Ir ao conteúdo

o que é importante em um SSD NVMe ?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Oi eu estou com duvida sobre o que focar ao comprar um SSD além do seu armazenamento (que eu vou pegar 1tb), alguém me diz sobre como a velocidade de leitura e gravação ajuda no desempenho seja pra jogos ou trabalho.

Postado

@koltara Boa tarde!

Sim, a leitura e gravação vai ter uma diferença significativa em operações, principalmente para um programa que utilize bastante isso.

Claro, tem games que isso também é significativo, como o Rust, que necessita de algo superior para carregar o mapa mais rápido. Mas para games, essa diferença não é tão significativa igual programas para trabalho por exemplo, tanto que se você ver o vídeo de comparação de HD, SSD Sata e SSD NVMe no Rust, vai perceber que o NVMe e o SSD Sata se assemelham, claro que, o NVMe é melhor.

Alguém que pode te explicar isso mais profundamente é o @Detetive Virtual de SSDs

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@koltara

Jogos: a diferença fica no carregamento do jogo, que é mais rápido, mas não vai te dar mais FPS.

Trabalho: depende do tipo de trabalho que você faz... se for um trabalho que exige muita leitura e gravação de grandes arquivos, vai ter um bom desempenho... mas se for tarefas cotidianas, tanto faz o SSD. 

No geral, pegue um SSD de uma boa marca (Crucial, Corsair ou Kingston, por exemplo) e estará bem servido pra qualquer atividade.

• Curtir 3
Postado

além do que o amigo comentou acima, observar principalmente se é de fato "NVMe" e não "M.2 sata" e a geração da PCI utilizada (se sua placa suportar alguma mais recente poderá (ou não) se beneficiar disso, se sua placa-mãe usar gerações mais antigas talvez não consiga atingir os valores especificados pelo fabricante do SSD.

• Curtir 2
Postado

Qual é seu processador e placa-mãe? Se está pensando em altíssimas velocidades, como 7000mb/s por exemplo, é importante verificar a versão do pci express do seu sistema, caso contrário o tal SSD de 7000mb/s irá operar de 3000 a 3500mb/s.

Eu faria como os amigos acima, pegaria de marcas famosas que atuam no Brasil, escolhendo aquelas que dão a maior garantia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@koltara Tarde

A primeira coisa que você precisa ver em um SSD é o fabricante e garantia, de nada adianta você pegar o modelo mais barato que existe se o mesmo não for de confiança.

Tenho um colega que comprou um SSD de marca duvidosa, o hardware é reconhecido pelo sistema porém seu desempenho no inicio é boa e se você apertar um pouco o desempenho despenca.

Para armazenamento principal escolha marca confiáveis como kingston, corsair, patriot, samsung, adata, crucial.

Velocidade de leitura isso é importante também isso é sim importante porém se você pegar um modelo que tem leitura de 3500Mbps e 7000Mbps na prática para o uso normal como abri o navegado, carregar um jogo a diferença será de alguns segundos.

SSD de 7000Mbps de leitura só fara diferença se você faz um uso maior de transferência de arquivos entre unidades.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...