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Olá, pessoas do fórum!

 

Estou iniciando na fabricação caseira de PCBs utilizando dry film.

Para a mesa de exposição UV, vou utilizar LEDs de 3mm e 395nm. Escolhi eles pois os 365nm são bem mais caros e como podem ver pela figura abaixo, não acredito que justifica o preço (ignorem layer A e C).

 

SemTtulo-2.jpg.8aa13e9f4f586ddc6784e233a4b560de.jpg

E analisando entre 3mm e 5mm: aparentemente a única diferença está no encapsulamento, sendo eles da mesma potência, com vantagem para os 3mm que irradiam mais na vertical (ideal para exposição). E principalmente, como irei utilizar uma placa universal 15x20cm com 54x72 furos, é possível encaixar os 3mm ocupando 2x2 furos, enquanto os 5mm precisam de 3x3 furos para o LEDs e espaçamento adequado. Logo consigo colocar (54*72)/4 = 972 de 3mm ou (54*72)/9 = 432 de 5mm, ou seja, com 3mm consigo mais do que o dobro da potência.

 

Minha dúvida está na alimentação. Maioria das pessoas que fazem esse projeto simplesmente utilizam uma fonte de 12V, colocam o resistor para distribuir a tensão e limitar a corrente para cada 3 LEDs e é isso.

Para toda essa quantidade de LEDs, não seria mais viável utilizar fonte de alimentação de 24V? Ou mesmo 48V? Ou qualquer outra tensão, contanto que seja continua e colocando o resistor adequado?

 

Em resumo: O que vocês recomendam para alimentar 972 LEDs de 3~3,2V e 20mA?

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7 horas atrás, Balseiro disse:

alimentar 972 LEDs de 3~3,2V e 20mA

7 horas atrás, Balseiro disse:

uma fonte de 12V, colocam o resistor para distribuir a tensão e limitar a corrente para cada 3 LEDs e é isso

No modo minimalista é o suficiente. Pra 24V, 6 leds, 48,..12 e por aí vai. No entanto pra algo menos amador deves considerar uma fonte corrente tipo destas que tem em lâmpada de led. Não vale a pena projetar e sim comprar pronta.

Arranjos série-paralelo deve ser projetado pra otimizar sua utilização ...

7 horas atrás, Balseiro disse:

para alimentar 972 LEDs de 3~3,2V e 20mA

 

Postado

@Balseiro Tudo é uma questão de usar a LEI DE OHM onde R significa resistor ou resistência, V significa tensão ou Volts, i= Corrente em amperes (não sei porque é “i” e não “A” até hoje). A fórmula mágica é V= i x R portanto para achar valores de resistores R= V / i. E a potência do resistor P = V x i

 

Vamos considerar os Leds como 3V para maior durabilidade. Considerando uma fonte ESTABILIZADA de 24 volts teríamos a princípio 24 / 3 = 8 leds em série. Mas sem resistor os Leds ficam instáveis então vamos tirar 1 e ficar com 7 Leds x 3 V = 21 volts. O resistor seria R = V / i = 3V / 0,02 (20 mA convertidos para amperes) = 150 ohms. A potência do resistor P =V x I = 3V x 0,02 = 0,06 Watts. O menor resistor não SMD (ou PTH) que eu conheço é 1/8 de watt ou 0,125 Watts portanto qualquer um serve. Então para 24 volts ficariam varias linhas de 7 leds em série com o resistor de 150 watts.

 

Para 48 volts o cálculo seria parecido: 48/3 = 16 leds. Tira se 1 para pôr o resistor no lugar. A queda de tensão é a mesma , 3 V, a corrente também então mais uma vez temos o resistor de 150 ohms resultando em várias linhas de 15 leds + resistor.

 

Portanto quanto mais volts menos linhas. 

 

Cada linha desses dois cálculos consome 20 mA então multiplique o número de linhas por 0,02 para saber qual a corrente necessária da fonte. No caso de 972 Leds em 48 volts daria 972/ 15 = 64,8 linhas, vamos arredondar para 65. 65 x 0,02 = 1,3 A . Como a maioria dos fabricantes mente sobre a corrente real das fontes seria bom uma de pelo menos 2 amperes (ou mais).

 

Agora acho muito trabalho soldar mais de 900 leds e 60 resistores para obter 84 watts de luz ultra violeta.

