Ir ao conteúdo

Core i5 12400 ou Core i7 12700?

Ir à solução Resolvido por Middoken,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com uma duvida e gostaria que vocês me ajudassem, a um bom tempo eu venho juntando uma grana e comprando algumas peças para montar meu tão sonhado pc gamer, mas tenho muitas duvidas, comprei uma B760M D4 tuf gaming com o foco inicial no i5 13th (era a mais atual ate o momento da compra da placa-mãe), aconteceram algumas coisas e meu plano de montar o pc foi adiado, atualmente ja temos a 14th , mas tenho visto alguns relatos em que a 13th e 14th estão apresentando problemas, decidi então ficar na 12th mesmo. Mas me vem a duvida entre o i5 12400 ou i7 12700, visto que muitas vezes o i5 entra em promoção com o preço muito atrativo, vale a pena investir mais pelo i7? Eu também tenho duvidas se uma b760m seria ideal pra o i7, por favor me ajudem, obrigado.

ah, eu tenho em mente uma 4060 / 4060ti.

Obrigado!

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Core i5 12400 ou Core i7 12709, qual a melhor opção?
  • Tio Bibis alterou o título para i5 12400 ou i7 12700
Postado
agora, Tio Bibis disse:

comprei uma B760M D4 tuf gaming

Meus pêsames, não deveria ter feito isso.

Agora que já fez, paciência; aproveite que você ainda não tem processador e coloque a placa para vender, se livre dessa plaforma enquanto ainda pode.

2 minutos atrás, Tio Bibis disse:

Mas me vem a duvida entre o i5 12400 ou i7 12700, visto que muitas vezes o i5 entra em promoção com o preço muito atrativo, vale a pena investir mais pelo i7?

Nenhum dos dois vale, um 5700x3D dá tchauzinho para ambos. E mesmo o 5700x normal, também já é melhor.

• Haha 1
  • Confuso 2
  • Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Tio Bibis disse:

Olá, estou com uma duvida e gostaria que vocês me ajudassem, a um bom tempo eu venho juntando uma grana e comprando algumas peças para montar meu tão sonhado pc gamer, mas tenho muitas duvidas, comprei uma B760M D4 tuf gaming com o foco inicial no i5 13th (era a mais atual ate o momento da compra da placa-mãe), aconteceram algumas coisas e meu plano de montar o pc foi adiado, atualmente ja temos a 14th , mas tenho visto alguns relatos em que a 13th e 14th estão apresentando problemas, decidi então ficar na 12th mesmo. Mas me vem a duvida entre o i5 12400 ou i7 12700, visto que muitas vezes o i5 entra em promoção com o preço muito atrativo, vale a pena investir mais pelo i7? Eu também tenho duvidas se uma b760m seria ideal pra o i7, por favor me ajudem, obrigado.

Obrigado!

Dia

Vá de 13600K ou 14700k que é mais vantajoso.

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Meus pêsames, não deveria ter feito isso.

Agora que já fez, paciência; aproveite que você ainda não tem processador e coloque a placa para vender, se livre dessa plaforma enquanto ainda pode.

Nenhum dos dois vale, um 5700x3D dá tchauzinho para ambos. E mesmo o 5700x normal, também já é melhor.

Bom dia

O colega já comprou a placa-mãe. 

Postado
2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Vá de 13600K ou 14700k que é mais vantajoso.

Isso é, mas o preço fica bem mais alto. E também seria necessário investir em um bom WC.

@Tio Bibis Pensando a longo prazo, i7 com toda certeza.
Mas caso queira investir menos o i5 também é um bom processador. Mas o i7 irá lhe oferecer melhor desempenho por mais tempo.

• J.Augusto F alterou o título para Core i5 12400 ou Core i7 12700?
  • Solução
Postado

@Tio Bibis Boa tarde!

Como você já tem a placa-mãe, o i7 com toda certeza seria melhor, porém, eu ainda acho que o investimento no I5-13600k seria ainda melhor. Por mais que o preço esteja realmente bem salgado, é um processador que você iria demorar realmente bastante tempo para trocar, visto que é um ótimo processador, aguenta tranquilo uma RTX 4070ti, RTX 4080 Super por exemplo.

Mas como um colega disse, talvez seja necessário um Air Cooler de qualidade e um bom WC, um WC de 240mm por exemplo, já seria o ideal para deixar ele numa temperatura decente, como um Masterliquid 240mm por exemplo, que está com um preço realmente em conta pela sua qualidade oferecida.

46 minutos atrás, Tio Bibis disse:

Obrigado!

