Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de volume para fone de ouvido


Ir à solução Resolvido por Ed William Nunes filho,

Posts recomendados

Bom dia Pessoal, mais uma vez aqui.

Pesquisando na internet fiz um reguldor de volume para fone de ouvido , para se usar em palco, anexo a ligação que fiz...
Usei um Jack P10 para painel com trava, um potenciometro de 5K e um Jack P2 Femea para painel

porém notei que ficou muito sensivel a regulagem de volume, e ela apenas se dando no final do giro do potenciometro, gostaria da ajuda dos universitários para tentar otimizar isso, para que consiga obter uma regulagem de volume correta.

esquema.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use pot de 100R a 1K.. algo como 500R... Se estéreo, use pot duplo.

1 hora atrás, Ed William Nunes filho disse:

um potenciometro de 5K e um Jack P2 Femea para painel

porém notei que ficou muito sensivel a regulagem de volume, e ela apenas se dando no final do giro

E não ligue o fio preto ao pot.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

que o potenciômetro seja de fio. 

Esses comuns podem acabar queimando. 

A R de um foninho usa ser duns 30..40Ohms. Não especifiquei o tipo mas o google fala que um pot dissipa em média 0.2W (não vi o tipo pow!). Considerando que 0.1W no foninho quase estoura os tímpanos, sobra 0.1W pro pot. E acho que o de 5K dele não queimou... ainda.

 

E pra variar, ...

[off on]

1 de meus primeiros experimentos no ramo foi tentar controlar a rotação de um motorzinho de pilha. Como o garoto do tópico, coloquei um pot em série direto com ele. O resultado foi mesmo...

1 hora atrás, Renato.88 disse:

acabar queimando. 

Me lembro que ficou incandescente mas num é que a experiência foi válida? Meio que controlava mesmo a rotação e demorou pra abrir de vez. Em tempo.. foi pura intuição pois na minha cabecinha.. "se controla o volume pode controlar a velocidade..."... o que me leva ao segundo experimento... Queria fazer dum radinho um amplificador para microfone... pensei.. se o sinal da rádio entra pela antena.. e se eu ligar o microfone nela? ... acredite se quiser mas "deu certo"... é que o outro lado do mic eu liguei literalmente sem querer num pino do pot de volume ...

Passado sempre presente... 😜

[off off]

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, .if disse:

Me lembro que ficou incandescente mas num é que a experiência foi válida? Meio que controlava mesmo a rotação e demorou pra abrir de vez. Em tempo.. foi pura intuição pois na minha cabecinha.. "se controla o volume pode controlar a velocidade..."

Já fiz isso também. 

Mas existe uma grande diferença entre os potenciômetros antigos e os atuais. 

Os antigos tinham uma peça toda de carbono rebitada entre o fenolite e os contatos de latão. 

Os atuais parecem apenas que é uma espécie de" pintura "ali no fenolite. Basta um risco com algo metálico e já não funciona mais. 

 

Enfim, se ele tiver um potenciômetro antigo aí dá pra usar o tipo comum sem problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

não ligue o fio preto ao pot.

Me perdoe essa dúvida, sei que o potenciometro é uma especie de interruptor, não alimento ele com o Terra (fio preto) que vem do Jack p10, aquela perna 1 dele vai ficar sem nenhuma alimentação?

 

Vamos ao detalhe de eu não ter o potenciometro de fio de 500r fácil, consigo usar o potenciometro do mesmo modelo de 1k? Vou ter esse controle ffino do volume como eu quero?
Sugerem algum outro esquema de montagem?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ed William Nunes filho disse:

o potenciometro é uma especie de interruptor,

Quase isso amigo. Ele age neste caso algo como um "absorvedor do som" ou da "energia do som": ao invés de ir direto totalmente pro fone, ele fica um pouco do som pra ele, entende? E no seu caso não precisa do "fio terra" pois ele não precisa jogar o som ao terra mas sim limitá-lo. Neste caso sendo ele de 1000 (sim teste com seu 1k) e o fone 32, ele deve absorver 97% do som e duvido que você ouça os 3%... mas sim, pode ligar se desejar: há a vantagem de se zerar o som com ele no mínimo ou seja 0%.

3 horas atrás, Renato.88 disse:

que o potenciômetro seja de fio. 

Esses comuns podem acabar queimando. 

Olha isso que fofo...

