Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É normal um Core i7 4770 sem placa de vídeo chegar há 77° em gta V?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

tenho um i7 4770 sem placa de vídeo, 16 gb ram, 490 gb SSD, queria saber se com essas configurações é normal o jogo rodar a 77°, e quando tem micro travamentos ele sobe entre 79° e 85°, mas depois estabiliza entre 70° e 76°, meu processador esta funcionando bem?

 

detalhe que tenho um cooler box, e que durante o jogo (gta v) a gpu fica há 98% de uso e a cpu há uns 70%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@titãmax A intel especifica um limite de 72°C no IHS do CPU, o que provavelmente indica que seu processador esta sobreaquecendo e dando throttling térmico, que é quando o CPU baixa o clock na marra pra tentar baixar a temperatura, e isso pode estar por trás dos travamentos.

 

tenta tirar a tampa do gabinete e ver como anda de pó o cooler do processador, se não tiver pasta térmica pra trocar, passe ao menos um pincel pra tirar o groso do pó e vê se a temperatura melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, F4b10 disse:

A intel especifica um limite de 72°C no IHS do CPU,

A temperatura de 72ºC que a Intel especifica é a temperatura do case, ela é uns 20-25ºC mais baixa que a temperatura medida pelos sensores internos do processador, que é a temperatura que o usuário está vendo.

 

57 minutos atrás, titãmax disse:

tenho um i7 4770 sem placa de vídeo, 16 gb ram, 490 gb SSD, queria saber se com essas configurações é normal o jogo rodar a 77°, e quando tem micro travamentos ele sobe entre 79° e 85°, mas depois estabiliza entre 70° e 76°, meu processador esta funcionando bem?

 

detalhe que tenho um cooler box, e que durante o jogo (gta v) a gpu fica há 98% de uso e a cpu há uns 70%

Mas se você está conseguindo rodar GTA V num gráfico integrado Intel HD 4600 você é um guerreiro mesmo. Essas temperaturas estão OK, considerando que você está usando cooler box, e você não pode querer exigir estabilidade alguma rodando o game com gráfico integrado. Só pra deixar claro que essas GPUs antigas da Intel tem péssimos drivers gráficos, além de não terem desempenho estável, elas também forçam um overhead de CPU bem maior do que você teria com uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou AMD, ou seja, o uso de CPU fica mais alto que o normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A temperatura de 72ºC que a Intel especifica é a temperatura do case, ela é uns 20-25ºC mais baixa que a temperatura medida pelos sensores internos do processador, que é a temperatura que o usuário está vendo.

 

Mas se você está conseguindo rodar GTA V num gráfico integrado Intel HD 4600 você é um guerreiro mesmo. Essas temperaturas estão OK, considerando que você está usando cooler box, e você não pode querer exigir estabilidade alguma rodando o game com gráfico integrado. Só pra deixar claro que essas GPUs antigas da Intel tem péssimos drivers gráficos, além de não terem desempenho estável, elas também forçam um overhead de CPU bem maior do que você teria com uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou AMD, ou seja, o uso de CPU fica mais alto que o normal.

compreendo, tanto é que estou a pouco tempo de comprar uma placa de vídeo para ele, so queria saber mesmo se o aquecimento do processador é normal, mas pelo que descreveu parece que é normal, e mesmo com os gráficos integrados ele roda a 40 fps kkkk 1360x768, claro que em certos locais e missões cai pra 30 fps, como você falou, não da pra exigir estabilidade de um gráfico integrado, muito obrigado pela resposta!

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A temperatura de 72ºC que a Intel especifica é a temperatura do case, ela é uns 20-25ºC mais baixa que a temperatura medida pelos sensores internos do processador, que é a temperatura que o usuário está vendo.

 

Mas se você está conseguindo rodar GTA V num gráfico integrado Intel HD 4600 você é um guerreiro mesmo. Essas temperaturas estão OK, considerando que você está usando cooler box, e você não pode querer exigir estabilidade alguma rodando o game com gráfico integrado. Só pra deixar claro que essas GPUs antigas da Intel tem péssimos drivers gráficos, além de não terem desempenho estável, elas também forçam um overhead de CPU bem maior do que você teria com uma placa de vídeo dedicada da NVIDIA ou AMD, ou seja, o uso de CPU fica mais alto que o normal.

