Ir ao conteúdo

Como funciona o LED em circuitos de placas de pedais

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou com uma dúvida muito grande referente a LEDs em circuitos de pedais.

EQDFuzzMasterGeneral.thumb.png.bf53fcdbd6c1f20d06e3fb3280ec7fa9.png

Por exemplo nesse PCB já existe uma trilha e furação para LED +, eu sei conectar ele diretamente na fonte e na chave 3pdt, dpdt porém não sei como funciona ligando na placa o anodo vai ligado na placa e o catodo na chave? e a alimentação passa pelo LED? nessas placas provavelmente já tem um resistor para controle de brilho? surgem essas duvidas me ajudem por favor kkk.

Postado

@William Miura Aparentemente nesse circuito o LED só serve pra indicar que a placa esta ligada mesmo, não interfere nada no som, ele é ligado entre o ponto LED + (anodo) e algum ponto GND do circuito...

O corte (ceifamento) no sinal de audio é feito pelos diodos 1n4148 ou pelos diodos de germânio 1n34a dependendo da posição da chave...

Postado

@F4b10 no caso da chave 3pdt, ela é servida para ser usada como true bypass. o catodo vai ligado na chave e o anodo na placa correto? a ligação que sempre fiz foi catodo na chave a anodo direto no positivo do plug dc 9V com um resistor intermediando nesse caso do PCB aí eu não precisaria usar um resistor para intermediar ou ligar o + na fonte correto? (sou iniciante nisso tudo kkk)

Postado

De fato faltou indicar: o catodo do led vai no furo entre o In e o LED+, e o anodo vai, claro, no LED+.

guia-componentes-eletronicos-parte-8.1.p

Esse led está fixado na placa mas nada impede de você soldar 2 fios, aí, 1 no furo LED+ e outro no furo entre esse LED+ e o In e colocar o led pp. dito em outro lugar que não fixado na placa.

Esse led indica apenas que o circuito está energizado.

Se você achar que o led tá brilhando pouco, pode trocar a R 4.7K por menor...3K3, 2K2.

• Solução
Postado

pelo que entendi do circuito a placa já prevê a instalação do resistor limitador de corrente, mas o controle ligado ou desligado seria pela chave mesmo.

image.png.3677ac607b4f34f946a2ef5c445f7bde.png

no seu caso o led estaria já na placa vindo do "outro lado" do led

Postado

@William Miura Essa placa meio que faz também a função de pré amplificador, e no circuito é usado uma chave on/off/on de 3 posições 3 polos, na posição central essa chave já desligaria o efeito de distorção, mantendo só os controles de tom e volume mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...