Ir ao conteúdo

Como descobrir o sistema de uma cápsula magnética de toca discos?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei uma cápsula fonocaptora para toca discos como se fosse magnética, do tipo MM. Porém estou achando meio estranha, simplória demais, estou desconfiado de que é do tipo cerâmico (ou piezo). Se for do tipo magnético, tem uma bobina lá dentro mas se for cerâmico, aí não sei muito bem como funciona esse tipo.

Por isso não ousei testar com multímetro nem na escala de resistência nem na de continuidade. Vai que cerâmica queime algo lá... essas cápsulas são muito sensíveis.

O que sei delas é que, se for cerâmica a tensão que ela produz é 40 vezes maior que a tensão da magnética. O padrão para a cerâmica é 200mv enquanto que para a magnética é 5mv.

Então para projetar um pré-amplificador (que já faça também a equalização RIAA) que ganho deve ter nesse pré? Se for cerâmica, eu arriscaria um ganho de, sei lá... uma 5 vezes. Mas se for mesmo magnética, chutaria esse ganho em 200 vezes.

Será que tem um jeito de descobrir se a cápsula é mesmo MM ou se é cerâmica com o multímetro?

• Membro VIP
Postado

Sem consultar o google, minha intuição é que a magnética é uma bobina mesmo. Meça na escala de R sem medo. Já a cerâmica é capacitiva ou piezzoeltéltrica: precisa de resistor polarizador.  O teste é mais certo no circuito final mesmo...

D+ questões, não sou do ramo da sonorização, ok?

Ahhh.. e desculpe a demora na reposta..😁

• Haha 1
Postado
2 minutos atrás, .if disse:

e desculpe a demora na reposta

The Flash, rs...

No final é mais difícil, @.if. Eu não tenho - e é caríssimo - o vinil que toca 1kHz para medir a tensão produzida.

Pretendo montar o pré com ampop NE5532 ou OPA2134. E aí, para setar o ganho, a R de retroalimentação altera também a equalização.

Se for cerâmica e eu tentar medir a resistência ou a continuidade, queima?

Agora, você disse que piezo é capacitivo... e se eu testar essa cápsula usando aquele aparelhinho multifunção tipo LCR-TC desses daqui (clique), que já tem um capacímetro embutido? Se bem que não sei que tensão esse aparelhinho bota na saída...

• Solução
Postado

A cápsula magnética tem uma resistência baixa. 

A cerâmica não tem resistência, vai marcar infinito. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Se for cerâmica e eu tentar medir a resistência ou a continuidade, queima?

Não. 

Mas se você colocar na escala de mV e mexer nela o multímetro vai marcar tensão. 

Atenção ao tipo de agulha, também dá pra reparar.... 

A magnética tem um imã, já a cerâmica é só uma peça plástica ou metálica que encosta na cápsula. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Então para projetar um pré-amplificador (que já faça também a equalização RIAA) que ganho deve ter nesse pré? Se for cerâmica, eu arriscaria um ganho de, sei lá... uma 5 vezes. Mas se for mesmo magnética, chutaria esse ganho em 200 vezes.

Tem esquema disso a rodo pela Internet. 

Dá pra copiar o esquema de toca discos que foram vendidos antigamente. 

Muitos com circuitos transistorizados e os mais novos com AO em maioria o RC4558. 

As cápsulas cerâmicas, como tem a impedância alta, usam apenas um filtro passivo simples. 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, você disse que piezo é capacitivo... e se eu testar essa cápsula usando aquele aparelhinho multifunção tipo LCR-TC desses daqui (clique), que já tem um capacímetro embutido? Se bem que não sei que tensão esse aparelhinho bota na saída.

Acho que vai dar erro... 

Dizer que é capacitivo não significa que é igual a capacitor. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Grato, Xará. Testei usando a escala voltímetro e... nada. Indicando portanto que era cerâmica.

