Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi então meu computador conta com um Ryzen 5 5600g, 16gb de ram, uma fonte msi 650 plus bronze, e eu queria uma placa de vídeo que seja boa e tenha um bom custo-benefício, com essas configurações que eu tenho meu Pc aguentaria a Rx7600 XT? Seria essa a melhor escolha custo-benefício sem gastar mais?

Postado

@SurtadoX0 seja bem vindo ao Clube do Hardware.

As melhores custo/benefício são exatamente a RX 7600 e a RTX 4060. Não que a XT seja uma má escolha, mas eu iria em uma das outras duas e com a diferença colocaria mais 16 de RAM.

• Curtir 1
Postado

Não. A RX 7600 XT entrega pouco desempenho a mais em relação à RX 7600 e custa bem mais. As melhores são a RX 6600 e a RX 7600 (presumindo que voce vá jogar em 1080, pela sua config).

Postado

Como o @Kleber Peters disse: RX 7600 para Full HD + 16gb de RAM, isso se quiser investir esse dinheiro na RAM.

Alguns dizem que 16gb ainda é o suficiente, e é, mas eu particularmente prefiro os 32gb. Até mesmo pela longevidade, pensando que você vai ficar com essa placa por alguns anos e a tendência no futuro é que os games estourem os 16gb.

Postado
4 minutos atrás, mtsesperanca disse:

Como o @Kleber Peters disse: RX 7600 para Full HD + 16gb de RAM, isso se quiser investir esse dinheiro na RAM.

Alguns dizem que 16gb ainda é o suficiente, e é, mas eu particularmente prefiro os 32gb. Até mesmo pela longevidade, pensando que você vai ficar com essa placa por alguns anos e a tendência no futuro é que os games estourem os 16gb.

Na maior parte dos casos, comprar pensando em future proofing é besteira. Pode ser que dê para migrar para AM5 antes dos jogos estourarem 16gb. Só compre se no momento estiver fazendo falta. Isso vale para qualquer componente.

Postado

Eu, como piloto, considero a RAM igual pista: nunca é demais... kkkkkkk

Aqui, só com Excel e Navegador está batendo 12,6 GB. Qualquer jogo + navegador já chega no teto dos 16 GB. 

Postado
2 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Eu, como piloto, considero a RAM igual pista: nunca é demais... kkkkkkk

Aqui, só com Excel e Navegador está batendo 12,6 GB. Qualquer jogo + navegador já chega no teto dos 16 GB. 

Penso igual. Além do mais, geralmente (não é regra, mas é o mais comum) pessoas montam os setups na ideia de ficar 5/6 com eles. Creio que antes disso mesmo os jogos já irão extrapolar os 16gb. Fora que hoje em dia Ram DDR4 está BEM mais em conta.

Qualquer game singleplayer 1080p high come uma memória lascada.

Postado
40 minutos atrás, mtsesperanca disse:

Fora que hoje em dia Ram DDR4 está BEM mais em conta.

Se está em conta agora, imagina daqui 1 ou 2 anos, com mais placas-mãe e CPUs DDR5 no mercado...

Postado
6 minutos atrás, Nito disse:

Se está em conta agora, imagina daqui 1 ou 2 anos, com mais placas-mãe e CPUs DDR5 no mercado...

Nisso você tem muita razão. DDR4 dá um caldo até hoje e a tendência é sempre abaixar mais. Faz sentido mesmo.

• KairanD alterou o título para Radeon RX 7600 XT seria o melhor custo-benefício para PC com Ryzen 5 5600G?
  • Coordenador
Postado

A RX 7600 XT provavelmente é uma das placas de vídeo mais polêmicas do mercado: tem GPU de entrada, mas 16GB de VRAM. Por um lado, essa VRAM é exagerada para o poder de processamento da placa. Por outro, os 8GB já estão ficando no limite para quem deseja maximizar texturas em jogos, mesmo em 1080p.

Peguei a RX 7600 XT com foco em algumas coisas. Primeiramente, longevidade: a RX 7600 XT certamente vai envelhecer muito melhor que a RX 7600 e vai me permitir manter as configurações de texturas (que são as mais importantes para a fidelidade visual) maximizadas em qualquer jogo durante anos, ainda mais ao considerar que meu monitor é ultrawide. Como gosto de ficar muito tempo sem fazer upgrade, isso é vital. Além disso, a VRAM extra dessa placa me permitirá eventualmente explorar alguns ramos de machine learning, e nesse tipo de cenário isso faz muita diferença.

