Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu tenho um Core i5 4590 numa placa-mãe ASUS z97-A com 16Gb DDR3 (2x8) alimentado por uma fonte MSI MAG A650BN de 650w. O gabinete possui 3 fan RGB de 120mm e no processador está um CPU cooler RGB modelo torre. Além disso tenho um SSD, um HD e uma GPU RX 580. Utilizo para conexão com a internet uma wifii USB dual band (2.4GHz e 5GHz). Meu teclado é um semi - mecânico RGB Fortrek Holt e o mouse é um gamer H'maston X6 (2.400 DPI). E só isso, não tenho mais nada no meu setup. Ocorre que, há alguns meses venho presenciado o seguinte:

• As vezes o computador não liga de primeira. Ele congela na logo do Windows e fica como se não tivesse acontecendo mais nada. Se pressiono o botão Power a máquina desliga, da mesma forma de quando está na BIOS.
  • Sempre que o computador inicia-se por completo, após digitado o PIN / senha, eu percebo um "lag".no carregamento da área de trabalho do Windows 11.
  • As vezes, durante o uso, principalmente quando estou digitando muito, o teclado parece dar um reset automático. Tipo como se eu tivesse removido ele da USB e conectado novamente. Não é sempre, mas tem acontecido.
  • As vezes durante o uso minha rede simplesmente cai. A Wifii USB se desconecta sozinha, como se tivesse sido removida, e volta a funcionar. 

A exceção do "lag" no carregamento da área de trabalho do Windows, após a inicialização do PC, as demais anomalias não ocorrem com frequência. Mas acontecem esporadicamente.

Estou com esse PC a quase 1 ano, vai completar em julho. Antes da RX 580 eu tinha uma RX 550 e uma fonte Brazil PC "Gamer" 500, série "Bomb Edition" oriunda do meu Ryzen 3 compadro em 2021 no site da Americanas. Este AMD hoje está com minha esposa, sustentado por uma fonte Thermaltake de 500w. Enquanto que eu acabei ficando com a fonte "BPC". Bom, até eu trocar a GPU, da 550 para a 580, ele funcionava sem apresentar nada muito anormal. Às vezes, raramente, o que ocorria eram anomalias gráficas. Por exemplo, eu estava rodando um jogo que exigia mais do equipamento e do nada o vídeo ficava piscando coisas coloridas na tela, como se estivesse com problema para renderizar o jogo corretamente. Depois que troquei a GPU por uma bem mais forte, essa anomalia sessou. Entretanto, a nova GPU me fez ter que trocar a fonte. A "BPC Gamer" não aguentou. Antes da atual MSI eu tinha colocado uma Aerocool KCAS 600, que, depois, me falaram ser da "mesma linha" da Brazil PC, ou seja mais uma da série "Bomb Edirion" Com essa fonte KCAS, o PC passou a apresentar os seguintes sintomas:

• Dificuldades para ligar, às vezes.
  • Travamentos, esporádicos, na inicialização. Geralmente depois de ficar um tempo desligado. Chegando a apresentar travamento na BIOS.
  • Instabilidades durante o uso, principalmente quando usava algum programa (geralmente jogo) que viesse a exigir mais do conjunto. Inclusive da GPU.

Eu troquei a fonte, pois nos fóruns da vida me falaram que a KCAS seria a causadora de problemas. Com tudo, após a troca da fonte por uma mais potente e de qualidade melhor, os travamentos diminuíram, mas não sessaram totalmente. Continuo a enfrentar, esporadicamente, travamento na primeira inicialização do PC. E agora estou vivenciando essa questão das USBs. Descarto o teclado como problemático, porque tal anomalia ocorre com meu token wifii USB. Só o mouse que não reparei apresentar isso.

As minhas dúvidas são:

1. Seria isso um problema em minha Z97-A?
  2. Seria isso problema de alimentação energética?
  3. Seria isso culpa da minha GPU RX 580?
  4. Seria o caso de levar a uma assistência?
  5. Vale a pena investir nesse kit de 4ª, hoje em dia?

