Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, de inicio peço desculpas se estou no local errado, fazem anos que não apareco por aqui.

Indo direto ao ponto:

Estou de reforma, e quero fazer um circuito para misturar duas fitas de led, algo com um potenciometro.

Penso em fazer o seguinte:

Nas placas de gesso, colocar 2 fitas de led(uma branca e outra amarela), e ao girar o potenciometro para 0%, ficar apenas a amarela, ao girar para 100% ficar apenas a branca, fazendo esse jogo, podendo ter a mistura dos leds, sendo possível por exemplo, ter 30% branco e 70% amarelo, etc.

Não sei como poderia fazer... Sempre fiz circuitos simples(talvez nem deva chamar circuito pela simplicidade do que já fiz 😅).

Gostaria de saber se alguém poderia me dar uma ideia de como fazer isso, pois pesquisando na internet não encontro muita coisa(talvez já tenha até achado algo relevante, mas não conheco os termos certos, ficando difícil entender...).

Tenho alguns componentes em casa, por exemplo, alguns potenciometros, fios, leds, posso fazer testes antes de ligar diretamente nas fitas de led...

Agreadeço pela atenção

• Curtir 1
Postado

Existem ao menos dois tipos de fitas de led. 

As endereçaveis e as comuns. 

A que te interessa mais é a comum, pois são apenas leds arranjados com resistores calculados a trabalhar com tensões padrão como 12 ou 24V. 

Para o que precisa é uma circuito eletrônico conhecido por controlador PWM. 

Até existe pra vender, no seu caso precisaria de dois controladores. 

A maneira mais simples de unir os dois dispositivos é descartando o potenciômetro que vem neles e substituir por um potenciômetro duplo, do tipo que se usa em aparelhos de som. 

Os fios de cada controlador devem ser ligados invertidos no potenciômetro de maneira que se aumentar o nível em um o outro abaixa e vice-versa. 

Já se optar por construir um circuito desses do zero, fica um pouco mais simples de personalizar. 

Basta um único circuito, mas em sua saída vão dois transistores. Um trabalhando em modo normal e o outro trabalhando com o nível de sinal invertido, assim também se consegue o efeito desejado. 

• Obrigado 1
Postado

desconfio que um potenciometro sozinho não aguente a carga das fitas, mas podes amplificar este sinal usando transistores que, na minha opinião é meio complexo já que existem soluções prontas no mercado que você chama na alexa e ela muda pra você (branco quente/frio)

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Já se optar por construir um circuito desses do zero, fica um pouco mais simples de personalizar. 

Basta um único circuito, mas em sua saída vão dois transistores. Um trabalhando em modo normal e o outro trabalhando com o nível de sinal invertido, assim também se consegue o efeito desejado. 

No caso de usar o sinal invertido, seria apenas inverter os fios? Tipo na imagem abaixo... inverter o vermelho e o preto?

image.png.eb5bb2fbe20f2cf6f7deb0536c4db45c.png

Acredito que tenha entendido como deve ser feito... É isso mesmo?

Desde já, agradeço pela informação

11 minutos atrás, Eder Neumann disse:

desconfio que um potenciometro sozinho não aguente a carga das fitas, mas podes amplificar este sinal usando transistores que, na minha opinião é meio complexo já que existem soluções prontas no mercado que você chama na alexa e ela muda pra você (branco quente/frio)

Hmmm... Vou ter que verificar meus potenciometros então... Seria necessário potenciometro com maior resistência?

No caso das soluções prontas, poderia me informar alguma?

Postado
10 minutos atrás, Matheus Lopes Marques disse:

Seria necessário potenciometro com maior resistência?

independente da resistência, potenciômetros são meros divisores de tensão para sinais pequenos (da ordem de 100mW, em alguns poucos casos chegando a 5W) desta forma você precisará isolar o sinal de tensão utilizando um transistor.

o que você intenta fazer é algo como nesta imagem:

image.png.e5d9db16717bced5f0cb99d7374f4060.png

mas os leds da fita vão lhe consumir cerca de 5W por metro (na maioria das fitas), então vai sair fumacinha do potenciometro (ja fiz quando ainda era um mero aventureiro e perdi um dos poucos potenciometros que eu tinha das sucatinhas que havia recolhido).

o que você precisa fazer é algo assim:

image.png.20b05252a0f8fc6b7415420995bb40f1.png

só que duplicado ligando os positivo e negativo no potenciometro de 2 canais igual a imagem que você postou acima.

o resistor R2 precisa ser calculado (e deve ser compatível com o transistor em uso).

