Ir ao conteúdo

Consumo da Radeon RX 7600 terá impacto na conta de luz?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Até algumas semanas atrás estava considerando a RX 6600 para meu futuro setup mas descobri que a RX 7600 vale mais a pena, já que quero que as peças consigam rodar os jogos BEM por vários anos (sem me custar um rim) porque só trocarei alguma peça se pifar. Até aí estava tudo ótimo (tirando o preço alto da 7600 hoje, mas sei que irá baixar) pagarei menos de 30% de diferença para ter ~30% a mais de performance nos jogos, chance de rodar em quadHD e longevidade adicional mas notei em diversos vídeos um problema para mim: consumo.

A 6600 consome 100w, o 5600 consomiria seus 70w então o consumo não passaria dos 200-210w em estresse, valores Ok para mim, mas a 7600 tem quase o DOBRO de consumo estando na casa dos 180w+os 70 da CPU deixando em quase 300w de consumo em jogos. Sei que em um mês talvez não dê tanta diferença de preço na conta de luz, mas tenho interesse em saber como ficaria estes valores ao longo prazo (6 meses, 1 ano, 10 anos) e estou preocupado com estes possíveis valores. Minha conta atual não é lá muito alta e o PC que uso consome incríveis 40w em estresse (é um i5 3470 usando iGpu) e já fiz algumas estimativa de usar ESTE Pc por mais ou menos 40 horas, aí fazendo uma estimativa que ele fique sempre em estresse (sei que é absurdo, mas quero ter uma ideia da pior situação possível) consumindo seus 40w. Estou pensando em comprar um wattímetro para ter uma ideia se as medições do afterburner são precisas, ou só pra ter uma ideia do meu consumo semanal, e fazer estimativas mais precisas. Ao decifrar minha conta de luz vi que o custo do KwH é aproximadamente 0,45 reais e quando fiz os cálculos deu resultados bem absurdos então peço a ajuda de vocês,

Resumindo meu livro, na sua opinião comparando o consumo do meu PC x PC com 6600 x PC com 7600 haveria uma diferença notável (tanto a curto quanto longo prazo) na conta de luz? E se sim, além de undervolt, como poderia reduzir ao máximo este consumo elevado?

Agradeço demais pela atenção!

Postado

Cara huahuauahau, isso ai da uns pilinhas a mais por ano... Não deve se importar com isso, não nesse caso, em vez de gastar R$20 pila de luz com o pc p/mês vai gastar R$27.

Postado

E olhe lá kkkkkkkk

A conta é a seguinte: CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.

Veja qual o preço do kWh na sua região e faça a conta.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

A 6600 consome 100w

Primeiro que está errado: https://www.techpowerup.com/review/gigabyte-radeon-rx-6600-eagle/36.html

Ela consome em torno de 130W. 

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

mas a 7600 tem quase o DOBRO de consumo estando na casa dos 180w

Em torno de 150W: https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7600/38.html

Vai aumentar uns 10 ou 15 reais no mês. Depende de quanto tempo vai usar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Pedroou alterou o título para Consumo da Radeon RX 7600 terá impacto na conta de luz?
Postado

@Pedroou realmente estranho estes testes do Techpowerup, em todos os vídeos que vi (inclusive este realizado recentemente pelo Guiga Games) o consumo é próximo ao dos números que relatei, teria alguma ideia pela razão da diferença entre estes números?

Bom ter outra confirmação que o consumo não aumentará tanto, realmente me traz um pouco de paz.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

teria alguma ideia pela razão da diferença entre estes números?

Boa pergunta, tem que levar em conta que ele testou uma Biostar...

Mas veja em outros locais que o consumo geralmente é em torno de 130W.

Do Tom's Hardware: https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx-6600-review-xfx/2

"The XFX RX 6600 SWFT has a relatively compact design, which you'd expect from something with a 132W TDP rating..."

Então estranho é o teste do Guiga Games.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

...em todos os vídeos que vi (inclusive este realizado recentemente pelo Guiga Games) o consumo é próximo ao dos números que relatei, teria alguma ideia pela razão da diferença entre estes números?

Sim. Como diria o grande Mestre Faller: esses números do MSI Afterburner são tão confiáveis quanto uma nota de R$ 3,00.

Primeiro porque as placas da série RX 6000 não informam o valor de consumo incluindo todos os componentes da placa, mas apenas a GPU, enquanto a série RX 7000 informa o pacote completo. E segundo porque nenhuma medida de consumo feita via software é confiável, já que o erro é enorme.

