Ir ao conteúdo

Quais serviços desativar ou remover do Windows 10?

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Como todos devem saber, o Windows tem uma grande quantidade de coisa inútil.

Considerando o uso para jogos e pacote office, o que poderia ser removido ou desativado? E como fazer?

Sei que tem como mudar(remover) várias coisas quando está instalando o Windows através de programas de terceiros. Mas formatar não é uma possibilidade.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Sua pergunta envolve minha área de expertise: otimização do funcionamento do Windows, e limpeza do sistema. Sem a necessidade do uso de programas de terceiros, você pode acessar os Serviços, através do Menu Iniciar, ou do Executar (digitando "services.msc" e Enter), e desativar o seguinte:

DialogBlockingService
Experiências do Usuário Conectado e Telemetria
Filtro de Teclado da Microsoft
Gerenciador de Autenticação Xbox Live
Gerenciador de Mapas Baixados
Gerenciador de NFC/SE e Pagamentos
Horário do Windows
Microsoft App-V Client
Microsoft Update Health Service
OpenSSH Authentication Agent
Registro remoto
Roteamento e Acesso Remoto
Salvar Jogos no Xbox Live
Serviço de Compartilhamento de Porta Net.Tcp
Serviço de Dados Espaciais
Serviço de Demonstração de Revenda
Serviço de Geolocalização
Serviço de Percepção do Windows
Serviço de Rede Xbox Live
Serviço de Sensor
Serviço de Simulação de Percepção do Windows
Serviço de Telefonia
Serviço de User Experience Virtualization
Serviço do Windows Insider
Shared PC Account Manager
WalletService
Windows Mixed Reality OpenXR Service
Xbox Accessory Management Service

Para facilitar, filtre os Serviços por nome. Localize cada um destes, clique sobre ele (ou pressione Enter), clique em Parar (se está em Execução), e depois altere o Tipo de Inicialização para Desativado. Alguns destes serviços já vêm desabilitados por padrão, dependendo da versão do Windows que você utilizar (eu estou no Windows 10 Pro).

Além da desativação de serviços, recomendo que, para otimizar ainda mais a performance do seu sistema, você faça o teste com as seguintes medidas (pode Criar um Ponto de Restauração antes, caso queira reverter todas as alterações depois):

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Pedroou disse:

Como todos devem saber, o Windows tem uma grande quantidade de coisa inútil.

Considerando o uso para jogos e pacote office, o que poderia ser removido ou desativado? E como fazer?

Sei que tem como mudar(remover) várias coisas quando está instalando o Windows através de programas de terceiros. Mas formatar não é uma possibilidade.

Boa tarde amigo caso queira otimizar o Windows desistalando coisas inuteis e melhorando a performance de uma olhada nesse pots: 

Espero que ajude!

• Curtir 1
Postado

Para jogos não desabilite nenhum desses serviços da Xbox pois alguns podem deixar de funcionar.. principalmente se tiver o gamepass ou algum jogo da Microsoft no Steam.

Tambem não desativaria nada relacionada a virtualização, alguns aplicativos precisam deles pra funcionar... assim como a Hora do WIndows... 

A grande verdade que desativar serviços do Windows não vai realmente trazer grandes ganhos performance no geral.. eu não desabilitaria nada da Microsoft, apenas serviços fornecidos por programas de terceiros.

• Curtir 3
  • Coordenador
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, bngomes disse:

A grande verdade que desativar serviços do Windows não vai realmente trazer grandes ganhos performance no geral

Pensando em desempenho em jogos não. Mas tendo o sistema operacional em HD acredito que possa ajudar a deixar mais fluido.

• Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, Pedroou disse:

Pensando em desempenho em jogos não. Mas tendo o sistema operacional em HD acredito que possa ajudar a deixar mais fluido.

Esse é o principal sentido das dicas que dei. Reduz o número de processos alocados na CPU ou no cache da memória RAM, e também reduz o volume de solicitações de leitura e escrita em disco.

As observações feitas sobre os serviços do Xbox estão corretas.

2 horas atrás, bngomes disse:

Para jogos não desabilite nenhum desses serviços da Xbox pois alguns podem deixar de funcionar.. principalmente se tiver o gamepass ou algum jogo da Microsoft no Steam.

Tambem não desativaria nada relacionada a virtualização, alguns aplicativos precisam deles pra funcionar... assim como a Hora do WIndows... 

A grande verdade que desativar serviços do Windows não vai realmente trazer grandes ganhos performance no geral.. eu não desabilitaria nada da Microsoft, apenas serviços fornecidos por programas de terceiros.

Esses apontamentos estão, em sua maior parte, muito corretos. Agora, os Serviços de Virtualização e Hora do Windows vieram desabilitados por padrão na minha versão do sistema. A observação que fiz se estende a eles.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

Pela minha experiência, eu diria que quem tem apenas HDD nem deveria cogitar o Windows 11. Não tem milagre que alivie o sofrimento...

Com uma "ferrugem giratória" como disco de boot, apenas distros Linux bem leves mesmo...

No mais, eu gosto de instalar o Windows 11 usando o Rufus para criar o disco de boot. Isso permite driblar os requisitos do Windows 11, bem como desativar a exigência de uma conta Microsoft, já negar a telemetria (aquelas perguntas que o Windows faz ao ser instalado) e desabilitar o BitLocker automático no disco do sistema.

Depois de instalado, eu simplesmente vasculho as opções do sistema para desativar o que for desnecessário e desinstalo qualquer aplicativo que não seja útil. Fazendo isso e usando SSD, mesmo o meu laptop de mais de uma década de idade (ASUS Zenbook com Core i7 3537U e 8GB de RAM) roda o Windows 11 liso...

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!