Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte externa não chega na tensão de 3v


Posts recomendados

Tenho um Gameboy Advance e um adaptador para usar fonte externa, não precisando assim usar duas pilhas AA.

 

A minha fonte atual parou de funcionar, então fui aqui perto de casa e comprei outra.

 

Testei a fonte nova e estava dando cerca de 3,3v.

Porém, o plug tem que ser o fininho para encaixar no adaptador do GBA, então transplantei o cabo inteiro com o plugue da fonte antiga para a fonte nova, soldando os pontos corretos de positivo e negativo.

 

Não sei o que aconteceu que agora ela só dá 2,6v, tanto na ponta do plugue quanto nos pontos de solda dos fios.

 

Sou totalmente leigo em eletrônica. Existe alguma "receita de bolo" que eu possa seguir para voltar a tensão como era antes ou pelo fato de eu não ter conhecimento fica impossível consertar?

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

114v de entrada? não é o seu multímetro o defeito talvez? ou a tomada? mediu isso direto na tomada?

 

Outro conselho:

Tenho total conhecimento do preço de uma foto original de GB.

Mas o meu na época ficou danificado por usar fonte paralela.

 

Depois de um tempo ele começou a passar faixas na tela (como se fosse TV antiga fora de sincronia).

Nunca mais deu conserto (mesmo com pilhas dava o problema).

 

Outra coisa (creio que não seja seu caso), mas, já vi casos de "plugues originais" não serem somente plugues, e dentro tinha outros componentes. Se é original da Nintendo, pode ser que tenham feito uma destas. (entretanto, na sua foto parece estar sem o fio de ligação, então acho que pode excluir isso).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/02/2024 às 14:37, Blumer Celta disse:

114v de entrada? não é o seu multímetro o defeito talvez? ou a tomada? mediu isso direto na tomada?

Não entendi o espanto, se diz entrada supõe que seja a tensão AC nos fios vermelhos. 

Da tomada mesmo, aqui em casa o valor é igual. 

Se na sua casa é diferente, isso já foi discutido em outro tópico. Aqui no Brasil as tensões de tomadas são uma bagunça, que as vezes muda de cidade pra cidade no mesmo estado. 

Em 26/02/2024 às 20:02, Ulisses Farias disse:

Porém, o plug tem que ser o fininho para encaixar no adaptador do GBA, então transplantei o cabo inteiro com o plugue da fonte antiga para a fonte nova, soldando os pontos corretos de positivo e negativo.

 

Não sei o que aconteceu que agora ela só dá 2,6v, tanto na ponta do plugue quanto nos pontos de solda dos fios.

Esse cabo pode estar com problema, deve ter dado curto e queimado a primeira fonte. 

 

Nessa não queimou de vez, mas parcialmente. Agora, algum componente está com fuga e a fonte ficou fraca. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Agora, algum componente está com fuga e a fonte ficou fraca. 

...tipo aquele cap em cima de C6 que economizaram

SaelzYC.jpg

troque-o e se puder coloque C6 1000uF 6V ou +

Mas antes... tomara que não tenha invertido os fios...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if, nem tinha reparado que veio sem esse capacitor, como não fui eu que tirei, é economia deles mesmo.

 

@Renato.88, ufa, quando falei que era 114v, estava justamente afirmando que a corrente de entrada estava normal. Achei até que tinha algo que eu não conhecia.

Em relação ao cabo, não inverti. Usei o mesmo esquema de negativo dentro do pino, igual da fonte anterior. Pera saber qual fio era o pino do meio, usei o multímetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ulisses Farias disse:

não fui eu que tirei, é economia deles mesmo

Na verdade quem fez a fonte colocou o capacitor no lugar errado da placa. 

Mas no fim tanto faz, onde ele está e onde deveria estar é a mesma ligação. 

2 horas atrás, Ulisses Farias disse:

Em relação ao cabo, não inverti. Usei o mesmo esquema de negativo dentro do pino, igual da fonte anterior. Pera saber qual fio era o pino do meio, usei o multímetro.

Correto seu procedimento. 

Mas talvez o cabo esteja com defeito no plug. 

São apenas chutes tentando explicar o que houve. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Renato.88 disse:

colocou o capacitor no lugar errado da placa. 

Pode ser. Mas já vi fonte com 2 capacitores. A ideia é dar uma melhorada meia boca no quesito E.S.R.

Ao autor sugiro medir sem e com carga. Esta fonte 'alternativa' pode ser fraca pro propósito proposto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Renato.88 disse:

tem grande chance de ser linear. 

Além da de não se regulada. O que implica que sem carga 3V pode ser tornar 5 ou+

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

não ligar nunca em 220V. 

... sem antes ler seu manual de instruções 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ulisses Farias disse:

@Renato.88, agora fiquei curioso. Porque não ligar no 220v? Eu digo isso porque a fonte do meu celular do fico em uma tomada 220v.

Você disse é maior e mais pesada. 

Por isso penso que seja outro tipo de fonte conhecida por linear. 

Funciona de outra forma, algumas tem chavinha pra mudar a tensão pra 220V outras não. 

Veja o amigo do outro tópico, ele ligou a fonte dele no 220V.... 

Repare que ele diferente da sua. 

O carregador do celular tem a concepção de fonte chaveada, desse mesmo tipo que comprou e não funciona. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!