D_NQ_NP_867208-MLB43667254565_102020-O.w

duvido que seja de fio...🙃. Também não deve ter circuito interno... acho que já tive 1 deste... 🤔

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Acredito que todos ja tivemos um fone desse.. esse potenciometro de 1k acredita que vou ter o controle fino do 0% ao 100%? 
Eu vi alguns videos do pessoal usando resistor de 10k, em alguns inclusive nos comentarios o pessoal falando que deu super certo, mas no meu caso testei com um de 10k e com um de 5K e os dois mexeram no volume quase no final do giro do potenciometro, eu sou o sortudo da vez ou algum explicação lógica pra isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

esse potenciometro de 1k acredita que vou ter o controle fino do 0% ao 100%? 

Sendo desnecessário entrar em detalhes técnicos, eu acho que vai atender sua expectativa sim amigo. Mas vamos tentar mesmo sabendo de sua limitação na área...

 

14 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

explicação lógica pra isso?

Tem sim amigo e é técnica: seu pot é 10K ou varia de 0 a 10000. Como no seu caso ele está atuando apenas no final (ou inicio), então ele deve estar atuando nos últimos 1000 ou 1K. Se colocar o de 1K ele pode atuar em toda a sua extensão de 0 a 1000... iluminou?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para som é melhor usar pots logarítmicos. Grosso modo, é que a audição muda em escala logarítmica, não linear. Se você medir, em potência elétrica, a saída de um sinal de áudio, vai ver que quando a saída dobra, o ouvido não percebe o dobro de volume... Para entender isso tem vários sites na Internet explicando sobre audição, logarítmico, decibéis etc.

 

Também ajudaria a distribuir a variação do volume no curso do potenciômetro, de forma a ser mais "gradativa" essa variação, o acréscimo de uma R fixa entre a saída (pino do meio) e o terra na proporção aproximada de 8,33:1. Por exemplo, se o pot for de 1k, essa R seria de 120Ω.

 

O autor dessa ideia diz que funciona bem com proporções entre 6:1 e 10:1, o que daria, para esse mesmo pot de 1k, uma R fixa entre 166Ω (150Ω é valor comercial) e 100Ω.

 

Além de melhorar a variação de volume, de quebra ajudaria o pot a não queimar...

 

Se interessar, olha a ideia aqui (clique).

p01-f1.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar de estar mencionado 100K acima, considere 100R...1K, ok? Sendo o out seu foninho, nem precisa do 12K, ok? Também nem mesmo a conexão gnd eu colocaria, ok?

 

Em tempo: visualize o trimpot como uma torneira   😜

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, .if disse:

Apesar de estar mencionado 100K acima, considere 100R...1K, ok?

 

Desculpe, @.if, de fato me expressei mal. O circuito acima foi só exemplo da proporção entre a R do pot e a R que corrige a linearidade do volume, que fica entre a saída do pot e seu terra.

 

Tenho usado pot de 10k, com essa R de correção = 1k2 mas já usei 50k com a R de correção de 6kΩ.

 

A intenção é ajudar não quanto à extrema atenuação que pots de maior valor podem causar a um sinal tão tênue, sua contribuição parece certíssima

 

18 horas atrás, .if disse:

Se colocar o de 1K ele pode atuar em toda a sua extensão de 0 a 1000... iluminou?

 

e sim converter um pot linear nem logarítmico (ou quase isso) de forma que, mesmo com pot de valor baixo se evite o "pulo" só no final do curso, tão característico dos pots lineares...

 

Lá, no artigo do Elliott Sound tem até um gráfico mostrando o comportamento do pot linear ajustado, olha lá:

 

p01-f2.gif

 

Esse autor não colocou mas para pot linear, se o eixo Y for tensão, mantendo no X o percentual de rotação do eixo do pot, a curva seria uma reta, ou quase isso, como tem nesse artigo aqui (clique).

 

Ó lá, explicadinho:

linear-and-log-potentiometer.jpg

 

Como você pode ver, a curva resultante do acréscimo dessa R não é logarítmica verdadeira.

 

Mas já viu pot log de 1k, se encontrar vai custar os olhos da cara, né?

Além disso, esse R fixo pode ajudar na corrente sobre a trilha resistiva do pot, pelo menos no trecho entre o cursor e a entrada, né?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De boa maninho.

Esta questão de log, linear, antilog e tal para pot tem seu valor sim. Mas como sou um ser eminentemente prático prefiro as coisas no estilo mc gyver: usar o que tiver na reta. Se o barato linear ficar bom, to nem aí pra teoria algo como: o ouvido humano trabalha com logaritimo tipo: pra ter a sensação que o som dobrou, precisa aumentar a potência em 10x

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

pot log de 1k, se encontrar vai custar os olhos da cara, né?

