Ir ao conteúdo

PC Travando e reiniciando sozinho mesmo trocando memória ram

Ir à solução Resolvido por Bryan Liaris,

Posts recomendados

Postado

Opa galera, tudo certo? então a um tempo atrás tinha aberto dois tópico relacionado ao pc travando e reiniciando sozinho. vou deixar aqui em baixo para entenderem 

Então, eu comprei essa memória para testar: Memória DDR4 Geil Orion RGB, 8GB, 3200MHz, Gray, GAOSG48GB3200C22SC

Chegou hoje, então eu coloquei ela e formatei o Windows para fazer um teste mais preciso, mas mesmo assim continuou o problema. Agora as únicas peças que falta testar é o processador, placa-mãe e a fonte. não acho que seja a fonte, porque as telas azul sempre aponta pra algo relacionado a memória. 

Então como deu o problema mesmo com a memória nova, resolvi colocar as duas memórias juntas. mas quando faço isso o pc simplesmente nem inicia o windows e ja da tela azul. tentei formata pelo pendrive bootavel e também da tela azul.

Acredito agora que seja a placa-mãe com problema. tudo está na garantia, mas não sei se vou conseguir acionar porque não gravei abrindo a encomenda.

Então gostaria de saber se vocês possam ter alguma ideia do que pode ser? Agradeço desde já.

Postado

@Bryan Liaris Não precisa necessariamente gravar abrindo o produto para acionar garantia, tem produtos com 3 anos de garantia, vai deixar um Vídeo 2 anos salvo no celular caso de um problema lá na frente ?? não precisa disso.  

Tente gravar o problema em si, seja no hardware ou software, mas se não for memória eu acredito que possa ser a fonte embora duvido um pouco. caso não tenha feito vale a tentativa de tirar o Pc da tomada e retirar a pilha da placa-mãe, aguarde uns minutos, vai resetar as configurações dela. 

Postado

@Kevin Aguiar Então, vou ver se aciono a garantia. também já fiz isso de tirar a pilha.

Vou fazer um ultimo teste tirando o pc da gabinete e deixando na mesa pra testar. porque isso começou a acontecer depois que eu coloquei a placa de Vídeo e uma gabinete nova, a placa não é então vai saber se n é a gabinete, estou ficando doido com isso já kkkk. 

Mas to sentido que o slots da memória da prlaca mãe que ta com problema. É normal dar muito problema em memória de marcas diferente? porque tenho a memória da fury beast 8gb 3200mhz, e comprei essa que falei acima. uma é cl16 e a outra é cl22.

Postado

@Bryan Liaris Problema usar memórias diferentes ? não que eu saiba, eu mesmo tenho uma Asgard de 8gb 3200 cl 18 e outra Kllisre 16gb também 3200 cl 22. uso as duas em dual channel tranquilo até o momento. Se trocou as memórias e não resolveu sobra a placa-mãe e a fonte. antes de acionar garantia tente pegar uma fonte emprestada para fazer testes. em ultimo caso acione a garantia da placa-mãe mas fique ciente que vai ficar um bom tempo sem pc. 

Postado

@Kevin Aguiar quando coloco minhas duas memórias o windows nem inicia e já da tela azul, por isso acho q pode ser os slots da placa-mãe.

Vou ver se arranjo uma outra fonte pra testar, acredito que não seja ela, mas é bom testar pra garantir.

Postado

@Kevin Aguiar Beleza, vou acionar. Bem provável vai demorar bastante, por isso estou pensando em compra outra placa-mãe. Tem alguma para recomendar? Estava vendo a placa-mãe ASRock B450M Steel Legend pra pegar

E muito obrigado pela ajuda.

• 2 meses depois...
Postado

Continuando para ter certeza se é o processador mesmo que está com problema.

Um tempinho atras abri uns topicos de que meu computador estava travando e reiniciando sozinho, e as vezes dando tela azul.

vou deixar o ultimo topico aqui para resumir melhor:

Então, com base nos topicos um amigo falou que era a placa-mãe que estava com problema, pois já havia feito quase todos os testes possiveis, so faltava testar outra placa-mãe e o processador.

E sempre achei muito difícil um processador dar problema, então pensei também que era a placa-mãe. Então, demorei um pouco mais comprei uma msi a520m-a pro, que é simples mas funcionaria normalmente com esse processador.

Ela chegou quarte e coloquei todas as peças pra testar, e mesmo com a placa-mãe diferente ela ainda da os mesmo problema que estou tendo com a outra. Como por exemplo se eu colocar 2 pente de memória RAM e tentar instalar o windows pelo pendrive bootavel ele simplesmente reinicia sozinho, so consigo instalar com 1 pente de memória. 

Mas so que nessa placa-mãe as telas azuis acontecem bem mais rápido que na minha placa antiga e com  os mesmo erros.

E as vezes quando ligo o pc aparece um quadrado e varios chuvisco rapidamente e some, mas ai entra na BIOS normal. vou deixar as imagem abaixo.

Então, gostaria de saber se é quase 100% o processador ou ainda pode ser outra coisa.

Imagem do WhatsApp de 2024-06-07 à(s) 10.00.35_5ff35b47.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-06-07 à(s) 10.00.35_8b0a1ef1.jpg

Postado
11 minutos atrás, Swalls disse:

na BIOS, faça downgrade da ram para 2400mhz e veja se o problema continua.