Sites como TechPowerUp utilizam hardware específico (que intercepta os cabos da fonte que vão para a placa-mãe e a placa de vídeo) e metodologia criteriosa para medir o consumo. Os valores são totalmente confiáveis. A diferença de consumo entre a RX 6600 e a RX 7600 em jogos é de apenas 20W mesmo. Ou seja, a RX 7600 é energeticamente mais eficiente (o que faz sentido, já que a arquitetura é mais refinada).

RX 6600: https://www.techpowerup.com/review/powercolor-radeon-rx-6600-fighter/37.html

RX 7600: https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7600/38.html

A diferença é tão minúscula que você pode desconsiderar qualquer impacto na conta de luz.

• Curtir 3
Postado

@KairanD já conhecia do fato que programas como o próprio afterburner não eram tão precisos, mas não imaginava que a diferença entre o consumo real e o "falso" eram tão grande, muito obrigado por me informar isto!

Você teria alguma ideia do porque para a 6600 o software "diminuiu" o consumo e para a 7600 "aumentou"? E diria que todos os programas de medição de consumo elétrico não são confiáveis, ou que há algum que preste, que seja um pouco pelo menos? 

E na sua opinião vale comprar um wattímetro, tanto pra ter uma ideia do consumo real, quanto para futuros projetos?

@Erso  @Pedroou

Muito obrigado pela ajuda!

Fiz os cálculos, e em teoria (fiz com os números mais absurdos possíveis, como se o PC/placa de vídeo consumisse sempre 100%)

Meu PC atual (i5 3470 com a maravilhosa HD 2500) gasta menos de 4 reais em energia elétrica por mês, ao longo de um ano gastaria 48 reais, 10 anos 480 reais. Os novos PCs acarretariam incríveis 12 reais adicionais na conta de luz...180 em um ano e 1800 em 10 anos. 

Só uma última pergunta: quando uma máquina está sendo estressada (jogos por exemplo) consome energia, a energia consumida, mostrada num wattímetro por exemplo, é o que mostra por segundo? 

Supor que a RX 7600 consuma 150w todo segundo, ao longo de uma hora, usando as minhas estimativas eu teria de pagar 200k reais em conta elétrica, então suponho que minha lógica esteja BEM errada, então como isto funciona?

Resumo da ópera: máquinas modernas (que não sejam ultra high end) consomem uma certa quantia de energia, mas pelo preço do KwH ser "barato" para o consumidor final, há pouco gasto adicional, e se acharem os números ao longo de 10 anos expressivos, lembrem se que usei os piores números possíveis, sua máquina não irá ficar sempre a 100% e você provavelmente usará menos horas que calculou. Também há o fator da desvalorização do dinheiro e inflação, talvez daqui a 10 anos 1800 reais seja o preço de um almoço simples, ou talvez nem iremos mais usar o Real como moeda, enfim, há infinitas variáveis.

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Supor que a RX 7600 consuma 150w todo segundo, ao longo de uma hora, usando as minhas estimativas eu teria de pagar 200k reais em conta elétrica, então suponho que minha lógica esteja BEM errada, então como isto funciona?

Você tá confundido watts (W) com kWh eu acho; 

34 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

e se acharem os números ao longo de 10 anos expressivos, lembrem se que usei os piores números possíveis

Na verdade tem ventilador de teto que gasta mais. E essa essa estimativa para 10 anos é bem básica e desconsidera várias coisas. Mas enfim, é um valor irrelevante.

Postado
8 minutos atrás, Pedroou disse:

Você tá confundido watts (W) com kWh eu acho

Pela lógica dos cálculos (provavelmente correta):

192 horas mensais, consumindo 150w sempre dá 28,8 KwH (arredondo para 29), 29x0,45 (custo KwH da minha região) dá 13,05.

Pela minha lógica (com certeza errada, mas só quero entender como isto funciona):

Mas se eu supor que só a placa de vídeo puxe 150w cada segundo, seria 150w x 3600s (quantidade de segundos numa hora) dá 540Kwh, que resulta em 1200 reais na conta de energia. Não sei como cheguei nos 200k, acho que me equivoquei mais ainda naquela hora rsrsrs.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, RonaldoXbox disse:

seria 150w x 3600s (quantidade de segundos numa hora) dá 540Kwh

19 horas atrás, Renn disse:

CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.

Sim, mas divide por 1.000.

Ou seja:

(150W x 3600 segundos) / 1.000 = 0,54 kWh.

Ainda assim acho que tem algum erro de conversão ao utilizar segundos para fazer o cálculo, pois teria que dar o mesmo valor dos 28,8.

Talvez o @BCPou @KairanDconsigam explicar melhor o cálculo.

