Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe e memória para um Core i3 10100F e GeForce GTX 750Ti?


Ir à solução Resolvido por STAR ALPHA,

Posts recomendados

Olá, 

 

Após muitos anos e após muitas dores de cabeça utilizando um C2Q com uma placa-mãe muito antiga (PEGATRON IPM-41D3), acabei ficando sem mais soluções após tantos problemas e resolvi montar um computador novo.

 

Devo informar que eu já possuo algumas peças que adquiri para utilizar nesse meu antigo PC, as peças que pretendo utilizar são: 

- GeForce GTX 750 TI

- Fonte Deux DX500FSE+
 

Alguns anos atrás também adquiri na Aliexpress um I310100F, porém eu nunca consegui testá-lo por não ter uma placa-mãe compatível.

 

Meu interesse seria em montar um setup utilizando-se desse I3, mesmo correndo o risco dele não estar funcionando. Gostaria de sugestões de Placa-mãe e memórias que eu possa adquirir para esse setup.

 

Sugestões e conselhos sobre se devo realmente montar esse setup ou descartar tudo e tentar comprar outras peças também são bem-vindos. No momento não possuo muito $$ para um grande investimento, porém como trabalho remoto, acho que vale pena gastar o quanto eu puder em uma ferramenta de trabalho. 


Obrigado a todos que puderem responder esse post, agradeço muito desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá 

 

Bom dia

 

Sinceramente com exceção da sua GTX 750 ti , o resto não apresenta custo-benefício e essa fonte da duex 500SFE+ é uma bombinha 

 

Uma configuração econômica e durável seria 

Ryzen 5 5600 829

Msi A520m a-pro  339

XPG GAMMIX D35 8GB 3200MHZ CL16 2X 260

Ag 400 rainbow 124

Kingston nv2 1tb 389

Montech air 903 base 299

Cooler master mwe 450 ACAAB-WO  292

Pwm splitter 1—4 23

Cabo de força 19,99 (ou use o da duex se estiver em boa qualidade)

 

2.575 a vista ou 2.961 parcelado 

 

 

Caso o valor das peças recomendadas não esteja dentro do orçamento , você pode fazer pequenas reduções mas perdendo um pouco da eficiência por exemplo 

Usar cooler box  -124

Fonte com menos garantia ET 500   -62

SSD sata su 650 menos capacidade 512gb menos velocidade -210

Aigo A290 mesh  -140

 

Economia de 576 mas tem peças melhores acima fica a seu critério 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cybercountry Bom primeiramente qual será o uso real deste desktop? Faço essa pergunta, pois o uso que o mesmo terá, geralmente, acaba por ser determinante no que tange a questão de se, e como montá-lo, valerá a pena. Vamos por partes:

 

Processador

  • Ele é um Core i3 de 10ª que se equivaleria a um Core i7 de 4ª
  • Ambos possuem 4 núcleos e 8 threads
  • Possui clock nominal de 3.60GHz com máxima de 4.30GHz no Turbo
  • É compatível, nativamente, com as novas versões do Windows
  • Serve em placas mãe LGA 1200 - você encontra esse padrão de placa com preços a partir de R$ 400,00 nova

Placa de vídeo (GPU)

  • A GTX 750ti é uma GPU mais antiga
  • Possui versões com 2Gb e 4Gb de VRAM
  • Tem a vantagem de ser low profile, ou seja não precisa de alimentação extra de energia (6/8 pinos)
  • Tem baixo consumo geral e uma fonte boa de 350w real, por exemplo, consegue empurrar ela bem*
  • Ambas versões conseguem rodar muita coisa. O que vai limitar de uma a outra é a quantidade de VRAM
  • A depender do uso que esta máquina vai ter, esta GPU casará bem com o conjunto, em se tratando de um computador de baixo custo

Fonte de alimentação

  • Essa marca e modelo que você menciona é uma tipo "quebra - galho"
  • Tendo um valor venal muito "barato"
  • Tendo que ter em mente a qualidade que é é bem baixa
  • Na prática vai segurar seu todo seu conjunto**
  • Em não sendo um computador com uso simples, seguindo na linha do baixo investimento iria para fontes um pouco melhores e com valores variando de R$180,00 à R$ 350,00***

* O que vai determinar a real eficiência disso é o uso que será feito da máquina e o que mais pretende colocar no gabinete, em se tratando de peças que consumam energia, tipo coolers por exemplo.

