Ir ao conteúdo

Outro Fazer um circuito de controle de iluminação sem Arduino

Ir à solução Resolvido por Eu_sou_o_Arnold,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de pedir a ajuda de alguém para montar o seguinte circuito (sem utilizar arduíno) pelo SimulIDE:
Seria um sistema para controlar a iluminação de uma sala.
O sistema deve atender aos seguintes requisitos:
1 – Acender automaticamente a lâmpada quando alguém entrar na sala;
2 - Só apagar a lâmpada quando não houver gente na sala;
3 – Indicar quantas pessoas existem na sala. 
Deixarei mais informações no anexo. 

Captura de tela 2024-11-19 114348.png

Captura de tela 2024-11-19 114357.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Eu_sou_o_Arnold bem-vindo.

Favor indicar o que você já fez até o momento.

Não é função precípua do Clube do Hardware que seus colaboradores façam os trabalhos ou projetos dos demais usuários -- até porque isso pode, em tese, configurar plágio.

Abraços.

• Curtir 4
  • mick 07 alterou o título para Preciso fazer um circuito de controle de iluminação sem Arduino
  • Membro VIP
Postado

Sem circuito inteligente com mc e só com circuito lógico fica bem mais desafiador. Parte da solução (visão prática) é você usar um cd 4029 que é um contador crescente e decrescente. Após conseguir detectar com lógica - o mais desafiador - o sentido da entrada/saída com 0 e 1, aplique-o na entrada U/D dele e na sequencia o clock que pode ser a partir deste mesmo sinal. P.ex. este circuito

1590992024_215709_0001.jpg

Gera um pulso tanto na subida como na descida do clock. A lógica maluca:

-pessoa entrando: [saída da sua tabela] cai pra 0 a entrada UD: um tempinho depois aplica o clk: conta+1

-pessoa saindo: [saída da sua tabela] sobre pra 1 a entrada UD: um tempinho depois aplica o clk: conta-1

Foi só um auto exercício mental pra [eu] relaxar. E outra: não vi restrição ao uso de mc na entrada da sua questão. Foi-lhe dito a parte ou é apenas uma limitação sua? Cá entre nós [eu, tico e teco], o uso de um mc é beeeemmmmm mais fácil😁

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Quanto a indicar quantas pessoas há na sala, tem uns CIs analógicos, aí, contadores (74LS90), somadores e subtratores (CI74283) mas sozinhos são bem limitados. Em cascata - o famoso "vai 1" - acho que dá para fazer contar mais que 15 pessoas na sala... Acho que a saída desses CIs terá que ser interfaceada com algum CI que acione aqueles displays de led de 7 segmentos...

Tem uns exemplos de uso no Youtube, uns circuitos por aí, na Internet, mas sacumé... tem de tudo na Internet, né? Quem sabe se os mestres não ajudam a tirar alguma dúvida, depois que você der uma estudada nesses CIs?

Botando pimenta: e se duas pessoas entrarem na sala abraçadas? E saírem separadas... "Vai um padre e um índio, volta um padre, deixa o índio", rs...

• Amei 1
Postado

Até o momento eu fiz isso. Fiz com que cada botão representasse a quando alguém sai ou entra na sala, no caso o debaixo era pra ser o que entra (estar na ordem crescente), só que ambos estão reduzindo o valor, alguém teria alguma ideia?

Capturadetela2024-11-21193631.png.ea7a20e4f42d1281eed32324fddbca22.png

Postado
4 horas atrás, Eu_sou_o_Arnold disse:

ambos estão reduzindo o valor, alguém teria alguma ideia?

Embora as vezes a simulação permita, os CIs CMOS não pode ficar com os pinos de entrada a toa. 

Você tem que especificar pra eles o que é zero e o que é um. 

Tipo, nas saídas dos botões tem que ter resistores para o terra, assim indica zero quando o botão não está apertado. 

O mesmo para aquele pino de Reset e os de entradas paralelas. 

O resistor na saída do carry out não precisa e aquele relé, também não. 

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Quanto a indicar quantas pessoas há na sala, tem uns CIs analógicos, aí, contadores (74LS90)

Esse CI é bem ultrapassado, mas é didático e dado a velocidade maior da, família LS em vista dos CMOS comuns, ele ainda pode ser útil. 

Mas pra esse caso não serve, pois a contagem dele é só crescente. 

O CI mais adequado pra o propósito do exercício, é o 40192 com contagem binária até 10, mas com os clocks separados. 

Onde um pulso em um pino faz a contagem avançar e no outro retroceder. 

6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Botando pimenta: e se duas pessoas entrarem na sala abraçadas? E saírem separadas... "Vai um padre e um índio, volta um padre, deixa o índio", rs...

Vai contar que entrou um e depois vai diminuir a contagem duas vezes, bagunçando o contador. :lol:

Mas aqui, outra dica....

Tem que levar em consideração a ordem que os sensores são ativados. 

Flip flops são necessários, com uma lógica onde muda os sinais conforme a borda de subida ou descida. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Eu_sou_o_Arnold disse:

o debaixo era pra ser o que entra (estar na ordem crescente), só que ambos estão reduzindo o valor, alguém teria alguma ideia?

Sim amigo. Você deve aplicar primeiro o sinal UD - definir a direção - e depois o clock. No caso você deve implementar um certo atraso no clock. Isso pode ser conseguido com um simples filtro RC. Pena que to sem lápis e papel pra te desenhar. mas é literalmente um R em série com um C pro gnd. Só não sei se seu simulador vai simular analógico junto com digital. E nem precisa do relé, ok? Mas tenta colocar o relé no clock. Vai que o simulador simula o atraso do acionamento mecânico do relé. Na prática não é bom contar com isso, ok?

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
Em 21/11/2024 às 19:47, Eu_sou_o_Arnold disse:

Até o momento eu fiz isso. Fiz com que cada botão representasse a quando alguém sai ou entra na sala, no caso o debaixo era pra ser o que entra (estar na ordem crescente), só que ambos estão reduzindo o valor, alguém teria alguma ideia?

Fiz do seguinte jeito:

Captura de tela 2024-11-25 123106.png

Postado
4 horas atrás, Eu_sou_o_Arnold disse:

Fiz do seguinte jeito:

Pode até funcionar na simulação, mas está errado.

Na prática, juntar a saída de duas portas lógicas, causa um curto circuito. 

No lugar dessas duas portas lógicas NOT, tem que colocar a porta correspondente seja NOR, OR, NAND, etc. 

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Renato.88 disse:

juntar a saída de duas portas lógicas, causa um curto circuito. 

... a não ser que sejam open colector [ou drain] .

1-d7c2881e6b.jpg

15 horas atrás, Renato.88 disse:

Na prática

... continuo achando que a questão do delay entre sinais será importante... e esqueci que não comento tópico resolvido ... que não por mim 🤪

• DiF alterou o título para Fazer um circuito de controle de iluminação sem Arduino

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...