Não tenho esta informação mas não deixa de ser curiosa 👍

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Regulador de volume para fone de ouvido
Em 08/05/2024 às 16:55, Ed William Nunes filho disse:

Acredito que todos ja tivemos um fone desse.. esse potenciometro de 1k acredita que vou ter o controle fino do 0% ao 100%? 

No seu caso, por se tratar de uma instalação passiva vai depender do seu sistema de som e do seu fone.

A matemática que envolve o potenciômetro de 1k depende de todo o restante.

Chutando um valor, ao apenas fazer uma ligação série, fica difícil acertar 0%, mas o 100% pode ter certeza que terá.

Em 08/05/2024 às 16:55, Ed William Nunes filho disse:

Eu vi alguns videos do pessoal usando resistor de 10k, em alguns inclusive nos comentarios o pessoal falando que deu super certo, mas no meu caso testei com um de 10k e com um de 5K e os dois mexeram no volume quase no final do giro do potenciometro, eu sou o sortudo da vez ou algum explicação lógica pra isso?

Nesse caso são para os circuitos ativos, nesses casos o tipo de potenciômetro usado não influencia no funcionamento. Aqui pode por 1k ou 100k que não faz diferença, mas seu caso é diferente.

Em 09/05/2024 às 08:36, rmlazzari58 disse:

Para som é melhor usar pots logarítmicos.

Aqui entramos em outra situação.

Se para circuitos ativos, a resistência dos potenciômetros faz pouca diferença. Os tipos LOG e Lin aqui fazem, pois o que muda é a forma de ligação.

Nos controles de volume habituais dos amplificadores, temos um divisor de tensão. E aqui precisamos realmente de um controle fino no começo do volume, aí que entra os potenciômetros LOG para fazer esse serviço.

 

No circuito passivo apresentado, para controlar o volume de imediato apenas ali no transdutor do fone. Basta apenas um potenciômetro em série, controlando a corrente.

Com o valor e intensidades de som corretos, ao colocar o potenciômetro em sua maior resistência, não deve sobrar corrente para excitar o fone.

Sendo assim, não importa muito se o pot é LIN ou LOG.

 

Em tempo...

Fugindo um pouco do assunto principal, porém ainda falando sobre potenciômetros.

Uma vez coloquei um potenciômetro LOG numa fonte com o famigerado LM317.

Achei bem interessante, pois dava pra regular bem as tensões baixas até uns 9V ficando fácil ajustar a vírgula.

Daí em diante, obviamente seguia mais rápido até chegar em 25V que era o máximo do meu trafo.

Usei bastante esses sistema, recentemente coloquei aqueles potenciômetros de várias voltas visto que estavam baratos.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal, voltei aqui para postar o resultado.]

Montei o esqueminha em uma caixa patola, ficou da hora, sobre o potenciometro de 1k eu tenho um controle mais fino do volume, porém de 0 a 100, imagine que com o potenciometro "fechado"( imaginando como uma torneira) ainda escuto uns 20% do volume. Anexo a imagem montado.

Em 09/05/2024 às 11:19, .if disse:

Apesar de estar mencionado 100K acima, considere 100R...1K, ok? Sendo o out seu foninho, nem precisa do 12K, ok? Também nem mesmo a conexão gnd eu colocaria, ok?

 

Em tempo: visualize o trimpot como uma torneira   😜

@.if @rmlazzari58 se eu colocar algum resistor na saida acredita que melhoraria alguma coisa? Ou nesse esquema passivo não tem como não "Zerar o Som"? Aberto a mais sugestões

 

WhatsApp Image 2024-05-19 at 13.12.45.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um divisor resistivo variável...

Essa é a função principal dele, por isso já vem de fábrica com os três pinos. Esse é o motivo de seu nome: Potenciômetro!

Pois variando tensão e corrente (de maneira indireta pela resistência), se varia a potência.

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um resistor variável

Esse se chama reostato, são raros os casos onde são usados. Pois atualmente foram substituídos por circuitos ativos

Dois exemplos ainda em uso....

  • Como controle de velocidade do brinquedo Autorama, tem os eletrônicos com transistor. Mas muitos que fazem campeonatos, optam por esse mais antigo (É algo parecido com a história dos amplificadores de válvulas ou transistores pra quem toca instrumentos musicais).
  • Como sensor para a boia que mede o nível de combustível em automóveis. São apenas dois fios, um no cursor e outro na pista, o valor da corrente faz o ponteiro de bobina móvel parar em local diferente. Atualmente, existem sistemas modernos com painel digital e módulos eletrônicos, porém a boia se manteve igual.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!