Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou escolhendo uma placa de vídeo para montar meu PC e estou em dúvida por conta da diferença de preços e pelo fato de eu não gostar muito de placas da AMD, tenho um amigo que já teve problemas em relação a drivers e bugs. Também já vi outros relatos. Gostaria que me explicassem melhor e que me deem algumas sugestões. Podem recomendar outras placas também nessa mesma faixa de preço.

Configuração do PC:

- Ryzen 7 5700X3D

B550M PRO-VDH WIFI

XPG Spectrix D50, 32GB (2x16GB), 3200Mhz

SSD 1 TB Kingston NV2

Fonte Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold

Water Cooler Rise Mode Aura Ice

- Gabinete Rise Mode Galaxy Glass Standard, 10x Cooler Fan

Me digam o que acham dessa configuração também, por favor!

• Pedroou alterou o título para Escolha entre Radeon RX 7600 e GeForce RTX 4060
  • Membro VIP
Postado

Não vejo motivo para gastar mais de R$ 1.000 em gabinete e water cooler e usar uma RTX 4060 com um Ryzen 7 5700X3D. É muito processador para pouca placa de vídeo.

Deveria escolher entre a RX 6750 XT e RX 4060 TI. Ou a RX 7600 XT.

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, Tiberio disse:

@Pedroou Tem gente que prefere ter uma boa estética do que ter um melhor desempenho, eu prefiro desempenho.

Acho que só quem prefere isso é gente instagramer, o correto é ter desempenho, qualidade e durabilidade.

não deveria importar se o gabinete parece um ingot de ferro com grafico do PS1.

O81hrbR.png

Postado

@Pedroou Escolhi os 2 por mera estética mesmo. Quero montar um novo PC e estou meio perdido. Não pretendo gastar mais de 3k em uma placa de vídeo, me recomendaria manter a RTX 4060 e colocar um processador inferior ou manter esse processador para um futuro upgrade da placa de vídeo?

@GuilhermeGB Então devo manter a RTX 4060 mesmo? O que achou dessas configurações?

@Tiberio  Eu também prefiro desempenho, estou um pouco perdido. Quero montar um PC bom que com um orçamento de em média 6k

• Membro VIP
Postado

Se o foco é estética, é indiferente qual placa de vídeo e processador vai escolher agora.

A Nividia é mais amigável com quem não tem muito conhecimento, o software é mais intuitivo. Prefira ficar com a Nividia, apenas pegue alguma com 2 ou 3 fans. A com 1 fan da GALAX esquenta bastante.

Se quer desempenho, pegue um water cooler masterliquid 240mm e um gabinete Montech air 903 max.

• Curtir 2
Postado

Eu fugiria da Rise Mode (wc e case) e pegaria melhor GPU e CPU inferior. Se você dá prioridade pra estética, pega a RX 7600 e troca o WC pra de uma marca melhor, com garantia de 3-5 anos e um gabinete mais barato mas que ainda seja bom. Apesar de que, se você prioriza estética, não vai ter muito conselho bom, porque, no final, o que vai mais pesar é seu gosto. 

• Curtir 1
Postado

@Nito  Prefiro priorizar o desempenho mesmo. No caso mantenho a RTX 4060 e pego um Ryzen 5 5600 ou um Ryzen 7 5700 ou alguma outra sugestão?

@Pedroou  O foco vai ser desemepenho. Já vi bastante gente falando desse gabinete, vai ser ele mesmo! É melhor manter a RTX 4060 (Galax ou Gugabyte) e pegar um processador inferior então? Qual a sua recomendação?

Postado

@Caio Nunes Ryzen 7 5700 é inferior ao 5600 em jogos, pois ele é apenas um 5700G com gráfico integrado desativado, ou seja, tem a parte da CPU capada. Mas se for pra investir me Ryzen 7 para jogos, o que mais vale a pena é o 5700X3D. Com relação ao restante, acho que os colegas já disseram o que precisava ser dito, reforço sobre a parte do Water Cooler Rise Mode, evite essa marca. E também acrescento que é totalmente desnecessário investir em Water Cooler para CPU de 65W como o 5600. O desempenho térmico seria o mesmo se você pegasse um Air Cooler de 120mm.

• Coordenador
Postado

@Caio Nunes A RX 7600 está sendo encontrada por valores muito baixos, inferiores a R$ 1.600,00. Chegou a custar R$ 1.450,00 recentemente. Nessa situação, não faz sentido comprar a RTX 4060. Então, sim, substitua a RTX 4060 pela RX 7600 na sua configuração.

Você não terá problemas de estabilidade de drivers com a placa da AMD. Não há nenhuma falha "intrínseca" nos drivers da AMD, assim como não há nenhuma falha "intrínseca" nos drivers da Nvidia para quem usa Windows. Esse mito, derivado da conturbada época da compra da ATI pela AMD, infelizmente continua aparecendo.

