Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Estou fazendo experiências práticas de eletrônica e fiquei muito entusiasmado com a recente chegada de um osciloscópio que eu adquiri: 

osciloscopio.thumb.jpg.b61d6b7f6c62a4e6fde5fadf059deec0.jpg

Ele é pequeno, mas funciona para meu propósito que é visualizar o que está acontecendo em minha breadboard. Inicialmente comprei um trafo que transforma 127 da tomada em 12v 5a, esse 12 v eu coloquei na breadboard e assim comecei colocar diodos.

Resultado:

diodo.thumb.jpg.65587995f2fdb1e40d19eedd94fe9b13.jpg

o diodo pegou começou sotar fumaça e a esquentar.

Percebi que o resistor é muito importante para alimentar com a tensão e corrente necessária qualquer component. Colocando na prátiva as leis de ohm se eu quiser alimentar um led vermelho eu precisarei de 1,8v - 2,0v:

led.webp.f349e8e744aeb771495e47311eae548c.webp

Só que no momento de pesquisar qual resistor comprar eu só acho a medida em Watts, eu então fiz essa conta aqui:

fiz então:

v(tensão para perder) = v(entrada) - v(tensão desejada) = 12v - 2v = 10v.

r = v / i; r = ( 10v ) / (0,02A) = 500 ohms

P = v * i = 10v * 0,02A = 0,2 W.

devo comprar um resistor de 0,2 Watts? ou o dobro para não esquentar, tipo 0,5 Watts?

Por evemplo devo comprar um resistor de aproximadamente 500 ohms e perto 1/2 W?

Se eu chegar em um balcão e pedisse um resitor 510R eles me compreenderiam?

https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwirpMaWu9uHAxX4WEgAHaECC-4YABAFGgJjZQ&co=1&ase=2&gclid=Cj0KCQjwzby1BhCQARIsAJ_0t5M10yaahx6VV8-O-lF_lqjQruQXQzPxRLcDIrVeFKn-zNuo8r4Wr4EaAtKcEALw_wcB&ohost=www.google.com&cid=CAESV-D2mkVgxbFvDhscvWDiq1gegV5zHTZ-hWaJqFBTpQPcbA1t6ZbfBF6r3kqjZ6TDM9YfmRYykp30OL0DfeheboYN26WYw1NnIyNRUIlPPdAykYzF0hwr-Q&sig=AOD64_1XhoDz-HGcU9cy1SULhPkymnIgyg&ctype=5&q=&nis=4&ved=2ahUKEwiEwcCWu9uHAxV1ppUCHYntIqcQ9aACKAB6BAgFECg&adurl=

Fui em uma loja de eletronica e eles ficavam me pedindo especificações tipo:

Citação

Quer um diodo? 1Nxxxx? Qual o número dele?

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, HROGDev disse:

12v 5a,

Sério.. ao ler isso e sem ver a foto do diodo já ia comentar sobre proteções necessárias pra evitar cagadinhas nesta tua fase. Também ia falar que alta corrente e protoboard não se dão bem. Ia mencionar que no mínimo um fusível de 1A ou menos você devia colocar em série. Também um resistor qualquer ia ajudar.

Pra concluir... pelo estrago do diodo foi alguma cagadinha básica sua mesmo. Nenhuma matemática servirá como fralda neste caso. Mas nada impede de você continuar com ela (a matemática). Seus cálculos fazem sentido sim.

E se me permite opinar, já pensou em possuir sucatinhas eletrônicas? Vai te evitar a necessidade de comprar um simples resistor pra fazer seus experimentos iniciais. O que me leva a ... uma coisa bem bacana de se possuir pra esta fase frald... ops.. vou melhorar um pouco... mamadeira, é um kit de eletronica. Mesmo se houvesse isso na minha época jamais poderia comprar... ser pobre era é uma mrd .. e continuar? p q p é uma fossa 😁

• Obrigado 2
  • Haha 1
Postado
19 minutos atrás, .if disse:

protoboard

bom dia! @.if obrigado pela correção!

20 minutos atrás, .if disse:

Ia mencionar que no mínimo um fusível de 1A ou menos você devia colocar em série

Boa ideia! 🙂

21 minutos atrás, .if disse:

Também um resistor qualquer ia ajudar.

Pra concluir... pelo estrago do diodo foi alguma cagadinha básica sua mesmo

Vou chamar resistor de amigo a partir de agora, poxa isso foi a primeira coisa que o livro de eletrônica foi explicar e eu me esqueci 🥲.

Mas tem que apanhar mesmo para aprender! 😅

23 minutos atrás, .if disse:

E se me permite opinar, já pensou em possuir sucatinhas eletrônicas?

Eu alguns restos de computador aqui e uma fonte de alimentação de monitor. 

24 minutos atrás, .if disse:

pra esta fase frald... ops.. vou melhorar um pouco... mamadeira, é um kit de eletronica

Eu tenho, até utilizo ele só que minha prática é leiga e na hora de colocar a mão na massa eu errei justamente nesse caso acima como eu citei.

Postado
2 horas atrás, HROGDev disse:

O diodo pegou começou sotar fumaça e a esquentar.

Olha, em corrente alternada existe as maneiras corretas de você colocar os diodos e assim transformar em corrente contínua. 

Pesquise pelas pontes retificadoras primeiro. 

Quanto a diodos, se seu trafo é de 5A, o bom são diodos do tipo 6A08 que suportam 6A assim tem folga. 

Se não achar desses tem também os 1N5408 esses são para 3A, então só poderá alimentar coisas abaixo dessa corrente. 

Como @.if sempre diz: Você está pulando etapas do aprendizado! 

2 horas atrás, HROGDev disse:

Se eu chegar em um balcão e pedisse um resitor 510R eles me compreenderiam?

Diga 510 ohms. 

Compre aqueles de tamanho mais comuns que são de 1/4 de W. 

Os de potência maior são para casos muito específicos. 

1 hora atrás, HROGDev disse:

Eu alguns restos de computador aqui e uma fonte de alimentação de monitor. 

A sucata boa é a de TV de tubo, aparelho de som, Vídeo K7 mais antigo. Ou qualquer outro eletrônico fabricado antes do ano 2000.

É bom ter, pois ficar comprando resistores e capacitores avulsos sai mais caro. São componentes com valores muito específicos a cada projeto. 

Tem projetos que usa muitos resistores do mesmo valor, aí compensa comprar um cento deles, mas pro seu caso isso ainda não é válido. 

• Curtir 1
Postado
Em 04/08/2024 às 10:45, HROGDev disse:

fiquei muito entusiasmado com a recente chegada de um osciloscópio que eu adquiri: 

2. Só ainda não medi a frequência do rabo do diabo, rs...

Esses mini osciloscópios são que nem aqueles multímetros amarelinhos: cumprem o que prometem. Não sei se são lá muito precisos, se duram mas para quem nunca "comeu mel", rs...

Curiosidade: com o dedo vi pessoas vibram a 60Hz, mais ou menos. Será que a gente está sendo permeado o tempo todo pela eletricidade da rede elétrica?!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!