Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3 em 1 CCE SHC-5500 M com chiado em um dos canais


Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde a todos!
Estou trabalhando com um 3 em 1 CCE do modelo descrito no título. Eu fiz a troca de alguns capacitores problemáticos, mas o aparelho continua apresentando ruído no canal esquerdo.
O ruído em questão é tipo um chiado, mas que varia de maneira aleatória, dá estalos mais fortes e mais fracos, tem hora que fica extremamente alto e tem hora que quase não se escuta. É mais forte no "phono" do que nas outras funções.
Identifiquei capacitores com mais de 2% de perda que já troquei, e troquei outros por desencargo de consciência.
Também deveria haver um diodo zener na base do Q202 (conforme esquema anexado), mas no lugar tinha algo que ao menos para mim era um resistor muito alterado. (Um amigo da mesma área disse que existiam diodos zener antigos que pareciam resistores, mas medindo com multímetro ele se comportava como um resistor e não como um diodo).
Notei que cada vez que o chiado dá aquelas aumentadas, a tensão de 30V varia no osciloscópio.

Alguém sabe o que pode ser isso?
@BCP

cceshc-5500seriedschematic.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Sim alguns aparelhos antigos tinha tinha uns zener o que o aspecto fisico era de um resistor,você também trocou os 2 capacitores de filtro da fonte c240 e c234 ? e dá uma olhada nos diodos d207 d205 d 206 e d204 eles são bastantes criticos,saida de som pode ocasionar isso nesse seu aparelho usa um ci pra cada canal como fala no esquema ? Se positivo inverte passa o ci do canal esquerdo pro direito e do direito pro esquerdo se o problema passar pro canal direito é a saida de aúdio com defeito.

PS:Tem alguns aparelhos que bagunça a cabeça da gente mesmo tipo na serigrafia da placa marca um componente tipo um diodo zener ai está lá um resistor ai no esquema fala que é zener bagunça mesmo kkk,mas está ás faixas desse resistor q está soldado no lugar onde fala que é zener você viu ás cores do resistor sei lá na internet ou no app viu valor ? a leitura do multimetro deu o valor da resitencia no valor exato ou próximo na duvida dessolda uns dos lados do diodo e coloca o multimetro na escala de diodo se for digital ou na escala de x1 se for analógico tem que conduzir em um lado se conduzir somente um lado é um diodo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan Costha Troquei os dois capacitores C247 e C239, mas os dois que citaste eu troquei só um deles, o outro eu não troquei porque eu não tinha mais desse valor, mas eu medi e tava bom (e também que é Siemens). Se for ele, será que se eu inverter os dois dá alguma diferença?
 

20 horas atrás, Luan Costha disse:

dá uma olhada nos diodos d207 d205 d 206 e d204

Vou dar uma olhada neles, obrigado!
 

 

20 horas atrás, Luan Costha disse:

nesse seu aparelho usa um ci pra cada canal como fala no esquema ?

Sim.

20 horas atrás, Luan Costha disse:

Se positivo inverte passa o ci do canal esquerdo pro direito e do direito pro esquerdo se o problema passar pro canal direito é a saida de aúdio com defeito.

Pensei nisso, mas medindo com osciloscópio o ruído vem desde o pré.

 

20 horas atrás, Luan Costha disse:

PS:Tem alguns aparelhos que bagunça a cabeça da gente mesmo tipo na serigrafia da placa marca um componente tipo um diodo zener ai está lá um resistor ai no esquema fala que é zener bagunça mesmo kkk,

kkk mas eu troquei por um resistor do mesmo código de cor e matou a tensão, e pela lógica do circuito era pra ser um zener mesmo.

 

20 horas atrás, Luan Costha disse:

mas está ás faixas desse resistor q está soldado no lugar onde fala que é zener você viu ás cores do resistor sei lá na internet ou no app viu valor ? a leitura do multimetro deu o valor da resitencia no valor exato ou próximo

Sim, senão me engano tava com o código de resistor de 470 ohms, troquei por um resistor desse valor e matou a tensão. (O suposto zener/resistor tava medindo como um resistor quase aberto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Coloca um zener de 27 v pra ver no que dá,no esquema fala que é 1N971=zener de 27v,se não conseguir achar um de 27 pode colocar de 30v ou pega um resistor de 22v e ligar em série com um zener de 5v6,fora isso que pode ocasionar é ci do pré,chaves de funções e potênciometros de volume e balanço essas são ás ultimas dicas que tenho pra dar amigo porque dai só eu olhando pessoalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan Costha Descobri que o ruído vem do potenciômetro de graves. Resoldei e o ruído diminuiu e se tornou mais raro. Teve um momento que o ruído voltou, mas assim que prendi o terra do osciloscópio no terra do aparelho, o ruído desapareceu.
Fiz um aterramento no potenciômetro do grave e o ruído dessa vez demorou MUITO pra aparecer, mas ainda aparece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim

Em 14/03/2024 às 13:03, Luan Costha disse:

@Ferox Graxaim Coloca um zener de 27 v pra ver no que dá,no esquema fala que é 1N971=zener de 27v,se não conseguir achar um de 27 pode colocar de 30v ou pega um resistor de 22v e ligar em série com um zener de 5v6,fora isso que pode ocasionar é ci do pré,chaves de funções e potênciometros de volume e balanço essas são ás ultimas dicas que tenho pra dar amigo porque dai só eu olhando pessoalmente.

Faça o que eu falei e veja no que dá,fora isso confere o potenciômetro do grave dessolda e veja a resistência dele e confere os componentes ligados próximo ao potenciômetro do grave

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!