O resistor R1 reve ser calculado para que a corrente máxima no transistor não ultrapasse o máximo especificado no datasheet.

até 13 metros de fita (aproximadamente 65W) você consegue usar um TIP41, como fazer muito tempo que não mexo com essas coisas não vou saber informar corretamente quais resistores utilizar para este transistor.

12 minutos atrás, Matheus Lopes Marques disse:

No caso das soluções prontas, poderia me informar alguma?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3681021945-fita-led-smart-adesiva-luz-branca-5m-bivolt-decoraco-_JM?matt_tool=45029758&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14302215522&matt_ad_group_id=150145935567&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=649558500182&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=700561936&matt_product_id=MLB3681021945&matt_product_partition_id=2266700345660&matt_target_id=pla-2266700345660&cq_src=google_ads&cq_cmp=14302215522&cq_net=g&cq_plt=gp&cq_med=pla&gad_source=1&gclid=CjwKCAjw59q2BhBOEiwAKc0ijfw1OS0Gb73KEO3z2s88KoExoRcwC1gDFhiaW-Pr5toSJU-W0syKjhoCXqkQAvD_BwE

na mesma fita as duas temperaturas de cor, controladas por aplicativo.

• Amei 1
Postado
22 minutos atrás, Matheus Lopes Marques disse:

Acredito que tenha entendido como deve ser feito... É isso mesmo?

Sim, veja:

images?q=tbn:ANd9GcSfb_fH-ZyZagJXLbBLN8u

O circuito que me refiro é este da foto. Você deve comprar dois (basta procurar por controlador PWM, e vai encontrar vários de diversos preços, mas tem que comprar um que seja compatível aos seus leds) 

E soldar os fios dos potenciômetros da maneira que você entendeu. 

25 minutos atrás, Matheus Lopes Marques disse:

Hmmm... Vou ter que verificar meus potenciometros então... Seria necessário potenciometro com maior resistência?

No caso das soluções prontas, poderia me informar alguma

O potenciômetro deve ter a mesma resistência do que vem no dispositivo. 

Realmente, o potenciômetro não suporta a potência dos leds mas o circuito ali é justamente pra isso. Estão com os componentes adequados a fazer o "serviço pesado". 

• Curtir 2
Postado

Não sei se interessa mas adicionando uma pequena chave dupla com "ponto morto" no centro ao circuito é possível optar entre o uso desses dimmers ou ainda ter as duas fitas em seu brilho máximo, ao mesmo tempo. De um lado, dimmers; do outro, as duas acesas direto; no meio, desliga tudo.

Essa chave fecharia terminais no pot duplo... Ou talvez desse um bypass total nos dimmers...

Só precisa verificar se a fonte tem potência para as duas fitas em "full"...

• Curtir 1
Postado

Montei uma luminária com um circuito bem parecido com esse, @Sérgio Lembo, usando o IRFZ44N, inclusive aprendido aqui, no fórum. Coloquei um dissipador pequeno mas na prática nem se mostrou necessário, o calor produzido dá até para manter o dedo nele. Mas aí teria que ter o mosfet canal P complementar que, para esse mosfet, não encontrei...

E, bem... Não sei se o amigo @Matheus Lopes Marques tem essa preocupação mas continuo encafifado com o seguinte: e se a luz ideal ficar em, digamos, 60% branco e 70% amarelo? E que tal poder travar uma dessas fitas em 100% e ir mudando a gradação apenas da outra? E para desligar tudo?

• Curtir 1
Postado

Na verdade, caro @Sérgio Lembo,quando li a questão imaginei dois potenciômetros, mesmo, mas não um para cada cor. Pensei em um potenciômetro para balancear aos cores e outro, para aumentar o diminuir a intensidade dessa cores já balanceadas. Influência de pensar em áudio: um pot para balanço e outro para volume.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...