Ir ao conteúdo

Qual desses roteadores comprar?

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! 
Estou querendo fazer um upgrade aqui no wi-fi de casa. 
Infelizmente o roteador oferecido pela operadora Brisanet é ruim (Tp-Link EC230-G1). 
Eu tenho um Archer C60, também da TP-Link, que é bom mas não está dando conta do recado. O Sinal tá muito fraco (ou seja, preciso de um roteador que tem bom alcance e estabilidade). 
Estou pensando em pegar entre esses abaixo: 
Tp-link Ax1800 Wi-fi 6 R$ 271,00 no mercado livre
Tp-link Roteador Archer C6 R$ 221,00 no mercado livre
Tp-link Archer C80 R$ 310,00 na amazon

Qual desses três vocês recomendariam. Podem sugerir outro que não esteja listado acima, mas peço uma indicação dentre esses três também, por gentileza.
Velocidade contratada aqui: 600mb

• Nathaniel B F alterou o título para Qual desses roteadores comprar?
Postado

Dos 3 citados eu tenho 2, o Archer C6 e o Archer C80, são excelentes roteadores em questão de estabilidade. Já tive outros roteadores no passado que você precisava ficar reiniciando de vez em quando pra voltar ao normal, com esses nunca precisei fazer isso. Acredito que no preço que está, o AX1800 seja mais negócio, na época que comprei o C80, que foi o último que adquiri, os roteadores WiFi 6 estavam com preços mais altos, acho que até o AX1500 estava mais caro que o C80, já hoje o próprio AX1800 está mais barato.

OBS: Se você procura maior alcance, talvez terá que investir em roteadores ainda mais caros ou em repetidores, porque esses modelos "de entrada" são isso aí mesmo que você já conhece.

• Curtir 2
Postado

Obrigado pelas sugestões. Creio que irei pegar o AX1800.
No máximo estaria disposto a gastar uns 350 reais. 
Tava vendo uma outra opção, no Aliexpress... Xiaomi ax5400. Esse é bom?

Postado

@Nathaniel B F não conheço muito desses roteadores da Xiaomi, mas provavelmente ele terá um sinal mais forte e um melhor gerenciamento dos dispositivos conectados também, já que tem um processador mais avançado. Seria melhor se você assistisse algumas reviews.

EDIT: Lembre-se que no Aliexpresss tem imposto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Nathaniel B F disse:

Obrigado pelas sugestões. Creio que irei pegar o AX1800.
No máximo estaria disposto a gastar uns 350 reais. 
Tava vendo uma outra opção, no Aliexpress... Xiaomi ax5400. Esse é bom?

Já que vai pegar um roteador novo já vai de WIFI6 se possível.

Tenho um AX50 e ele usa padrão WIFI6 e tenho um plano de 780Mbps e no celular um samsung S20FE 5G consegui alcançar no máximo 600Mbps.

Meu celular estava conectado a 1.1Gbps e no wi-fi existe perca de mais ou menos 40% que daria 660Mbps.

• Curtir 1
Postado

Uma dúvida, tô vendo aqui de comprar o AX1800.
Têm duas versões. 
A mais atual muda até o design do aparelho. Mas teria alguma outra diferença significativa?

@edit Utilizei o chat GPT para verificar essas diferenças, não sei se ele foi certo nas explicações, mas acredito que sim. 
Só quero ter certeza de que vou ficar satisfeito com a compra. Acho que vou pegar essa última versão. 

Citação

As diferenças entre as versões do TP-Link EX220 (v1, v1.2 e v2) estão principalmente relacionadas a melhorias de hardware e atualizações de software para otimização de desempenho e compatibilidade. Aqui estão as principais distinções:

EX220 v1:

Esta é a versão inicial do EX220.

Suporte para Wi-Fi 6 (802.11ax), oferecendo velocidades combinadas de até 1.8 Gbps.

Equipado com tecnologias como OFDMA e MU-MIMO para maior capacidade e melhor desempenho em redes congestionadas.

Compatível com EasyMesh, permitindo a criação de redes mesh para melhor cobertura.