As memórias já estão em 2400mhz. Elas fica assim por padrão já.

• Membro VIP
Postado

@Bryan Liaris Dia

Não tem necessidade de abrir três tópicos diferentes para falar do mesmo problma.

Existe uma versão mais atual da BIOS dessa placa-mãe.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/A520M-K-V2-rev-10/support#support-dl-BIOS

Sua configuração é esse:

Citação

Minhas config são:

Ryzen 5 4500

placa-mãe é uma A520M K V2 BIOS F1

8gb Ram 3200mhz Kingston Fury Beast

RX 580 4gb xfx

Fonte MSI MAG A650BN

No primeiro tópico que você criou, você falou que esse problema aconteceu quando você comprou essa placa de vídeo RX 580.

Esse modelo de placa de vídeo já tem a um bom tempo no mercado, então provavelmente quando você espetou ela no PC ela pode ter levado alguma sujeira dentro do slot PCI-E da placa de vídeo e está gerando essa confusão.

E vi no seu primeiro tópico que mesmo você trocando de placa de vídeo o problema persiste, está acontecendo isso porque provavelmente essa sujeira ficou preso dentro do slot PCI-E.

Compre limpa contato e jogue sem dó dentro do slot PCI-E da placa de vídeo e depois pegue uma borracha e limpe a placa de vídeo igual  imagem e passe também o limpa contato para retirar qualquer marca de borracha.

naoliga_07.jpg

22233.png

Se não der certo então o problema pode estar vindo do processador, já que o primeiro slot PCI-E 16x da placa de vídeo está ligado diretamente no processador.

Ao fazer a limpeza do pinos do processador ao remover o cooler, nunca remova o cooler seja qual for puxando ele para cima de uma vez só porque corre o risco do processador sair junto com o cooler.

Se tiver usando o cooler original da AMD, solte os parafusos e gire o cooler de um lado para o outro para ir soltando o cooler do processador.

Se o PC estiver sobre uma mesa, faça essa limpeza sentado na cadeira e se possível faça com o processador apoiado na mesa para evitar acidentes caso o processador escape da mão.

naoliga_11.jpg

Agora espirre limpa conato dentro do soquete do processador e fique tranquilo pois esse procedimento não estraga nada se for bem feito.

Caso se forme alguma poça do líquido espere o mesmo secar antes de ligar o PC.

maxresdefault.jpg

Caso não resolva faça limpeza na memória da mesma forma.

naoliga_05.jpg

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Swalls disse:

@Bryan Liaris no modo de segurança isso ocorre?

@Swalls Na placa-mãe antiga ocorria, mas demorava bem mais. já essa nova não estou conseguindo nem fazer as config iniciais sem dar tela azul.

@Edvaldo J. Frederico Então, acabei criando topicos separados por ser peças diferentes que estava testando, perdão. Mas já fiz praticamente tudo isso que você recomendou, já limpei o pci, sempre tiro o cooler girando pro um lado e pro outro porque ja conhecia o problema dele grudar. inclusive limpei o processador antes de colocar na placa nova. e das memórias já fiz também. Acredito q sera realmente o processador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, Swalls disse:

@Edvaldo J. Frederico Boa tarde edvaldo, porque está recomendando limpa contato no lugar do álcool isopropilico?

Boa tarde 

Porque o limpa contato é espirrado com bastante pressão que ajuda na limpeza sem necessidade de esfregar, ao contrário do álcool que sai pela ação da gravidade.

Você pode até apertar o garrafa de álcool só que o gasto será maior, e o bico da garrafa não tem a mesma precisão do caninho da lata do limpa contato.

E não é qualquer área que da para esfregar com um escova e álcool isopropílico.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E não é qualquer área que da para esfregar com um escova é álcool isopropílico.

Qual área especifica seria essa? Já fiz limpeza de praticamente toda área da placa-mãe com isopropilico. 😶

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Swalls disse:

Qual área especifica seria essa? Já fiz limpeza de praticamente toda área da placa-mãe com isopropilico. 😶

Exemplo o próprio slot PCI ou os buraquinho do soquete do processador.

Um exemplo em que o limpa contato ajuda muito se por exemplo você derrubar pasta térmica dentro do soquete do processador.

Pode usar limpa contato porque ele é feito para esse tipo de coisa e ele evapora muito rápido. 🙂

Não querendo dizer que o álcool isopropílico não ajuda, só que na falta desse produto você precisa ter alguma outra alternativa.

maxresdefault.jpg

• Curtir 1
Postado

@Kevin Aguiar pior que eu passei por isso, toda vez que jogava o PC reiniciava e travava, só voltava depois de um tempo. Troquei a fonte e o problema continuou, desinstalei os drives da placa de vídeo instalei o mais antigo e o PC está há 3 dias sem problema! 

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Boa noite galera, só gostaria de avisar que o problema era o processador mesmo. Ontem comprei um Ryzen 5 1500x usado para testar e pc está funcionando normalmente até o monento, estou utilizando as duas memórias em 3200mhz. Vou ver se aciono a garantia do processador. Agradeço a todos pela ajuda.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Bryan Liaris Boa noite

Que bom que conseguiu resolver.

Processador é algo muito difícil de dar problema, mais infelizmente pode acontecer.

Já peguei uma vez um processador que dava vídeo porém não aceitava nem um sistema operacional.

Quando você tentava instalar um sistema operacional seja Linux ou windows ele travava ou dava tela azul.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...