A RTX 4060 8GB normal é a única que presta pra te falar a real, talvez consiga uma RX 7600 por R$1500 também, mas a RTX 4060ti 8GB não compensa nem um pouco, pois a RX 7700 XT já apareceu no mercado por R$2500, ou seja, é o preço da 4060ti, é melhor do que ela e tem mais Vram do que ela.

• Curtir 2
Postado
46 minutos atrás, Tio Bibis disse:

... mas tenho visto alguns relatos em que a 13th e 14th estão apresentando problemas, decidi então ficar na 12th mesmo.

O problema das 13ª, 14ª gerações Intel - CPU degradando por alimentação excessiva, erro de código, oxidação..  afeta os i9, a relatos de alguns i7, provavelmente eram i9 do mesmo "wafer" que forma rebaixados. O melhor vídeo sobre o assunto é o do Level1Techs.

Já que tem a B760 compre um i5-13600KF* ~ R$ 1.800,00 - para jogos o i7 da mesma geração fará pouca diferença, coisa de 2%, não justifica o custo extra.

* O desempenho do i5-14400KF é praticamente o mesmo, porém custa R$ 400,00 a mais.

Postado
21 minutos atrás, TECH FANATIC disse:

@Tio Bibis porque você quer fazer O.C na CPU? 

Não é uma opção, mas não seria um gasto desnecessário pegar processadores “K”

@1lokos entendi, como tô montando ao pouco já queria um processador com vídeo integrado pra utilizar antes de adquirir a placa de vídeo, um 13400 seria uma boa opção?

Postado

@Tio Bibis é bom lembrar que i7 12700 em stock é um CPU de 65W, se quiser aproveitar o melhor desempenho dele, vai ter que mexer no limite de energia na BIOS, e isso também vai fazer o CPU esquentar um pouco mais, é bom ter um cooler decente . O mesmo valeria para um Core i5 final "K", esses já vem com o limite de energia maior liberado de fábrica.

Agora do ponto de vista do preço, o 13600K está custando o mesmo que o 12700, alcança clocks um pouco mais altos somando com uma arquitetura mais recente, então deve ter desempenho melhor me jogos mais pesados por conta do maior single-core. O desempenho do 13600K supera o Ryzen 7 5800X3D na média em jogos.

Average-p.webp

Postado

Dentre esses opção abaixo qual seria a melhor?

i5 12400

i7 12700

i5 13400

só coloquei essas opções de base por que não quero fazer overclock e preciso de vídeo integrado porque a placa de vídeo será o investimento 

Postado

i5-13400 ~ R$ 1.500,00 tem preço muito ruim para a performance que entrega, passa vergonha para o Ryzen 5700X3D de R$ 1.400,00.

Em todo caso se for a opção pegue o i5-14400, costuma ser mais barato algumas dezenas de R$.

Postado

@Tio Bibis você não é obrigado a fazer overclock porque comprou um processador "K". Eles tem essa opção, mas overclock hoje em dia está defasado também. A vantagem dos CPUs "K" é que eles vem com um boost um pouco maior por padrão, fora o limite de energia maior, então o CPU consegue atingir boosts mais altos. Os CPUs sem "K" são mais limitados energeticamente, você pode liberar mais energia na BIOS, mas eles não vão subir tanto quanto um CPU "K".

Só que uma coisa é fato: esses CPUs final "K" são bem ineficientes energeticamente. Pra ter 20% de desempenho multi-core em relação a versão sem "K", o consumo de energia (e dissipação de calor) praticamente dobra. Você consegue dar uma otimizada disso por meio de undervolting, vai depender da sua placa-mãe e também da qualidade do processador que você receber.

Postado
17 minutos atrás, Tio Bibis disse:

Dentre esses opção abaixo qual seria a melhor?

i5 12400

i7 12700

i5 13400

só coloquei essas opções de base por que não quero fazer overclock e preciso de vídeo integrado porque a placa de vídeo será o investimento 

O i7-12700 - R$ 1.618,99 além do desempenho melhor dos que os outros - da uns FPS a mais;  a diferença de preço relativa ao i5-13400 não é muita.

O i5-12400 - no caso o i5-12400F - R$ 695,99 é opção se comprar junto uma GPU - assim fica com um "PC Gamer";  já que com o vídeo integrado Intel não vai jogar nem Roblox com nenhum dos três. 

Postado
29 minutos atrás, 1lokos disse:

O i7-12700 - R$ 1.618,99 além do desempenho melhor dos que os outros - da uns FPS a mais;  a diferença de preço relativa ao i5-13400 não é muita.

O i5-12400 - no caso o i5-12400F - R$ 695,99 é opção se comprar junto uma GPU - assim fica com um "PC Gamer";  já que com o vídeo integrado Intel não vai jogar nem Roblox com nenhum dos três. 

