expansão do gás? Fiquei curioso pois só tem dois fios para sair os 127v para o compressor na placa.

https://i.ibb.co/x1HXkXs/image.png

grafico.png

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  • Membro VIP

Mostra foto e esquema da placa pra uma tentativa de diagnóstico remoto. Na placa pode ter capacitor ac pra fazer girar o motor normalmente....

1 hora atrás, ThiagoPeres disse:

Ligado direto: compressor normalmente parte de 135w e ia caindo até chegar nos 74w e se deixasse ligado, continuaria caindo.

Ligado na placa: o compressor parte as vezes por volta de 1000w/600w e depois estabiliza em 142w/135w. Na especificações fala que o compressor é de 135w, então, com placa ele funciona corretamente

 

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  • Membro VIP

De fato parece que o controle do compressor é com relé simples. Faça o teste com condições exatamente iguais. Em momentos diferentes de fato a recompressão pode provocar medidas diferentes. Ou deixe seu datalogger monitorando por mais tempo e analise a média deste período mais prolongado.. bem.. só se achar que vale a pena, afinal...

4 horas atrás, ThiagoPeres disse:

já resolvi,

 

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Agradeço pela atenção. Realmente não entendi essa diferença.

 

Cheguei a pensar também que poderia ser condição diferente, por isso fiz um teste final e infelizmente, aconteceu a mesma forma.

 

Fiz um teste também da tensão nos dois polos que vai para o compressor também e com a placa fica assim:

Liga a energia, a saída fica em 79v/80v. Fica constante entre esse intervalo. Quando a placa dá o comando para ligar o compressor aí ela aumentou para aproximadamente 123v.

 

Então a única diferença que vejo é essa. Na placa ela mantem a saída em 79v/80v. Depois sobe pra 123v/127v e depois cai novamente pra 79v/80v.

 

Na ligação direta estava cortando a alimentação e depois jogando os 123v/127v.

Não entende compressor, mas acredito que essa tensão tenha algum efeito no compressor, inclusive, quando a gente liga a geladeira ela tem um certo tempo para acionar o compressor, ela não aciona de imediato.

 

Veja o gráfico. No início ligando o compressor direto, no meio o teste inicial da geladeira e terceiro quando ela liga o compressor.

geladeira.jpg

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  • Membro VIP

Olha amigo... não conheço seu instrumento medidor. Ele pode estar fazendo medições erráticas com informações que só ele acha que deve usar. Algo como fator de potência do motor, da placa e afins... A dica que dou é tentar usar um medidor de verdade, amperímetro, voltimetro, combinação de ambos, watimetro, e etc... É o que tenho pra janta, ok?

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1 hora atrás, .if disse:

Olha amigo... não conheço seu instrumento medidor. Ele pode estar fazendo medições erráticas com informações que só ele acha que deve usar. Algo como fator de potência do motor, da placa e afins... A dica que dou é tentar usar um medidor de verdade, amperímetro, voltimetro, combinação de ambos, watimetro, e etc... É o que tenho pra janta, ok?

Sim, entendo.

 

Porém posso afirmar que as medições estão aceitáveis, elas podem não está 100% precisas, vamos dizer que podem ter variação de 10% para mais ou menos. Mas se esse for o caso, a questão, não é a precisão da potência, corrente, etc. Mas sim a diferença no compressor. Tudo bem. é um medidor wifi, mas o princípio de funcionamento é o mesmo de um "medidor de verdade". Volto a repetir, pode não ser 100% preciso, mas para parâmetros de comparação está ok. Desconsiderando o medidor, também monitorei e medir a temperatura dentro do freezer e o comportamento é o mesmo. Se em 8 horas o compressor só conseguiu chega a 3,5 ºC. Enquanto que na placa com 1h/2h chegou a -18 ºC. Então os dados do medidor estão corretos sobre a diferença. E sim, também fiz o teste com o multímetro de verdade e no final a diferença que o meu conhecimento permite observar, foi somente essa questão da tensão constante de 79v/80v, ligado a placa.

 

Porém como disse, é apenas uma curiosidade, talvez alguém poderia verificar a placa e dizer o que tem nela que faz o motor partir de forma de diferente.

Já deixei capacitores de reserva também, então, tranquilo.

 

A titulo de curiosidade,  também tenho um medidor no purificador, a potência especificada é 85w. Ele costumar partir (pico) de 800w e depois estabiliza em 78w/80w. Obviamente o purificador, é simples, apenas pressostato. Então algo na placa da geladeira altera o comportamento do compressor.

