Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com uma fonte que tem um problema curioso, já sei que a fonte standby não funciona corretamente por conta de algum capacitor estragado, fica com uma tensão oscilante que só chega até 210mv no máximo ao medir com o multímetro, e também não parece ser erro de medida por alta frequência pois esta tensão não liga carga alguma, nem resistiva!!

Porém ao raspar o terra na carcaça quando ela não está aterrada, ela liga, e também desliga!

Descobri isso pois ao retirar e recolocar o plug algumas vezes ela liga, mas se não houver aterramento ela não liga de jeito nenhum, após ela ligada, se manter o contato do terra com a carcaça sem gerar ruído, ela não liga e nem desliga.

Gostaria de entender onde está o defeito, nunca vi um ruído na linha de terra servir de comando para ligar ou desligar uma fonte antes.

Veja:

Quando a fonte está ligada, a tensão +5 SBV funciona com a tensão típica desta linha e liga cargas.

E para que a fonte possa ligar, existe um jumper permanente entre o fio verde (PWR_ON) e um dos pretos (GND) que também é ligado na carcaça da fonte internamente.

Postado

Tem cara de mau contato entre os terras. 

A placa pode estar trincada ou com solda fria. 

A tensão Stand by precisa funcionar pra alimentar o CI da fonte principal. 

Se ela funciona quando se encosta o terra, não é capacitor ruim, é mau contato mesmo. 

6 horas atrás, Danrley_Silva disse:

para que a fonte possa ligar, existe um jumper permanente entre o fio verde (PWR_ON) e um dos pretos (GND) que também é ligado na carcaça da fonte internamente.

Isso é comum pra ligar as fontes fora do PC. 

No PC, o fio verde "encosta" no terra através de um transistor que é controlado pelo sistema da maquina. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Danrley_Silva disse:

não funciona corretamente por conta de algum capacitor estragado

A 1ª coisa a se fazer é trocar este capacitor supostamente estragado. Sua ausência ou ineficiência pode sim causar o sintoma relatado.

• Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso é comum pra ligar as fontes fora do PC. 

No PC, o fio verde "encosta" no terra através de um transistor que é controlado pelo sistema da máquina. 

Sim, mas mesmo com o fio verde em contato permanente com preto ela não liga apenas com essa ligação, além desta ligação, ela só liga se criar um ruído de terra com a carcaça (no caso foi TN-S), não adianta simplesmente encostar ou fixar o terra, tem que criar um ruído, um faiscamento, aí ela liga ou desliga. :eiei:

Vou checar o mau contato e trocar capacitores pra ver se dá certo. :thumbsup:

Se fizer o mesmo com o terra hot, também funciona, mesmo que seja uma fase, claro que a fonte está com a carcaça flutuante.

Teoricamente como a fonte estava flutuante, não iria distinguir um terra de uma fase, o que colocasse em contato com a carcaça, seria o terra em relação à fonte, mesmo que não fosse um terra em relação ao solo, porém mesmo achei que poderia explodir, então testei com lâmpada série antes, e deu certo, a fonte realmente se comportou da mesma forma como se tivesse um aterramento real durante esse teste, um terra TN-S também de alguma forma liga o terra hot ao terra cold só que de forma segura.

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Mas existe alguma relação entre o terra hot e o terra cold? Acredito que existe isolamento galvânico, senão a fonte daria choque forte ao ser ligada invertida certo? :looka: Mas vou checar trinca na placa pois parte da mesma pode não estar recebendo GND. :thumbsup:

23 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

terra hot

Onde deveria ser a entrada do neutro na placa.

Se fizer o mesmo teste com o lado fase da placa triscando na carcaça, não dá faiscamento, parece totalmente isolado.

23 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

terra TN-S também de alguma forma liga o terra hot ao terra cold só que de forma segura

Por conta da equipotencialização com o neutro no início da instalação.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Danrley_Silva disse:

relação entre o terra hot e o terra cold? Acredito que existe isolamento galvânico, senão a fonte daria choque forte ao ser ligada invertida certo?

O terra da fonte - seu "terra cold" - é direto ao neutro - pino do meio - da rede. E não, não vai pro seu "terra hot"

mas sim, ausência do contato do neutro com o chassi - plug 2 pinos, ou quando corta o do meio - é um bom atrativo para choquitos.

