Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, depois de anos, vou poder montar uma sala planejada e pretendia colocar um home theater junto ao sofá, mas para minha surpresa esses aparelhos estão escassos e carissimos.
Pelo que percebi, foram substituídos pelas soundbar (novidade tecnológica que nunca utilizei e por isso tenho receio. rsrs...)🦖

Confesso que gostaria de ter novamente a experiência de assistir os filmes e jogar games com as caixinhas distribuídas pela sala, com o som "girando" pelo ambiente. Nunca fui audiófilo; antigamente utilizava um home theater humilde da Lenoxx Sound 5.1 de 60w (5 caixas + sub), simples, mas bastante agradável nesse sentido de distribuição das direções de áudio.

Para os entendidos e atualizados eu pergunto:

• Qual a melhor experiência que consigo por menos de 1 mil Reais?
  • Soundbar entregam uma experiência surround ou é apenas altura de volume?
  • No MercadoLivre encontrei algumas alternativas em usados, seria essa a saída para o áudio que eu desejo?
  • Dá pra fabricar um home theater? (em último caso. rsrs...)

Obrigado pela orientação. 🙏

Postado

@Faust0 Home theater meio que caiu em desuso com o fim dos DVDs e BDs, basicamente você tem um monte de caixas com um monte de fios espalhados pela sala, e pra ter uma experiência real de audio 5.1 a fonte do audio precisa ter o audio 5.1, na época dos DVDs era relativamente fácil, pois o DVD padrão já vem com audio 5.1, o mesmo vale para o BD, porém no caso do Vídeo via streaming, o mais comum hoje, o suporte a audio 5.1 quase não existe! dai o home theater via dar um experiência mais emulada e artificial, ou o som vai sair só em 2 caixas e no sub woofer e você fica com 2 caixas de enfeite.

Nesse ponto uma soundbar com um sub woofer daria o mesmo efeito, a opção mais "barata" a meu ver seria montar um PC pra sala, praticamente qualquer PC da suporte a audio 5.1 analógico, dai bastaria um sub woofer ativo e 3 pequenos amplificadores estéreo pra conseguir um "home caseiro, mas aja bagunça de cabos.

• Membro VIP
Postado

@Faust0 Boa tarde!

Pode comprar um receiver usado da Yamaha por exemplo, tu encontras por entre 500 a 1000 reais um aparelho desses, e pode colocar caixas relativamente grandes nele, o que daria uma experiência muito melhor do que um home theater aparelho de DVD, e também pode ser não só 5.1 como 7.1 dependendo do receiver.
Soundbar serve só para consertar a porcaria que fizeram com o som das TVs modernas, porque a qualidade de áudio das soundbars chega a ser um pouco pior que o som de uma TV de plasma da LG/Panasonic, e a soundbar é semelhante ao som de uma boa TV de tubo. Na minha opinião se for comprar soundbar compensa mais comprar um 3 em 1 ou receiver antigo e ligar caixas separadas, sai mais barato e o som é muito melhor. Só não vai ser 5.1 como tu queres (mas o próprio soundbar também não é 5.1), embora alguns 3 em 1 e receivers antigos tinham a tecnologia quadrifônica, que for precursora do surround (basicamente eram 4 caixas de som uma em cada canto da sala, e davam uma imersão parecida com o surround).

Em 09/10/2024 às 22:06, F4b10 disse:

porém no caso do Vídeo via streaming, o mais comum hoje, o suporte a audio 5.1 quase não existe!

Isso não é verdade, aplicativos de transmissão tem suporte a 5.1, que se ligados no receiver/home theater correto, irá funcionar como um Dolby Pro-Logic II (5.1 canais dentro de uma saída estéreo analógica).
Mesma tecnologia das relativamente raras fitas VHS surround.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!