Como curiosidade, testei como se fosse capacitor e deu 724pF no direito e 677pF no esquerdo. Esses aparelhinhos, LCR-TC, se fosse bobina, acho que mostraria...

Bom... amanhã vou falar com o pessoal da Catodi, ver se acho uma magnética que dê para adaptar no braço, questão de peso até... vamos ver. Para o pré, tenho aqui um antigo PU-10, da Comkitel, bem velho e já ressoldado muitas vezes, que usa 2 BC549 por canal, mas acho que vou montar um novinho, com o NE5532. Tenho esse esqueminha aqui, da Philips mas estou achando esquisito.

JdLadeY.jpeg

Estou em dúvida sobre esse valores de resistência... nunca vi resistor de 49,9Ω ou múltiplos disso! Além disso, se a R paralela ao 0.o15uF não alterar o ganho, o ganho está um absurdo: 49,9kΩ / 49,9Ω dá 1001! Se der para achar uma cápsula magnética, começo com um ganho de 200...

Se você quiser ver o estranho pdf da Philips, application notes do 5532, tá aqui (clique).

Postado
21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

estou achando esquisito.

Olha, é bem por aí mesmo. 

O circuito ali embaixo do AO é quem traz o grave que a cápsula magnética não fornece. 

23 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Estou em dúvida sobre esses valores de resistência... nunca vi resistor de 49,9Ω ou múltiplos disso!

São resistores de precisão, aqueles que tem 5 ou 6 cores. Já viu um desses? 

Até existe uma tabela pra eles, mas o difícil é achar pra comprar. 

Porém aí sendo um equipamento de áudio, não vejo tanta necessidade de usá-los. 

Se bem que em alguns aparelhos eu já vi resistores em série ou paralelo para que cheguem a valores assim. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

o ganho está um absurdo: 49,9kΩ / 49,9Ω dá 1001!

Faltou envolver na conta o outro resistor e os capacitores. 

O ganho disso varia conforme a frequência. 

Veja um esquema comercial, de um amplificador antigo da gradiente... 

20240613_224108.thumb.jpg.6ec292ecfc54e95e2e04d89cb46896ac.jpg

A alimentação também é simétrica de 15V.

E a saída é no resistor de 220R, o R131. 

Tenho vários outros esquemas desses, mudam os valores dos componentes, mas no fim eu tudo a mesma coisa. 

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

nunca vi resistor de 49,9Ω ou múltiplos disso!

Creio que frequentamos lojas muito diferentes. Chato é encontrar quem venda resistores de precisão. Nos que vendem o valor 499 é facilmente encontrado nas diversas décadas. 

• Curtir 1
Postado

Você indicaria alguma loja, @Sérgio Lembo? O que conheço é o padrão, Multcomercial, Dabi... redondezas da Sta. Efigênia.

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Tenho vários outros esquemas desses

Xará, criei esse outro tópico especificamente para préamps para essas cápsulas cerâmicas. Se puder dar uma força lá... 'brigadão!

Postado
15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Além disso, se a R paralela ao 0.o15uF não alterar o ganho, o ganho está um absurdo: 49,9kΩ / 49,9Ω dá 1001! Se der para achar uma cápsula magnética, começo com um ganho de 200...

O ganho visto pelo valor dos resistores realmente assusta. Aqui quem manda são os capacitores e os resistores fazem apenas um pequeno ajuste na curva. Apenas para lembrar, a curva RIAA tem o zero dB para 1kHz, então o ganho do amplificador RIAA é declarado nessa frequência. Para 20Hz deverá ter um ganho sobreposto de 10x (20dB) e para 20kHz uma atenuação sobreposta de 10x (-20dB).

Segue abaixo seu desenho com as impedâncias dos capacitores declaradas para 20Hz, 1kHz e 20Khz. Perceberá que não é tão grande assim o ganho mas tem que ser alto o bastante para elevar a tímida saída do fonocaptor.

Sem título.png

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...