 

Eu uso a tinta foto sensível e sensibilizo a placa com uma lâmpada ultra violeta de tubo (iguais as econômicas ) de 35 watts expondo 3 minutos. Custa uns R$ 60.

image.png.380f8285f410c046bf2f5d9e8e596ded.png

 

Meu antigo sócio na década de 80 tinha uma caixa com vidro em cima e algumas lâmpadas ultravioletas de tubo retas dentro e usava para revelar telas de silk screen, aliás o melhor método para fazer placas iguais. Dei uma consultada agora e não sei porque as retas são bem mais caras. espero ter ajudado. 

Postado

Quando eu tinha gráfica, para gravar as chapas de off-set fazia uso de lâmpadas de descarga, mas se quer usar led, porque não? 

Como bem disse a @.if, o uso de led driver é bem melhor do que fonte de tensão + resistor. A associação série / paralelo acaba sendo a solução natural, mas temos um problema: em quase 1000 leds a possibilidade de 1 deles queimar deixa de ser possibilidade a médio prazo, torna-se uma certeza.

Luz UV apresenta baixa visibilidade e alta agressividade para a vista, fica difícil perceber a queima de uma coluna e perigoso de inspecionar com os olhos.

Na associação série/paralelo com uso de fonte de corrente, quando uma coluna abre o bico a corrente dela é distribuida as colunas remanescentes.

Só irá perceber que tem colunas queimadas quando a qualidade das placas começar a ficar ruim.

Para um bom projeto, um monitoramento que seja simples e seguro para a saúde deve ser executado.

A minha proposta é:

Dividir a área de 15cm X 20 cm em 4 zonas.

Em cada zona 1 led driver de 300mA alimentando 18 colunas, teremos 16,67mA por coluna ou 83% da potência nominal dos leds. Caso 1 coluna abra o bico, as 17 remanescentes ficarão com 88% da potência nominal e só superarão os 100% da potência nominal quando restarem menos de 15 colunas das 18 iniciais. Isso evita que a queima de um simples led, que apaga toda a coluna, leve centenas de outros leds para a sobrecarga e consequente queima generalizada.

Se, para cada coluna houver 1 led comum para monitoramento (serão 72 colunas), poderá acompanhar a saúde da sua mesa de luz. 

Abaixo o circuito. O desenho vermelho é a sua mesa de luz dividida em 4 zonas. Externos à mesa, opcionalmente poderá ter os leds de monitoramento. O resistor associado paralelo a cada um deles é para diminuição do brilho.

Os LED drivers são fáceis de serem encontrados.

 

sem titulo.png

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Mais um detalhe:

Luz UV é um produto enjoado. Nem tudo que é bem transparente para a luz visível apresenta boa transparência ao UV. O vidro comum é um desses produtos, até deixa passar mas apresenta uma razoável retenção. Gordura é outro grande problema, inclusive a gordura das mãos. Após a montagem lave muito bem os leds, pode ser com álcool ou com detergente de lavar louças. 

Antes de cada exposição limpe bem os vidros da mesa com álcool.

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49 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

transparência ao UV. O vidro comum é um desses produtos, até deixa passar mas apresenta uma razoável retenção.

Permita-me um off topic prático com relação à sabedoria acima... De fato. Coloquei uma lâmpada UV dentro de uma lâmpada fluorecente. Com um lado cuidadosamente quebrado, bem lavada até ficar transparente, e bem vedada. A ideota foi colocar dentro de minha caixa dágua para esterilizar a água. Semanas depois fui olhar e havia até criado um lodo verde (vida) do lado de fora na parede do vidro. Ou seja, o efeito foi contrário: ao invés de esterilizar, incentivou a reprodução da vida. Teorizei que o vidro vedou a luz UV e deixou passar apenas a visível que alimentou os "planctons".

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11 minutos atrás, .if disse:

Permita-me um off topic prático com relação à sabedoria acima... De fato. Coloquei uma lâmpada UV dentro de uma lâmpada fluorecente. Com um lado cuidadosamente quebrado, bem lavada até ficar transparente, e bem vedada. A ideota foi colocar dentro de minha caixa dágua para esterilizar a água. Semanas depois fui olhar e havia até criado um lodo verde (vida) do lado de fora na parede do vidro. Ou seja, o efeito foi contrário: ao invés de esterilizar, incentivou a reprodução da vida. Teorizei que o vidro vedou a luz UV e deixou passar apenas a visível que alimentou os "planctons".