Eu estava com intenção de trocar esse i5 por um i7, mas por conta das vivências que estou tendo, desisti por hora. Tenho receio de investir no processador e continuar tendo esses problemas. Só a título de complementação e informação, tem um amigo meu que tem uma Z97-K e no caso dele o que está enfrentando é um hiper aquecimento do processador quando a máquina é exigida. Em uso normal a máquina dele fica com a temperatura dentro do que seria considerado "normal", mas se ele e exige da máquina o processador, lá, estava chegando facilmente aos 100º. Então fico a pensar se esta série de placas hi-end da ASUS não seja uma série problemática. E ai não sei o que fazer. Quem puder dar dicas eu agradeço.

.

A placa é essa aqui: ASUS Z97-A Motherboard LGA 1150 Socket H3 Intel Z97 DDR3

imagem_2024-05-18_085749543.png

Postado

@lieggio primeiro resete sua BIOS

segundo remova a placa do wifi

terceiro teste com a VGA antiga

quarto essa configuração não é compatível com windows 11

eu tenho uma z97 quando ficou com esse problema de ligar foi as memórias

gpu qual marca?

Postado

@Guerreirokkj vou ver a BIOS, isso não fiz ainda. Wifii é USB, não tenho placa. A GPU atual é uma RX 580 8Gb MLLSE. Antes era uma RX 550 4Gb Saphire. Não tenho outra placa para testar e meu processador 4790 não tem vídeo integrado. As memórias são Corsair, 2 pentes de 8Gb.

Postado

@Guerreirokkj a minha não tem. Não sei se é modelo do processador ou se esse kit veio com algum detalhe neste sentido. Já peguei ele usado e quem me passou falou que ele não tinha vídeo integrado. Bom, a máquina funciona, mas as vezes dá estas anomalias. Pois bem, Antes da RX 580 eu possuía uma RX 550 e esse conjunto era sustentado por uma fonte bomba. Naquele momento eu comecei a sentir, achar, que a minha placa de vídeo estava pouca para o que eu faço. Digo isto porque utilizando umas aplicações 3D, passei a vivenciar anomalias gráficas, tipo umas deformidades coloridas na tela. Eu pensei que fosse minha placa de vídeo, com apenas 4 GB, que tivesse pouca. Daí resolvi ven la e pegar uma placa de vídeo mais forte. Contudo Placas de vídeo tem preços muito elevados e eu acabei indo para na RX 580. Obviamente que por conta disso eu tive que trocar a fonte 2 vezes por sinal. Na primeira troca eu acabei comprando uma fonte que aqui no fórum me disseram que era ruim e que estaria colocando um equipamento em risco. No caso era uma Aerocool KCAS 600. Aí comprei uma fonte de 650 watts da MSI, modelo MSI MAG A650BN. Os sintomas de mau funcionamento reduziram consideravelmente entretanto às vezes ainda continua persistindo. E agora tem acontecido es Realmente , o Do teclado e a placa de rede USB ficarem se resetando sozinhos. Como se eu tivesse removido da porta USB colocado novamente. Daí eu estou completamente em dúvida se o meu problema é placa-mãe outra coisa.

O que tem acontecido aqui atualmente é o seguinte a máquina liga, mas à vezes quando ligo ela depois de um tempo desligada, ela congela no boot. Geralmente isso acontece na inicialização do Windows 11. Então não creio que seja a GPU.

Por isso estou aqui a relatar o que estou a passar, para ver se alguém consiga me dar um norte. Eu estou deveras pensando em passar isso aqui pra frente e pegar um KIT mais novo. Mas gosto desse equipamento, ele atende. Só tem me incomodado estas anomalias que aqui relato.