• Amei 1
Postado
36 minutos atrás, .if disse:

E não, não vai pro seu "terra hot"

Sim, mas existe algum outro caminho de acoplamento fora o capacitor Y de filtro da entrada ou é só esse capacitor mesmo?

A questão é que achei muito estranho um ruído/faiscamento do aterramento para a carcaça GND da fonte ser capaz de ligar ou desligar a mesma, algo fora do esperado.

9 horas atrás, Renato.88 disse:

No PC, o fio verde "encosta" no terra através de um transistor que é controlado pelo sistema da máquina. 

Será que o ruído criado no GND ao triscar o terra TN-S na carcaça simula alguma frequência de tal transistor como se o CI estivesse funcionando e liga a fonte principal? Pois ao conseguir ligar a fonte, a tensão 5v SB passa a existir e o CI é alimentado.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Danrley_Silva disse:

muito estranho um ruído/faiscamento do aterramento para a carcaça GND da fonte ser capaz de ligar ou desligar

Esta é uma de muitas missões do ruído... causar coisas aleatórias. E a do capacitor é eliminá-lo.

4 horas atrás, Danrley_Silva disse:

trocar capacitores pra ver se dá certo. :thumbsup:

... é uma boa pedida.

2 horas atrás, Danrley_Silva disse:

outro caminho de acoplamento fora o capacitor Y de filtro da entrada ou é só esse capacitor mesmo?

Só este mesmo. O choque que você sente passa por ele quando em 220 bifásico ou em 127 quando plug de 2 pinos do lado "apropriado" e sem terra apropriado.

• Amei 1
Postado

@.if Fiz uma descoberta, com a fonte aberta, porém com os capacitores principais descarregados, ouvi um ruído de chaveamento da fonte standby ao encostar o dedo no emissor do transistor 2n2222A, então pra minha surpresa, toda vez que ligo a fonte na tomada, ao encostar com o meu pincel anti estático (sem forçar nada, possibilidade de solda fria totalmente eliminada, soldas refeitas e brilhantes), a fonte simplesmente liga! Pra mim tem algum resistor de acoplamento entre os GNDs aberto

Se for qualquer outro plástico não condutor, mesmo forçando, não funciona.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

com os capacitores principais descarregados

Geralmente eles se carregam assim que liga, portanto nunca estão descarregados. Eles podem alimentar também a ...

A fonte standby - geralmente 5v - está funcionando?

10 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

ao encostar o dedo no emissor do transistor 2n2222A

Ache e/ou levante a parte em questão e  publique esquema da sua fonte

Postado
48 minutos atrás, .if disse:

Ache e/ou levante a parte em questão e  publique esquema da sua fonte

A fonte em questão é uma SL - 8150BTX (A) (não é do meu PC) 😁 

Porém não consegui achar o esquema eletrônico dela, porém o que achei foi que normalmente há capacitor em série com o transformador de entrada e o resistor, e se qualquer um desses componentes abrir, a fonte não liga. :muro:

Vou postar a imagem da placa, e o sintoma testado, sei que provavelmente se colocar um resistor com a mesma resistência do cabo do meu pincel anti estático e ligar ele entre o emissor do tal transistor e o GND, talvez a fonte passe a funcionar normalmente.. :eiei:

Quando mencionei capacitor principal descarregado é porque os descarreguei com uma lâmpada, mas ainda sobrou uma carga em capacitores menores, depois, isolado do chão, fiz o teste com os capacitores carregados mesmo, o máximo que podia acontecer é levar um choque de um ponto a outro do mesmo dedo por uma pequena fração de segundo! 😁 

Vou repetir o teste e enviar...

Screenshot_20240529-145006.png

Nesse teste o ponto é onde tem dois resistores e um capacitor, tem que ser um deles.

Screenshot_20240529-145849.png

Os três são soldados na mesma "ilha":

Screenshot_20240529-150801.png

• Curtir 1
Postado
Em 29/05/2024 às 02:13, Renato.88 disse:

A placa pode estar trincada ou com solda fria. 

Durante um teste que fiz, a fonte passou a ligar, só que aparentemente sem a tensão de standby no fio roxo, quando a fonte está em standby, fiz um acoplamento capacitivo do ponto indicado para o GND do secundário e assim a fonte liga ao encostar o fio verde no preto.

