Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar o ci do Midiabox B4 SD6835 YL0E21Q e saber se ele está em curto?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Eu tenho um o ci mencionado e o testei na escala de diodo na placa, ele está dando curto circuito nos pinos vcc, gnd e fb, removi capacitores e optoacoplador para testá-los, mas o curto continua, o que indica que o ci pode estar com problema. Este ci deve se comportar assim mesmo ou não pode dar estes curtos? Olhei a pinagem do datasheet dele (anexado nesta mensagem) e acredito que não deveria dar curto.

PWM midiabox b4 SD6835.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ygor Ferreira Campos de Sá 

Eu entendo que quando se diz equivalente é um parecido, com características diferentes mas que podem funcionar no lugar de outro sem problemas. 

Na eletrônica isso é algo comum na, troca de componentes. 

Salvo alguns casos, existem sim componentes com códigos diferentes mas com características idênticas. Isso acontece quando o fabricante deixa o componente livre para outras empresas o fabricarem. Em CIs muito comuns como amplificadores operacionais isso acontece bastante, por exemplo: LM324 e LM2902 são o mesmo componente. Outro caso não muito conhecido é o famoso LM555, a mitsubishi o rebatizou de M51841.

 

Acredito eu que com os CIs de fonte chaveada não seja assim, Atualmente eles são muito comuns e existem muitos deles, mas que todos tenham suas características distintas. 

Embora, se analisar vários datasheets você pode encontrar outro de pinagem igual e que tenha características parecidas, nesse caso eu procuro sempre colocar um "mais forte", ou seja, que os valores sejam maiores do que o original. Na maioria das vezes serve. 

 

Quanto a eu saber de outro CI é difícil, pois eu não conheço nem esse e nem outro. 

Fonte chaveada de qualquer aparelho pra mim é sucata quando queima, o máximo que faço é trocar capacitor ou diodo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mígo... Dando uma olhadela rápida e me parece que este ci não tem relação com o curto. Ele é de alta tensão e deveria estar no primário de uma fonte que seu aparelho nem deve ter pois deve usar fonte externa, certo?

 

Já sobre o curto vcc e gnd existe uma técnica - minha 100% original oriunda de uma época sem net - que consiste em aplicar um vcc de fora e com limitação de corrente quase alta. Algo como: possua uma fonte 3v 5A e um resistor 1R 10W e aplique entre vcc e gnd do d.u.t. (!?!) claro na polaridade correta. A corrente vai ser limitada em 3A. Agora use o tato e veja qual item esta quente. Se for algum ci principal, já era. Em mais de 3 produtos achei sabe o quê? Capacitor smd esquentadinho.. um deles tamanho pulga 0102.. sucesso na troca por um chute 100nF ou simplesmente remoção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk boa,,, Permita-me então observar que: o defeito por "sorte" do autor está no primario. A técnica que mencionei é pra aplicar na tensão do secundário vcc e obviamente não tem relação com o problema do tópico.

13 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

pinos vcc, gnd

... me fizeram confundir com a saída .. sorry

 

12 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

queira comprar um e não encontre um com a exata nomenclatura SD6835 YL0E21Q, existe ...

... uma opção que eu (eu) cogitaria sem pensar muito é colocar uma outra fonte por fora. Uma mini análise nas entranhas me indicaria se ela seria de 5 ou 12v. Algo como a já mencionada...

6 horas atrás, .if disse:

fonte externa, certo?

🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Renato.88 disse:

Aqui ja está errado. 

 

Retira o CI e veja se o curto continua nele ou na placa. 

 

Eu removi o ci, aí fui na placa e medi a tensão onde ficavam os pinos VCC e GND, estava medindo uns 80v, aí olhei no datasheet em "absolute maximum rating" e diz que Vcc,max é 28, eu pensei que deve haver outro problema na fonte, porque está chegando uma tensão muito maior no ci, estou certo? Ou não há problema nenhum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 22/02/2024 às 01:06, Renato.88 disse:

O CI funciona com resistor série. 

Sem ele, a tensão vai subir mesmo. 

 

Era pra tirar o CI e ver se ele está em curto. Use a escala de resistência do multímetro, a do diodo faz uma certa confusão. 

@Renato.88 Eu acabei de receber e substituí o ci, a fonte está gerando tensão, mas, em vez de produzir 20v ela está produzindo 35v. Será que está com defeito? Que tipo de componente causa isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
41 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 este tl431 é um regulador de tensão para 20v?

É um regulador pra qualquer tensão até 36V. 

Se regula a tensão que quiser através de resistores ligados à ele. 

Em seu datasheet tem as fórmulas matemáticas pra se achar valores de resistores compatíveis a tensão que se deseja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @Renato.88eu troquei um regulador de tensão que estava com defeito irreconhecível, smd, por outro ka 431azb39 e a fonte passou a dar 20v, pensei que tinha resolvido, mas, assim que conectei à placa principal, a fonte voltou imediatamente a dar 35 v, o mesmo problema voltou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 eu alimentei a placa principal com os 20v com uma fonte de bancada, ela funciona, mas não sei se o consumo está correto, parece que sim, não chegava a 200mA. Eu usei um osciloscópio, finsri 5012h, nos capacitores eletrolíticos da fonte e na saída com ela alimentada, nenhum riple foi detectado, usei um capacímetro neles e os valores estão bem próximos. Não sei se os smd podem causar isso, a placa tem dois na fonte primária. Será que os capacitores da placa principal estão com defeito? Ou os smd? Ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

não chegava a 200mA.

Se tratando de um receptor de antena parabólica me parece até pouco, talvez com uma antena ele consuma um pouco mais.

Creio estar correto.

6 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu usei um osciloscópio, finsri 5012h, nos capacitores eletrolíticos da fonte e na saída com ela alimentada, nenhum riple foi detectado

Tem que diminuir bem o tempo do traço, pois é frequência alta. Eu uso a escala do 1us pra medir.

8 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

usei um capacímetro neles e os valores estão bem próximos.

Capacímetro não adianta, tem que medir a ESR deles.

10 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Não sei se os smd podem causar isso, a placa tem dois na fonte primária.

Se está queimando o TL431, o defeito é no secundário.

 

Veja os resistores que estão ligados no regulador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 O fato de o defeito ter voltado a acontecer depois de eu conectar a fonte na placa principal pode indicar um problema na placa principal?

Você já ligou a placa principal com outra fonte e ela funciona.

A fonte original é que está ruim mesmo.

 

 

Aliás, só pra teste eu nem usaria a placa principal. colocaria uma carga genérica tipo um resistor de potência.

Um resistor de 100R grande de uns 10W dá o consumo de 200mA, um pouco mais do que mediu com o circuito original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!