** Teoricamente, tecnicamente falando, essa fonte "é" para aguentar alimentar placa-mãe, processador com a air cooler, memória, unidades de armazenamento (SSD / HD) e uma air cooler de resfriamento no gabinete. 

***Neste ponto me refiro à fontes do tipo às que comprei "recentemente" que foram: uma KNUP Cowboy 500w por R$ 180,00 e uma Aerocool KCAS 600w por R$ 350,00. 

 

Minhas considerações

 

Se teu objetivo é montar um equipamento de  baixo custo  utilize o que já tens, veja uma boa placa LGA 1200 para o i3 de 10ª. Coloque a GTX 750 TI. Veja uma boa fonte de alimentação. Um bom air cooler. E seja feliz sem gastar muito dinheiro. Agora eu faria uma mudança nesse conjunto que é, ao invés de usar a GTX 750 Ti, colocar uma RX 580 8Gb que roda tudo e mais um pouco sem problemas e se acha delas em sites como Pichau e Mercado Livre com preços a partir de R$ 450,00. Terá um poder gráfico bem superior a GTX, mas demandará de uma fonte de energia melhor também. A minha KCAS 600w segura meu conjunto com essa GPU numa boa. Aqui no meu setup estou usando a fonte Aerocool com um i5 de 4ª geração, RX 580, 16Gb DDR3, SSD, HD 4 air coolers 120mm no gabinete e mais um air cooler tipo torre no processador. Os air coolers todos com iluminação LED RGB. Ta segurando numa boa. E aqui edito vídeo, "jogo", faço renderização 3D, internet e office. Tudo numa boa. Estou rodando* o Windows 11 23H2 Moment 5, original, sem problema nenhum. Então se fosse eu faria o que aqui menciono.

 

Eu coloquei o Windows 11 aqui apenas colocando meu SSD com ele já instalado. Pois antes eu tinha um AMD Athlon 3000G, totalmente compatível, que passei para minha esposa afim de substituir o AMD Athlon X3 de 2011 que ela utilizava. Lá eu tinha Windows 10 pro original instalado e veio a atualização para o Windows 11. Fiz ela e depois que peguei meu i5 de 4ª eu trouxe o SSD pra ele.  No AMD novo eu deixei o SSD com Windows 10 original que estava no AMD antigo,  poisminha esposa não se adaptou bem ao Windows 11. E nem precisei formatar pois reconheceu tudo e está funcionando muito bem, até o momento. Em ambos os PCs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Olá, obrigado pela resposta.

 

O real foco do computador seria para trabalhar (O que eu necessito apenas do firefox) e estudar (Eu utilizo linux na minha máquina antiga e pretendo continuar usando, estudo sobre infra, então conseguir rodar Máquinas Virtuais com um bom desempenho também seria útil embora não necessário).

 

Vejo que as duas respostas que eu tive nesse post tocaram na questão da fonte, eu comprei ela por R$240 tem alguns dias. A fonte genérica que eu usava no meu computador antigo acabou queimando, então providenciei uma fonte “um pouco melhor” —na minha cabeça—, para utilizar num computador futuro que eu fosse montar.

A fonte chegou ontem e eu instalei no computador, porém ele segue sem ligar. Acredito que possa ter sido algum curto na placa-mãe ou algo parecido. Por ter chegado ontem, eu ainda consigo devolvê-la, comprei pelo mercado livre, seria sábio fazer isso e guardar dinheiro para outra fonte?

 

Uma outra dúvida, caso eu decida optar por montar o setup de baixo custo com o I3 que eu já tenho e comprando uma placa-mãe LGA 1200, eu teria muitos problemas para realizar um upgrade no futuro?

 

(Deixo salvo que por usar linux meu interesse sempre foi montar um setup AMD, porém como já tenho esse I3, acredito que seria mais prático montar o setup utilizando ele, embora deseje investir em um setup melhor, tenho um certo limite que posso gastar no momento. Mas tenho medo de que isso me gere mais dores de cabeça no futuro).

 

obs: minha 750 TI é de 2GB e possuo também 2 SSDs da WD GREEN adquiridos recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Cybercountry disse:

Por ter chegado ontem, eu ainda consigo devolvê-la, comprei pelo mercado livre, seria sábio fazer isso e guardar dinheiro para outra fonte?

