Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Bom dia, pessoal!

Há anos eu vinha utilizando um netbook ASUS T100TAS para estudar e trabalhar. Gostava dele por ser pequeno e fácil de transportar, além da bateria durar muito. Contudo, os 2GB de RAM começaram a apertar e, além disso, a tela deu defeito. Com a limitação da RAM, nem estou muito interessado em consertá-lo.

Agora estou procurando uma alternativa para substituí-lo. Queria um equipamento pequeno (abaixo de 14"), que será usado com sistema operacional Arch Linux, apenas para navegar na web (com no máximo cinco abas abertas), escutar música e editar documentos e apresentações no LibreOffice.

Apenas três pontos importam para mim: tela (necessariamente Full HD e IPS), duração de bateria (pelo menos 4 horas) e pouco aquecimento (para ficar confortável no colo, preferencialmente com refrigeração passiva). O único equipamento pequeno no mercado, que lembra um netbook e atende a essas especificações, parece ser o Positivo DUO C464D-4, que está custando R$ 1.279,00.

Será que vale a pena? Ou vocês teriam outra recomendação?

Destaco que a função desse equipamento não é substituir um notebook convencional ou um desktop, equipamentos que já possuo. Ele servirá apenas para eu poder transportar entre salas de aula facilmente e também trabalhar deitado na rede em casa, rs.

Agradeço antecipadamente.

• Membro VIP
Postado

A linha ASUS Vivobook é bem leve mesmo sendo 15,6". Tem modelos com IPS, talvez seja interessante dar uma olhada neles.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Bom dia @KairanD!

Quanto está disposto a desembolsar no aparelho?

Evite estas "marcas diabo" como Positivo, Compaq, Ultra, usam peças de construção básica em seus aparelhos.

Marcas mais recomendadas seriam Samsung, Dell, HP e ASUS.

Utilizo um Chromebook com um Celeron N4020, se eu pôr um vídeo no YT ele já trava...

Mesmo para estudos, um Core i3 recente é o mínimo recomendado, além de 8GB de RAM

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Bom dia @KairanD

Um notebook interessante é o Probook hp 256 g9 2.700

Com i5-1235U / intel iris / 8 gb ram / 256 gb armazenamento

É Windows single language mas pode trocar para arch depois.

Com 1,74 kg.

Agora se quer algo pequeno mesmo (13, 14 ou 15) seriam aqueles da Dell latitude valor 5k ou superior sob encomenda.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou @STAR ALPHA Eu sempre gostei dos aparelhos da ASUS, mas nesse caso estou focando apenas em um netbook mesmo. Eu entendo que os netbooks "morreram", mas eu gostava deles, rs. Alguns equipamentos, como esse Positivo, não são exatamente netbooks, mas ainda estão nessa faixa de 11.6" que me agrada.

Um equipamento que gostei bastante foi o Lenovo Education 100w Gen 4. Ele é bem mais potente que o Positivo e a marca passa mais confiança. Porém, ele tem tela na resolução "padrão Brasil" (1366x768p), ainda mais usando a tecnologia TN, que eu quero evitar igual vampiro correndo de alho... Se fosse Full HD e IPS, eu compraria correndo, mesmo se custasse um pouco mais caro.

@RonaldoXbox Pensei em até R$ 2.000,00, mas prefiro gastar menos. A questão é que não existem muitas opções no mercado.

O Celeron N4020 me atenderia. Ele é bem melhor que o Atom Z3775 do meu netbook ASUS em single-core e só um pouco pior em multi-core. Inclusive até pensei em pegar um Chromebook, mas instalar Linux pode ser complicado e não funcionar bem, já que o equipamento é todo travado pela Google. Melhor evitar a dor de cabeça.

O problema que você relata na reprodução de vídeos no ChromeOS ocorre devido ao incompleto suporte à decodificação por hardware em navegadores baseados na plataforma Chromium no Linux (o ChromeOS é baseado em Linux). Isso é algo que conheço e sei como contornar em distribuições convencionais, usando o Firefox.

