Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um o ci mencionado e o testei na escala de diodo na placa, ele está dando curto circuito nos pinos vcc, gnd e fb, removi capacitores e optoacoplador para testá-los, mas o curto continua, o que indica que o ci pode estar com problema. Este ci deve se comportar assim mesmo ou não pode dar estes curtos? Olhei a pinagem do datasheet dele (anexado nesta mensagem) e acredito que não deveria dar curto.

PWM midiabox b4 SD6835.PDF

Postado
1 hora atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

está dando curto circuito nos pinos vcc, gnd

Aqui ja está errado. 

Retira o CI e veja se o curto continua nele ou na placa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá 

Eu entendo que quando se diz equivalente é um parecido, com características diferentes mas que podem funcionar no lugar de outro sem problemas. 

Na eletrônica isso é algo comum na, troca de componentes. 

Salvo alguns casos, existem sim componentes com códigos diferentes mas com características idênticas. Isso acontece quando o fabricante deixa o componente livre para outras empresas o fabricarem. Em CIs muito comuns como amplificadores operacionais isso acontece bastante, por exemplo: LM324 e LM2902 são o mesmo componente. Outro caso não muito conhecido é o famoso LM555, a mitsubishi o rebatizou de M51841.

Acredito eu que com os CIs de fonte chaveada não seja assim, Atualmente eles são muito comuns e existem muitos deles, mas que todos tenham suas características distintas. 

Embora, se analisar vários datasheets você pode encontrar outro de pinagem igual e que tenha características parecidas, nesse caso eu procuro sempre colocar um "mais forte", ou seja, que os valores sejam maiores do que o original. Na maioria das vezes serve. 

Quanto a eu saber de outro CI é difícil, pois eu não conheço nem esse e nem outro. 

Fonte chaveada de qualquer aparelho pra mim é sucata quando queima, o máximo que faço é trocar capacitor ou diodo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mígo... Dando uma olhadela rápida e me parece que este ci não tem relação com o curto. Ele é de alta tensão e deveria estar no primário de uma fonte que seu aparelho nem deve ter pois deve usar fonte externa, certo?

Já sobre o curto vcc e gnd existe uma técnica - minha 100% original oriunda de uma época sem net - que consiste em aplicar um vcc de fora e com limitação de corrente quase alta. Algo como: possua uma fonte 3v 5A e um resistor 1R 10W e aplique entre vcc e gnd do d.u.t. (!?!) claro na polaridade correta. A corrente vai ser limitada em 3A. Agora use o tato e veja qual item esta quente. Se for algum ci principal, já era. Em mais de 3 produtos achei sabe o quê? Capacitor smd esquentadinho.. um deles tamanho pulga 0102.. sucesso na troca por um chute 100nF ou simplesmente remoção. 

Postado
5 horas atrás, .if disse:

uma fonte que seu aparelho nem deve ter pois deve usar font externa, certo?

Trata-se de um receptor de parabólica marca Century moderno. Achei estranho também, mas... 

receptor-century-midia-box-b4-hdtv-com-e

Como você sempre diz 1.jpg>1000.txt

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

kk boa,,, Permita-me então observar que: o defeito por "sorte" do autor está no primario. A técnica que mencionei é pra aplicar na tensão do secundário vcc e obviamente não tem relação com o problema do tópico.

13 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

pinos vcc, gnd

... me fizeram confundir com a saída .. sorry

12 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

queira comprar um e não encontre um com a exata nomenclatura SD6835 YL0E21Q, existe ...

... uma opção que eu (eu) cogitaria sem pensar muito é colocar uma outra fonte por fora. Uma mini análise nas entranhas me indicaria se ela seria de 5 ou 12v. Algo como a já mencionada...

6 horas atrás, .if disse:

fonte externa, certo?

🤪

Postado
22 horas atrás, Renato.88 disse:

Aqui ja está errado. 

Retira o CI e veja se o curto continua nele ou na placa. 

