Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema operacional (Windows) instalar no SSD Sata ou SSD M2 NVMe


Posts recomendados

Pessoal, 

Estou pesquisando peças para montar uma configuração AM5 agora em 2024 (sei que AM4 ainda é um ótimo custo/benefício, mas como fiquei 14 anos com um pc AM2+, não quero ir para uma plataforma já no seu final de vida).

Já comprei um SSD M.2 NVMe 1 TB e 2 pentes de mémória DDR5 de 16gb.

 

Tenho dúvidas sobre onde instalar o sistema operacional, vi uns vídeos no youtube falando que era melhor instalar o S.O em um SSD Sata mesmo (mais barato e mais seguro, pois NVMe pode queimar muito mais fácil). Com a velocidade do SATA o sistema vai iniciar rápido? Ou é melhor instalar num SSD NVMe de menor capacidade para deixar o S.O.?

 

Desculpem a dúvida, fiquei muito tempo fora das atualizações de hardware nestes 14 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vagnesp1 depende bastante. Ha placas mãe que tem suporte a 2 SSDs NVMe, então há pessoas que compram 2, um para o sistema operacional, aplicativos e jogos ( menor capacidade e mais barato) e outro para arquivos em geral( maior capacidade como o que já possui). Pode fazer o mesmo com um sata, use o NVMe que possui para arquivos importantes e o sata para windows e apps. Se quiser formatar windows isso facilita bastante, também nunca vi caso de sata queimando como um NVMe. Em questão de iniciar apps e OS ainda vai ser muito veloz provavelmente nem irá notar a diferença do sata para NVMe( iniciando apps e OS)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vagnesp1 disse:

NVMe pode queimar muito mais fácil

Isso ocorre apenas caso você encoste no NVMe sem tirar toda a energia residual do pc e ainda incidir energia estática das suas mãos. Também pode ocorrer a queima do NVMe na hora da limpeza pelos mesmos motivos.

Nunca deixe acumular poeira em um NVMe e quando for limpar, opte por pinceis antiestáticos.

 

Resumindo, trate o NVMe como uma memória RAM, os mesmos cuidados de um valem para o outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se os SATA são realmente mais seguro que os NVMe, sendo que os SSDs SATA atuais, em grande maioria, usam componentes de menor qualidade e durabilidade, o foco na qualidade está direcionado aos modelos NVMe (quando falamos de boas marcas, pelo menos). Na prática a diferença será pequena, nem se compara aquela diferença de usar um HDD vs SSD simples. Hoje em dia você vê vários SSDs NVMe com DRAM cache ou outros tipos de tecnologia que melhoram a velocidade de escrita/leitura aleatória, que é o que mais faz diferença na utilização normal, só que nessa questão os NVMe vão ser poucas vezes mais rápidos que um SSD SATA comum, um SSD SATA simples já é 10-50x mais rápido que um HDD nisso.

 

Gráfico retirado do último teste de SSD do canal Peperaio Hardware, veja um HDD comum lá na lanterninha (1MB/s) contra SSDs de diversos tipos em um teste de leitura aleatória. O único SATA na lista é o Crucial MX, que é um dos poucos SATA decentes ainda no mercado, inclusive ele consegue se sair melhor que alguns NVMe baratinhos (o Kingspec, por exemplo) fazendo 42MB/s, isso é 42x mais rápido que um HDD comum.

 

Screenshot_78.thumb.png.d42f61bdaa77d043e6700a4e2a43fae6.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vagnesp1 disse:

Tenho dúvidas sobre onde instalar o sistema operacional, vi uns vídeos no youtube falando que era melhor instalar o S.O em um SSD Sata mesmo (mais barato e mais seguro, pois NVMe pode queimar muito mais fácil). Com a velocidade do SATA o sistema vai iniciar rápido? Ou é melhor instalar num SSD NVMe de menor capacidade para deixar o S.O.?

Há muita coisa dita mas pouco explicada. Geralmente as pessoas pegam como experiência um único caso ou toma a primeira leitura sobre o assunto como absoluta e sai replicando por aí.

Teoricamente o NVMe é mais rápido do que um SSD, cujo este já é um passo gigante comparado ao tradicional HD, porém o que muitos não levam em conta é que velocidade da taxa de transferência, leitura e escrita é um limite teórico que se aplica em determinadas situações, logo esquecem algo fundamental, que é o gargalo.

Quando foi lançado e popularizado o SSD, logo se tornou quase que obrigatório o uso dele pois "deixava o sistema rápido", mas era devido que tanto o sistema, assim como os demais hardwares sofriam de gargalo por parte do HD tradicional, ou seja, o HD acabava por tornar as tarefas arrastadas e aguardando em uma fila enorme pois as peças como processador e RAM tinham mais capacidade de aguentar um "tranco" maior. Isto é claro quando até mesmo um PC ou notebook antigo ganham uma vida nova após instalar um SSD.

 

A questão é, você já tem o NVMe e está na dúvida se precisa de outra unidade de armazenamento para instalar o OS. A resposta é: Depende.

A menos que seu PC e as tarefas que irá realizar necessitem de uma unidade extra para trabalharem simultaneamente e assim "dividir a carga", pode simplesmente usar este único NVMe, já que na grande maioria dos casos de usuários medianos já é o suficiente.

A única dica que deixo é sempre criar uma partição apenas para o sistema operacional e programas básicos (que são simples de serem instalados ao formatar). Uns 120 a 160GiB é uma quantidade legal para esta partição.

 

Riscos de queimar e perder dados toda a unidade possuem, mas não creio que seja uma justificativa para a compra de outro. Em relação a perder dados importantes, o HD ironicamente é a opção de backup mais segura caso alguma zebra aconteça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Obrigado, HDD eu até vou aproveitar um aqui que tenho de 3TB. Meu medo maior era justamente um crash no NVMe e ficar tipo sem ao menos poder dar um boot no pc. Tenho impressão que quanto maior a tecnologia, mais frágil e suscetível a problemas, aí vi estes estes vídeos e fiquei com a pulga atrás da orelha. Mas vou levar em consideração o que vocês disseram, faz muito sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!