Sim estando dentro dos 7 dias após o recebimento, você pode devolver por arrependimento, basta entrar em contato com o Mercado Livre e enbalar a caixa de novo conforme os procedimentos do ML .

6 horas atrás, Cybercountry disse:

(Deixo salvo que por usar linux meu interesse sempre foi montar um setup AMD, porém como já tenho esse I3, acredito que seria mais prático montar o setup utilizando ele

Quanto ao SO os drivers para intel funcionam tão bem quanto para amd , então não há problemas quanto a isso. 

 

6 horas atrás, Cybercountry disse:

Uma outra dúvida, caso eu decida optar por montar o setup de baixo custo com o I3 que eu já tenho e comprando uma placa-mãe LGA 1200, eu teria muitos problemas para realizar um upgrade no futuro?

Sim você terá problemas pois é uma plataforma onde os upgrades são caros ex i7 11700kf ou i5 11600kf e o custo-benefício não é muito legal 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
9 horas atrás, Cybercountry disse:

O real foco do computador seria para trabalhar (O que eu necessito apenas do firefox) e estudar (Eu utilizo linux na minha máquina antiga e pretendo continuar usando, estudo sobre infra, então conseguir rodar Máquinas Virtuais com um bom desempenho também seria útil embora não necessário).

Nesse caso como o lieggio ponderou acima o seu i3 10100f será suficiente para esse uso durante alguns anos .

 

Porém não gaste muito dinheiro nessa plataforma se for montar use apenas o seu cpu que já possui , pois fazer upgrade na LGA 1200 não é um cenário positivo

 

Caso vá montar o i3 10100f

 

Uma recomendação de motherboard é a Msi B560M PRO-E 449

 

Use memórias de 3200MHZ , pois mesmo que o i3 10100f ofereça suporte a 2666MHz máximo, você pode seta-lo para uma frequência mais alta em oc .

 

Se já possui dois satas wd green pode usá-los e se achar necessário pode colocar um M.2 de 1tb depois .

 

Quanto a fonte ela alimenta todo o seu hardware , então não fique contando com a sorte , use uma de boa qualidade para evitar possíveis transtornos futuros 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Muito obrigado pelas respostas também. 

 

Optei por devolver a fonte, comprei ela pensando que valeria a pena gastar um pouco mais na fonte, porém acredito que não foi o caso dessa. 

 

Eu vou estar tentando levar meu PC antigo para algum técnico na região para ver se consigo dar um último suspiro a ele e utilizá-lo como um quebra-galho enquanto compro as peças para o novo setup.

 

Tenha uma dúvida sobre a placa-mãe, li em algum lugar que as iniciais B indicavam placas intermediárias e H indicavam placas de entrada. Você recomendou não gastar muito dinheiro nesse setup (LGA 1200), vale a pena pegar uma placa intermediária no lugar de uma de entrada levando em conta o ponto que você colocou? Dúvida legítima, desculpe se soar estranho. 

 

Tinha visto essa recomendação em outro post para usar com o I3100f

(“10400F + B460 (H410 se tiver passando aquela fome) + 2x8 2666MHz ou 3200MHZ + 1660S”)

 

Acredito que irei começar as compras pela placa-mãe, então vou analisar alguns modelos como essa B560 ou a H410. 

E depois irei focar em fontes, irei ver a KCAS que o lieggio citou.

E por fim as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Cybercountry disse:

Tenha uma dúvida sobre a placa-mãe, li em algum lugar que as iniciais B indicavam placas intermediárias e H indicavam placas de entrada. Você recomendou não gastar muito dinheiro nesse setup (LGA 1200), vale a pena pegar uma placa intermediária no lugar de uma de entrada levando em conta o ponto que você colocou? Dúvida legítima, desculpe se soar estranho

Amigo esse é o principal problema dessa plataforma e anteriores , baixa disponibilidade e alto preço .

A H410 que citou (use apenas ASUS , gigabyte e msi ) custa ~429

A B560 tem mais recursos do chipset e custa 449 a diferença é mínima

Logo investir na b560 é mais eficiente. 

17 minutos atrás, Cybercountry disse:

irei ver a KCAS que o lieggio citou.

Kcas é outra bombinha , e o @lieggiomesmo já disse em outras ocasiões que vai troca-la assim que possível .

