Ir ao conteúdo

SSD NVMe M.2 de 2 TB parece corrompido após interromper o comando «rsync»

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Ontem comprei um SSD NVMe M.2 Kingston de 2 TB no Kabum e um case externo no Mercado Livre e eles chegaram hoje. Tenho 60 meses de garantia da Kabum para o SSD.

Utilizo Linux.

Eu usava o comando rsync -rah --info=progress2 para copiar menos de 60 GB de arquivos dum SSD externo de 512 GB para um SSD NVMe M.2 externo de 2 TB no terminal de Linux. Até isso, o rsync falhou ao copiar dois ficheiro e aumentou o tempo de progresso. Tive que interromper o rsync. Tentei remover tudo do SSD NVMe M.2 de 2 TB, mas o comando informou que não poderia remover porque os ficheiros passaram a ser somente leitura. Tampouco consegui desmontar o SSD NVMe de 2 TB. Fiz algumas pesquisas e usei o comando lsof para encontrar os PIDs do rsync, e matei os PIDs do rsync. Pude desmontá-lo. Mas agora não consigo montá-lo, pois ele não apareceu na lista de discos. Tive de reiniciar o computador. Mas ele também não apareceu. Tive de tirar o SSD e senti que o SSD ficou muito quente.

Este SSD está corrompido? É possível repará-lo? A loja Kabum aceitaria a troca na garantia?

Também posso utilizar Windows para repará-lo como vi no tópico «Meu SSD fica parando de funcionar» publicado pelo @Vitório Aprígio

Tenho de parar de utilizar o comando rsync e evitar copiar tudo de uma vez por todas. É melhor eu copiar manualmente cada pasta. 

Cc: @mick 07 e @Swalls

• Membro VIP
Postado

Na parte do Linux eu não entendo nada e não posso opinar.

Na parte do Kingston eu tenho minha experiência própria e antes de mais nada aconselho a verificar se não se trata de uma falsificação vendo se o SSD não está listado no KSM do fabricante.

Eu sei que a loja Kabum está na lista da Kingston como site confiável para compra de produto original mas, mesmo assim, não custa nada verificar.

Se o SSD for listado no KSM, significa que é autêntico e é muito provável que não tenha defeito algum, ai a suspeita recai no case externo, para retirar a dúvida eu só conheço a maneira de usar o SSD direto na placa-mãe e ver o que mostra no CrystalDiskInfo. Se você fizer a mesma atividade com o SSD direto na placa-mãe sem adaptador e não der nenhum erro, significa que o SSD está bom.

Ainda na situação do case, qualquer balançadinha mesmo de leve pode dar mau contato.

Postado

Boa tarde, @Pincipi

2 horas atrás, Pincipi disse:

Na parte do Kingston eu tenho minha experiência própria e antes de mais nada aconselho a verificar se não se trata de uma falsificação vendo se o SSD não está listado no KSM do fabricante.

Eu sei que a loja Kabum está na lista da Kingston como site confiável para compra de produto original mas, mesmo assim, não custa nada verificar.

Se o SSD for listado no KSM, significa que é autêntico e é muito provável que não tenha defeito algum, ai a suspeita recai no case externo, para retirar a dúvida eu só conheço a maneira de usar o SSD direto na placa-mãe e ver o que mostra no CrystalDiskInfo.

Comprei o que fui indicado na hiperligação seguinte: https://www.kabum.com.br/produto/272332/SSD-2-tb-kingston-kc3000-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-7000mb-s-e-gravação-7000mb-s-skc3000d-2048g

Segue as fotos, na frente: 

Frente da memória SSD m.2 NVMe

No verso: 

Verso da da memória SSD m.2 NVMe

E eis as fotos da embalagem: 

Na frente:

Frente da embalagem da memória SSD m.2 NVMe

No verso:

Verso da embalagem da memória SSD m.2 NVMe

2 horas atrás, Pincipi disse:

Se você fizer a mesma atividade com o SSD direto na placa-mãe sem adaptador e não der nenhum erro, significa que o SSD está bom.

Ainda na situação do case, qualquer balançadinha mesmo de leve pode dar mau contato.

Não sei onde colocar o SSD M.2 NVMe na minha placa-mãe. Chama-se BIOSTAR X370GT7. Podes ver a foto do meu gabinete. Tem uma memória M.2 COOLING, não sei se posso retirá-la e colocar a minha nova memória para testar. 

20240718_152431.thumb.jpg.9010416f050c0d0a162bb6abb31f3284.jpg

Postado

Boa tarde, @Pincipi!