Contudo, precisa ficar esperto com o preço. Peguei o modelo Gaming OC da Gigabyte, triple fan, por R$ 2.250,00 com R$ 200,00 de cashback, que recebi direto na minha conta. Ou seja, saiu por R$ 2.050,00, e isso logo após o lançamento. Esse modelo da Gigabyte (Gaming OC) está situado acima da série de entrada Eagle e tem ótimo acabamento, além de um sistema de refrigeração absurdamente superdimensionado. A placa é grande, mas é fria e inaudível mesmo em carga máxima.

Se você planeja ficar muito tempo com a placa de vídeo (pelo menos uns 5 anos), acho mais interessante ter os 16GB de VRAM que comprar mais RAM com a diferença. A RAM você sobe com facilidade, se precisar, depois, mas a placa de vídeo precisa trocar.

Enfim, a RX 7600 XT é uma "RX 7800 XT bebê" que vale a pena comprar pelo preço certo. No valor normal, não compensa. Precisa garimpar promoção para fazer sentido. Este site é bom para acompanhar preços: https://www.placasdevideo.app.br/

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

Enfim, a RX 7600 XT é uma "RX 7800 XT bebê" 

Em que sentido? porque a 7600 é pra 1080p, enquanto a 7800 é pra 1440p (e 4k). A pergunta do OP é sobre custo-beneficio e a RX 7600 XT custa bem mais que a não-XT e entrega pouquíssimo desempenho a mais em 1080p. O setup dele é voltado para 1080p: não faz sentido pensar em VRAM para acima disso ou daqui 5 anos. Vai pagar agora por VRAM pra TALVEZ precisar daqui 2-3 anos? Uma RX 7600 está a R$1452 na Kabum. Isso dá uma economia de R$600 em comparação ao ao que você pagou (você pagou quase metade do valor total da placa apenas em 8gb extras). Esse valor investido vai render muito mais do que você vai "economizar" no futuro. Além disso, pelo valor que você pagou, dava pra pegar uma RX 6750XT (12gb) que tem desempenho em 1080p, 1440p e 2160p acima da RX 7600 XT, com seus 16gb.

Para 1080p, não tem custo-beneficio melhor do que as RX 6600 e a RX 7600. A diferença de preço é próximo à diferença em performance, então você vai com a que teu bolso achar melhor.

2 horas atrás, KairanD disse:

vale a pena comprar pelo preço certo. 

Eu diria R$1700 no máximo. Entre 10-20% a mais do que uma não-XT. Se você precisa de mais de 8Gb de VRAM, existem modelos que vão lhe dar, além da VRAM, mais desempenho.

• Coordenador
Postado
1 hora atrás, Nito disse:

Em que sentido?

Ser uma placa com os mesmos 16GB de VRAM, mas com GPU modesta em comparação.

O setup dele é voltado para 1080p: não faz sentido pensar em VRAM para acima disso ou daqui 5 anos. Vai pagar agora por VRAM pra TALVEZ precisar daqui 2-3 anos?

Os 8GB de VRAM já são limitantes agora em 1080p. Nos testes do Hardware Unboxed eles já comentam como jogos como o último Halo ficam com texturas "borradas" em placas de 8GB de VRAM (é a estratégia que os desenvolvedores adotaram para contornar a limitação). Em outros - de fato mal otimizados, mas a realidade é assim -, os 1% e 0,1% lows podem ficar prejudicados:

Para quem busca maximizar as texturas dos jogos e deseja ficar com a placa mais tempo, a VRAM extra é sim um ponto de interesse. O quanto isso é relevante varia para cada pessoa (além disso, nem todo mundo usa a placa apenas para jogar).

Uma RX 7600 está a R$1452 na Kabum. Isso dá uma economia de R$600 em comparação ao ao que você pagou (você pagou quase metade do valor total da placa apenas em 8gb extras). Esse valor investido vai render muito mais do que você vai "economizar" no futuro. Além disso, pelo valor que você pagou, dava pra pegar uma RX 6750XT (12gb) que tem desempenho em 1080p, 1440p e 2160p acima da RX 7600 XT, com seus 16gb.