 

22 minutos atrás, Cybercountry disse:

1660S

GTX 1060 6gb , GTX 1660 super , rx 580 8gb são bons exemplos de placas para casar com a sua config mas note que serão usadas não existe "novo" nesse caso

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cybercountry Vamos lá, se vais usar linux esse setup com esta GPU vai rodar muito bem. Quanto a uma distribuição eu te recomendaria o Wubuntu . Estou usando, está perfeito no meu notebook i3 3110m. A máquina roda tudo e a distro vem completa. Eu rodo, inclusive, e de forma fluída, um visualizador 3D da plataforma Second Life. Edito vídeo, escrevo matérias, sou jornalista. Então com este teu i3 de décima e essa GPU, vai rodar Linux muito bem.

 

Quanto a fonte, bem... poderia ser que essa fonte barata aguentasse. Afinal não vai fazer um uso intenso do computador. No máximo rodar uns sistemas pelo virtualbox. Sua GPU é low profile, ou seja tem baixo consumo. Mas, fez bem em devolvê-la e pegar uma fonte melhor. Reforço que nessa faixa de preço que você pagou na que devolveu, fontes realmente boas e que entregam o que dizem entregar, são modelos simples de no máximo 250w. Não espere que uma fonte, nova, muito barata vá realmente te entregar 500w reais. Muito menos ter, realmente, uma certificação. Para ter uma ideia estas duas que citei no meu post já não são lá grandes coisas. São boas, funcionam e aqui pra mim as duas estão dando conta do recado. Porém eu sei que em termos de qualidade e eficiência o melhor seria uma fonte mais "decente", o que obviamente não iria me custar 350 reais, muito menos 180 reais. Mas já são duas opções de bom custo-benefício no meu entender.

 

Quanto a placa-mãe não importa se é de entrada, intermediária ou top de linha. O que deve-se levar em conta, no meu entender, é marca. Pegue uma LGA 1200 da ASUS, ASRock, Gigabyte ou MSI. Não saia pegando essas "megtron" qualquer coisa tron, Star ou sei lá o que. Tem muita placa-mãe barata que nada mais são que produtos white label (rótulo branco), que varejistas pegam e colocam sua marca. Nada mais além disso. E geralmente são produtos de qualidades muito ruins. Eu mesmo aqui tenho um Ryzen 3 cujo a placa-mãe que veio nele é uma A320 sem marca que muito se assemelha ao mesmo modelo de A320 Biostar, que já não é lá grandes coisas. Está funcionando, mas é uma placa de qualidade bem duvidosa. Futuramente irei trocá-la por uma A320 da ASRock, que costumam ter um preço melhor. Mas reforço que nada que é minimamente bom vai ser barato. Então... Melhor gastar numa LGA 1200 de marca boa, mesmo sendo de entrada. Do que pegar, por exemplo, uma intermediária barata e de marca duvidosa. Fique ligado.

 

Quanto a upgrades a LGA 1200 vai aceitar upgrade de processador, ou seja poderá por ai um i5 ou um i7, por exemplo. O que te dará ainda mais desempenho. 

 

  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Qual placa-mãe e memória para um Core i3 10100F e GeForce GTX 750Ti?

@STAR ALPHA Olá,

 

Revivendo esse post aqui mais uma vez para fazer uma pergunta. 

 

Atualmente hoje, com os preços altos em muitos hardwares e com base no setup de baixo custo que pretendo montar, existe algum notebook que valeria mais a pena de pegar? 

 

Visto que o setup que pretendo montar também vai me deixar preso de certa forma na LGA 1200, eu estava pensando se valeria mais a pena pegar um notebook de até uns 2.300 ou se o melhor mesmo seria continuar no setup.

 

Agradeço mais uma vez. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/03/2024 às 00:30, Cybercountry disse:

Atualmente hoje, com os preços altos em muitos hardwares e com base no setup de baixo custo que pretendo montar, existe algum notebook que valeria mais a pena de pegar? 

Notebook tende a ser mais caro que desktop

Em 20/03/2024 às 00:30, Cybercountry disse:

 

Visto que o setup que pretendo montar também vai me deixar preso de certa forma na LGA 1200, eu estava pensando se valeria mais a pena pegar um notebook de até uns 2.300 ou se o melhor mesmo seria continuar no setup.