Postado

@lieggio nessa altura do campeonato

desconheço I7 4790 sem Vídeo integrado , pode ser que sua placa-mãe não tenha porta HDMI ou VGA...

anomalia grafica é problema de VGA , grande chance da sua fonte bomba ter ferrado com seu setup.

pc antigo querendo ou não ele ja tem 10 anos..

usar fonte bomba piorou 

pode ser N coisas 

outra 4790 não possui suporte nativo pra windows 11 volte pro 10

se tu usa o computador a trabalho , melhor fazer um upgrade 

tente resetar a BIOS , talvez ajude

Postado

@Guerreirokkj bom então se a fonte bomba usada anteriormente causou problema no setup, ela fez isso na placa-mãe. Pois quando eu usava a fonte bomba a placa de vídeo era a RX 550 que eu vendi e o novo dono dela (conhecido meu) disse que está perfeita no PC dele. A RX 580 veio depois. E com ela eu não usei a fonte bomba da Brazil PC, mas usei por 3 meses a fonte da Aerocool KCAS 600w que tb vendi pra outra pessoa que me disse que a fonte está "perfeita". Mas eu sei que a fonte KCAS é uma pseudo bomba. Menos pior que a anterior que eu tinha. Agora estou usando a fonte MSI MAG A650BN que me fora muito bem qualificada.

Assim posso presumir que a placa-mãe tem problemas e não a placa de vídeo.

• 2 semanas depois...
Postado

Bom pessoal desmontei o PC limpei e montei novamente. Parecia que tudo tinha se resolvido. Joguei um cabo SATA no lixo, mas ele não tem nada de errado. Não sei mais o que é. Essa ASUS Z97-A só aborrecimentos. Agora, infelizmente, não posso gastar com um PC novo. Vou ter que aguentar. Em todo caso,. meu machado, que uso no jardim, está ali na dispensa afiado. A hora que não ligar mais eu pico essa placa no machado. No momento vou seguir usando-a, enquanto ela estiver ligando. Ninguém merece.

O que eu fiz aqui:

• desmontei tudo
  • limpei tudo, de novo
  • testei as memórias
  • troquei cabos SATA
  • verifiquei temperaturas
  • a pasta térmica é nova
  • a fonte é de qualidade e nova
  • a GPU funciona perfeitamente (teste no outro PC)

As anomalias persistem, rede e teclado ficam resetando sozinhos, como se tivessem sido removidos e postos novamente nas referidas portas USB. Aqui na minha cidade, interior, não tem uma boa assistência. Além do mais as que tem cobram caro, principalmente pela qualidade do serviço que prestam.  Levei numa assistência e disseram-me que não tinha problemas. Como não? Isto que estou a passar é o que então? Assim, não acho que valha a pena gastar um dinheiro (que não posso) agora pra poder não conseguirem achar defeito. Melhor picar essa Z97-A no machado e comprar um kit melhor, mais novo, de loja física (vou a capital que é melhor) que me dê a "certeza" de não ter problema. Se for o caso vendo o processador e a RX 580, junto ao valor e vejo uma máquina nova, montada, com GPU dedicada, revisada e atestada por pessoas qualificadas. Ainda sim corro o risco de ter dor de cabeça, mas é ínfimo em relação ao que estou tendo agora. Talvez compre outro kit do mesmo que tenho, por conta dos custos. Não sei... estou querendo ir para AMD Ryzen. Vamos ver... Só sei que ta demais isso aqui e não se acha o B.O.

Então... esta "bela placa" vai pro machado!!!! Ficam-se as vivências.

Postado

@lieggio Boas. Minha opinião de acordo com os relatos é de que você já pegou essa placa-mãe com problemas, já que tanto o i5 4590 quanto o i7 4790 (não ficou claro qual sua cpu) possuem vídeo integrado, então de certo os conectores de vídeo da placa-mãe já estavam com problemas. O uso de fonte duvidosa + tempo de uso devem ter piorado os problemas na placa em específico, o chipset.

Se a grana tá curta, demais componentes estão ok e essa config te atende, pode pensar na possibilidade de adquirir uma outra placa 1150. Marcas de qualidade só no mercado de usados, mas ainda encontra algumas outras marcas/modelos em lojas (novas/garantia) e se esse for o caso, mantenha nessa config o Win10.

Se a máquina é ferramenta de trabalho e te dá receita, vale investir em um novo conjunto.

Abs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!