Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Blindagem ainda com ruído, o que posso fazer?


Posts recomendados

Fiz a blindagem da minha guitarra com fita de cobre ela toda, passei fica por toda a cavidade dos captadores, escudo e captadores (stratocaster) mas quando ligo fica com ruído do mesmo jeito e toda vez que encosto da canoa, na ponte ou nos potenciômetros faz um estalinho e o ruído continua por mais que estava beeeeem mais baixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez tive problema com cabo de blindagem dupla, uma feita por uma malha e outra por uma capa de plástico metalizado. Troquei esse cabo por um cabo de blindagem simples, apenas a malha, cuidei de aterrar essa malha nas duas pontas do cabo e ficou resolvido. A explicação que me foi dada à época, por um conhecido que tinha experiência, é que as duas blindagens em paralelo uma com a outra, como eram de materiais diferentes, acabavam por criar uma capacitância entre elas, algo a ver com "ground loop"...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E também precisa se certificar de que aquela forração de cobre também está ligada ao terra. Se esse cobre todo não estiver aterrado, cada pedaço da fita de cobre em contato com os outros pedaços, o efeito vai ser justamente o contrário, vai produzir ruído. Essa fita não tem nenhum tipo de verniz sobre o cobre?

 

Agora, principalmente quando é sinal de áudio, o pessoal costuma usar o aterramento no modo "estrela" ("star ground"), para evitar o retorno de terra ("ground loop"). Uns dizem que ground loop é mito mas sei lá... por via das dúvidas, sempre que dá faço assim.

 

Assim, por exemplo, o cabo que conecta o corpo de um potenciômetro não passa pelo corpo de outro potenciômetro antes de chegar no ponto único de aterramento. Cada componente - captador, potenciômetro, tem seu terra próprio e só se juntam no final, na hora de soldar no jack...

 

Cada captador e cada pot com seu terra e todos se encontram no final. Só está desenhado aí o terra, as malhas externa dos dos cabos. O cabinho interno ao cabo blindado está omitido pro esquema ficar mais simples.

k6qd4Np.gif

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Pedroga disse:

@rmlazzari58 mas a blindagem esta em contato direto com os componentes

Será que não é isso que está causando o ruído?

Uma superfície metálica sem aterramento é uma antena...

 

Veja... vamos fazer uma anatomia de cabos blindados, começando pela camada externa:

1 - Camada externa de borracha

2 - Blindagem com plástico metalizado

3 - Blindagem com malha de cobre

4 - Cabo(s) por onde trafega o sinal (no seu caso, apenas um cabo).

 

A camada 2 tem sua serventia quando o cabo é longo, sei lá... 20, 30 metros ou mais, e quando mais de um cabo passam num mesmo "conduíte", digamos... quando ficam perto uns dos outros. Mas para cabos curtos, como os internos de sua guitarra, não apenas não servem como podem captar ruídos. Para cabos curtos, bastam as camadas 1, 3 e 4.

 

No vídeo que postei ali em cima era exatamente esse problema: a malha do cabo blindado estava aterrada. Mas por cima da malha havia uma blindagem de plástico metalizado. Como essa blindagem não estava aterrada (e nem dava para aterrar, o plástico e o metal eram praticamente inseparáveis), se não me engano aparecia uma "capacitância" entre a malha e essa blindagem. Foi só trocar esse cabo blindado por um outro, sem a membrana plástica metalizada, que o ruído sumiu completamente.

 

Se você não puder ou não quiser aterrar a blindagem que fez com membrana cobreada, quem sabe se você tirá-la o problema não melhora?

 

E idealmente fazer como disse o @Renato.88 blindagem simples, uma capa de borracha (camada 1), uma malha de cobre por fora (camada 3) e um cabo para o sinal por dentro (camada 4), aterrando essa malha como eu disse, em estrela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!