Ir ao conteúdo

Existe programa para testar SSD gravando, lendo, regravando até o SSD morrer?

Ir à solução Resolvido por ricardo_br,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Estou testando MPTool para regravar firmware de SSD e acaba zerando o SMART e a contagem de vezes ligado, horas ligado, gravações e leituras.

Depois que instalo a nova firmware vou usando o SSD manualmente, fazendo ele gravar, ler, regravar, reler para o contator ir ficando alto com o objetivo de chegar em alguma hora em que o SSD não vai aguentar e vai corromper a firmware de novo.

Ocorre que fazer isso manualmente é muito demorado trabalhoso e difícil.

Existe algum programa em que eu dê um clique e ele vá detonando o SSD até ele morrer?

• Membro VIP
Postado

Essas IAs são inúteis, até hoje nenhuma conseguiu me dar alguma informação útil.

O artigo menciona exatamente o que eu quero, pena que não tem onde clicar para fazer o download.

• Coordenador
Postado
31 minutos atrás, Pincipi disse:

Essas IAs são inúteis

Fazendo as perguntas certas, você vai longe. Consegui algumas boas informações --inclusive o link pra download, mas isso você consegue fazendo uma pesquisa básica no Google --, porém as regras não permitem uso de IA pra dar respostas. Sugiro que continue tentando. Abraços.

Postado
55 minutos atrás, Pincipi disse:

Essas IAs são inúteis, até hoje nenhuma conseguiu me dar alguma informação útil.

Pra código, experimenta o blackbox.ai. Eu tentaria algo como "write a script to write and delete random data in a SSD untill it fails", e depois vai dando outras instruções pra adaptar o código até que funcione como você deseja.

• Solução
Postado

@PincipiFiz um script que acho que faz o que você quer tudo que você tem que fazer é trocar essa parte por algum local dentro do seu SSD:

set Local=d:\alf

Ai você salva o arquivo de texto como NomeQueVoceQuiser.bat e arrasta um arquivo para o bat. Ai ele vai replicar esse arquivo dentro do local que você especificou em set Local= e quando a partição tiver 85% cheia apaga tudo e começa do zero até você fechar a janela do prompt de comando....

MbRCQHo.gif

@echo off

:: Arraste um arquivo para o bat para que comece a copiar
:: Informe o local onde devem ser gravados os arquivos:
set Local=d:\alf

set "Arquivo=%~1"
set "NArquivo=%~n1"
set "Ext=%~x1"

for /f %%a in ('echo %Local%') do set "Drive=%%~da"
set Drive=%Drive:~0,1%

:Loop

for /f "delims=" %%a in ('powershell -command "[math]::floor([Decimal](get-volume '%Drive%' | %% { 100 - ($_.SizeRemaining/$_.size)*100}))"') do set "Porcentagem=%%a"

IF %Porcentagem% GEQ 85 GOTO :Deletar
set /a Contador+=1
cls
echo.
echo  Disco %Porcentagem%%% Cheio
echo  Copiando %Arquivo% (%Contador%)%Ext% -^> %Local%
copy "%Arquivo%" "%Local%\%NArquivo% (%Contador%)%Ext%"
GOTO :Loop 

:Deletar
cls
echo.
echo  Deletando arquivos em %Local%....
For /f "Delims=" %%a in ('dir /b /a "%Local%"') do if exist "%Local%\%%~a\" (RD /q /s "%Local%\%%a") ELSE (del /q /a "%Local%\%%a")
GOTO :Loop
pause

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

O fio pode ser usado:

https://github.com/axboe/fio/releases

No Windows, depois de instalar, não haverá link no menu iniciar. fio.exe estará no PATH. Rode no prompt de comando (não precisa ser como administrador) algo como:

fio.exe --thread --name=mata-SSD --direct=1 --rw=write --unlink=1 --refill_buffers --directory=E\:\\ --bs=128K --size=100G --loops=1000

"--directory=E\:\\" especifica onde gravará, unidade E: neste exemplo -- precisa das barras adicionais. Será criado um arquivo de teste com o tamanho de "--size", com dados aleatórios, que será regravado sequencialmente (--rw=write) a quantidade de vezes especificada em "--loops". Ao sair do programa, terminado o número de iterações especificado em "--loops" ou via Ctrl+C, o arquivo será removido (--unlink). A unidade a ser estressada precisa suportar arquivos grandes, por isso use exFAT ou NTFS.

"--size=100G" define o tamanho do arquivo. Sufixos K, M, G, T, especificam kibibytes, mebibytes, gibibytes, tebibytes. Coloque algo próximo da capacidade máxima do volume. Se o programa terminar com

fio: io_u error on file E:\\\mata-SSD.0.0: No space left on device: write offset=100532224, buflen=131072
fio: pid=6092, err=28/file:ioengines.c:405, func=td_io_queue, error=No space left on device

o arquivo excedeu o espaço disponível e precisa ser menor.

A opção "--refill_buffers" é útil com SSDs, pois dificulta que o firmware comprima os dados, pois cada bloco de 128 KiB (--bs=128K) será diferente.

A opção "--size" suporta valores com porcentagens, porém acho que apenas quando usa-se o dispositivo de bloco bruto, sem um sistema de arquivos. É um modo de operação perigoso, pois, se errar o dispositivo, adeus particionamento, adeus instalação, adeus dados. Evitemos.

Existe a opção "--fill_fs=1", que substitui "--size" e faz crescer o arquivo de teste até preencher o sistema de arquivos completamente. Contudo, não respeita "--loops". Precisaria usar um script para ficar repetindo o comando, o que não é prático.

Quando o programa encerrar, a última linha exibida dirá a quantidade de dados gravados. Por exemplo:

Run status group 0 (all jobs):
  WRITE: bw=115MiB/s (120MB/s), 115MiB/s-115MiB/s (120MB/s-120MB/s), io=9500MiB (9961MB), run=82669-82669msec

(o valor de "io=")

O fio tem inúmeras outras opções de configuração:

https://man.archlinux.org/man/fio.1

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@ricardo_br Muito obrigado mesmo, deu certo:

morrendo.thumb.jpg.08241556055de09fd26bb9ca4f3e1536.jpg

Agora é só dar uma olhada de vez em quando para ver quando ele vai morrer e depois ressuscitar.

Dizem que o gato tem sete vidas e agora vou descobrir quantas vidas tem o SSD.

@Marcos FRM Muito obrigado mesmo, me atrapalhei todo e não consegui entender as instruções, estou estudando com calma para ver se consigo entender e executar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!