Ir ao conteúdo

Recomendação dum SSD normal de 2 TB autêntico e original para o backup

Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Postado

Prezados membros do fórum,

Abri o meu tópico «SSD NVMe M.2 de 2 TB parece corrompido após interromper o comando «rsync»», no qual eu me enganei após ter lido o meu antigo tópico «SSD M.2 2280 NVMe com case funcionaria numa placa-mãe Biostar Racing X370 GT7?» que os SSDs M.2 NVMe não funcionarão nos cases externos devido ao limite de velocidade nas portas de USB 3.0 nos gabinetes, por isto, terei de utilizar o SSD M.2 2280 PCIe de 2 TB da marca Kingston e do modelo KC3000 internamente no computador para Linux, para substituir o meu actual HD SATA 3 Western Digital Purple de 2 TB e o futuro SSD Samsung 860 Evo de 1 TB (mas descobri que foi falsificado).

Estou a procurar um SSD normal, autêntico e original de 2 TB, ideal para o backup, mas precisa de uma excelente longevidade e ter uma velocidade abaixo de 4 GB/s de velocidade de gravação e de leitura devido ao limite de velocidade das portas 3.0 utilizadas no meu antigo gabinete Sharkoon Skiller SGC1 e no meu novo e futuro gabinete Montech Air 903 Base, indicado pelo @1lokos.

Possuo dois cases ternos:

• UGreen do modelo 50743, que tem a porta de porta USB 3.1 Geração 2 do Tipo C, que suporta a velocidade de 6 GB/s;
  • YBF, que tem a porta de porta USB 3.1. 

Embora os SSDs M.2 NVMe não funcionem nos cases externos e os cases externos designados para este tipo de dispositivo de armazenamento ainda não existam no momento, também estou ciente de que, no site oficial da UGreen, oferece as três variantes dos cases externos, que têm a transferência de velocidade de 10 GB/s e a porta de porta USB 3.2 Geração 2 do tipo C – 1, 2 e 3 para os SSDs M.2 NVMe e SATA. Mas precisamos de ouvir as opiniões dos membros expertos neste assunto – @mick 07@PedraX e doutros membros. O problema é que os meus antigo e novo gabinetes estão com as portas de USB 3.0. Claro que o @Pincipi disse ser possível encaixar um adaptador com portas mais rápidas nos gabinetes, mas precisamos de ouvir as opiniões dos expertos relativamente a esta possibilidade. 

• Por que comprar um SSD de 2 TB se já tenho um HD de 2 TB?
    Sim, tenho um HD SATA 3 Western Digital Purple de 2 TB, que poderia ser utilizado para o backup, porém, já está cheio e em Linux, e preciso de copiar as coisas importantes para o novo backup, antes de apagá-lo e poder utilizá-lo. Além disto, porque, no tópico «SSD, HD ou os 2 juntos? Tudo externo? Como administram essa questão?», @dwatashi disse que ambos o HD e o SSD são suscetíveis à perda de dados e, @Imakuni disse, e alguns membros do subreddit DataHolder disseram no tópico sobre a utilização do SSD e do HD para o backup que é recomendável ter ambos eles e fazer várias cópias em vários dispositivos de armazenamento para a emergência. 
  • Por que 2 TB?
    Porque quero copiar as máquinas virtuais e umas imagens do Docker. 

Apesar de os DVDs estarem em desuso, reconsidero-os apenas para a guarda de fotografias e de livros biográficos, genealógicos e relacionados às ciências do espaço que planeio escrever e deixo no «baú do tempo» para os meus futuros parentes próximos e distantes e os museus. Os DVDs duram um século, conforme as fontes na internet. 

Postado

Boa tarde, @mick 07!

4 horas atrás, mick 07 disse:

Já considerou armazenamento na nuvem?

Sim, sempre faço backups de coisas importantes no Google Drive. Também utilizo git como backup, apesar da política do GitLab. 

Infelizmente, o armazenamento na nuvem tem poucas desvantagens:

• O armazenamento na nuvem não é permanente. Google possui um time-bomb, ou seja, um período de autoexclusão da conta após a inatividade da conta por 2 anos, mesmo com a desativação da autoexclusão. Vê o artigo oficial
  • Os armazenamentos na nuvem não podem ser acedidos pelos futuros parentes próximos, distantes e distantíssimos, e pelos museus. 

Sim, ouvi do pCloud, que oferece um plano vitalício de luxo com 500 GB por 200 dólares e 2 TB por 400 dólares. Considerarei só o armazenamento de 500 GB, mas preciso de saber se este armazenamento será permanente e poderá ser acedido pelos meus futuros parentes e pelos museus. 

4 horas atrás, mick 07 disse:

Ademais, já existem SSDs pra uso externo, sem precisar usar um case adaptador: https://www.kabum.com.br/hardware/SSD-2-5/SSD-externo-portatil

Nesta lista, aparecem vários SSDs com marcas Kingston e SanDisk. Conforme o tópico «Recomendação de SSD externo de 2 TB: Kingston SXS1000/2000G?», li que o @Detetive Virtual de SSDs disse, que embora Kingston seja uma marca boa, ainda há melhores SSDs que aquele modelo, e que @Batata Defumada e @Detetive Virtual de SSDs não recomendam a marca SanDisk. Quero um SSD de uma excelente longevidade (expectativa ou tempo de vida útil) e parado (não ficarei utilizando-o diariamente, só utilizarei quando eu precisar de fazer backups) que tenha uma velocidade abaixo de 4 GB/s de transferência, gravação e leitura.

Veremos o que eles dirão se posso comprar um SSD portátil da marca Kingston sem medo. 

• Solução
Postado

@gusbemacbe Bom dia, preço desses Kingston estão ótimos para 2TB, o legal é que ele usa o SM2320 + BICS5 TLC da Kioxia, é um bom kit até, e aparenta ser bem eficiênte, só evite o da SanDisk que aparenta ter histórico problemático.

14 horas atrás, Batata Defumada disse:

@gusbemacbe Se um SSD externo servir pra você, eu diria que poderia ir com esse Kingston aí sim.  Agora se você disser que tem um orçamento bem maior e está disposto a investir mais podemos pensar em outras opções. Já ouvi coisas boas sobre o Samsung T7, gostaria de saber o que o @Detetive Virtual de SSDs pensa sobre ele.

Samsung T7 é também um ótimo produto, um único ponto que acho fraco dele é seu SLC Cache que é bem pequeno, o bom que ele é híbrido, estático e dinâmico. Ele deve ter uns 42GB e 84GB em 1TB e 2TB respectivamente e a velocidade pós SLC Cache é mais reduzida, na faixa dos 300~400 MB/s

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!