Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo e fonte para Ryzen 5 5600 e B550M Aorus Elite até R$ 2.000


Ir à solução Resolvido por ChristianRJ2,

Posts recomendados

Prezados, possuo hoje uma GTX 1060 6GB que começou a dar problema. Ligo o PC e não dá vídeo, não bipa, já limpei memórias, já limpei a vídeo e fica na mesma. A última vez que consegui dar vídeo, quando o PC ligou estava com a resolução da tela distorcida para a config. que eu usava. Arrumei e abri um jogo que acabou não rodando e nos logs apontou falha na vRAM. Acessei o GeForce Experience pra atualizar o drive e apesar de ele baixar e fazer todo o processo de instalação, ele não instala de fato e no software, fica como se ainda houvesse drive atualizado disponível. Outro detalhe é que não consigo abrir o painel de configurações da placa. Qual seria o diagnóstico para ela, apenas com essas informações? Se eu estiver certo, suspeito que ela tenha ido de base. Abaixo segue minha configuração atual, queria dicas para uma nova vídeo, de uns 1500-1700. Precisaria trocar a fonte? Estou com essa há uns 3 anos... se sim, alguma opção boa de fonte + placa até 2k?

 

 

Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

AMD Ryzen 5 5600

Air Cooler DeepCool R-AG400

GeForce GTX 1060 6GB

2x Kingston Fury Beast, 8GB, 3200Mhz, DDR4 - Total 16GB RAM

Gabinete Montech Air 903 Max

Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo - GC-PS002

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emmanuel Cavalcanti Pelos testes que você já fez, aparentemente a placa realmente está dando ruim, para uma recomendação de placa nessa faixa de preço, seriam boas opções a RX 7600 ou a RTX 4060, talvez até conseguindo versões superiores delas(como a 4060TI) em ofertas relâmpago ou promoções especiais que ocorrem, mas com cerca de 1700, a 7600 e 4060 são as melhores opções 

Sobre a fonte, creio que não tenha necessidade de troca no momento já que ambas as placas que citei são econômicas e nessa faixa de preço outras opções também não seriam de tanta potência para exigir uma troca de fonte

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Estou com essa há uns 3 anos...

Nossa que pena, 3 anos eu considero pouco ainda... Usei minha guerreira GTX 1050 Ti por quase 6 anos e a vendi funcionando perfeitamente ainda.

 

1 hora atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Arrumei e abri um jogo que acabou não rodando e nos logs apontou falha na vRAM.

Pode realmente ser um problema em sua placa de vídeo, já que ela é o denominador comum de todo esse problema, e aparentemente como não aparenta ser um problema de driver ou software, pode ser algo bem chatinho de resolver, particularmente eu não correria atrás de tentar a arrumar fisicamente (a não ser se fosse algo de mais valor, como uma RTX 4070+ ou RTX 3070+).
 

1 hora atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

queria dicas para uma nova vídeo, de uns 1500-1700.

Nessa faixa de preço existe a RX 7600 e a RTX 4060, porém não recomendo a RTX 4060 se ela estiver acima de 1.800 reais.
 

Creio que a fonte não será necessário a troca, eu desconheço quanto a sua qualidade, o @Tiberio poderá ajudar nos ajudar com isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Placa de vídeo e fonte para Ryzen 5 5600 e B550M Aorus Elite até R$ 2.000
18 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Nossa que pena, 3 anos eu considero pouco ainda... Usei minha guerreira GTX 1050 Ti por quase 6 anos e a vendi funcionando perfeitamente ainda.

 

Oi, Vitória. Desculpa se não fui claro. A fonte eu possuo há 3 anos. A placa de vídeo acabou de fazer 6 rsrs. Eu comprei em maio/2018.

 

Agradeço as opiniões e aguardo mais, se possível. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Desculpa se não fui claro. A fonte eu possuo há 3 anos.

Ah meu Deus, perdão, você já estava sendo coerente, eu que interpretei errado, ainda estou com sono enquanto passo tempo aqui no fórum, enquanto estou no trabalho à toa. 😅

De qualquer maneira, minha citação anterior ainda se encaixa no sentido atual de seu problema, 3 anos para uma fonte ainda é "ok" se ela for de boa qualidade, porém eu aguardo respostas do Tiberio quanto a isso, pois não sou totalmente entendida de fontes de alimentação, e ele eu considero uma das pessoas mais bem entendidas sobre esse assunto aqui no fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo - GC-PS002

Fonte de baixa qualidade.