No Windows usar um processador desses deve ser bem sofrível, ainda mais se for o Windows 11. E o ChromeOS tem limitações. Mas eu pretendo instalar um Arch Linux com KDE Plasma bem otimizadinho. Vai por mim, rende bem e sobra bastante espaço.

Minha principal preocupação no caso desse Positivo é o "fator Positivo". Ou seja, se o equipamento vai durar alguns anos. Em termos de desempenho, eu conheço as limitações do Celeron. 😉

Eu já tenho um Zenbook antigo com tela 14". Para tarefas que exigem mais desempenho, eu vou levá-lo no lugar do outro. E, em casa, ainda tenho o desktop. O meu objetivo aqui realmente não é comprar outro notebook, mas sim um netbook.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
28 minutos atrás, KairanD disse:

Pensei em até R$ 2.000,00, mas prefiro gastar menos. A questão é que não existem muitas opções no mercado.

Na dell o Inspiron básico custa 2.300 com 15,6 WVA*, 8 gb ram, 256 GB e i3 1215U uhd graphics.

*(segundo a fabricante wva é um tipo de ips)

Postado

Na Black fraude do ano passado um conhecido meu pediu recomendações de notebooks, nas minhas pesquisas da época o modelo que mais se destacou foi o Galaxy Book 2 da Samsung, i3 1215u, 8GB de RAM e 256 de SSD e é IPS, quando chegou na casa dele só instalei os aplicativos necessários para o uso, até agora não passou por problemas e têm amado ele.

Pelo breve tempo que passei com ele aferi que:

- Possui uma boa carcaça, e na tampa de baixo upgrades de RAM e SSD/HDD são facilitados.

- Tela muito bonita e cores são fiéis (também não notei vazamentos de luz)

- Bateria boa, 4-5 horas ele me relatou.

- Bastante leve, se não me engano 1.8Kg e é muito fino.

Em promoções sai na faixa dos 2.000- 2.100, não sei se há modelos que se destacam mais atualmente mas ainda assim pelo valor pago acredito que seja uma ótima escolha.

A opção da Dell também parece muito interessante, digo de experiência própria que os laptops deles são feitos para durar.

• Coordenador
Postado

@STAR ALPHA @RonaldoXbox Agradeço pelas sugestões, pessoal. Contudo, como comentei, não estou querendo um notebook, mas um netbook. Esses modelos não atendem (não quero substituir meu notebook atual, apenas meu netbook, que estragou). Quero algo na faixa de tamanho de 11.6".

Quanto ao Galaxy Book 2 em específico, não atenderia mesmo que estivesse procurando um modelo maior. O @Mikhail Kosevich Volkov tem um e a Samsung bloqueou o boot do Linux em uma das atualizações de BIOS. E eu tenho zero interesse em usar o Windows.

@Pedroou Alguns Chromebooks até permitem instalar Linux, mas a questão é a dificuldade e o quanto funciona direito. É isso que me deixa com o pé atrás... A Google travou eles bastante para dificultar a instalação de qualquer sistema diferente do ChromeOS.

Dei uma olhada no netbook da Lenovo que enviei e o processador dele (Intel N100) chega perto do desempenho do meu antigo Core i5 4670K do desktop. É muito impressionante. O equipamento em si é sensacional, o único porém é a tela mesmo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

A maior dificuldade é achar a tela Full HD IPS, em notebook com tela 14" até tem algumas opções, mas para modelos menores é realmente difícil fugir do 1366x768.

Alguns deles por serem antigo custam mais de R$ 3.000, que certamente não vale.

Acer A314-35-C7E8 é tela 14" IPS , bom que ele usa M.2 e você pode colocar um SSD maior. Menor valor R$ 1.788 e tem conexão RJ45.

• Curtir 3
Postado

Antigamente eu importava da China, agora sem chance. Realmente por aqui é difícil achar algo que preste do tipo. Se alguém achar me fala.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...