Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia eletrica, transformadores, bitola fio


Posts recomendados

Tive uma duvida cabulosa, pesquisei e não encontrei nada relacionado, vamos la.
primeiro explico como a energia é feita e distribuida para depois chegar a minha duvida...


Em uma usina de enegia eletrica, a energia é fabricada normalmente em 13,8KV energia passa em uma substação elevadora, que eleva para 230kv ou 500kv para assim ter menor corrente, menor perdas eletricas, sendo assim a utilzação de um cabo mais fino, depois proximo a cidade outra substação onde a energia novamente é transformada para 13,8KV depois ponto a ponto nas ruas da cidade outros transformadores baixando a tensão para 110v/220v. 

Vamos usar os seguintes parametros, casa convencional bifasica entrada 110v/220v 
Cabo de entrada 16mm, vamos esquecer os disjuntores pois senão essa teoria ja não teria possibilidade pois ja teria uma limitação de 63A.

Imagine o seguinte cenario, padrão de entrada residencial 220v bifasico bitola 16mm elevaria com um transformador tensão para 1,5kv para transportar a energia 100 metros com um cabo 16mm aluminio depois um transformador para abaixar a tensão 220v 40kva e uma bitola grossa de 35mm cobre para suportar uma maquina que preciso ligar, ela é 35kv 140 amperes, isso funcionaria?? alguém sabe me dizer

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Felix534 disse:

ela é 35kv 140 amperes

35.000 x 140 = 4.900.000 VA

está certo essa informação?

 

Supondo que sim, o transformador da rua teria que suportar essa sua máquina junto com o seu bairro, imaginemos que a concessionária instalou esse transformador na sua rua, trocou toda a fiação de alta tensão pra suportar essa nova potência, e também todas as proteções desse circuito, aceitou você ligar essa carga na rede deles, na teoria seria possível, na prática é outra história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Felix534 disse:

uma maquina que preciso ligar, ela é 35kv 140 amperes, isso funcionaria??

Suponho que seja 35kvA.

Esse tipo de equipamento não pode ser ligado em uma instalação residencial. 

Até porque nessa mesma instalação serão ligados outros equipamentos. 

 

Um transformador comum de rua fornece no máximo 50kvA para que seja dividido em todas as casas do quarteirão. 

Salvo em alguns casos onde se tenha um prédio, alguma empresa ou comércio aí vão colocar mais trafos ou outro que seja mais potente. 

 

Portanto o quanto a... 

2 horas atrás, Felix534 disse:

Imagine o seguinte cenario, padrão de entrada residencial 220v bifasico bitola 16mm elevaria com um transformador tensão para 1,5kv para transportar a energia 100 metros com um cabo 16mm aluminio depois um transformador para abaixar a tensão 220v 40kva e uma bitola grossa de 35mm cobre para suportar uma maquina que preciso ligar, ela é 35kv 140 amperes, isso funcionaria??

Já que não tem disjuntor, o mais fraco vai estragar primeiro. 

Pode ser o seu fio 16 mm que vem da rua, o trafo do poste ou mesmo o fusível dele lá na fase dos 13,8kv. 

Creio que o fusível queime primeiro, pois o trafo terá outras cargas junto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Felix534 disse:

35KVA

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

transformador comum de rua fornece no máximo 50kvA

Ou seja pra potência toda (esquece corrente e tensão) você vai ter que comprar a alta tensão da concessionária e arcar com os custos do transformador abaixador e etc. Obviamente os trâmites burocráticos para compra são desafiadores. Provavelmente trifásico, não vai ser nada barato.

Enfim... respondendo sua pergunta..

10 horas atrás, Felix534 disse:

padrão de entrada residencial 220v bifasico bitola 16mm elevaria com um transformador tensão para 1,5kv para transportar a energia 100 metros com um cabo 16mm aluminio depois um transformador para abaixar a tensão 220v 40kva e uma bitola grossa de 35mm cobre para suportar uma maquina que preciso ligar, ela é 35kvA 140 amperes, isso funcionaria??

-não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar se sua carga é de 35KVA sua instalação de entrada tem que suportar os 35KVA. Essa brincadeira de aumentar e rebaixar tensão não te livra disso. Não se preocupe se o transformador de rua vai dar conta ou não, não se preocupe com os vizinhos. Apenas vá na concessionária e peça uma instalação na potência desejada e deixe o resto com eles. Foi o que fiz quando instalei um forno de ultra-violeta na off-set da gráfica. 

Sobre os custos de energia: para quem consome muito comprar energia nos 13.8Kv sai bem mais barato. Recupera-se rapidamente os custos de aquisição e instalação do trafo de alta tensão. No contrato de aquisição de energia em alta tensão há uma cláusula de consumo mínimo mais elevado que o contrato residencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!