No mais, como os colegas comentaram, a configuração está desbalanceada.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

@Caio Nunes Você não terá problemas de estabilidade de drivers com a placa da AMD. Não há nenhuma falha "intrínseca" nos drivers da AMD, assim como não há nenhuma falha "intrínseca" nos drivers da Nvidia

Bom dia,

Discordo em partes, realmente, continua funcional, mas tem muitos problemas.

Eu por ex, possuo a rx 6600m e a rx 6600 XT, em ambas placas de vídeo atualizar drivers drivers de forma contínua apresentou problemas.

rx 6600m: nos drivers de 2023.2 para frente, além da AMD capar as capacidades de configuração da placa (removeu todas as possíveis modificações no adrenaline), ela também lançou alguns drivers que fazem ela perder parte da performance, alguns davam até bsod, etc.. Eram tantos problemas, que, ao instalar o ultimo driver da rx 6600(sem M nem XT) de 2023 nela, tudo ficou perfeito, com possibilidade de modificação e rodando qualquer coisa até o momento.

rx 6600xt:  a xt não dá muitos problemas, é perfeita para quase tudo (não que a m também não rode tudo), mas mesmo assim não deixo mais a atualização automática de drivers, visto que em algumas delas também obtive tanto BSOD quanto lentidão em N jogos, apenas por caprixo eu retornei ela para o ultimo de 2023 também, e está bem estável.

Postado
1 minuto atrás, Swalls disse:

em ambas placas de vídeo atualizar drivers drivers de forma contínua apresentou problemas.

Mas não é recomendado ficar atualizando driver de vídeo, nem mesmo na NVIDIA é recomendado, se está funcionando bem não tem pra que atualizar.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
3 horas atrás, Caio Nunes disse:

Muito esclarecedor, o que posso fazer para balancear essa configuração?

Os colegas já forneceram ótimas ideias. Eu começaria evitando os produtos da Rise Mode, como já comentado, e optaria por um air cooler no lugar do water cooler. O gabinete também poderia ser mais simples (mas entra muito a questão do gosto). Com o valor restante, você pode tentar encaixar uma placa de vídeo melhor, como a RX 6750 XT (de R$ 2.200,00) ou melhorar algum outro componente.

O Ryzen 7 5700X3D compensa bastante pelo valor atual, mas só faz sentido se você pretende pegar uma placa de vídeo melhor agora ou em um futuro próximo. Placas como a RX 7600 são simples demais para ele. Isso pensando em jogos, claro. Dependendo da sua atividade, o poder de processamento a mais (comparando com o Ryzen 5 5600, que tem dois núcleos a menos) pode ser interessante. O Ryzen 7 5700X, por sua vez, ficou um pouco ofuscado pelo 5700X3D após o lançamento dele.

2 horas atrás, Swalls disse:

Discordo em partes, realmente, continua funcional, mas tem muitos problemas.

Problemas podem ocorrer... Mas não existe anormalidade nos drivers da AMD:

Problemas ocorrem com os drivers da AMD, assim como também ocorrem com os drivers da Nvidia.

rx 6600m: nos drivers de 2023.2 para frente, além da AMD capar as capacidades de configuração da placa (removeu todas as possíveis modificações no adrenaline), ela também lançou alguns drivers que fazem ela perder parte da performance, alguns davam até bsod, etc.. Eram tantos problemas, que, ao instalar o ultimo driver da rx 6600(sem M nem XT) de 2023 nela, tudo ficou perfeito, com possibilidade de modificação e rodando qualquer coisa até o momento.

Você tem um laptop com essa RX 6600M? Ou é uma versão "frankenstein" para desktop? Se for o segundo caso, eu diria que problemas são até esperados...

As alterações no driver que você descreveu muito provavelmente foram feitas pela AMD para o contexto dos laptops (esse é um chip de laptop, e é detectado como tal). Não há qualquer responsabilidade por parte da AMD para fornecer suporte à RX 6600M adaptada para desktop, uma vez que não é um produto oficial.

rx 6600xt:  a xt não dá muitos problemas, é perfeita para quase tudo (não que a m também não rode tudo), mas mesmo assim não deixo mais a atualização automática de drivers, visto que em algumas delas também obtive tanto BSOD quanto lentidão em N jogos, apenas por caprixo eu retornei ela para o ultimo de 2023 também, e está bem estável.

Recomendo o seguinte teste: pesquise pelos mesmos problemas que você descreveu, mas dessa vez retirando "AMD" e jogando a palavra "Nvidia". Encontrará problemas semelhantes e bug fixes também voltados a esse tipo de coisa. 😉

Inclusive, trago este vídeo abaixo, que apresenta uma perspectiva interessante, baseada em estatística, sobre isso:

Não há claro desequilíbrio em qualquer um dos lados em termos de drivers (os resultados são próximos), embora a Nvidia destaque em alguns pontos e a AMD destaque em outros. O que ocorre é que os influenciadores que puxam para o lado da Nvidia tendem a jogar um peso desproporcional sobre qualquer falha do lado da AMD. E pessoas no Reddit e em outros lugares tendem a replicar isso simplesmente porque viram alguém comentando.