• Coordenador
  • Solução
Postado

@RonaldoXbox A placa de vídeo só atinge o consumo máximo quando está rodando no máximo de sua capacidade. Para servir de exemplo, vamos imaginar que você vá jogar 4 horas todos os dias de um mês nessas condições (o que é muito).

Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em kWh

Logo:

Consumo por dia = 150W / 1000 x 4h = 0,6 kWh.

Consumo por mês = 0,6 kWh x 30 = 18 kWh.

O preço do kWh varia conforme a região. Vamos jogar R$ 0,80 apenas para exemplificar:

Custo = 18 kWh x R$ 0,80 = R$ 14,40.

Esse é o custo para jogar 4 horas, todos os dias do mês, com a placa rodando em 99% de uso.

A diferença entre a RX 6600  e a RX 7600 em consumo resultaria em um aumento de míseros R$ 1,92 por mês nesse exemplo. Completamente irrelevante.

Em 21/05/2024 às 17:16, RonaldoXbox disse:

Você teria alguma ideia do porque para a 6600 o software "diminuiu" o consumo e para a 7600 "aumentou"? E diria que todos os programas de medição de consumo elétrico não são confiáveis, ou que há algum que preste, que seja um pouco pelo menos? 

E na sua opinião vale comprar um wattímetro, tanto pra ter uma ideia do consumo real, quanto para futuros projetos?

O comportamento da medição no Afterburner é explicado pelo que eu disse acima: a forma com que cada arquitetura foi programada para medir é diferente. E, sim, todos os programas de medição via software não são confiáveis. Se quiser medir o consumo do computador inteiro, o Wattímetro será útil.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@RonaldoXbox Pelo que entendi Você esta considerando o consumo do aparelho pelo consumo instantâneo dele e esta "somando" esse consumo.

O consumo de um aparelho é sempre dado em Watts por hora, os Watts é sempre uma média do consumo instantâneo...

Um Wattímetro  (Medidor de watts) ira sempre medir o consumo instantâneo do aparelho, porém esse consumo não é acumulativo, isto é, a menos que ocorra alguma anomalia no aparelho, o consumo medido no instante que você colocou o aparelho será constante durante o tempo que o aparelho ficar ligado, isso em uma hora de uso é o Wh de consumo, esse sim é somado pelas horas que o aparelho ficou ligado EX:

Um aparelho consumindo 1W por hora, gastará em um dia inteiro ligado 24W, e no final de um mês (30 dias) ele consumiu 24 x 30 = 720W, que para a concessionária de energia significa que você gastou 0,72KW, se o valor do KW de sua região for 1 Real sua conta vira de 72 centavos de Real...

No caso da placa de vídeo, o consumo já é mais complicado de chegar a um resultado e por isso tem muita divergência de um site para outro, pois a placa não terá um consumo constante durante uma hora inteira principalmente se você esta rodando um jogo de muita ação, ai seria mais fácil calcular o consumo numa "Mineração".

Considere esses valores indicado pelos sites ou fabricantes, sempre como uma média de consumo e não o consumo exato.

Aguarde uma pessoa mais didática para te explicar mais detalhadamente esses c´lculos,

PS: Eu estava digitando quando o colega @KairanD respondeu! 😄

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@KairanD Entendi agora! Realmente, jogaria bem menos que isso então a diferença na conta de luz será basicamente nula.

Só uma última coisa, então não se deve pensar que a placa consome 150w cada segundo? É que da maneira que citou no cálculo eu tenho a ideia que a placa consome 150w cada hora, a minha ideia de pensar que ela consome isso cada segundo estaria muito equivocada?

@BCP Muito obrigado pela explicação! Acho que irei comprar um wattímetro mesmo, você saberia se este é confiável ou é preferível o outro tipo de modelo?

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

tenho a ideia que a placa consome 150w cada hora, a minha ideia de pensar que ela consome isso cada segundo estaria muito equivocada?

Sim, só em mineração ela vai manter constante os 99% de uso. Fora isso, o BCP já explicou:

1 hora atrás, BCP disse:

O consumo de um aparelho é sempre dado em Watts por hora

11 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Acho que irei comprar um wattímetro mesmo

Para que exatamente? Está preocupado com uma diferença mínima de valor na conta de luz mas vai gastar mais que essa diferença (por 1 ano de uso) em um aparelho para medir consumo?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@RonaldoXbox Eu não conheço aquele medidor que você apresentou, o que pude ver é que ele faz muito mais coisas que simplesmente medir o consumo do aparelho ligado a ele.

Ele cumpre com sobras o que você deseja.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...