Screenshot_20240531-144908.png

Screenshot_20240531-144842.png

Screenshot_20240531-144957.png

Screenshot_20240531-144928.png

• Membro VIP
Postado

Não agora, não hoje e talvez nem amanhã... mas vai tomar um belo de um choque a qualquer momento. Caso queira insistir nesta sandice elétrica, coloque um cap menor possível e maior V possível.. algo como 1nF/1Kv

😁

Postado

@.if Mas ao menos o teste indica que há um problema com algum capacitor de acoplamento que não consegui encontrar.. 

Se a fonte tiver com o terra TN-S ligado, esse capacitor chegaria a explodir? 😁 

Nesse caso parece indicar que se fizer uma reforma trocando todos os capacitores, ela deve funcionar normalmente.

Como a fonte nem vai ficar em PC mesmo, é muito fraca, tem apenas 150W, sendo aproveitada para outros fins, se esse capacitor entrar em curto, ao menos não vai ser em um PC..

Se ele der curto talvez queime algum transístor, pois há uma mudança no som do chaveamento ao fazer um teste direto com uma lâmpada neon e resistor para 127v, sendo que não ocorre com o capacitor.

Insistindo com isso, nesse caso então, aí que teria que usar aterramento mesmo!!! hahaha

Seria uma boa ideia um capacitor Y, já que capacitores de filtro costumam ter uma característica de se "auto regenerar" de forma que ele é construído como se houvessem vários micro fusíveis para caso entrar em curto, esse curto se rompa, e tal capacitor continuaria ao funcionamento?

Mas claro, até reformar essa fonte.. 😁 

59 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

capacitor de acoplamento que não consegui encontrar.. 

Estou sem capacímetro e nem tenho capacitores reserva para reformar essa fonte agora...

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Se a fonte tiver com o terra TN-S ligado, esse capacitor chegaria a explodir? 😁 

Ve se o ponto do lado da rede que você ligou está vivo. Use daquela chave de fenda com neon. Neste caso, caso sua rede seja 220 e cap 50Vdc... já sabe.

se fizer uma reforma trocando todos os capacitores, ela deve funcionar normalmente.

50% de chance... faz pra gente ver.

capacímetro

Não ajuda muito neste caso. Algumas medições da Vdc com multímetro em eletrolíticos pode iluminar...

Mais um momento era uma vez

... foi literalmente meu 1o conserto em uma tv a válvula. Eram 2 capacitores formando um dobrador. A tv ficava rodando, vertical e horizontal... de fato em tenra idade jamais ia saber disso...Até que um sr.zinho (r.i.p.) formado por correspondência no instituto monitor que me disse que tinha um condensador com defeito.. me apontou qual podia ser, amarrei um em paralelo ... e eureka...

• Obrigado 2
Postado
22 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Durante um teste que fiz, a fonte passou a ligar, só que aparentemente sem a tensão de standby no fio roxo, quando a fonte está em standby, fiz um acoplamento capacitivo do ponto indicado para o GND do secundário e assim a fonte liga ao encostar o fio verde no preto.

Com certeza, o real problema é a fonte do Stand by que não funciona direito. 

Essa gambiarra do capacitor, foi só um atalho que encontrou e parece que resolveu o defeito. 

Já aconteceu comigo em outros eletrônicos, onde teria que trocar uma peça que não se encontra ou seja difícil de trocar.

Aí acabo colocando componentes e/ou conexões que não existem no circuito original e faço o treco funcionar. 

No seu caso, compensa arrumar a fonte do Stand by, ela tem um circuito simples formado por dois transistores, um deles costuma ser mosfet, este por ser sensível a estática pode ser a causa do problema, ou então algum componente ligado a ele. 

Nessas fontes, o secundário além de ligado a carcaça deve ser aterrado pelo pino do meio da tomada, enquanto que o primário é aterrado através de capacitores e bobinas que formam um filtro de linha, porém não é toda fonte que tem este circuito completo. 