 

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

 

PSU Tier List

 

 

 

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni ainda roda por aqui? Lembro que você me deu boas ajudas pra montar o setup processador + placa-mãe. Consegue indicar uma boa VGA? Não sou um tarado por fps ou tudo no high, tenho interesse em uma boa performance, apenas.

 

https://www.kabum.com.br/produto/235984/placa-de-Vídeo-rx-6600-cld-8g-ASRock-amd-radeon-8gb-gddr6-90-ga2rzz-00uanf

Essa é uma boa opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Qual seria o diagnóstico para ela, apenas com essas informações?

Primeiro passo, enfie a placa em outro PC e veja se apresenta o mesmo problema. Pode não ser culpa dela.

 

E o segundo, pegue uma outra placa e enfie no seu, para garantir que não seja problema com, digamos, a sua placa-mãe.

 

4 horas atrás, Emmanuel Cavalcanti disse:

Abaixo segue minha configuração atual, queria dicas para uma nova vídeo, de uns 1500-1700. Precisaria trocar a fonte? Estou com essa há uns 3 anos... se sim, alguma opção boa de fonte + placa até 2k?

Sua fonte não é das melhores, mas também não é ruim a ponto de justificar a troca. Se puder investir esses 2k inteiros na GPU, pode pegar uma RTX 3070, você acha fácil nos ~1850.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

agora, RonaldoXbox disse:

Qual o resto da sua configuração e quanto pretende gastar nesta placa de vídeo?

 

Tá lá em cima, amigo:

 

Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

AMD Ryzen 5 5600

Air Cooler DeepCool R-AG400

GeForce GTX 1060 6GB

2x Kingston Fury Beast, 8GB, 3200Mhz, DDR4 - Total 16GB RAM

Gabinete Montech Air 903 Max

Fonte ATX Gamer Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo - GC-PS002

 

Pretendia gastar estourando 2k em fonte + placa. Mas é óbvio que quanto menos melhor... levando em consideração que minhas opções não tenham discrepâncias absurdas que aí de fato valham a pena o gasto maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Emmanuel Cavalcanti Acho que para você seria uma boa pegar a fonte indicada pelo@Tiberio e a 6700XT da Biostar que está em promoção (1600), assim tudo estará dentro de seu orçamento ainda, e caso queira economizar, comprar a 7600 ou 6600 ao invés, e antes de tudo, fazer os testes indicados pelo@Imakuni , pra mim o defeito é na placa de vídeo, mas como ele mencionou, nunca se sabe, vai que o slot PCI-e que esteja em curto por exemplo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 Entendido. Se o problema fosse na mãe ela não sinalizaria? Pelo que vi, qualquer outro componente com problema me daria bipes? Eu suspeito que seja a vídeo porque quando consegui ligar entre um teste e outro, usei o hwinfo e ele leu a mãe numa boa. Já a VGA ou não aparecia ou tinha uma quantidade menor de leituras (das temperaturas por exemplo) do que geralmente aparece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emmanuel Cavalcanti é que muitas vezes a placa-mãe com defeito pode fazer um componente dar defeito, exemplo: se um conector Sata da placa-mãe estiver em curto, surto de tensão ou outros problemas, e um HD ou SSD for conectado nela por essa porta, imediatamente a pessoa pode suspeitar que o problema é na peça, porém pode ser que a placa-mãe que causou o defeito, entende?

Nesse caso realmente o teste é muito importante, por exemplo eu estava com uma configuração que estava começando a parar de dar vídeo em situações pesadas(como jogos), mas o defeito não era na placa de vídeo (que olhando assim seria o mais óbvio), e sim na placa-mãe que estava em surto de tensão e posteriormente curto, porém isso também fez a porta HDMI da minha placa de vídeo para de funcionar, por isso o teste é importante, de preferência, se não possuir um amigo ou placa "velha" em casa para testar o slot PCI, compre uma placa básica, daquelas antigas mesmo, só pra dar vídeo, que acha na OLX ou Marketplace por 50 reais +-, e teste em seu PC por 1 ou 2 dias e veja se ela não apresentará nenhum problema nesse tempo, se ficar tudo bem, realmente a placa de vídeo que deu defeito por si própria, se começar a apresentar defeitos, pode ser um indicativo de que sua placa-mãe causou o problema 

(OBS: a fonte também poderia ser uma possibilidade, que se estiver entregando baixa potência ou tensão incorreta poderia causar o defeito, porém no caso da fonte o defeito creio que seria diferente do que ocorreu com você)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!