Quando comprei a placa, não existia RX 7600 na faixa de preço que você descreveu (nem de longe). E a RX 6750 XT estava bem mais cara que o valor que eu paguei na RX 7600 XT, além de não haver modelo que coubesse no meu gabinete (e não ter compatibilidade com codec AV1).

Naquela ocasião, paguei em torno de R$ 300,00 a mais pela versão XT, e não R$ 600,00. Além de ter pego um modelo bem construído (triple fan, bem acabada, fria e silenciosa).

Para 1080p, não tem custo-beneficio melhor do que as RX 6600 e a RX 7600. A diferença de preço é próximo à diferença em performance, então você vai com a que teu bolso achar melhor.

De acordo.

image.png

Eu não disse que o valor ideal da RX 7600 XT, na situação atual, seria o que eu paguei (até porque peguei perto do lançamento). Disse para garimpar promoção se tiver interesse em pegá-la. Vale lembrar que, assim como a RX 7600 teve queda considerável de preço com essas promoções recentes, a RX 7600 XT também deve ter muito em breve. Ela foi lançada pelo valor errado, custando mais do que deveria, mas pode se tornar um bom custo-benefício com o corte de valor (é típico da AMD fazer isso...).

Na situação atual, concordo totalmente que a RX 7600 é o melhor custo-benefício. O preço dela simplesmente desabou. Mas, como o autor do tópico perguntou da RX 7600 XT, apenas apontei alguns diferenciais.

Postado
45 minutos atrás, KairanD disse:

Ser uma placa com os mesmos 16GB de VRAM, mas com GPU modesta em comparação.

Esse argumento é um reducionismo simplório. A quantidade de VRAM dos dois modelos é muito pouco para fazê-los comparáveis. 

Os 8GB de VRAM já são limitantes agora em 1080p. Nos testes do Hardware Unboxed eles já comentam como jogos como o último Halo ficam com texturas "borradas" em placas de 8GB de VRAM (é a estratégia que os desenvolvedores adotaram para contornar a limitação). Em outros - de fato mal otimizados, mas a realidade é assim -, os 1% e 0,1% lows podem ficar prejudicados:

Para quem busca maximizar as texturas dos jogos e deseja ficar com a placa mais tempo, a VRAM extra é sim um ponto de interesse. O quanto isso é relevante varia para cada pessoa (além disso, nem todo mundo usa a placa apenas para jogar).

Dois pontos:

1) RX 7600 é um modelo de entrada. Aumentar VRAM não muda isso. Pagar quase metade do valor da placa (que, atualmente e em promoção, é quase um salário mínimo) para texturas de jogos novos não barraram não é custo-beneficio;

2) não quer texturas borradas? RX 6750XT é superior à RX 7600 XT. Não precisa recomendar o modelo que você comprou se existe outro melhor por preço similar.

Quando comprei a placa, não existia RX 7600 na faixa de preço que você descreveu (nem de longe). E a RX 6750 XT estava bem mais cara que o valor que eu paguei na RX 7600 XT, além de não haver modelo que coubesse no meu gabinete (e não ter compatibilidade com codec AV1).

Naquela ocasião, paguei em torno de R$ 300,00 a mais pela versão XT, e não R$ 600,00. Além de ter pego um modelo bem construído (triple fan, bem acabada, fria e silenciosa).

Mas isso não importa ao OP. Ele quer recomendações para comprar atualmente. O quanto você pagou, se foi bom negócio, se existia X modelo, isso só justifica a sua compra e não recomendação pra ele. (Pessoalmente, acredito que nem os R$300 tenham valido a pena. Tenha uma RX 7600 e, no preço atual, eu não pagaria R$300 a mais.)

Na situação atual, concordo totalmente que a RX 7600 é o melhor custo-benefício. O preço dela simplesmente desabou. Mas, como o autor do tópico perguntou da RX 7600 XT, apenas apontei alguns diferenciais.