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  • Membro VIP
11 horas atrás, ThiagoPeres disse:

Se em 8 horas o compressor só conseguiu chega a 3,5 ºC. Enquanto que na placa com 1h/2h chegou a -18 ºC

Sobre isso permita-me teorizar que com a placa há controle do degelo. Ao ligar direto e manter a placa alimentada, pode estar havendo um degelo (que faz aquecer os dutos) simultâneo.

A...

11 horas atrás, ThiagoPeres disse:

questão da tensão constante de 79v/80v, ligado a placa

supostamente medida com multímetro nas saídas 3 e 4 de CN1 que são as que vão pro motor não consigo deduzir o porquê... a não ser que seu motor fosse controlado por triac, inversor de frequência e afins.

11 horas atrás, ThiagoPeres disse:

algo na placa da geladeira altera o comportamento do compressor

 

 

 Puts... é mesmo também...

1 hora atrás, BCP disse:

você não deve ter ligado o ventilador que tem dentro do congelador (Freezer) aquele ventilador é o que leva o ar gelado até a placa da parte de baixo da geladeira, isso fez com que a geladeira não chegue na temperatura que deveria

Falta agora a questão da V menor que a placa libera...

11 horas atrás, ThiagoPeres disse:

essa questão da tensão constante de 79v/80v, ligado a placa.

 

 

Mas é isso aí.. nossa vida é repleta de mistérios mesmo... 1A+ nem faz diferença 😁

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  • Coordenador

@ThiagoPeres A única diferença de ligar o compressor direto e deixar a placa desligada, foi que você não deve ter ligado o ventilador que tem dentro do congelador (Freezer) aquele ventilador é o que leva o ar gelado até a placa da parte de baixo da geladeira, isso fez com que a geladeira não chegue na temperatura que deveria, Tanto em cima quanto em baixo...

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4 horas atrás, .if disse:

Sobre isso permita-me teorizar que com a placa há controle do degelo. Ao ligar direto e manter a placa alimentada, pode estar havendo um degelo (que faz aquecer os dutos) simultâneo.

A...

supostamente medida com multímetro nas saídas 3 e 4 de CN1 que são as que vão pro motor não consigo deduzir o porquê... a não ser que seu motor fosse controlado por triac, inversor de frequência e afins.

 

Mas é isso aí.. nossa vida é repleta de mistérios mesmo... 1A+ nem faz diferença 😁

Eu pensei nisso também, parece ser o mais lógico até agora. Visto que quanto mais tempo o compressor ficava ligado, mas ele caia a potência e vice-versa. Ou seja, deve ter a ver com a compressão. Pois notei que ligando direto aquele duto que sai/entra (não sei ao certo) do compressor começava a congelar. Depois que geladeira normalizou, fiz o teste novamente, ligando direto e o comportamento se manteve, ou seja, ao ligar a geladeira, a placa faz os testes iniciais e antes de ligar o compressor, deve entrar o degelo, que aquece a resistência e altera a compressão? Posso está falando bobagem, como disse, meu conhecimento é limitado.

 

No tópico Consumo de arranque que inclusive você participou afirmaram que a potência/corrente de arranque da geladeira seria por volta de 8 a 10 vezes. Por isso, acredito que medidor esteja correto, talvez não 100% preciso, mas o comportamento é esse mesmo. Vejamos:

Potência do compressor: 130W

Arranque aproximado: 130*8 = 1.040w

Os gráficos mostram arranque variado, conforme a compressão do compressor? 1.267w/1.140w/636w. Vejamos os dados do dia 16/02, onde estava normal. Coloquei o purificador somente para comparação mesmo.

 

Potência:

potencia.thumb.png.2fc52c88629e1b2ae8be33e0f811a1e7.png

 

Corrente:

corrente.thumb.png.1ff9733febfbd2c930127ace1a372c1a.png

 

Tensão:

tensao.thumb.png.d842f030ff5d01cad4a845e0833da62f.png

 

Mais detalhes:

Potência degelo na etiqueta: 260w.

No dia 17/02 por volta das 18h deu queda de energia e o capacitor deve ter aberto, infelizmente, já estava apresentando sintomas de que não estava 100%, foi lerdeza da minha parte.