Eu removi o ci, aí fui na placa e medi a tensão onde ficavam os pinos VCC e GND, estava medindo uns 80v, aí olhei no datasheet em "absolute maximum rating" e diz que Vcc,max é 28, eu pensei que deve haver outro problema na fonte, porque está chegando uma tensão muito maior no ci, estou certo? Ou não há problema nenhum?

Postado

O CI funciona com resistor série. 

Sem ele, a tensão vai subir mesmo. 

Era pra tirar o CI e ver se ele está em curto. Use a escala de resistência do multímetro, a do diodo faz uma certa confusão. 

• Curtir 1
Postado
Em 21/02/2024 às 04:29, Renato.88 disse:

a mitsubishi o rebatizou de M51841

Isso me quebra muito as pernas, tenho várias placas de sucata com componentes bons e de qualidade, mas nota-se que são rebatizados, e nem sempre encontra-se o nome real para poder reutilizar.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 22/02/2024 às 01:06, Renato.88 disse:

O CI funciona com resistor série. 

Sem ele, a tensão vai subir mesmo. 

Era pra tirar o CI e ver se ele está em curto. Use a escala de resistência do multímetro, a do diodo faz uma certa confusão. 

@Renato.88 Eu acabei de receber e substituí o ci, a fonte está gerando tensão, mas, em vez de produzir 20v ela está produzindo 35v. Será que está com defeito? Que tipo de componente causa isso?

Postado
2 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Que tipo de componente causa isso?

Capacitor ruim. 

Diodo zener. 

TL431 (se tiver) e seus resistores. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
41 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 este tl431 é um regulador de tensão para 20v?

É um regulador pra qualquer tensão até 36V. 

Se regula a tensão que quiser através de resistores ligados à ele. 

Em seu datasheet tem as fórmulas matemáticas pra se achar valores de resistores compatíveis a tensão que se deseja. 

Postado

Continuo no...

Em 16/03/2024 às 00:39, Renato.88 disse:

Capacitor ruim.

Eles estão queimando o regulador, ou então a placa principal está em curto. Já a alimentou com outra fonte pra ver se funciona?

Postado

@Renato.88 eu alimentei a placa principal com os 20v com uma fonte de bancada, ela funciona, mas não sei se o consumo está correto, parece que sim, não chegava a 200mA. Eu usei um osciloscópio, finsri 5012h, nos capacitores eletrolíticos da fonte e na saída com ela alimentada, nenhum riple foi detectado, usei um capacímetro neles e os valores estão bem próximos. Não sei se os smd podem causar isso, a placa tem dois na fonte primária. Será que os capacitores da placa principal estão com defeito? Ou os smd? Ainda não testei.

Postado
3 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

não chegava a 200mA.

Se tratando de um receptor de antena parabólica me parece até pouco, talvez com uma antena ele consuma um pouco mais.

Creio estar correto.

6 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Eu usei um osciloscópio, finsri 5012h, nos capacitores eletrolíticos da fonte e na saída com ela alimentada, nenhum riple foi detectado

Tem que diminuir bem o tempo do traço, pois é frequência alta. Eu uso a escala do 1us pra medir.

8 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

usei um capacímetro neles e os valores estão bem próximos.

Capacímetro não adianta, tem que medir a ESR deles.

10 minutos atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Não sei se os smd podem causar isso, a placa tem dois na fonte primária.

Se está queimando o TL431, o defeito é no secundário.

Veja os resistores que estão ligados no regulador.

Postado
10 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

@Renato.88 O fato de o defeito ter voltado a acontecer depois de eu conectar a fonte na placa principal pode indicar um problema na placa principal?

Você já ligou a placa principal com outra fonte e ela funciona.

A fonte original é que está ruim mesmo.

Aliás, só pra teste eu nem usaria a placa principal. colocaria uma carga genérica tipo um resistor de potência.

Um resistor de 100R grande de uns 10W dá o consumo de 200mA, um pouco mais do que mediu com o circuito original.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...