Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Remova a placa interface dela, lave-a com álcool isopropílico, deixe secar bem e depois verifique se não tem nenhum botão (switch) com fuga, se tiver já troque-o.

• Curtir 1
Postado

Minha máquina estava com problema. Não funcionava!

A placa principal tem uma fonte de alimentação.

Vi muitos vídeos no YouTube mostrando como recuperar, ou substituir essa fonte.

Guardei a placa e comprei uma placa reciclada. Depois eu conserto a placa original... 

Isso tem mais de um ano. Em algumas lavadas ela para em um ponto. Simplesmente aperto alguns botões e ela volta a funcionar à partir do ponto em que parou.

Valeu a pena comprar a placa reciclada? Sim! A patroa estava reclamando e eu levaria mais tempo consertando.  (🙄 Até hoje não mexi na placa original).

Em Tempo: 

A compra da placa reciclada não vale se:

1 - Sua patroa não te pressiona.

2 - Você tem tempo de consertar.

3 - Você quer aprender para consertar placas comercialmente.

4 - Sua máquina está muito velha e tem outra coisa nela; Motor fazendo barulho, engrenagem gasta (às vezes dá um grande estalo), correia gasta, rolamento ruim, falta de espaço para abrir ela e consertar.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Boa Moris. De fato consertei + de 1 máquina com estes problemas...

14 horas atrás, MOR_AL disse:

Motor fazendo barulho, engrenagem gasta (às vezes dá um grande estalo), correia gasta, rolamento ruim, falta de espaço para abrir ela e consertar.

Em máquinas diferentes troquei rolamentos, batedor, eixo do batedor - este é bem legal: algo como um motoredutor com engrenagem planetária - , correias, polia e alguns indizíveis etc. Além da falta de espaço (consertei tudo na varanda mesmo) havia (e há) a falta de ferramentas apropriadas. Como preferi não investir nelas, usei 'mágicas' como p.ex. dependurar a máquina pelo batedor pra remover, dar pancadelas com uso de barra vergalhão, serrar peças pra remover e outros indizíveis etc.

tempo de consertar.

De fato me lembro que pra trocar um par de rolamentos levei uma valiosa manhã inteira

uma fonte de alimentação.

recuperar, ou substituir essa fonte.

Nas que possuí (e ainda possuo) a fonte é integrada na mesma placa de controle. Uma de minhas (sim tenha + de 1) suspeito que o problema seja mesmo a fonte (a qual também suspeito da do autor do tópico). A minha se recusa a aceitar os comandos de vez em sempre (mas aceita se insistir) de fato ela reseta ao pressionar os botões. Suspeito da fonte e seu capacitor principal pois pode haver ripple que aciona o reset. Como é resinada, quando fui tentar remover pra troca do capacitor, quebrei trilhas (várias) ... lá se foi mais um 1/2 dia pra restaurar... fi-lo e desisti de continuar... tá do mesmo jeito

• Curtir 1
Postado

@.if

Acabo de dar uma olhada na placa antiga da máquina de lavar roupas.

Parece que cheguei a identificar que a fonte de -12V estava com problemas. 

A resina nos dois lados da placa é um problema como você mencionou.

Acho que foi principalmente por isso que eu comprei uma reciclada.

Consertar não valeria a pena; pelo menos para mim.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa de novo amigo.

1 hora atrás, MOR_AL disse:

comprei uma reciclada.

Se achar que deve, fale o valor que pagou. .. Há alguns anos minha irmã pagou R$300,00 numa nova... não pergunte porquê não tentei consertar pra ela ok? Isso ainda me machuca. Faz parte do pacote de arrependimentos que carrego nesta existência.

resina nos dois lados da placa é um problema

De fato esta resina é um p.n.s. Ok a ideia é proteger da umidade e etc mas por trás disso há o intere$$e$ que você caiu = a 1 🦆 . Ter 💰 sobrando dá nisso.. 😁.

Consertar não valeria a pena; pelo menos para mim.

Mas veja 01 iluminação que tive neste momento:

Imagine uma furadeira de bancada que tem aquele batente ou limitador de perfuração - acho que todas têm. Imagine que consigo posicionar a placa num gabarito de modo que consigo deslocar horizontalmente e com zero movimento na vertical. Imagine cuidadosos muitos furos que atingem apenas a odiosa camada de resina e não atravessa a placa. A resina tende a ficar desestruturada - menos colada e pode querer sair com suaves pancadinhas com ferramentas. Ok.. isso pode dar menos 💩 pelo lado de baixo e quando não há smd... o caso da minha placa. Claro não é pra meros mortais mas senti vontade registrar... 😜

• Gabriel Torres alterou o título para Máquina de lavar fica avançando etapa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...