• Obrigado 2
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

o primário é aterrado através de capacitores

Acredito que esse seja exatamente o problema, pois após colocar o capacitor teste no ponto marcado por vermelho na imagem (no post #10), na "ilha" onde possui dois resistores e um pequeno capacitor interligados por um dos terminais de cada componente, ela não mais liga ou desliga através de ruídos na linha GND, isso indica que algum pequeno capacitor cerâmico que faz essa função está aberto, não é isso? 

Os capacitores Y aterram fase e neutro, mas isso antes do primário, logo na etapa de entrada de energia para eliminar os ruídos, capacitores iguais em série tem a capacitância reduzida pela metade, e em tal caso eles estariam ligados em série entre fase e neutro ou fase e fase, sei que a alteração da capacitância altera a frequência de ressonância, sendo assim deixariam passar a frequência da fonte totalmente? Ou ao menos eliminariam parte desse ruído? Como a maioria das instalações não possui aterramento, gostaria de saber como seria a resposta do filtro nesses casos.

2 horas atrás, Renato.88 disse:

sensível a estática

Se for realmente ESD então teria que trocar tal Mosfet, acho que quis dizer fuga de tensão, não ? 🙃

Antes, havia tentado achar um GND exclusivo do primário, visto o largo espaço que separa o primário do secundário na placa, mas o negativo dos capacitores não é o terra deste circuito, testei por ser convenção em circuitos DC, o negativo ser o terra, o terra de referência desta fonte standby seria o negativo dos dois capacitores de entrada?

3 horas atrás, .if disse:

Ve se o ponto do lado da rede que você ligou está vivo.

Havia ligado no ponto onde possui dois resistores de 5.6 K e um capacitor cerâmico, foi na "ilha" isolada onde eles se interligam, já para minimizar a possibilidade de danos caso desse errado... :looka:

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Renato.88 disse:

problema é a fonte do Stand by que não funciona direito. 

19 horas atrás, Renato.88 disse:

compensa arrumar a fonte do Stand by,

... ou se não, colocar um carregador de celular - apenas sua placa/circuito - no lugar . Barato d+, ou até mesmo acho que você pode ter uma meia dúzia deles aí na sua gaveta.  Eu (eu) perdi a conta de quantos funcionando tenho que tive dó de descartar...🤪

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, .if disse:

colocar um carregador de celular

Usei um em conjunto com um resistor limitador de corrente para converter uma lanterna LED com bateria chumbo ácido sulfatada em um sistema Li-Ion 🙃

Eu poderia testar injetar os 5v na linha standby com uma fonte externa.. 😁 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

um em conjunto com um resistor limitador de corrente para

... carregar uma bateria 3V7... coloquei apenas 1 led em série pra limitar a V em ~4v... De fato coloco alguns leds em paralelo ou um display 7 seg com tudo em paralelo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Eu poderia testar injetar os 5v na linha standby com uma fonte externa..

Até pode, mas não resolve seu problema totalmente. 

Essa fonte também fornece uma tensão de 15V que alimenta o circuito da fonte principal. 

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Mígo.. é (foi) um misto de técnica, prática, conhecimentos empíricos, intuições, magias - tanto negra quanto branca - e afins.

Algo como o led só começa a acender fraquinho com menos de 1V portanto ele já come 1V da fonte 5V e não deixa passar de 4. Também conto com sua R interna, coloco alguns em paralelo (ou nem) e que a fonte não fornece alta corrente (p.ex. carregador xing ling - bem apropriado pra projeto tabajara) ou a limitação da usb 1.0 de 0.5A...Ele meio que acende forte mas sf. Quando fica fraco=bat carregada. Mas isso foi antes do relato abaixo...

Recentemente comprei no shopee br uns bms (R$3,00 cada.. peguei... em seguida achei mais barato ainda😠) pra uma bat só. A ideia é não perder a bat por descarga profunda. Sendo assim, o bms não deixa descarregar até zero mantendo p.ex. uns 2.8V o que dá certa segurança pra ligar o led direto .. algo como +5-1.5led-2.8min=0.7 na r interna do led=mixaria. Ele meio que acende forte mas sf. Quando fica fraco=bat carregada. Neste caso não existe magia nem tabajarismo que resolva .. tem que meter a mão no bolso mesmo pro bms mesmo... o que me leva a crer (não consultei o ds do bms) é que posso aplicar +5 direto pois ele se vira pra limitar a Vmax e Vmin da bat.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...