Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Recentemente comprei esse processador em promoção na magazine luiza e montei a 3 dias atras meu computador com uma placa-mãe MSI B450M-A PRO MAX com 512gb NVMe M.2 da pichau e 16 de RAM da memória lumina da mancer as duas de 8gb 3200 MHz

eu vi varios teste de beachmark com esse processador e também testes em jogos e o meu não chega nem perto de se igualar a eles, nos meus testes o processador não consome a mesma frequência e não usa a mesma quantidade de RAM. O motivo disso talvez seja o motivo que me fez fazer esse post que é a ALTISSIMA temperatura dele que varia de 85 a 99 graus tranquilamente, só em Vídeo do youtube ele pega 95 graus sem nada a mais aberto e de quebra o sistema também consumindo sempre 40% da RAM pra mais a todo momento mesmo na area de trabalho, detalhe a temperatura do processador é que ele não está com utilização em 100% e vendo no gerenciador eu não faço ideia do que esteja consumindo tanto. Pra ter uma ideia do desempenho, eu tentei rodar ontem o jogo do scarface de play2 com patch e tudo em 1600x900 e ele peidou dms no seus miseros 20 fps de maxima, gta V não passando dos 30 fps nas configurações basicas dele, skate 3 injogável e sleeping dogs 20 fps no very low...

Eu utilizo o aircooler que vem com ele já com pasta termica e como eu disse tem 3 dias que eu montei sendo meu primeiríssimo PC, iria me ajudar MUITO se me der alguma ou seja qualquer dica sobre o que posso fazer.

OBS: Eu não precisei atualizar a BIOS pra rodar o processador e aparentemente está na versão mais recente, configurei nela apenas memória a RAM usando Perfil de OC e a vram deixando no automático modo gamer.

• Membro VIP
Postado

@Pepeu100 Bom dia e bem vindo

Você está usando o cooler padrão da AMD, seu problema sem dúvida nem uma é o cooler do processador que não está bem preso.

Remova o mesmo e veja se está preso direitinho.

Dos quatro parafuso do cooler e um deles não estiver bem apertado já é o suficiente para dar diferença na temperatura.

Qual modelo do seu gabinete?

• Curtir 2
Postado

@Pepeu100 poderia chutar que seu cooler box esta mal instalado tenho um Ryzen 5 3600x ele chega a no máximo 75 graus em dias quentes com 100% de uso se o seu pega uma temperatura altíssima sem nenhum processo tenta reinstalar seu cooler

• Curtir 3
  • Moderador
  • Solução
Postado
13 minutos atrás, Pepeu100 disse:

Eu utilizo o aircooler que vem com ele já com pasta termica e como eu disse tem 3 dias que eu montei sendo meu primeiríssimo PC, iria me ajudar MUITO se me der alguma ou seja qualquer dica sobre o que posso fazer.

Com certeza está mal encaixado, os coolers de fabrica da AMD não são excelentes, mas também não chegam a esse ponto de inutilidade. 

Abra novamente seu gabinete e rosqueia um pouco mais o cooler na placa-mãe, após isso, segure o mesmo e mova suavemente para os lados, se sentir que ele ainda está meio solto, rosqueia o lado que aparenta estar mais "frouxo" que os outros, e repita o processo de checagem. 

Faça isso aos poucos até sentir que ele está firme, não aperte demais o cooler na placa-mãe pois isso pode danificar seu hardware. 

Após isso, o ligue novamente e cheque sua temperatura, provavelmente vai ter estabilizado até um mínimo de 50°C ou menos (dependendo de onde você mora e a temperatura de sua região). 