O melhor seria continuar no setup desktop além de mais em conta porque você já tem o cpu i3 10100f e a gpu GTX 750 ti 2gb e os ssds , você não irá precisar se preocupar com limite de ram suportado e bateria .

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Olá,

 

Agradeço novamente. 

 

Eu comecei a comprar algumas peças, realizei a compra hoje da placa-mãe (MSI B560M) como foi sugerido aqui. E também queria estar comprando a fonte. 

 

Estava pensando em pegar a Cooler Master MWE 450, porém olhando no site da Pichau, encontrei a Cooler Master MWE 550 por um preço mais baixo do que a 450. Não sei se a diferença entre elas duas vai apenas na questão da potência, gostaria de saber qual delas é mais recomendado estar comprando para esse setup. 

 

Agradeço mais uma vez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA , Olá novamente.

 

Queria começar agradecendo novamente pelas respostas e dicas. Estou quase terminando de comprar todas as peças do setup porém surgiu uma outra dúvida no momento.

 

Mantive como base sua primeira recomendação para comprar as peças do setup e no momento já possuo:

- placa-mãe MSI B560M

- Fonte Cooler Master MWE 450 ACAAB-WO

- Gabinete AIGO A290 MESH

- Comprei um cabo de força reserva e o Pwm splitter 1—4 para as fans

(E estou com o I3, 750TI e os SSDs) 

 

No momento estou para comprar o cooler para o processador e a memória. Porém estou com dúvidas se devo comprar o Ag 400 rainbow como você indicou ou se compro apenas um cooler box no momento e a memória para já finalizar o setup. 

 

Caso eu escolha pegar o Ag 400, eu teria que esperar mais um pouco até realizar a compra dele, já no caso do cooler box eu poderia comprar ele e a memória. Não tenho muita noção da temperatura desse I3 e se, investir em um bom cooler é de suma importância para ele e também tenho em mente a questão de gastar pouco com esse setup.

 

Bom, de qualquer forma essa é minha dúvida e agradeço desde já qualquer resposta. Com um ou outro vou estar finalizando o setup, as peças que já comprei chegaram ontem, porém com alguma diferença de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Cybercountry disse:

Não tenho muita noção da temperatura desse I3 e se, investir em um bom cooler é de suma importância para ele e também tenho em mente a questão de gastar pouco com esse setup.

Para o i3 10100f o cooler box é suficiente , mesmo se você realizar testes de stress como cinebench por exemplo ele ficaria próximo de 80° graus , para jogos e trabalhos leves a temperatura será ainda menor , a questão é que o cooler box oferece um certo nível de ruído/barulho que pode incomodar pessoas que buscam um ambiente silencioso 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, Cybercountry disse:

Estou verificando o Air Cooler Z2 Rise Mode, percebi que ele contém algumas iniciais no final, devo evitar algum tipo desses air cooler ou esse em questão seria o suficiente? 

 As iniciais são apenas a referência de modelo ele também serve para resfriar o seu i3 10100f , outro interessante seria o RiseMode Z3 por 49 que possui 4 heatpipes de cobre

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Verifiquei tanto o Z2 quanto esse Z3 e estou inclinado a pegar o Z3, porém li alguns relatos de pessoas que tiveram problemas para encaixar esse air cooler em placas-mãe B550, mesmo não sendo minha placa-mãe estou preocupado que talvez esse air cooler encaixado por cima não encaixe corretamente ou pegue na entrada do NVMe ou com a GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Cybercountry disse:

porém li alguns relatos de pessoas que tiveram problemas para encaixar esse air cooler em placas-mãe B550, mesmo não sendo minha placa-mãe estou preocupado que talvez esse air cooler encaixado por cima não encaixe corretamente ou pegue na entrada do NVMe ou com a GPU.

Como pode ver no vídeo acima ele não pega na entrada do NVMe , apenas fica bem próximo da gpu , a fixação dele é aquele padrão de travas por mola mas acredito que encaixe corretamente. 

 

Alternativamente você pode pegar o ag 400 que tem um design mais compacto e fixação por parafuso 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Cybercountry disse:

Optei pelo rise mode Z3 por enquanto, realizei o pedido dele e da memória, XPG GAMMIX 8GB 3200MHZ.

 

Espero que encaixe corretamente e futuramente posso pegar o AG400 junto com outro pente de memória.

 

Agradeço por todas as respostas!

Parabéns pela aquisição será uma excelente configuração para o seu uso 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!