Parece que o meu antigo técnico já colocou o meu SSD M.2 SATA Adata no M.2 Cooling como lhe pedi e eu não sabia. Esqueci-me disto. O meu irmão ajudou-me a colocar o meu SSD M.2 NVMe Kingston no lugar dele. Verifiquei a lista de discos. O SSD M.2 NVMe funcionou agora, e o nome apareceu. 😐 Eis a imagem de captura de ecrã:

image.png.5d0ac78a7d64d1710ece9dc124556e2f.png

Verifiquei se pude remover os ficheiros. Consegui montar o disco, e encontrei as pastas. Pude removê-las. 

Apanharei as dicas que tu deste para o @Vitório Aprígio

• Membro VIP
Postado

O link de compra é recomendado pela Kingston e também aparece que é vendido e entregue pela própria Kabum, o que dá 99% de ser autêntico. Pelas fotos, o selo também parece ser autêntico. Só resta a confirmação do KSM mas, ele só roda no Win, tem como rodar uma máquina virtual com Windows no seu Linux? E ai no ambiente Windows executa o KSM da Kingston, se for listado significa que é 100% autêntico.

Outra coisa seria ver a tela do CrystalDiskInfo, nela mostra o estado de saúde do SSD que deve estar em 100%.

De qualquer forma, se com o SSD montado direto na placa não encontrou problemas, a suspeita se afasta totalmente do SSD e recai no case, não que ele esteja com algum problema, o fato é que a conexão USB neste caso sempre dá umas falhas, qualquer balançada interrompe a transmissão de dados. O case só serve mesmo para transferir alguns arquivos, qualquer outra tarefa mais complexa dá algum problema.

O caso do @Vitório Aprígio é diferente, ele foi vítima de falsificação e ai não tem muito o que se fazer.

Postado

Boa tarde, @Pincipi!

3 horas atrás, Pincipi disse:

Só resta a confirmação do KSM mas, ele só roda no Win, tem como rodar uma máquina virtual com Windows no seu Linux? E ai no ambiente Windows executa o KSM da Kingston, se for listado significa que é 100% autêntico.

Sim, tem como, mas prefiro o Windows nativo. 

Outra coisa seria ver a tela do CrystalDiskInfo, nela mostra o estado de saúde do SSD que deve estar em 100%.

Segue a imagem de captura de ecrã:

image.png.149060eb6cde93c4b60ed530f6fbc072.png

De qualquer forma, se com o SSD montado direto na placa não encontrou problemas, a suspeita se afasta totalmente do SSD e recai no case, não que ele esteja com algum problema, o fato é que a conexão USB neste caso sempre dá umas falhas, qualquer balançada interrompe a transmissão de dados. O case só serve mesmo para transferir alguns arquivos, qualquer outra tarefa mais complexa dá algum problema.

O meu irmão disse-me que eu já fiz um tópico neste fórum sobre o funcionamento de SSD M.2 num case externo. Agora me lembrei. Eis o tópico «SSD M.2 2280 NVMe com case funcionaria numa placa-mãe Biostar Racing X370 GT7?», no qual @PedraX e @Phoenyx alertaram que os SSDs M.2 NVMe não funcionariam num case externo. Só ainda não entendi o meu tópico porque o tópico foi feito em 2019 e o meu diagnóstico de autismo e TDAH foi feito em 2021. Como sou autista e tenho TDAH, tenho dificuldade de aperceber-me, compreender, prestar atenção às palavras nas respostas deles. Peço desculpas a @PedraX e @Phoenyx pela minha falha ou pelo meu limite de compreensão devido ao meu autismo e ao meu TDAH. Como o meu irmão sabe lidar comigo após o diagnóstico, ele explicou-me e consegui entender tudo o que aconteceu. Ele também me explicou que as portas USB 3.0 suportam apenas a velocidade de 4,8 Gb/s. Também li no site de Kingston:

Citação

USB 3.1 Ger 1 suporta velocidades de até 5Gbit/s, enquanto USB 3.1 Ger 2 suporta velocidades de até 10Gbit/s.

Fiquei a saber que eles estão a desenvolver a USB 4, que suporta a velocidade de 40, 80 ou 120 Gb/s. 

Então, no momento, os cases externos designados para SSD M.2 NVMe com mais de 8 GB de velocidade ainda não existem. 

Não sei se os SSDs M.2 SATA e os SSDs SATA normais com mais de 2 TB funcionarão num case externo. Só precisam de ter uma velocidade abaixo de 4 Gb/s. 

