Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu devo usar 4 Pentes ou 2 Pentes?
Num Ryzen 9 5950x com uma ASUS tuf gaming x570 poderia usar 4 pentes de memória ram sem perder desempenho?

Postado
5 minutos atrás, Nisky disse:

Num Ryzen 9 5950x com uma ASUS tuf gaming x570 poderia usar 4 pentes de memória RAM sem perder desempenho?

Mas.. pra que mesmo que você usa esse PC? E você já tem, ou ainda vai comprar?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@NiskyTarde

Se você manter a mesma frequência por exemplo 2667Mhz, seja 4 ou 2 pentes terão o mesmo desempenho, porém o problema começará quando você tentar aumentar essa frequência, por exemplo 3200Mhz.

Toda memória consegui subir a mais do que ele consegui operar, porém usando 2 pentes na maioria das vezes você consegui ir mais longe do que 4 pentes.

Se você for montar o PC do zero convém  usar dois pentes, agora se você já tem as memória é que usar quatro pentes, não tem problema, porém fique ciente que você não conseguirá ira tão longe.

qu0tkazhq0x81.png

• Curtir 3
  • KairanD alterou o título para Devo usar dois ou quatro pentes de RAM com o Ryzen 9 5950X?
Postado
4 horas atrás, Imakuni disse:

Mas.. pra que mesmo que você usa esse PC? E você já tem, ou ainda vai comprar?

Eu já tenho o pc so iria fazer o upgrade do processador e upgrade das memória e queria utilizar 4 pentes para ter mais memória.

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Nisky disse:

Eu já tenho o pc so iria fazer o upgrade do processador e upgrade das memória e queria utilizar 4 pentes para ter mais memória.

Qual modelo da memória RAM e as qual frequência pretende colocar.

E quando for comprar compre o mesmo modelo.

Aqui uso 4 pentes de 8gb DDR 4 3600 da Kingston que está rodando em 3900Mhz.

Postado
2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Qual modelo da memória RAM e as qual frequência pretende colocar.

E quando for comprar compre o mesmo modelo.

Aqui uso 4 pentes de 8gb DDR 4 3600 da Kingston que está rodando em 3900Mhz.

Eu ainda estou escolhendo entre dois modelos que seria a Kingston Fury Beast 3200Mhz DDR4 ou Corsair Vengeance RT DDR4 3600Mhz.

Postado
21 horas atrás, Nisky disse:

Num Ryzen 9 5950x com uma ASUS tuf gaming x570 poderia usar 4 pentes de memória RAM sem perder desempenho?

Não necessariamente. Se todas as quatro memórias RAM são da mesma marca e modelo, e têm a mesma frequência de 3200MHz, então elas devem funcionar bem juntas e não haverá uma perda significativa de desempenho.

No entanto, é importante garantir que sua placa-mãe suporte a quantidade total de RAM que você está instalando e que ela seja configurada corretamente para aproveitar todo o potencial das memórias. Além disso, certifique-se de que o sistema operacional reconheça e utilize toda a capacidade de RAM instalada.

Em resumo, desde que as memórias sejam compatíveis e configuradas corretamente, não deve haver perda de desempenho e você deve ser capaz de desfrutar dos benefícios de ter mais RAM instalada.

Postado
Em 04/05/2024 às 08:22, Nisky disse:

Eu ainda estou escolhendo entre dois modelos que seria a Kingston Fury Beast 3200Mhz DDR4 ou Corsair Vengeance RT DDR4 3600Mhz.

Pelo que entendi você não vai aproveitar sua RAM atual, correto? Sendo assim, não existe motivo (nem vantagem) em comprar 4 pentes novos.
Compre apenas 2 pentes e era isso. Assim vai evitar possíveis dores de cabeça e ainda terá a possibilidade de poder aumentar a RAM no futuro caso precise.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Eu tenho 4 pentes de memória que seriam os 4x8(32gb) com 2666mhz so que eu não vou mais usar esses pentes pois queria colocar mais memória com uma frequência maior que seria os modelos 

Kit de memória VENGEANCE® RGB RT 128 GB (4 x 32 GB) DDR4 DRAM 3600 MHz C18
ou
memória RAM Kingston Fury Beast, RGB, 128GB (4x32GB), 3200MHz, DDR4, CL16

ai estou em duvida qual pegar, eu gosto da Corsair mas não sei se ela seria compatível.

• Solução
Postado
8 horas atrás, Nisky disse:

Eu tenho 4 pentes de memória que seriam os 4x8(32gb) com 2666mhz so que eu não vou mais usar esses pentes pois queria colocar mais memória com uma frequência maior que seria os modelos 

Kit de memória VENGEANCE® RGB RT 128 GB (4 x 32 GB) DDR4 DRAM 3600 MHz C18
ou
memória RAM Kingston Fury Beast, RGB, 128GB (4x32GB), 3200MHz, DDR4, CL16

ai estou em duvida qual pegar, eu gosto da Corsair mas não sei se ela seria compatível.

Teoricamente as duas seriam compatíveis. Só tenha em mente que provavelmente você não conseguirá rodar a 3600mhz 4x32gb, terá que baixar o clock p/ 3200mhz. Só procurar pela net, inúmeros casos. 

Obs. Vale a pena investir 128Gb em DDR4 nos dias de hoje e ainda correr os riscos de incompatibildade (reduzir o clock da RAM)? Será que não seira mais jogo vender tudo e montar AM5 usando apenas 2x64Gb DDR5 6000mhz, risco zero? Iria ter que investir mais grana agora, mas como um custo-benefício muito melhor a longo prazo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Eu pensei nisso mas seria um investimento muito caro, mas acho que vou fazer isso é melhor investir em algo mais novo como o am5.

Postado
Em 03/05/2024 às 14:51, Edvaldo J. Frederico disse:

@NiskyTarde

Se você manter a mesma frequência por exemplo 2667Mhz, seja 4 ou 2 pentes terão o mesmo desempenho, porém o problema começará quando você tentar aumentar essa frequência, por exemplo 3200Mhz.

Toda memória consegui subir a mais do que ele consegui operar, porém usando 2 pentes na maioria das vezes você consegui ir mais longe do que 4 pentes.

Se você for montar o PC do zero convém  usar dois pentes, agora se você já tem as memória é que usar quatro pentes, não tem problema, porém fique ciente que você não conseguirá ira tão longe.

qu0tkazhq0x81.png

Você pode me ajudar? Comprei 4 pentes de 8GB, cada uma opera a 4000Mhz. Tenho uma B550-A Gaming Rog Strix e um R7 5700x, o máximo que consegui setar elas foi em 3666Mhz e não mais que isso, gostaria de saber amigo como posso estar executando os 4000Mhz. As memórias são G. Skill Trident Z Royal Chips Samsung B-Die. 

IMG-20240731-WA0034.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...