Sim sim, mas como eu falei anteriormente vou colocar uma GPU mas queria vídeo integrado pra usar o pc por enquanto que não compro a GPU

47 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Tio Bibis é bom lembrar que i7 12700 em stock é um CPU de 65W, se quiser aproveitar o melhor desempenho dele, vai ter que mexer no limite de energia na BIOS, e isso também vai fazer o CPU esquentar um pouco mais, é bom ter um cooler decente . O mesmo valeria para um Core i5 final "K", esses já vem com o limite de energia maior liberado de fábrica.

Agora do ponto de vista do preço, o 13600K está custando o mesmo que o 12700, alcança clocks um pouco mais altos somando com uma arquitetura mais recente, então deve ter desempenho melhor me jogos mais pesados por conta do maior single-core. O desempenho do 13600K supera o Ryzen 7 5800X3D na média em jogos.

Average-p.webp

Então acredito que a melhor opção seria um 13600K

1 hora atrás, Middoken disse:

@Tio Bibis Boa tarde!

Como você já tem a placa-mãe, o i7 com toda certeza seria melhor, porém, eu ainda acho que o investimento no I5-13600k seria ainda melhor. Por mais que o preço esteja realmente bem salgado, é um processador que você iria demorar realmente bastante tempo para trocar, visto que é um ótimo processador, aguenta tranquilo uma RTX 4070ti, RTX 4080 Super por exemplo.

Mas como um colega disse, talvez seja necessário um Air Cooler de qualidade e um bom WC, um WC de 240mm por exemplo, já seria o ideal para deixar ele numa temperatura decente, como um Masterliquid 240mm por exemplo, que está com um preço realmente em conta pela sua qualidade oferecida.

A RTX 4060 8GB normal é a única que presta pra te falar a real, talvez consiga uma RX 7600 por R$1500 também, mas a RTX 4060ti 8GB não compensa nem um pouco, pois a RX 7700 XT já apareceu no mercado por R$2500, ou seja, é o preço da 4060ti, é melhor do que ela e tem mais Vram do que ela.

Qual seria uma boa opção de GPU custo benéfico pra combinar com o 13600K

Postado
22 minutos atrás, Tio Bibis disse:

Qual seria uma boa opção de GPU custo benéfico pra combinar com o 13600K

Esse processador é realmente muito forte, tanto que pode por uma RTX 4080Super ou RTX 4090 nele se for o caso.

Mas assim, eu acredito que pra combinar ele legal, seria como opção mais barata uma RX 7600 8GB, e como opção mais cara, uma RX 7700 XT ou uma RTX 4070.

• Curtir 1
Postado

@Tio Bibis eu montei o meu esse fim de semana com o i5 12400f so que no DDR5,com uma 4060

esta me atendendo muito bem e eu pretendo pegar o i7 12700f ate fim do ano não que precise mas esse era meu objetivo desde o começo então va de i7 vai ter um daqui a pouco vai chegar uns falado que o lga1700 ta morto kkk

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

O problema das 13ª, 14ª gerações Intel - CPU degradando por alimentação excessiva

Que coisa! Os processadores com a instabilidade sofreram dano no silício. O microcódigo novo (em agosto!) só salvará as unidades que tiveram sorte de não sofrerem o eletrocutamento. Me caiu o queixo ao ler sobre isso no Ars (link). Os coitados nessa situação terão recall eu presumo?

• Amei 1
Postado
agora, fabio2012s disse:

vai ter um daqui a pouco vai chegar uns falado que o lga1700 ta morto kkk

É uma forma de falar, tanto AMD AM4 quanto Intel LGA 1700 já são plataformas "mortas", mas montar AM4 ainda é um pouco viável por conta do custo menor, e mesmo gastando pouco você ainda tem opções decentes de upgrade. Para você ter boas opções de upgrade no LGA 1700, primeiro precisa investir numa placa-mãe mais cara, segundo que precisa torcer para que no futuro ainda tenham processadores com preços interessantes. É comum que os CPUs mais antigos da Intel não caiam de preço depois que ficam "defasados", o que faz com que CPUs de gerações mais novas que são muito mais rápidos custem o mesmo que CPUs. Por exemplo, hoje você ainda acha pra comprar i7 10700K por R$1.700, sendo que esse CPU é mais lento que um Core i5 13400F de R$1.300.

• Curtir 2
Postado

@Tio Bibis Aquele Masterliquid que eu te mandei já é recomendando, esses da Mancer, Rise mode ou marcas do tipo, não são recomendáveis pois não passam a devida segurança que um Water Cooler de maior qualidade passaria.

Com R$399,99 você compra um Masterliquid de 240mm que já é o ideal para refrigerar esse processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!