Seu post anterior não dá isso a entender. Você apenas ressaltou a vantagem de ter 16Gb sobre 8Gb. Inclusive, ele serviria para qualquer modelo de placa, como RTX 4060 Ti 8Gb e RTX 4060 Ti 16Gb. Foi isso que me incomodou. É óbvio que ter o dobro de VRAM tem vantagens em alguns cenários mas a pergunta dele foi se o modelo RX 7600 XT é o melhor custo-beneficio para o setup dele.  E não, não é. Poderá ser? Só Deus sabe. Com as informações que temos, não existe razão para dizer que a RX 7600 XT seja para o caso dele (sim, pessoas usam PC para funções além de jogos mas 99% das pessoas que vêm a fóruns de HW, buscam setup para jogos, a não ser que especifiquei. Quando alguém não diz, estatisticamente, presume-se que seja para jogos ou tarefas diárias, como navegação, edição de texto, apresentações de slides e demais funções que não requerem 16Gb. Você não estava errado no que disse mas, repito, seu post deu a entender que, para a situação dele, o modelo XT é mais vantajoso e eu discordo disso.

Edit: só agora vi seu gráfico. Ir de 88 FPS para 95 FPS, é um aumento de 7,95%. Eu não pagaria R$300 (uns 20% do valor atual da RX 7600) para ganhar 7,95% FPS. 7 FPS é como ir de PCIe 3.0 pra 4.0. Ninguém recomenda, em sã consciência, gastar tal valor pra ganhar 7 FPS.

• Coordenador
Postado
13 horas atrás, Nito disse:

Edit: só agora vi seu gráfico. Ir de 88 FPS para 95 FPS, é um aumento de 7,95%. Eu não pagaria R$300 (uns 20% do valor atual da RX 7600) para ganhar 7,95% FPS. 7 FPS é como ir de PCIe 3.0 pra 4.0. Ninguém recomenda, em sã consciência, gastar tal valor pra ganhar 7 FPS.

De acordo. Eu também não recomendaria e não pagaria R$ 300,00 para ganhar tão pouco na média de FPS atual.

Eu recomendaria, contudo, pagar tal valor - em um cenário cada vez mais desfavorável para placas de 8GB, padrão que existe desde 2016, mesmo para 1080p - visando evitar texturas borradas e drops de FPS, considerando que: a compressão de memória da arquitetura RDNA3 não é tão boa quanto a compressão da Ada Lovelace (a RX 7600 é mais impactada pela VRAM que a RTX 4060 Ti, por exemplo); recursos como FSR3 com frame generation requerem mais VRAM; engines de nova geração como a Unreal Engine 5 demonstraram que irão demandar mais VRAM; a direção artística dos jogos foca cada vez mais em texturas únicas e fotogrametria, com reduzida repetição; jogos AAA estão com tendência de sair com impressionante falta de otimização; e nem todos estão dispostos a cogitar um upgrade de placa de vídeo após somente alguns poucos anos.

De qualquer forma, de fato a RX 7600 XT não faz sentido pelo valor atual, tendo em vista o preço baixo da RX 7600 (a diferença é grande demais) e o posicionamento da RX 6750 XT (que voltou a aparecer por preços convidativos, até mesmo abaixo da RX 7600 XT). Apenas para esclarecer que minha recomendação ao autor do tópico, no cenário atual, é de fato a RX 7600 (a RX 7600 XT só seria relevante se o preço reduzisse sensivelmente, por corte + promoção).

É também importante destacar que os resultados mudam um pouco a depender da amostra de jogos (e isso tratando do cenário atual, sem considerar o que está por vir) e do momento do teste (versões de drivers, etc.). O teste do Tom's indicou a diferença entre a RX 7600 e a RX 7600 XT (em 1080p ultra) como 11,4%. A diferença entre a RX 7600 XT e a RX 6750 XT, por sua vez, ficou em 11,3%. Logo, se considerarmos a RX 6750 XT como relevante pelo valor atual (R$ 2.200,00), isso tornaria a RX 7600 XT relevante por volta dos R$ 1.965,00 (com custo por frame semelhante, mas 4GB de VRAM extras e compatibilidade com AV1). Esse resultado reforça que a RX 7600 está, de fato, com preço muito abaixo da média (R$ 1.450,00) e compensando bastante.

Sobre a questão do PCI Express 3.0, embora não seja o assunto do tópico, vale a pena destacar que o impacto só é reduzido em sistemas que possuam o recurso de ReBAR (ou S.A.M.) ativado. Placas de 128 bit podem perder muito desempenho e sofrer problemas de estabilidade no PCI-E 3.0 sem ele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...