Comprei o gabinete indicado pelo @1lokos. Verifiquei a velocidade e a versão de USB. É USB 3.0 que suporta apenas a velocidade de 4,8 Gb/s. Eu devia dizer isto ao @1lokos, mas já foi tarde. Aprendi tudo isto. 😕

No futuro distante, comprarei o gabinete que venha com as portas USB 3.1. Quando houver um gabinete com as portas de USB 4, comprá-lo-ei. 

• Curtir 1
Postado

Boa noite, @Pincipi!

Embora, não tenha nada a ver com o meu tópico, comprei um SSD SATA normal – Samsung 860 Evo 1 TB – da loja do Mercado Livre. Nem utilizo mais, porque eu planearia comprar um novo gabinete e utilizá-lo internamente para Linux Testei com o CrystalDiskoInfo e com o Samsung Magician. Verifica se é falso ou verdadeiro:

image.png.319cb4efe98d4201705e4b0e4501f0b0.png

Testei com o Samsung Magician. Não apareceu o SSD, talvez por ser um armazenamento portátil. 

Se for falso, tenho, de comprar directamente da Samsung, pois ter lido o teu tópico e o de\o @Vitório Aprígio, já não confio mais nas compras no Mercado Livre. Comprarei na Samsung, e nas lojas Kabum, Pichau, Terabyteshop e WAZ. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Ninguém aqui é dono da verdade ou mais inteligente que o outro, cada um de nós tem a sua experiência e aprendizado, logo vai aparecer outro usuário com uma dúvida que você vai saber responder porque já passou pela mesma situação antes.

A necessidade e a vontade do conhecimento supera qualquer barreira

O Samsung eu não sei ainda como verificar se é verdadeiro ou não mas, o caminho é praticamente o mesmo para qualquer marca, sempre compre da loja oficial do fabricante ou da loja indicada por ele e geralmente o aplicativo oficial só lista quando é autêntico. Porque não cria um novo tópico só para o Samsung? Assim outros usuários podem indicar o melhor caminho de verificar se é falso.

Na questão do gabinete, talvez não precise comprar outro, quem sabe dê para encaixar um adaptador com portas mais rápidas, se bem que na minha opinião não faz muita diferença.

Se o seu tópico foi solucionado, não se esqueça de marcar a solução

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, gusbemacbe disse:

já não confio mais nas compras no Mercado Livre. Comprarei na Samsung, e nas lojas Kabum, Pichau, Terabyteshop e WAZ. 

Eu nunca confiei no ML kkk, desde que ví os anuncios na primeira vez na tv lá no inicio eu sempre pensei que esse site de compras era cheio de "analfabeto digital" e idosos (não estou xingando ninguém, esse é o termo correto mesmo) e por causa disso os ladrões iriam usar a rodo como ferramenta de ataque e falsificação.

• Membro VIP
Postado

Olhando no geral; o ML se destaca no volume de vendas mas, em quase todas as plataformas de vendas existem as ofertas de falsificações, Shopee, Ebay, Amazon etc.

Por exemplo: Existe o site oficial da Kingston que direciona para a loja oficial, ocorre que fazendo a busca no google, o primeiro resultado é o site falso da Kingston. Depois tem as lojas recomendadas pela Kingston como a Kabum, se aparecer vendido e entregue pela Kabum, pode comprar que vai vir o autêntico mas, se aparecer vendido e entregue por outro nome diferente, vai comprar uma falsificação.

Postado

@Pincipi eu uso o navegador( o do escudo com leão no meio que não pode ser citado aqui) que impede anúncios e oferencimentos do google, o primeiro site que aparece para mim é a kingston technology, que acredito ser o oficial, correto?

• Membro VIP
Postado

Eu uso o sem proteção, dei uma conferida agora e parece que mudou, o site oficial da Kingston deixou de direcionar para a loja oficial da Kingston e direciona para várias outras lojas seguras:

https://www.kingston.com/br/wheretobuy/location/brazil

Inclusive tem uma loja oficial dentro do ML. Pela lógica o ML é seguro se comprar pela loja oficial e não de qualquer outro vendedor

Também tem números de telefone que devem auxiliar de forma oficial na dúvida de seu resultado de busca.

Eu não me arrisco dizer se o seu resultado de busca é o oficial ou não, hoje em dia a IA engana qualquer um.

A outra loja Kingston Store, que não vou por o link aqui porque não sei se é oficial ou se é a loja falsa, permanece no ar.

Lembrei de um detalhe; a loja falsa mostra as fotos da embalagem de papelão que não é a verdadeira de blíster.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!