Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce GTX 1060 com 6 anos sem troca de pasta térmica


Posts recomendados

Oi, eu comprei uma GTX 1060 da pny usada (VCGGTX10606PB) e a pessoa que me vendeu disse que me vendeu disse que a pasta térmica nunca foi trocada. A temperatura em carga maxima fica em 75°C e o ponto mais quente fica em 84°C, até onde eu sei isso é bom mas 6 anos sem trocar a pasta térmica me parece muito tempo, então queria saber se vocês acham necessário trocar. Eu tenho duas opções de pasta térmica no momento: GD900 e ZF-12, se for necessário trocar, qual seria melhor pra usar ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo é relativo e vai depender do local onde o PC anteriormente ficava. Se tinha ar condicionado ou não, se era quente demais ou não, bem ventilado ou não. Pois uso demasiado em local com temperatura mais, digamos "ambiente", ou altas, vai diminuir a eficiência da pasta térmica com o tempo. Se tens condições técnicas de fazer a troca da pasta térmica, junto com uma boa limpeza da placa como um todo, faça. Vai durar mais uns bons longos anos funcionando sem problemas. Quanto a qual tipo de produto usar, podes ir de GD900.

 

Apesar de muitos entendidos no assunto falarem que não precisa se preocupar com troca de pasta térmica se o hardware em questão não tiver apresentando problemas de superaquecimento. Seis anos de uso é muito tempo. E como tu não sabes as reais condições às quais o hardware fora submetido a troca da pasta térmica e uma limpeza mais profunda é bem vinda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coordenei a equipe de manutenção de um parque de mais de 1000 máquinas por 12 anos. Teve máquina que implantei no primeiro mês de trabalho e que continuam operando até hoje, sem nenhuma intervenção interna no gabinete. Adorava a filosofia de "If it aint broke, don't fix it!". Se está funcionando, dentro das especificações de temperatura, não mexa. Agora, se está apresentando mau funcionamento ou esquentando muito, aí é outra coisa.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas...

 

Quanto a perder suporte para gerações antigas, não se preocupe. A oferta de processadores recentes à preços justo é boa. Você não irá precisar deles. 

 

Com relação aos ganhos, acho que vale a pena. Considerando que atualização não envolve intervenções físicas. Apenas escolha um dia sem chuva, para minimizar o risco de interrupção da energia elétrica e seja feliz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente troquei de placa de vídeo e presenteei meu irmão com minha antiga RX 580 de 5 anos de uso. Ela começou a dar sérios problemas de thermal throttling e superaquecimento até mesmo no league of legends pois, diferente do meu quarto, o do meu irmão não tem ar-condicionado e a temperatura ambiente acaba sendo bem mais alta (moramos no RN). As ventoinhas iam a loucura e a placa simplesmente deixava de dar vídeo do nada. Troquei a pasta térmica que como eu já imaginava era praticamente inexistente e agora está tudo ok. Seis anos realmente já é bastante tempo e eu recomendo sim que você faça essa troca, principalmente se joga jogos que exigem mais dela. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lolpes Pois é;... Tudo vai depender de onde o PC é usado. Vou citar-me como exemplo, também. Minha casa é abafada e não tem ar condicionado. Quem mora no Centro Oeste tem de conviver com dias mais secos e bastante poeira, Meu I5 4590, quando rodo alguma coisa que exija mais da máquina vai acima dos 70º C chegando a incríveis 79º C. A ventoinha do processador vai a 3000 RPM. Eu brinquei, num post que abrir aqui sobre isso, que nessas horas o ATR decola. rsrsrs Para quem não conhece o ATR é um avião bimotor turbo hélice. Isso de fato me preocupa e eu estou vendo já que final de semana vou ter de parar meu PC limpar e talvez, bem provavelmente, fazer a troca da pasta térmica. Estou com este PC a 8 meses, mas este i5 não é novo, de 4ª geração. Não sei como foi usado antes de mim. Quais as condições a qual fora submetido. Eu sei que o gabinete que ele veio era um antigo, marca Ninja (provavelmente 2008 à 2010, por ai) todo surrado. O gabinete era grande, mas todo em metal. Dai eu montei esse i5 num gabinete tipo aquário da Mancer com 4 fans RGB de 120mm. Mesmo assim esta alta temperatura e a ventoinha do processador parecendo um ATR em voo (rsrsrs) está me preocupando. Desde que estou com ele, nunca troquei a pasta térmica Talvez seja a hora de fazer isto. Minha GPU é uma RX 580 "nova" então ela fica de boa a temperatura vai no máximo a 65º C  em jogos que exijam mais dela.  Sinal que a pasta térmica está ok. Mas o processador...

Por isso eu disse no meu outro post. Se tiver condições técnicas adequadas de trocar a pasta térmica, podes fazer que não será ruim. Pois tu não sabe como, nem onde, essa placa estava em uso antes. Prevenção nunca é de mais. Já me falaram para eu não esquentar com esse meu processador do jeito que anda funcionando, mas eu sei que não é muito normal ter um turbo hélice dentro de casa. rsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para GeForce GTX 1060 com 6 anos sem troca de pasta térmica

Eu comprei ontem uma GTX 1060 6GB da MSI usada e até agora a temperatura nos jogos dificilmente passa dos 55ºC. E eu vivo no RJ num quarto muito quente sem ar-condicionado. A minha placa antiga, uma R7 240 2GB esquentava bem mais e travava ao passar de 65ºC. A GTX 1060 inclusive veio com um pouco de sujeira no cooler mas eu preferi não abrir ela por enquanto.

 

Uma coisa que eu sempre faço pra manter a temperatura da Placa de Vídeo baixa é usar o VSync pra manter o jogo limitado a 60FPS, isso em si já diminui muito a temperatura de uso da Placa de Vídeo porque força ela bem menos do que deixar sem VSync, quando o FPS chega a tipo mais de 80, 100FPS.

 

Além disso eu não fiz nenhum Overclock nela, uso o MSI Afterburner mas não forcei ela, deixei assim:

 

MSIAfterburnerGTX10606GBMSI.jpg.1e2e579528b634985835b1ac3ce76a60.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!