Faltou sorte à sua pessoa na escolha do tubo de vidro a ser utilizado. As lâmpadas de descarga (mercúrio, fluorescentes) apresentam um elevado nível de radiação UV. O pó esbranquiçado do revestimento interno absorve UV e irradia luz visível, trabalha como conversor de frequência. O vidro do tubo é preparado para o bloqueio máximo de UV. 

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57 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

O pó esbranquiçado do revestimento interno absorve UV e irradia luz visível,

Qual parte do ...

1 hora atrás, .if disse:

bem lavada até ficar transparente

... você não entendeu?  🤪 Tente então imaginar um copo com uma lâmpada acesa com ar em volta submerso numa panela dágua.. foi tipo isso que contruí: um copo fino e comprido.

Mas a questão do bloqueio da uv - que obviamente desconhecia - foi minimamente curiosa. Posteriormente perguntei a um amigo especialista e ele disse que o vidro tinha mesmo que ser especial de quartzo que não bloqueia uv. Em seguida coloquei em banho maria outra ideota da imersão de uma lâmpada uv desta lampada_uv_24w_hopar_ultra_violeta_pl_4_

com algo como uma boia acoplada pra deixar contatos pra fora na caixa dágua. E aí.. você acha que vai dar muito certo? 😁

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16 horas atrás, .if disse:

um amigo especialista e ele disse que o vidro tinha mesmo que ser especial de quartzo que não bloqueia uv.

Que o vidro é de quartzo estou sabendo agora. Mesmo sendo especial o decaimento de efetividade após 1000h é grande, contra as 5000h de vida da mesma lâmpada normal sem decaimento expressivo. Se a sua lâmpada vai ficar sempre ligada, 1000h é 1 mês e meio. Após 5 ou 6 meses ligada direto a efetividade talvez caia para 50%. Minha experiência é com lâmpadas de grande potência, a da foto aparenta ter 15W se tanto. Desconheço se nesse nível de potência a degradação de transparência do vidro é na mesma velocidade. Desconheço o efeito algicida da luz UV, não sei responder sua pergunta.

Esse vidro especial talvez explique a diferença absurda de preço entre uma lâmpada bulbo de mercúrio normal de 400W e seu equivalente UV, a montagem e materiais internos são os mesmos.

Na gráfica usava 2 de 400W para gravação de chapas de off-set. A gravação era rápida. Algumas gráficas, para escapar do preço das lâmpadas UV, usam 6 comuns de 400W e a gravação fica mais lenta. 

Postado

Uma vez precisei fazer uma matriz de leds... bem menor que a sua, é verdade, mas encontrei uma calculadora on-line em que você informa o número de leds, a tensão, a queda de tensão nos leds e o consumo deles (todo mundo usa 20mA)... E a calculadora desenha, do lado direito da página, esquemas com diversos arranjos de série-paralelo, além de informar potência em watts e corrente. Quem sabe ajuda?

 

Olha a calculadora aí

https://www.amplifiedparts.com/tech-articles/led-parallel-series-calculator

 

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8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Desconheço o efeito algicida da luz UV,

Se quiser conhecer, ela também é usada em aquários (clique).

shopping?q=tbn:ANd9GcSgNYSsKaF0W2PfhfBUJ

 

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

lâmpada vai ficar sempre ligada, 1000h é 1 mês e meio

Apesar de durar + que isso, este de fato é um ponto crítico na manutenção do sistema.

 

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

efetividade talvez caia para 50%

Outra posse de razão. O sistema é + eficaz nas proximidades da lâmpada por isso alguns sistemas de bombeamento que força a água a passar perto dela.

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

não sei responder sua pergunta.

Com alguns cliques e visão da coisa, meio que me autorespondi.

 

De fato, como a nossa eletrônica, aquarismo é um ramo/hobby que exige um mínimo de conhecimento e técnica que não nos cabe enveredar por ele nesta casa pra não exagerarmos no off topic.. Jacinto torções nasais 🤪.

Em tempo: possuo aquário que já esteve ativo "à minha maneira".. deve ser reativado em breve com mais técnica.. com permissão Divina.

 

Edit

1/2 que me confundi ou melhor, complementando...: vidro de quartzo também é usado em sistema gerador de ozônio o que aliás é do mesmíssimo ramo do esterilizador ultravioleta: o gás ozônio [gerado com alta tensão] também é utilizado como esterilizador.

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