Agora vou anexar o gráfico, para ficar claro, o momento que estava normal, o momento que ela voltou e só ficava reiniciando, ou seja ela fazia os testes iniciais e logo já reiniciava. Por isso a potência fica na casa dos 260w que é do degelo.

grafico-comparativo.thumb.jpg.d6bee4f688587e4e0ecf7e13c7fd9ebc.jpg

 

Agora observem que no inicio ele chegou a partir 251w(pico), porém longe dos 800w/1200w. E quanto mas ele funcionava, mas ele ia caindo a potência e depois começou a partir somente com os 135w. Então o motor partiu ou não? Achei que ou partia ou não. Mas nesse caso parece que ele não partiu corretamente, é possível? Pois a temperatura estava mais alta, ele conseguiu resfriar. Logo, podemos concluir que o segredo é que ele tem que partir com função do degelo, pois a serpentina do degelo influencia no compressor ou na compressão? Podemos deduzir que o gás do compressor não estava trabalhando/circulando como deveria sem o degelo?

GRAFICO.thumb.jpg.4f81753adc63ab990c8e49c4baced114.jpg

 

Após ligar a placa, a geladeira fez os testes iniciais, manteve o degelo por aprox. 20 minutos, claro, pois a serpentina devia ter algum acumulo de gelo além do programado no sensor/placa, visto que só o compressor estava ligado. Desligou completamente por aprox. 6 minutos, partiu o compressor com pico de 600w, estabilizou em 140w/147w, com picos de 187w. Então podemos concluir que realmente pra funcionar 100% precisa do degelo?

 

Sobre a ligação direta:

 

Outra curiosidade minha, no meu teste, estava zerando/interrompendo a tensão, isso influencia ou não? Digo: ligo a energia, é necessário aguardar algum tempo? Segundos que seja para acionar/partir o compressor? Qualquer compressor que seja? Nos testes que vi o pessoal fazendo sem ptc, etc, o pessoal joga a tensão e depois dá a partida, ou seja, acaba ligando um tempo até partir, isso influencia ou não? Já pode jogar a tensão e partir?

 

Edit:

Vendo os projetos mais simples, sem placa, que só tem o termostato, purificador por exemplo. A energia caiu, a temperatura da água baixou além do programado, termostato fechou contato, energia voltou, compressor já é acionado. Então teoricamente não influencia.

 

  

3 horas atrás, BCP disse:

@ThiagoPeres A única diferença de ligar o compressor direto e deixar a placa desligada, foi que você não deve ter ligado o ventilador que tem dentro do congelador (Freezer) aquele ventilador é o que leva o ar gelado até a placa da parte de baixo da geladeira, isso fez com que a geladeira não chegue na temperatura que deveria, Tanto em cima quanto em baixo...

 

BCP, concordo, o ventilador iria fazer resfriar mais rápido e fazer baixar mais as temperaturas, mas veja, as informações que adicionei e verá que mesmo com o ventilador, dessa forma não seria possível chegar a -18 graus. Você concorda que com 147/135w eu chego a -18 C no funcionamento normal, mas com 135/78w eu até poderia chegar, mas teria que aumentar o tempo? Nesse caso o compressor ia aquecer e desarmar.

 

Mas enfim, como disse, é só curiosidade mesmo, quis adicionar essas informações adicionais aqui, pois pode ser útil para alguém no futuro. Até fiquei com vontade de testar novamente ligando direto com a função do degelo, mas melhor largar pra lá, já fechei a caixa e depois arrumou outro problema, kkkk...Quando estou programando ou fazendo algo que posso testar a "vontade", costumo não desistir, mas partindo para os testes físicos, melhor deixar pra lá.

 

Mas agradeço a atenção, eu sou mais de pesquisar, mas infelizmente não achei nada que ajudasse a entender nas buscas, por isso postei.

 

Excelente dia a todos.

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7 horas atrás, .if disse:

Falta agora a questão da V menor que a placa libera...

Chuto que seja algum circuito do tipo Snubber em paralelo com o relé. 

Algo como um capacitor e resistor em série. Como já tem uma pequena corrente circulando por ali, isso evita faíscas no relé na hora da partida, fazendo-o durar mais. 

 

Em tempo.... 

Aqui em casa tem um sensor de presença antigo, dos primeiros que apareceram a venda no final da década de 90. Funcionou muito tempo com as lâmpadas incandescentes, até que um dia queimaram e substituí por led. 

O resultado é que a lâmpada não se desligava por completo, ao abrir o sensor percebi que junto com o relé tinha esse bendito resistor e capacitor em paralelo. Acabei retirando. 

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  • Membro VIP
35 minutos atrás, Renato.88 disse:

algum circuito do tipo Snubber em paralelo com o relé. 

De fato na foto meio que dá pra ver alguns candidatos. No entanto eu (eu) entendi que ele mede a V baixa com o motor ligado ou seja com relé fechado traspassando o snubber.

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