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A temperatura de 72ºC que a Intel especifica é a temperatura do case, ela é uns 20-25ºC mais baixa que a temperatura medida pelos sensores internos do processador, que é a temperatura que o usuário está vendo.

quer dizer que se o processador está medindo 85 pelo programa, ele realmente está a uns 70-65°? isso quer dizer que não prejudica jogar nessa temperatura, e que ainda estou dentro da especificação maxima dada pela marca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
47 minutos atrás, titãmax disse:

quer dizer que se o processador está medindo 85 pelo programa, ele realmente está a uns 70-65°? isso quer dizer que não prejudica jogar nessa temperatura, e que ainda estou dentro da especificação maxima dada pela marca?

Não, são medições diferentes. Eu não sei porque a Intel se refere a essa temperatura do case, sendo que a temperatura interna do núcleo que importa mais e é ela que é mostrada pelos programas de medição. O seu computador geralmente desliga automaticamente quando você atinge a temperatura interna por volta de 95ºC, acima disso seu processador corre o risco de sofrer danos irreversíveis. Quando você tiver com esses 95ºC internamente, é quando case dele vai estar uns 70-75ºC. Claro que é muito mais seguro você manter seu processador muito abaixo desses 95ºC, de preferência abaixo de 85ºC. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não, são medições diferentes. Eu não sei porque a Intel se refere a essa temperatura do case, sendo que a temperatura interna do núcleo que importa mais e é ela que é mostrada pelos programas de medição. O seu computador geralmente desliga automaticamente quando você atinge a temperatura interna por volta de 95ºC, acima disso seu processador corre o risco de sofrer danos irreversíveis. Quando você tiver com esses 95ºC internamente, é quando case dele vai estar uns 70-75ºC. Claro que é muito mais seguro você manter seu processador muito abaixo desses 95ºC, de preferência abaixo de 85ºC. 

 

 

há entendi, obrigado pela explicação camarada, boa noite, acho que minhas dúvidas ja foram sanadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um i5-4460 que tinha 84W de TDP e em dias mais quentes ele chegava a 77ºC a 100% de uso com o cooler box, se colocasse o vídeo integrado pra fritar junto a temperatura chegava nos 80ºC, porém nunca tive problemas de thermal throttling, usei assim por 6 anos (sempre usei com placa de vídeo dedicada também), acabei trocando o cooler box porque estava achando ele meio barulhento já que conforme o CPU foi ficando defasado tanto os jogos quanto o Windows e os navegadores passaram a exigir bem mais do processador, fazendo o cooler disparar e fazer barulho toda hora...

 

Pelo que me lembro, acima de 80ºC ele começa a dar thermal throttling e a partir de 85ºC a frequência do CPU cai pra menos de 2000MHz e antes de chegar em 90ºC ele trava em 800MHz que é a frequência mínima. Também tenho um Xeon E3-1271-v3 que é o equivalente do i7-4770k e tem 80W de TDP, porém quando eu comprei o Xeon eu já tinha comprado um cooler torre que estava usando no antigo i5 (um Cooler Master H410R com 4 heat pipes) e com esse cooler tanto o i5 quanto o Xeon não passa de 65ºC rodando teste de estresse e usando uma pasta térmica "Rise Cold" da Risemode que já tenho há vários anos (evite usar aquelas pastas térmicas brancas baratinhas em CPUs com TDP acima de 65W)...

 

O coolerbox da intel que veio no meu i5 é muito ruim, apesar dele ter base de cobre ele não tem quase nada de alumínio pra fazer a dissipação de calor e o espaço que tem por cima da base de cobre é todo ôco, eu achava que tinha alumínio maciço por cima da base de cobre, mas não tinha, é tudo ôco... Enfim, recomendo comprar um cooler tipo torre, pegue um que já tenha compatibilidade com os sockets mais novos da Intel e AMD além do seu antigo 1150 que aí você poderá usar ele quando migrar para uma plataforma mais recente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu i5 3470 não chegava a esquentar tanto, mas ele tinha um TDP um pouco menor de 77W, e o consumo que marcava via software era até bem menor que isso, não sei se a medição era precisa. O máximo que vi no cooler box foi 75ºC, isso numa tarde bem quente e em estresse máximo (renderizando no Blender). Pouco antes de pegar meu Ryzen 5 3600, já estava planejando esse upgrade, eu comprei o cooler Gammaxx 400 V2, e usei por um tempo com o i5, não vi o processador passar de 55ºC em momento algum depois disso. Até aqueles coolers de 80mm ou 90mm do tipo torre fazem grande diferença nas temperaturas em relação ao cooler box da Intel que sempre foi criticado por ser ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para É normal um Core i7 4770 sem placa de vídeo chegar há 77° em gta V?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!