Oferece segurança com WPA3 e suporte para gerenciamento remoto via TR-069.

EX220 v1.2:

Versão intermediária com pequenas melhorias em relação à v1.

Atualizações de firmware para corrigir bugs e melhorar a estabilidade.

Pequenos ajustes de hardware para eficiência de energia e desempenho de sinal.

Continuidade das principais características da versão v1, incluindo Wi-Fi 6, EasyMesh e segurança WPA3.

EX220 v2:

Versão mais recente e avançada.

Melhorias significativas em hardware, como antenas de maior ganho para melhor cobertura e recepção de sinal.

Introdução de novas funções de gerenciamento remoto e suporte aprimorado para TR-369, além dos padrões TR-069, TR-098, TR-181, TR-111 e TR-143.

Melhorias de software que oferecem maior flexibilidade e suporte a redes de alta capacidade com melhor desempenho geral.

Compatibilidade contínua com EasyMesh, WPA3 e outras funcionalidades avançadas.

Essas atualizações de versão são comuns em dispositivos de rede, visando melhorar o desempenho e corrigir eventuais problemas. Para mais detalhes, você pode conferir as informações nos sites da TP-Link (TP-Link) (TP-Link Service Provider).

Postado

Esses aparelhos EX qualquer coisa são versões dos AX, mas voltados a provedores. A diferença para uso doméstico é mínima, se existir. Compre a versão mais recente de hardware, não dá pra imaginar que uma versão nova de um aparelho fique pior numa empresa desse tamanho. E se tiver algum problema será corrigido logo em seguida.

A diferença mesmo está na implementação dos protocolos de gerenciamento remoto, em especial TR-069. Ninguém usa isso em casa, então não faz diferença.

Prefira aparelhos com menos alcance e não mais alcance. Se a cobertura é fraca você não troca o roteador: agrega outro ou um simples AP onde o sinal está fraco. Não dá pra por a mesma antena em dois lugares.. Dois roteadores 1800 são muito melhores em termos de cobertura do que um roteador de 3600. É a física.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas. 
Fiquei com o AX1800 (EX220) V2. 
Vou tentar fazer AP com o roteador da operadora, mas não sei se vou conseguir porque não é permitido modificar ele. Mas acredito que não precise modificar o deles.

Postado
5 horas atrás, Nathaniel B F disse:

Obrigado pelas respostas. 
Fiquei com o AX1800 (EX220) V2. 
Vou tentar fazer AP com o roteador da operadora, mas não sei se vou conseguir porque não é permitido modificar ele. Mas acredito que não precise modificar o deles.

Provavelmente estará melhor servido usando como roteador e não como AP. Use DHCP nos dois para menor latência e alguma redundância, e ache um lugar para colocar o aparelho que ofereça bom sinal de rádio onde o outro não tem. E vice-versa. Faça isso localmente, desligado da internet, use um aplicativo tipo wifi analyzer no telefone e veja os gráficos ou os números

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, arfneto disse:

Provavelmente estará melhor servido usando como roteador e não como AP. Use DHCP nos dois para menor latência e alguma redundância, e ache um lugar para colocar o aparelho que ofereça bom sinal de rádio onde o outro não tem. E vice-versa. Faça isso localmente, desligado da internet, use um aplicativo tipo wifi analyzer no telefone e veja os gráficos ou os números

Entendido. Obrigado pelas dicas, irei aplicá-las.

Postado

O roteador chegou e fiquei satisfeito com a compra. 
Melhorou a qualidade e a estabilidade de todas conexões. 
Inclusive, o alcance dele ficou bem aceitável... pegando praticamente na casa toda. 

Obrigado a todos que ajudaram! 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Nathaniel B F disse:

O roteador chegou e fiquei satisfeito com a compra. 
Melhorou a qualidade e a estabilidade de todas conexões. 
Inclusive, o alcance dele ficou bem aceitável... pegando praticamente na casa toda. 

Obrigado a todos que ajudaram! 

Bom dia

Foi AX1800 que bom que deu certo, instale ele no lugar mais alto possível para melhor desempenho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!