Inclusive, eu mesmo acabei de me desfazer de uma GTX 1070Ti, que me trouxe incontáveis problemas com drivers (o que não quer dizer que a placa é ruim ou que outras pessoas necessariamente passaram pela mesma experiência, ainda mais ao considerar que os drivers da Nvidia são bem "polêmicos" no contexto do Linux).

O ponto principal de fraqueza das placas AMD diz respeito ao suporte a determinados programas para fins profissionais. Embora isso esteja melhorando com o avanço do ROCm, a Nvidia ainda tem ampla vantagem. Em jogos, a AMD também está bastante defasada em termos de desempenho para ray tracing, mas nessa faixa de placas de entrada nem faz muito sentido avaliar isso.

Apenas a título de informação, além de nunca ser recomendável deixar atualizações de drivers em modo automático, outra dica interessante é evitar comprar placas de vídeo de arquiteturas que acabaram de ser lançadas, sejam AMD ou Nvidia (aguardando alguns meses você escapa de boa parte dos possíveis problemas de drivers prematuros).

• Curtir 2
Postado

O único problema que tenho com AMD é o Adrenalin resetar meu UV e OC da GPU, alguma vezes, quando o sistema inicia. Aí preciso importar o arquivo com as minhas configurações. Nada trabalhoso, só um pouco chato. Completamente aceitável diante da diferença de preço pra uma 4060.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

Você tem um laptop com essa RX 6600M? Ou é uma versão "frankenstein" para desktop? Se for o segundo caso, eu diria que problemas são até esperados...

É a frankenstein, no meu start aqui no forum, lá no inicio mesmo, fiz a compra de uma 6600 xt e veio a 6600m, depois de muitos problemas e discussões com o vendendor (um tralala bem grande), acabei pegando as duas. Perguntar se ela é a versão desktop ou realmente do notebook não se aplica, pois eles não deveriam capar a nossa capacidade de configurar ela pelo adrenaline independente do modelo. Rodar perfeitamente no driver da rx 6600 padrão é quase que um indicativo de que eles tentaram "matar" ela, nesse caso deixa de ser "não ter responsabilidade" para "vamos acabar com o produto".

Já a XT, ela funciona bem em quase (foco no quase) todos os drivers, porém a que obtive melhor resultado foi ainda o ultimo de 2023 (apesar de que não testei a ultima desse ano)

Postado

@Nito o driver da 6600 funciona nela.

12 horas atrás, Swalls disse:

Eram tantos problemas, que, ao instalar o ultimo driver da rx 6600(sem M nem XT) de 2023 nela, tudo ficou perfeito, com possibilidade de modificação e rodando qualquer coisa até o momento.

• Coordenador
Postado
12 horas atrás, Swalls disse:

Perguntar se ela é a versão desktop ou realmente do notebook não se aplica, pois eles não deveriam capar a nossa capacidade de configurar ela pelo adrenaline independente do modelo. Rodar perfeitamente no driver da rx 6600 padrão é quase que um indicativo de que eles tentaram "matar" ela, nesse caso deixa de ser "não ter responsabilidade" para "vamos acabar com o produto".

Laptops possuem limites de alimentação e temperatura muito mais restritos que desktops. A alteração manual dos padrões de funcionamento, nesse caso, pode causar facilmente o superaquecimento do laptop, bem como a insuficiência da fonte de alimentação e, nos piores cenários, até mesmo problemas no circuito regulador de tensão do chip gráfico.

A AMD removeu o acesso à aba de tuning do Adrenalin para todas as GPUs RX 6000M (ou seja, de laptop). Portanto, a restrição foi geral, e não voltada apenas à RX 6600M. Pelo que pesquisei, isso foi feito porque as modificações por parte dos usuários estavam resultando em acionamentos de garantia para os fabricantes de laptop (cabendo lembrar que cada laptop é diferente e possui requisitos específicos).

Podemos questionar a decisão de remover as opções, principalmente ao considerar que também serviam para fazer undervolt? Sim, é claro. Contudo, toda alteração que a AMD fizer nos drivers para esse chip terá foco em laptops, pois a RX 6600M versão desktop nem existe (ela não é um produto). Então devemos direcionar esse questionamento apenas ao contexto dos laptops. 😉

Muitas pessoas que compraram a RX 6600M adaptada para desktop fazem justamente o que você disse: modificam a BIOS e usam os drivers como se a placa fosse uma RX 6600. Nesse cenário, por mais que a GPU seja a mesma, nunca saberemos como é o PCB e como são os componentes de cada unidade e se os VRMs suportarão bem a demanda de energia (a RX 6600M é limitada a 100W).

Saber se é a versão de desktop faz diferença. Como cada "frankenstein" vai ter uma configuração diferente no PCB, não é previsível como a GPU de laptop irá se comportar em cada situação, e nem qual é a qualidade da placa como um todo. Ao meu ver, não cabe culpar a AMD por problemas como telas azuis no caso dessa placa (no caso da outra, que é um produto oficial, sim).

De qualquer forma, esse assunto (placas modificadas) começa a escapar do foco do tópico, e devemos ter cautela. 🙂

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!