• Curtir 3
Postado

@Edvaldo J. Frederico chegando hoje do trabalho verificarei a instalação do coolerbox e retornarei ao post pra avisar se foi 

Meu gabinete é o modelo TGT Carbon Branco com 3 fans dianteras de 120mm 

@jotta.jg_ Certo, Verificarei se é isso mesmo, espero que dê certo obrigado pela resposta

@Vitoria Gabriela Ao chegar do trabalho hj farei isso e retornarei com o resultado, muito obrigado pela resposta 

sobre a temperatura da região hj ta fazendo 8 graus pra tu ter uma ideia 🤡 e o pc virando uma usina nuclear

• Curtir 3
  • guilherme_dr alterou o título para Ryzen 5 4600g esquentando muito até 95ºC e perda de desempenho
Postado

@Edvaldo J. Frederico @jotta.jg_ @Vitoria Gabriela Muito obrigado pelas respostas pessoal, eu descobri o problema

O problema realmente estava no encaixe do cooler, ele praticamente tava solto hsauhsuashsahuas

só estava encaixado 2 parafusos, os outros 2 estavam flutuando, MAS isso por conta da placa-mãe que não está corretamente encaixada no gabinete e ta um pouco avantajada deixando o encaixe dos parafusos "escodido"  embaixo dela, então eu acho q o correto agr é só tirar a placa-mãe e encaixa-la novamente só que certo dessa vez e ter um cooler completo agr

Só que ainda tem um porém, pra tudo isso eu só precisei desencaixar o cooler do processador e vi que a pasta termica pelo menos tinha grudado o processador no cooler certinho, porém eu não sei se eu vou precisar trocar essa pasta termica, o que vcs acham? (sei que sem foto é meio difícil me desculpe, na hora nem se passou pela minha cabeça, agr só 17h)

Eu estava na hora de almoço dps de almoçar enquanto via isso, então precisei sair as presas pra não me atrasar e colei o cooler na cpu dnv, como se tivesse montando porém sem encaixar nenhum parafuso e deixei lá exatamente desse jeito... acham que tem problema? vou precisar troca a pasta depois por conta disso?                   

Novamente obrigado pelas respostas, sem elas eu continuaria achando q o negocio simplesmente esquenta e as peça tava uma ***** mesmo

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, Pepeu100 disse:

vou precisar troca a pasta depois por conta disso?

Não precisa trocar, mas se quiser pode colocar uma melhor no lugar. 

Maioria das pessoas não gostam da pasta térmica de fabrica da AMD, pois quando ela está fria, fica muito pastosa, quase como uma cola, e isso futuramente faz com que aconteça pequenos acidentes como retirar o cooler da placa-mãe e o processador vir colado no cooler juntamente. 

A pasta térmica da AMD não é ruim, cumpre bem o seu papel, o único contra dela é o que citei acima. 

Mas de resto não tem problema, pois para contornar essa situação chatinha é fácil: quando precisar retirar o cooler de seu processador por qualquer motivo, estresse ele primeiro (jogue algum jogo pesado por alguns minutos por exemplo), após isso, desligue seu computador, abra ele enquanto ainda está quente, e com cuidado, retire o cooler de seu processador girando ele suavemente em sentido horário ou anti-horário, isso faz com que quebre a resistência da pasta térmica se ela ainda estiver um pouco "dura", e te inibe das chances de seu processador vir junto do cooler. 

Após as explicações, se não quiser passar por isso e decidir trocar a pasta térmica, há boas no mercado que podem facilitar o seu processador a manter temperaturas mais baixas do que as atuais. 

Eu não estou por dentro de qual marca de pasta térmica é a melhor, então irei deixar essa parte para quem entende melhor do assunto. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Pepeu100 disse:

...só estava encaixado 2 parafusos, os outros 2 estavam flutuando, MAS isso por conta da placa-mãe que não está corretamente encaixada no gabinete e ta um pouco avantajada deixando o encaixe dos parafusos "escodido"  embaixo dela..

Cuidado com isso, a placa-mãe deve ter espaçadores em todos os buracos previstos, ou o PCB pode encostar no suporte de placa-mãe e fechar curto.

Desmonte tudo e monte de novo, desta vez "seguindo o manual". 😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!